Notícias

Afogados: secretário de Saúde informa sobre novos testes para agilizar diagnósticos de Covid-19

Por André Luis

Exame desenvolvido pela UFPE está sendo testado no município.

Por André Luis

Participando de entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, na sexta-feira (15), o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou sobre dois novos exames para o diagnóstico da Covid-19 no município.

O primeiro está em fase de teste  e é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), presidida pelo ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

“É o teste da saliva para a detecção do novo coronavírus. Ele não excluiu a aplicação do teste de SWAB, é importante destacar isso, porque ele está sendo estudado. O paciente que procurar o hospital de campanha para realizar o SWAB também estará fazendo este teste da saliva, que é pra gente garantir um padrão de eficácia com relação aos resultados SWAB e saliva pra que possa ajudar a UFPE a quantificar um número necessário para que esse teste possa ser lançado no mercado, porque ele é muito mais barato e mais rápido no processo”. Informou Artur.

O outro teste que será implantado em breve no município será o SWAB de Antígeno – este só pode ser feito entre 3 e 10 dias após o paciente sentir os sintomas da Covid-19, portanto somente para sintomáticos. O teste de antígeno possui menor tempo de resultado, que é informado dentro de 1 a 2 horas após a aplicação do teste.

“Nós fizemos a publicação no pregão eletrônico hoje para a aquisição desse tipo de SWAB e creio eu que em meados de fevereiro teremos mais este tipo de teste aqui para os nossos pacientes”, afirmou Artur.

“Então, estaremos disponibilizando aqui em Afogados, além do teste rápido (sorológico),  o teste RT-PCR (SWAB) que é o padrão ouro, o Swab de Antígeno e esse de saliva. Lembrando que o de saliva momentaneamente está sendo aplicado junto com o Swab. É uma pesquisa que estamos desenvolvendo e após a validação dos resultados estaremos incorporando mais este como um teste para fechamento de diagnóstico”, destacou o secretário.

Outras Notícias

Paulo Câmara 43%; Armando Monteiro 28%, diz pesquisa IPESPE

Em votos válidos, Paulo chega a 56% O governador Paulo Câmara (PSB) segue na liderança, com boa vantagem, na disputada pelo Governo de Pernambuco, de acordo com a quarta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (5). O socialista aparece com […]

Em votos válidos, Paulo chega a 56%

O governador Paulo Câmara (PSB) segue na liderança, com boa vantagem, na disputada pelo Governo de Pernambuco, de acordo com a quarta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (5).

O socialista aparece com 43% das intenções de voto – 17 pontos percentuais a mais do que o último levantamento. O senador Armando Monteiro Neto (PTB), segundo colocado, registra 28% das menções – oscilando positivamente dois pontos percentuais. Entretanto, nos votos válidos, Paulo Câmara venceria a eleição no primeiro turno, com 56%.

O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS) e o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (Rede), têm 2%, cada; Dani Portela (PSOL) e Ana Patrícia Alves (PCO) – que retirou a sua candidatura -, aparecem com 1%, cada; Simone Fontana (PSTU), por sua vez, tem 0%.

O quantitativo de entrevistados que declarou voto branco, nulo ou nenhum, reduziu. Nesta sondagem ele representa 17% – 5 pontos percentuais a menos. Os sabem ou não responderam somam 6% – oscilando negativamente dentro da margem de erro.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 4 de outubro e ouviu 800 entrevistados, usando uma metodologia face a face, e contempla critérios de sexo, idade e localidade. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-04355/2018 e PE-02671/2018.

O detalhamento desta sondagem o leitor poderá conferir na edição deste final de semana, na Folha de Pernambuco. Em breve, divulgaremos a pesquisa de intenções de voto ao Senado.

Votos válidos: quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Paulo Câmara chega a 56% dos votos válidos.  Os demais somados ficaram com 44%. Assim, pela pesquisa, o candidato socialista configura a possibilidade de vitória no primeiro turno.

Congresso da UVP em Afogados da Ingazeira realizará mais de 1,5 mil testes de Covid-19

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), o seu mais recente Congresso de Vereadores, e receberá representantes de diversas câmaras e prefeituras de Pernambuco. O evento será realizado no Hotel Brotas, em Afagados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. A informação é do PE Notícias. São esperados vereadores […]

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), o seu mais recente Congresso de Vereadores, e receberá representantes de diversas câmaras e prefeituras de Pernambuco. O evento será realizado no Hotel Brotas, em Afagados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. A informação é do PE Notícias.

São esperados vereadores de mais de 130 câmaras afiliadas da UVP, além de servidores de câmaras e prefeituras não afiliadas. 

O Congresso deve aquecer a economia de Afogados da Ingazeira, pois além do hotel onde o evento será realizado, outras pousadas e hotéis da cidade e de cidades vizinhas, como Carnaíba, Tabira e Iguaracy, estão com reservas esgotadas.

O presidente da UVP, Léo do Ar, confirmou que mais de 1.500 testes rápidos para detecção da Covid-19 serão disponibilizados para todos os participantes do Congresso. 

Além disso, serão entregues máscaras e álcool em gel. 

Para controlar a entrada ao Centro de Convenções do Hotel, uma equipe fará aferição da temperatura dos congressistas. Uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará dois técnicos de enfermagem, que ficarão a postos para acompanhar a realização dos testes.

Multidão acompanha inauguração das Casas Bahia

A unidade Afogados da Ingazeira das Casas Bahia foi inaugurada agora a pouco. Uma multidão acompanha a abertura já que a loja oferece condições especiais de inauguração. Seguranças estão tendo trabalho porque há uma quantidade máxima pelos protocolos Covid. Dentro até há cumprimento. Fora, as imagens demonstram que há aglomeração. A loja promove ofertas em muitos produtos […]

A unidade Afogados da Ingazeira das Casas Bahia foi inaugurada agora a pouco. Uma multidão acompanha a abertura já que a loja oferece condições especiais de inauguração.

Seguranças estão tendo trabalho porque há uma quantidade máxima pelos protocolos Covid. Dentro até há cumprimento. Fora, as imagens demonstram que há aglomeração.

A loja promove ofertas em muitos produtos em até 30 vezes sem juros no cartão da loja, ou com carnê. A Casas Bahia Afogados da Ingazeira fica na Avenida Manoel Borba, 62, centro, na antiga sede do C&V Supermercado.

Segundo John Wesley, Gerente da unidade, há muitas condições especiais de inauguração. A loja tem quase 800 metros quadrados, com salão de vendas de linha branca no térreo e o primeiro andar onde funciona a linha de móveis. “Também vamos trabalhar com a venda on line pelo aplicativo casas Bahia e pelo site www.casasbahia.com.br. Nas comparas pelo site e aplicativo, a sugestão é ouvir os consultores”.

Quem fez pré-cadastro terá desconto exclusivo por CPF. A unidade Afogados tem 18 colaboradores com Gerente, Coordenador de atendimento, responsáveis por estoque, caixa, mais onze vendedores. A chegada da unidade representa um momento de crescimento econômico da cidade polo da região.

Diógenes Patriota toma posse em Tuparema e promete “gestão para todos”

Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Diógenes Patriota foi empossado como prefeito de Tuparama, em uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. Ao lado de autoridades locais, familiares e da população, Diógenes celebrou o momento como a realização de um sonho e um marco para sua trajetória política. Em entrevista à Rádio Gazeta FM, […]

Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Diógenes Patriota foi empossado como prefeito de Tuparama, em uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. Ao lado de autoridades locais, familiares e da população, Diógenes celebrou o momento como a realização de um sonho e um marco para sua trajetória política.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM, o novo prefeito expressou alegria e gratidão pela oportunidade de liderar a cidade. “Esse momento não é só meu, mas de todos os tuparetamenses. É a realização de um sonho que muitos compartilhavam de me ver como prefeito. Serei um gestor para todos, sem distinção de bandeira ou cor política. Tenho fé que Deus me guiará para fazer uma grande gestão,” afirmou Diógenes, que já foi vereador por dois mandatos e vice-prefeito.

Cerimônia de posse e tradição

A programação do dia começou com a posse dos vereadores eleitos na Câmara Municipal, seguida pela oficialização dos cargos de prefeito e vice-prefeito. Na sequência, aconteceu a eleição da Mesa Diretora da Câmara, com Diógenes declarando confiança de que o comando do legislativo será composto por um vereador de sua base aliada.

Após as formalidades na Câmara, Diógenes e sua comitiva seguiram para a Prefeitura de Tuparama, onde participaram da tradicional cerimônia de entrega das chaves e saudaram a população da sacada do prédio.

Compromisso com a população

Diógenes encerrou sua fala reforçando o compromisso de governar para todos os cidadãos de Tuparama. “Essa vitória é de cada tuparetamense. Juntos, construiremos uma cidade melhor, com trabalho, diálogo e respeito,” concluiu.

Confundindo: dados de pesquisa apresentados por Odacyr Amorim são de dezembro

A guerra interna e clássico festival de puxa-tapetes no PT de Pernambuco não poupa nem a verdade. A novidade foi uma fala à imprensa de Serra Talhada do deputado Odacyr Amorim, um dos pré-candidatos ao Governo do Estado pela legenda, tentando descredenciar as últimas pesquisas divulgadas mostrando a própria “companheira” Marília Arraes em terceiro nas […]

A guerra interna e clássico festival de puxa-tapetes no PT de Pernambuco não poupa nem a verdade. A novidade foi uma fala à imprensa de Serra Talhada do deputado Odacyr Amorim, um dos pré-candidatos ao Governo do Estado pela legenda, tentando descredenciar as últimas pesquisas divulgadas mostrando a própria “companheira” Marília Arraes em terceiro nas pesquisas, colada em Armando e Paulo Câmara.

Como quem joga contra, chegou a dizer não acreditar nos números e recorrer a chavões, típico de quem não aceita os dados.

Os números em que Odacyr disse acreditar, mostrando Marília na casa dos 8% e ele com 4%, na verdade são de dezembro, muito antes do lançamento da pré-candidatura de Marília, no ato de Serra Talhada e de outros movimentos na defesa de seu nome, como em Surubim e outras cidades.

De janeiro para cá, todos institutos de pesquisa, contratados internamente ou não, atestaram o crescimento de Marília Arraes como nome preferido no PT. Odacyr, que tem força no Sertão do São Francisco – lá chegou a liderar cenários – mas não é lembrado em outras regiões do Estado, não aparece sequer próximo da petista nos últimos levantamentos.

Prova disso é que hoje é coadjuvante no debate, muito pouco lembrado por imprensa ou opinião pública. Seu lançamento inclusive foi visto com ceticismo pelos próprios petistas.  A duvida instalada hoje é se o PT se aliará ou não ao PSB no debate eleitoral. Obviamente, caso a opção seja a segunda, qualquer criança saberá dizer qual nome tem preferência interna e possibilidade eleitoral. E Odacyr sabe que não é o dele…