Notícias

Filho agride mãe de 79 anos e é detido pela Guarda Municipal de Tabira

Por André Luis

Por volta das 16h45, deste sábado (15), o Grupamento Rondas de Apoio ao Cidadão (RONDAC), da Guarda Municipal de Tabira, foi acionado pela Central de Comunicações (CECOM), para atender a uma ocorrência de Violência Doméstica, na Rua Bom Jesus, Bairro João Cordeiro. 

Ao chegar no local foi constatado a veracidade dos fatos, a senhora M.L.C, 79 anos, divorciada, agricultora,  relatou que estava em casa junto com seu filho, o Imputado, L.C.R. 40 anos, solteiro, quando os dois começaram a discutir, momento este que ele a empurrou contra o sofá e disferiu um soco no ombro esquerdo, como também desferiu palavras ofensivas contra sua pessoa. 

O imputado se evadiu do local, todavia, foram feitas diligências com intuito de localizá-lo, obtendo êxito na Rua Pacifico Jovino das Graças, o qual foi abordado, detido, conduzido para a DP Local e posteriormente levado para 20° DESEC de Afogados da Ingazeira-PE, onde foi autuado em flagrante por violência doméstica, ficando recolhido naquela unidade para audiência de custódia.

Outras Notícias

Frevo marca carnaval nos Centros de Atenção Psicossocial de Petrolina

O clima de carnaval já tomou conta de Petrolina. No circuito oficial a folia começa neste sábado (25), porém, para os pacientes das três unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Petrolina (CAPS), a festa começou na última terça-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (23), conforme informações da assessoria ao blog. Foram três dias de […]

O clima de carnaval já tomou conta de Petrolina. No circuito oficial a folia começa neste sábado (25), porém, para os pacientes das três unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Petrolina (CAPS), a festa começou na última terça-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (23), conforme informações da assessoria ao blog.

Foram três dias de muita animação e muito frevo. O encerramento, que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), contou com as presenças da secretária municipal de saúde, Magnilde Albuquerque, e da diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire.

A coordenadora da unidade, Mariana Almeida, destacou a importância de promover esses momentos de integração para os pacientes em que são realizadas rodas de conversa com orientações de profissionais da saúde. Ela ressaltou que por ser uma festa em que o uso de drogas e bebida alcoólica são intensificados, é importante orientar e preparar esse público.

“Desde o início de fevereiro que a gente começou a fazer algumas programações com eles. A decoração foi toda confeccionada pelos pacientes nas aulas de artesanato, tivemos momentos de discussões sobre redução de danos durante o carnaval, não abusar no consumo de álcool e usar camisinha durante as relações sexuais. Então, encerramos as atividades com a nossa festa e com a entrega de certificados do curso de padeiros que eles fizeram no ano passado”, destacou.

A psicóloga Nayara Trocoli, destacou que essa foi mais uma oportunidade da equipe gestora se aproximar dos pacientes e dos seus familiares, além de apresentar o serviço à comunidade. “A gente entende que a família é fundamental no tratamento do paciente. Esse é um serviço especializado para o uso abusivo de álcool e drogas, mas além disso, a gente tenta tratar outras questões, como a relação com a família, trabalho e autonomia. Questões que influenciam no tratamento”, frisou.

Seu Elias Rodrigues, 44 anos, frequenta o CAPS há oito anos e há dois anos e dois meses está livre do cigarro. Ele conta que repassa as orientações que recebe na unidade para os amigos. “Eu sempre digo que aqui é como uma família. Eu passo mais tempo aqui do que em casa. Eles conversam com a gente e nos orientam ao contrário de casa que é cada um para seu lado”, ressaltou.

Tabira anuncia Geraldo Azevedo e Heitor Costa para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, iniciou a divulgação da grade de programação para o Carnaval 2026. Com o tema “Carnaval de Todos – Na Batida do Hexa!”, o evento está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro, concentrando as atividades na Praça Pedro […]

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, iniciou a divulgação da grade de programação para o Carnaval 2026. Com o tema “Carnaval de Todos – Na Batida do Hexa!”, o evento está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro, concentrando as atividades na Praça Pedro Pires Ferreira.

Entre os nomes confirmados pela gestão municipal estão o cantor Geraldo Azevedo, além de Nairê, Thales Play, Heitor Costa, Orquestra Super Oara e Forró Pegado. Ao todo, 17 atrações devem se apresentar no palco principal durante os cinco dias de festividade.

A organização do evento informou que o anúncio dos artistas remanescentes será feito de forma escalonada pelas redes sociais oficiais. Segundo a prefeitura, a proposta da edição deste ano busca assegurar um evento “democrático, plural e acessível” aos moradores e visitantes.

O ciclo carnavalesco de Tabira conta com repasses de recursos e apoio logístico do Governo do Estado de Pernambuco, via Fundarpe e Empetur, e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. O município projeta que a movimentação de público impacte diretamente o setor de serviços e a economia local durante o período momesco.

 

Saiba quais pernambucanos votaram a favor da PL da Devastação

“Uma vergonha!” Com um plenário vazio, muitos parlamentares votando à distância e sem os debates que um tema tão caro exige, os deputados provaram mais uma vez por que o Congresso vem sendo cada vez mais visto como inimigo do povo. Enquanto brasileiras e brasileiros dormiam, os parlamentares implodiram o licenciamento ambiental no Brasil às […]

“Uma vergonha!” Com um plenário vazio, muitos parlamentares votando à distância e sem os debates que um tema tão caro exige, os deputados provaram mais uma vez por que o Congresso vem sendo cada vez mais visto como inimigo do povo.

Enquanto brasileiras e brasileiros dormiam, os parlamentares implodiram o licenciamento ambiental no Brasil às 1h53, por 267 votos a favor e 116 contra. E em 17 de julho, Dia Nacional das Florestas e do Curupira, símbolo da COP30. O que reforça o desprezo do parlamento pelo meio ambiente e pelo clima.

Dias antes, Míriam Leitão alertou n’O Globo que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), corria o risco de inaugurar sua atuação na área ambiental provocando destruição. A previsão se confirmou. Ignorando estudos e apelos de especialistas, organizações da sociedade civil e empresariais, bem como protestos nas redes e nas ruas, Motta manteve na pauta o projeto. A Câmara foi célere, apressada para apreciar a proposta antes do recesso parlamentar, que começa na 6ª feira. E aprovou o infame projeto.

O relator do PL da Devastação, deputado Zé Vitor (PL-MG), acatou as emendas dos senadores, que pioraram um texto já muito ruim aprovado antes pelos deputados. Manteve, por exemplo, o absurdo criado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), do “licenciamento ambiental especial”.

O LAE é uma “porteira” escancarada para liberar a toque de caixa projetos de alto impacto ambiental, como os de mineração, informam Folha e Exame. O relator retirou a atividade do texto, mas voltou atrás. O que fez Raul Jungmann, ex-ministro da Segurança Pública (no governo Temer) e presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), passar de crítico a defensor do PL, mostra O Globo. Em suma: mais tragédias como Mariana e Brumadinho estão a caminho.

Os deputados ignoraram a carta do Observatório do Clima (OC) ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre o risco diplomático do PL da Devastação para o Brasil. Ignoraram o parecer técnico dos professores Luís Sánchez, da USP, e Alberto Fonseca, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mostrando que o projeto não harmoniza e nem integra regras para chegar numa Lei Geral do Licenciamento Ambiental, e ainda produz mais insegurança jurídica para empreendedores. E ignoraram também o manifesto de quase 30 frentes parlamentares pedindo o adiamento da votação e acusando o projeto de ser um golpe na democracia e um péssimo exemplo do país no ano da COP30, informam Valor, Agência Câmara, O Globo e Correio Braziliense.

Havia pouca esperança que os deputados ouvissem os protestos da população, nas ruas e nas redes sociais, contra o PL da Devastação. Afinal, já mostraram pouco apreço ao apelo popular. Mas ignoraram até apelos de empresários de peso, como Candido Bracher, Fábio Barbosa, Pedro Wongtschowski, Horácio Lafer Piva e Roberto Klabin, relata o Estadão.

Também não seria um alerta sobre o aumento da corrupção que o PL pode provocar que faria os deputados voltarem atrás em sua sanha destruidora. A sinalização foi dada pela Transparência Internacional, destaca O Globo. A entidade chamou o projeto de “grave retrocesso institucional por fragilizar garantias fundamentais de transparência, participação social e integridade”.

Advogado ambientalista, deputado responsável pela elaboração do capítulo da Constituição de 1988 que trata do meio ambiente e autor ou relator de leis relacionadas à temática, Fabio Feldman, pontuou que o PL tem muitos dispositivos inconstitucionais. O que vai provocar questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), informa a Agência Pública. Tal certeza já havia sido apontada. Mas também não foi considerada pelos congressistas.

Dulce Maria Pereira e Marcos Woortmann, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), chamaram atenção no Estadão para o risco do Pacto de Transformação Ecológica, assinado pelos presidentes dos Três Poderes [incluindo Câmara e Senado] em agosto de 2024, virar letra morta com a aprovação do projeto. Nem assim houve recuo dos parlamentares.

Alertas não faltaram, e mesmo assim os deputados seguiram com a destruição, liderados por Hugo Motta. A esperança é o presidente Lula vetar o texto. Mas seus vetos podem ser derrubados por deputados e senadores. Que provaram não ter o menor pudor em piorar a vida do povo que dizem representar. Veja os deputados pernambucanos que votaram a seu favor:

André Ferreira – PL

Augusto Coutinho – Republicanos

Clarissa Tércio – PP

Coronel Meira – PL

Eduardo da Fonte – PP

Fernando Rodolfo – PL

Guilherme Uchôa – PSB

Mendonça Filho – União Brasil

Ossessio Silva – Republicanos

Pastour Eurico – PL

Waldemar Oliveira – AVANTE

Jornalista defende nome de Adelmo Moura

Por Cláudio Soares, ao Blog do Magno* O Sertão do Pajeú, uma região rica em cultura e desafios, anseia por um representante na Assembleia Legislativa, que compreenda suas necessidades e lutas. Nesse cenário, o nome de Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim por quatro mandatos, se destaca como uma pré-candidatura forte e comprometida com o futuro […]

Por Cláudio Soares, ao Blog do Magno*

O Sertão do Pajeú, uma região rica em cultura e desafios, anseia por um representante na Assembleia Legislativa, que compreenda suas necessidades e lutas.

Nesse cenário, o nome de Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim por quatro mandatos, se destaca como uma pré-candidatura forte e comprometida com o futuro da nossa gente.

Adelmo Moura é reconhecido por sua notável experiência e pela habilidade de articular políticas que fazem a diferença no cotidiano da população. Sua trajetória política é marcada por conquistas e uma profunda compreensão dos desafios que o Sertão enfrenta.

A proximidade com a família do atual prefeito do Recife, João Campos, e seu trânsito no cenário político da capital pernambucana são diferenciais valiosos que podem abrir portas para a obtenção de recursos e investimentos essenciais para nossa região.

Com raízes na Frente Popular, que teve como ícone o ex-governador Miguel Arraes, Adelmo construiu relações consistentes com figuras influentes da política pernambucana, como o saudoso Eduardo Campos, de quem foi amigo pessoal. Essa vasta rede de contatos, cultivada ao longo de décadas, posiciona Adelmo como um verdadeiro articulador político, capaz de defender e promover os interesses do Sertão do Pajeú com eficácia.

Diante das demandas da população, a pré-candidatura de Adelmo Moura surge como uma oportunidade de renovação e esperança. Ele representa não apenas uma voz forte para o Sertão, mas também um compromisso autêntico com a política local, sempre focado em atender as necessidades e aspirações da nossa gente.

Se a sociedade civil e as lideranças políticas se unirem em torno dessa candidatura, o Sertão do Pajeú pode vislumbrar um futuro mais promissor, com a representação que tanto clama.

Adelmo Moura, com sua experiência, dedicação e amor pela sua terra, é a escolha certa para fortalecer a voz dos sertanejos na Assembleia Legislativa e garantir que nossas necessidades sejam ouvidas e atendidas.

*Advogado e jornalista

Ministério Público Eleitoral recebe lista de gestores com contas irregulares

O presidente do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, esteve com o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, para fazer a entrega da lista de prefeitos e gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. A entrega foi feita nesta terça-feira (18), na sede da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco […]

O presidente do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, esteve com o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, para fazer a entrega da lista de prefeitos e gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

A entrega foi feita nesta terça-feira (18), na sede da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE/PE). Também participaram do encontro o vice-presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Germana Laureano.

A lista, que contém 1.145 nomes de prefeitos e gestores públicos, segundo o procurador da PRE, é valiosa para a atuação do Ministério Público Eleitoral, “porque rejeição de contas pelo TCE é um dos critérios de inelegibilidade previstos na Lei Complementar 64/1990. Os dados enviados por outras fontes – serão inseridos no banco de dados Sisconta Eleitoral, sistema que ajuda o Ministério Público Eleitoral a identificar, por cruzamento de informações, candidatos inelegíveis.

“Esses casos serão compartilhados com os promotores eleitorais, que vão examiná-los durante o processo de registro de candidaturas, para verificar se os candidatos e candidatas atendem aos requisitos legais”, explicou Wellington Saraiva. Sendo identificadas situações de inelegibilidade, os membros do MP eleitoral vão propor ações de impugnação de registro de candidatura perante a Justiça Eleitoral.

Para o presidente Dirceu Rodolfo, essa parceria entre o Tribunal de Contas e outras instituições significa a rede de órgãos de controle funcionando na prática. “Com iniciativas como essa, o cidadão será poupado de ter na lista de elegíveis pessoas que, em momento anterior como gestores, não agiram corretamente como cumpridores de seus deveres”, declarou.