O domingo é triste em Flores com a repercussão da morte do radialista e vereador reeleito Alberto Ribeiro, ontem aos 39 anos, de Covid-19.
O orefeito de Flores, Marconi Santana, decretou luto oficial de três dias por sua morte.
No texto do Decreto 20/2020, Marconi Santana destacou a importância do parlamentar para população florense, o consternamento da população e a “saudade que emerge com a sua partida”.
Uma bela homenagem veio do blogueiro e amigo de anos, Júnior Campos. Leia na integra no post abaixo.
Por André Luis O portal de notícias, UOL, repercutiu a ação da médica Clevia Ferraz, que usou um carro de som para alertar a população de Serra Talhada dos perigos das aglomerações. No vídeo publicado em nossas redes sociais e replicado no blog nesta sexta-feira (20), Clevia alertava uma grande quantidade de desavisados sobre […]
O portal de notícias, UOL, repercutiu a ação da médica Clevia Ferraz, que usou um carro de som para alertar a população de Serra Talhada dos perigos das aglomerações.
No vídeo publicado em nossas redes sociais e replicado no blog nesta sexta-feira (20), Clevia alertava uma grande quantidade de desavisados sobre o risco que corriam ao se aglomerarem em frente a Caixa Econômica Federal da cidade. “Não é férias, é um problema real. O que vocês estão fazendo acumulados aí na frente da Caixa?” – questiona a médica Clevia Ferraz na Praça Sérgio Magalhães.
Em outro vídeo, a medica continuava a alertar. “Vão para casa! Se chegarem dez pessoas contaminadas, tem vaga. Mas se continuar na rua, vão ter cem, e não tem vaga. Vocês não vão morrer por coronavírus, mas por falta de assistência”, diz ela, para aplausos de ambulantes e feirantes que transitavam no momento e pararam para ouvir a profissional.
A profissional atua na medicina há 15 anos e é clínica geral no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM). Ao UOL, a médica relatou que teve a ideia de ir às ruas da cidade com um carro de som após ver o fluxo, e por imaginar que haveria muita gente desinformada.
“Na rua, naquela naquele horário, havia muitas pessoas do sítio. E na nossa região essas pessoas às vezes não tem aparelho de TV em casa, ou são poucos. Então, não dá pra ficar sempre ligado em noticiário. E às vezes eles não têm acesso à internet por não chegar sinal no sítio onde mora ou não saber manusear um celular ou redes sociais. Então eu achei que indo pessoalmente seria mais eficiente”, conta.
Ainda ao UOL, a profissional explica que está acostumada a falar com a população, e o momento exige intervenções mais fortes. “Conversar com as pessoas é a prática diária do médico. Fui conversar. Eu achei que fosse mais fácil pra mim chegar e conversar com as pessoas na rua sobre o assunto. Assim, aqui, mais pessoas teriam acesso que vídeos na internet, no WhatsApp, Instagram. Enfim, foi uma coisa simples, de última hora. Que bom que tenha alertado algumas pessoas. Espero que tenha surtido efeito”, diz.
A profissional disse ainda que nunca pensou em viver uma situação de pandemia como essas. “Nunca imaginei viver uma condição tão grave em relação a uma doença extremamente contagiosa e a iminência de uma sobrecarga de trabalho na saúde, sem falar dos enormes prejuízos econômicos. Assustada com a evolução da doença em nosso país”, conta.
Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) baixou um decreto na quinta-feira (19) proibindo o funcionamento de feiras, academias e comércio, entre outros, permitindo apenas a manutenção presencial de serviços essenciais à população. O estado tem 31 casos confirmados.
O Conselho Estadual dos Secretários e Secretárias Municipais de Agricultura de Pernambuco – CESMAPE, se reunirá no dia 15/12/2017, às 9h, para realização da sua assembleia geral extraordinária no Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. O evento tem por objetivo fazer um balanço geral das ações desenvolvidas no ano 2017, ao mesmo tempo […]
O Conselho Estadual dos Secretários e Secretárias Municipais de Agricultura de Pernambuco – CESMAPE, se reunirá no dia 15/12/2017, às 9h, para realização da sua assembleia geral extraordinária no Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. O evento tem por objetivo fazer um balanço geral das ações desenvolvidas no ano 2017, ao mesmo tempo em que fará um planejamento para o ano vindouro.
Alguns assuntos serão tratados, tais como: principais Políticas Públicas voltadas para o Desenvolvimento Sustentável dos municípios, desafios e perspectivas das Secretarias Municipais de Agricultura, os programas e investimentos do Governo de Pernambuco e Governo Federal para a Agricultura Familiar.
Para garantir a presença e o debate, o CESMAPE intensificou os convites para os Secretários Municipais de Agricultura associados ao CESMAPE, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária – SARA, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Secretaria Executiva de Agricultura Familiar – SEAF, ADAGRO, ProRural, ITERPE, Parlamentares, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, AMUPE, entre outros.
Instrumento de combate à evasão escolar irá identificar e acompanhar jovens para garantir a permanência deles na escola. Iniciativa para garantir o direito ao ensino a todas as crianças e adolescentes pernambucanos, a Busca Ativa Escolar (BAE) foi implementada em Pernambuco através de parceria entre o Estado e o Fundo das Nações Unidas para a […]
Instrumento de combate à evasão escolar irá identificar e acompanhar jovens para garantir a permanência deles na escola.
Iniciativa para garantir o direito ao ensino a todas as crianças e adolescentes pernambucanos, a Busca Ativa Escolar (BAE) foi implementada em Pernambuco através de parceria entre o Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na tarde desta quarta (30), a governadora Raquel Lyra e o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, assinaram um acordo que prevê a cooperação para iniciar a metodologia em todos os municípios do Estado. A cerimônia, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, ainda contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause.
“Nós firmamos uma sólida parceria com o Unicef para garantir que nenhuma criança ficará fora da escola. Nós já começamos a fazer um diagnóstico profundo, buscando cada família, principalmente aquelas vulnerabilizadas, que tenham crianças fora da escola. Estamos construindo uma aliança para permitir o resgate de cada criança, seja da rede estadual ou do município, garantindo o direito de sonhar e o direito fundamental ao ensino de qualidade”, ressaltou a governadora.
Esta é a primeira vez que Pernambuco firma o acordo com o Unicef para aplicar a Busca Ativa Escolar (BAE) em todos os 184 municípios do Estado. Até então, a iniciativa era aplicada somente em escolas municipais de 164 cidades pernambucanas.
Através de uma metodologia disponibilizada pelo Unicef, será realizada a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Todo o processo será acompanhado através de um banco de dados que irá armazenar as informações detalhando a situação de cada criança e adolescente por município, ficando disponível apenas para o comitê de profissionais envolvidos. A partir do levantamento será possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia do direito à educação.
A estratégia foi desenvolvida pelo Unicef e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e já é executada em 3.550 municípios e 22 estados brasileiros. “A educação é uma das prioridades do Unicef em todo o mundo. Fico muito animada por começar esse trabalho aqui em Pernambuco. Agradecemos à governadora Raquel Lyra pelo comprometimento em assinar este acordo. Iremos manter esse firme compromisso na busca por uma educação cada vez mais integrada”, afirmou a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell.
Por meio da cooperação, o Governo de Pernambuco irá criar um comitê gestor da Busca Ativa Escolar e um comitê intersetorial com a participação de diversos órgãos e da sociedade civil para elaborar o plano de ação. As equipes de diferentes setores públicos, como educação, saúde, mulher, assistência social e meio ambiente irão analisar as causas da exclusão e encontrar soluções a partir da oferta de política pública por cada pasta. As iniciativas serão acompanhadas pelo Unicef e Undime através de assessoria técnica, oferta de materiais e formações para os participantes.
De acordo com o Unicef, nos últimos seis anos, período de operação da plataforma, mais de 193 mil meninas e meninos foram encontrados pela BAE e retornaram às salas de aula em todo o Brasil. “A busca ativa de alunos pretende garantir o acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola, além de controle e acompanhamento. É uma estratégia criada para enfrentar a exclusão e o abandono escolar. A parceria firmada com o Governo de Pernambuco vem para fortalecer a educação nos municípios e comunidades”, pontuou o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
Compareceram à cerimônia as secretárias Ivaneide Dantas (Educação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas), Ana Luísa Ferreira (Meio Ambiente), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos) e Mariana Melo (Mulher), além dos secretários Hercílio Mamede (Casa Militar) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). O deputado estadual Renato Antunes, a presidente da Undime, Andreika Asseker e a cônsul-geral dos Estados Unidos, May Baptista, também acompanharam a agenda.
Os candidatos a uma das 4.076 vagas do Vestibular 2018.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) já podem acessar o cartão de inscrição pelo site da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest). Os “feras” devem conferir com atenção os dados cadastrais, como data de nascimento, CPF, identidade, filiação, endereço e […]
Os candidatos a uma das 4.076 vagas do Vestibular 2018.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) já podem acessar o cartão de inscrição pelo site da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest).
Os “feras” devem conferir com atenção os dados cadastrais, como data de nascimento, CPF, identidade, filiação, endereço e modalidade e situação de cotista. A retificação pode ser feita pelo site até esta terça-feira (28).
A prova está marcada para o dia 10 de dezembro e é imprescindível a apresentação do cartão impresso junto com um documento oficial de identificação com foto.
A concorrência dos cursos será divulgada a partir do dia 29 de novembro. Nesta edição, o Vestibular do IFPE registrou um total de 30 mil inscritos, distribuídos em 65 cursos técnicos e superiores dos 16 campi da Instituição.
Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Cvest pelo e-mail [email protected]ou pelo telefone (81) 2125.1724.
A liberação do Cartão de inscrição acontece a partir de hoje, 27 de novembro. A retificação do cartão de inscrição hoje e nesta terça (28). A prova acontece dia 10 de dezembro e o listão sai dia 28 de dezembro. Ao todo são 4.076 vagas para Cursos técnicos Integrado (15 cursos e 1.347 vagas), Subsequente (32 cursos e 2.034 vagas), Proeja (2 cursos e 80 vagas) e Cursos Superiores (16 cursos e 615 vagas).
Tabira – Nesta quarta-feira (01.07), o boletim epidemiológico do município, informa, que nas últimas 24 horas, 36 tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. 20 concluíram o Monitoramento Domiciliar. O município conta com 135 casos confirmados, 92 recuperados, 5 óbitos e 4 casos em investigação. São José do Egito – A secretaria de saúde informa […]
Tabira – Nesta quarta-feira (01.07), o boletim epidemiológico do município, informa, que nas últimas 24 horas, 36 tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. 20 concluíram o Monitoramento Domiciliar.
O município conta com 135 casos confirmados, 92 recuperados, 5 óbitos e 4 casos em investigação.
São José do Egito – A secretaria de saúde informa a cura de mais 1 paciente no município. Ainda segundo o boletim, foi confirmamos mais um caso da COVID 19. O estado de saúde da paciente é estável, ela está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pela equipe da secretaria de saúde.
A Secretaria informa também, que continuam com 3 pacientes internados na UTI do isolamento COVID do Hospital Maria Rafael de Siqueira, 1 confirmado em estado grave, 1 suspeito em estado grave aguardando resultado de exames e 1 suspeito com quadro de saúde estável, mas que requer ainda cuidados médicos.
O município conta agora com 95 casos confirmados, 80 curados e 2 óbitos.
Carnaíba – A Secretaria Municipal de Saúde informa o registro de dois novos casos positivos de Covid-19 no município.
Trata-se de uma pessoa do sexo feminino de 13 anos e um do sexo masculino de 16 anos. Ambos testados em laboratório particular.
A Secretaria ressalta que os dois apresentam sintomas leves e estão orientados ao isolamento domiciliar.
Carnaíba conta com 57 casos confirmados, 1 em investigação, 33 curados e 6 óbitos.
Arcoverde – A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta quarta-feira, 01 de julho, até às 17 horas, foram confirmados três (03) novos casos de Covid-19. O boletim diário, portanto, fica com dezoito (18) suspeitos, quatrocentos e oitenta e quatro (484) descartados, duzentos e oitenta e um (281) confirmados, vinte (20) óbitos e cento e vinte e oito (128) recuperados.
Vale lembrar, que dentro dos 281 confirmados, estão contabilizados os 20 óbitos e 126 curados. No total, a cidade tem um (01) paciente em UTI e dois (02) em enfermaria.
No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, não há paciente de Arcoverde na UTI e na enfermaria. No Hospital de Campanha há dois (02) internados. No Hospital Memorial Arcoverde há um (01) paciente na UTI.
As barreiras da entrada da cidade abordaram 948 carros de fora. Em Pernambuco, foram confirmados 847 novos casos e 65 mortes, totalizando 59.705 positivos e 4.894 óbitos.
Você precisa fazer login para comentar.