Notícias

Fim da taxa das blusinhas não é bem recebida no Pólo de Confecções

Por Nill Júnior

A assinatura de uma Medida Provisória (MP) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de maio de 2026, que extingue a cobrança de 20% do imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50 (a chamada “Taxa das Blusinhas”), gerou forte reação no Polo de Confecções do Agreste, especialmente em Santa Cruz do Capibaribe.

Lideranças políticas e empresariais de Santa Cruz do Capibaribe e região consideram a medida um “retrocesso”, argumentando que ela retira a taxa sem ouvir o setor, favorecendo produtos importados (principalmente da China) e prejudicando a produção local.

O setor, que produz mais de 800 milhões de peças anualmente e sustenta milhares de costureiras e trabalhadores, teme a perda de competitividade e a queda na produção. O deputado estadual e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, criticou duramente o fim da taxação e protocolou uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, marcada para 26 de maio, para discutir os impactos.

Santa Cruz do Capibaribe, um dos maiores polos de confecção do Brasil, vinha se fortalecendo com a taxa sobre importados, que aumentou os custos de plataformas estrangeiras (Shein, Shopee) e incentivou compradores a buscarem o produto nacional, especialmente no Moda Center.

Além da peça pronta, há temor sobre a importação de malhas da China, matéria-prima usada pelas indústrias locais. O fim da “taxa das blusinhas” é visto por representantes da indústria local como uma concorrência desleal, pois os produtos importados muitas vezes não possuem a mesma carga tributária dos produtos nacionais.

Outras Notícias

Para Humberto, 1º de Maio em Curitiba será histórico

Líder da Oposição, o senador Humberto Costa (PT), aproveitou a celebração do 1º de Maio para fazer um balanço do que chamou de “retrocessos sofrido pelos trabalhadores durante o governo de Michel Temer (MDB)”. Hoje, segundo dados do IBGE, 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País. Para Humberto, o aumento no número de pessoas sem […]

Líder da Oposição, o senador Humberto Costa (PT), aproveitou a celebração do 1º de Maio para fazer um balanço do que chamou de “retrocessos sofrido pelos trabalhadores durante o governo de Michel Temer (MDB)”. Hoje, segundo dados do IBGE, 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País.

Para Humberto, o aumento no número de pessoas sem ocupação se deu pela ineficiência da política econômica do governo Temer e pelo efeito nocivo da Reforma Trabalhista para os brasileiros que possuíam carteira assinada. “Quando Temer tomou de assalto a Presidência prometeu “colocar o País nos trilhos”.

“Mas, a verdade é que nunca vivemos uma época em que a economia estivesse tão sem rumo como agora. Depois, falou que a Reforma Trabalhista ampliaria o emprego no Brasil. E ele mentiu mais uma vez porque a massa de desempregados só faz aumentar”, afirmou o senador.

Durante os quase dois anos de gestão de Michel Temer, o Brasil perdeu, aproximadamente, 1,5 milhão de postos de trabalho formais e viu crescer em quase 2 milhões o número de pessoas desocupadas.

“Por isso, mais do que nunca precisamos seguir lutando. E este 1º de Maio será histórico. Em todo o país, serão realizados atos e em Curitiba teremos uma ação histórica com pessoas de diversos lugares do país e todas as centrais sindicais unidas contra o retrocesso e em defesa da liberdade do presidente Lula”, assinalou Humberto.

O ato de Curitiba reunirá a CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CST, UGT, CSB e Intersindical e terá como tema “Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre”. O evento também contará com a presença de vários nomes da música brasileiras como as cantoras Ana Cañas, Beth Carvalho e Maria Gadu, além do rapper Renegado.

“Em todo o país, a esquerda segue se unificando, mostrando que um momento como este não deve ser de divisão, mas de unir forças em prol da Democracia, em defesa do trabalhador e contra a perseguição a Lula. É a unidade  que nos fortalece”, disse Humberto.

Flores: mais críticas de quem entra a quem está saindo por falta de transição e abandono

O grupo que se prepara para assumir a gestão em Flores denuncia que a gestão da prefeita Soraya Morika está sendo concluída abandonando escolas. Dão como exemplo a Escola Senador Paulo Guerra em Sitio dos Nunes. O educandário tem cupim em toda estrutura. Ainda são vistos entulhos, rachaduras, infiltrações e ferrugem. A quadra de Esportes […]

A situação da escola de Sítio dos Nunes, em registro de Cauê Rodrigues
A situação da escola de Sítio dos Nunes, em registro de Cauê Rodrigues

O grupo que se prepara para assumir a gestão em Flores denuncia que a gestão da prefeita Soraya Morika está sendo concluída abandonando escolas. Dão como exemplo a Escola Senador Paulo Guerra em Sitio dos Nunes.

O educandário tem cupim em toda estrutura. Ainda são vistos entulhos, rachaduras, infiltrações e ferrugem. A quadra de Esportes também é retrato do abandono.

Desde o início do que seria o período de transição, o que está para entrar, Marconi Santana, não para de questionar quem está saindo. As críticas vão desde a falta de uma transição até o que chamam de abandono na reta final da gestão.

Como o blog já destacou em sua Coluna do Domingão, é de Flores a pior transição do Pajeú, entre Marconi Santana e Soraya Murioka. Segundo o que vai entrar, a gestora não abre a prefeitura para repassar informações mínimas sobre o que ele vai encontrar. E a gestora não se posiciona sobre as críticas, dando a impressão que o denunciante tem razão.

Arcoverde e Estrada de Ibitiranga também entram na agenda de Raquel no Sertão

O blog apurou mais detalhes ds agenda da  governadora Raquel Lyra no Agreste e Sertão de Pernambuco. O primeiro compromisso começa nesta terça-feira (19), quando a gestora vistoria as obras da PE-300 no município de Águas Belas, no Agreste Meridional. Em uma ação que faz parte do Programa Juntos pela Educação, Raquel Lyra também entrega […]

O blog apurou mais detalhes ds agenda da  governadora Raquel Lyra no Agreste e Sertão de Pernambuco.

O primeiro compromisso começa nesta terça-feira (19), quando a gestora vistoria as obras da PE-300 no município de Águas Belas, no Agreste Meridional.

Em uma ação que faz parte do Programa Juntos pela Educação, Raquel Lyra também entrega a quadra poliesportiva da Escola Indígena Fulni-ô. O Governo de Pernambuco prevê a cobertura e construção de mais de 300 quadras poliesportivas até 2026.

À tarde, no município de Bom Conselho, será a entrega da segunda quadra poliesportiva do dia, na Escola Mestra Beatriz. No mesmo local, ocorrerá um evento onde a governadora fará a entrega de títulos de propriedade de terra por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe). A agenda do dia se encerra em Garanhuns, onde o Governo de Pernambuco inaugura as quadras poliesportivas das escolas estaduais São Cristóvão e Senador Aderbal Jurema.

Raquel pernoita em Garanhuns.  Depois, segue para Afogados da Ingazeira.  Às dez horas, deve estar no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, onde entrega títulos do Iterpe. Depois, vai fazer visita ao Hospital Regional Emília Câmara,  que está tendo obras de melhorias.

Em seguida, está prevista uma visita à Estrada de Ibitiranga, que está em obras. Em seguida, almoça com o prefeito Sandrinho Palmeira. Depois,  segue para Serra Talhada,  onde se encontra para agendas com a prefeita Márcia Conrado. Dorme em Arcoverde e segue para Sertânia.

Dorgival Dantas é principal atração da Festa de Março em Ingazeira

Saiu a programação da festa de março em Ingazeira quando o município festeja o Padroeiro São José.  Durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, o Prefeito Lino Morais (PSB) fez o anuncio oficial. A programação será iniciada no dia 10 de março com shows de Marquinhos do Acordem e Banda Arreio de […]

Saiu a programação da festa de março em Ingazeira quando o município festeja o Padroeiro São José.  Durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, o Prefeito Lino Morais (PSB) fez o anuncio oficial.

A programação será iniciada no dia 10 de março com shows de Marquinhos do Acordem e Banda Arreio de Ouro. Dia 15, Grupo de Louvor. No sábado, dia 16 Bruno Fernandes e Luam Douglas.

Dia 17, domingo, às 14h nas barracas tem Zé Doidinho e às 21h, Renatinho e banda. Na segunda, dia 18 de março fechando a programação, cantam Nanara Belo e Dorgival Dantas.

Principal atração, Dorgival Dantas é natural de Olho-d’Água do Borges. Tem 47 anos. Conhecido como “O Poeta” por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor, ele aprendeu a tocar acordeon com seu pai, começando a fazer apresentações aos 14 anos.

Juntou-se ao Grupo Show Terríveis de Natal como tecladista e oito anos depois, passou a integrar a banda da dupla Sirano & Sirino.

Nos anos 90, produziu álbuns de diversas bandas de forró. Em 1999, passou a fazer parte daBanda Pirata, grupo que no ano seguinte fez uma turnê em homenagem aos quinhentos anos do Brasil.

Em 2006, lança “O Homem do Coração”, com destaque para os sucessos “Eu não vou mais chorar” e “Por quê?”. Em 2007, veio “Primeiro Passo”, com direito a turnê por todo o país. Em 2011 o álbum duplo “Quanto Custa”, que traz os sucessos “Declaração” e “Coração Teimoso”. Em 2012, mais um álbum, “Sanfona e Voz”, emplacando as faixas “KKK” e “Acabou na Lama”. De lá para cá, deixou seus créditos também em novelas da Rede Globo.

João Veiga comemora decisão de emplacar cinquentinhas. “Prefeituras não fizeram sua parte”

O médico e coordenador do Comitê de Prevenção de Acidentes com Motos, João Veiga, comemorou a decisão do Contran de dar aos Detrans a responsabilidade de fiscalizar as motos de até 50 cilindradas, ou cinquentinhas, que antes era dos municípios. Ele lamentou que a decisão tenha que ser tomada a partir da falta de cumprimento […]

“Das crianças que dão entrada na Restauração, Otávio de Freitas e Getúlio, 75% estavam em cinquentinhas” diz Veiga.

O médico e coordenador do Comitê de Prevenção de Acidentes com Motos, João Veiga, comemorou a decisão do Contran de dar aos Detrans a responsabilidade de fiscalizar as motos de até 50 cilindradas, ou cinquentinhas, que antes era dos municípios.

Ele lamentou que a decisão tenha que ser tomada a partir da falta de cumprimento da fiscalização das prefeituras. “Infelizmente, a maioria dos prefeitos preferiam contar mortos que salvar vidas. As prefeituras não podem se isentar de simplesmente não fiscalizar. Apesar da medida, as prefeituras tem que fazê-lo. As prefeituras que vem dando exemplo positivo tem tido impacto é imediato”.

Ele cita Arcoverde e Caruaru. “Nessas cidades, o atendimento do SAMU caiu drasticamente. Arcoverde está fazendo o controle do trânsito de forma eficiente. Quando fiscaliza o trânsito diminui mortes, diminui custos com saúde, arrecada mais pelo IPVA e DPVAT. Mas porque outros não fazem isso ? Os que fizeram isso tiveram ganho eleitoral muito grande”, disse.

Veiga disseque a medida contra as cinquentinhas não são tudo. “Essas motos não podem seguir em BRs e PEs. Devem ser multadas. São exclusivamente urbanas”.

Segundos dados passados por ele, são 255 mortes entre janeiro, fevereiro, março e abril envolvendo motos. Ainda há o dado de que 30% dos atropelamentos envolveram motos. Quanto às cinquentinhas, os números mais graves envolvem crianças e adolescentes. Das crianças que dão entrada na Restauração, Otávio de Freitas e Getúlio, 75% estavam em cinquentinhas. Pais permitem que andem e o poder público municipal.