Filha de Roberto Jefferson assume Ministério do Trabalho
Por Nill Júnior
A deputada Cristiane Brasil, do PTB, vai assumir o Ministério do Trabalho. Ela assume no lugar de Ronaldo Nogueira, também do PTB, que anunciou a saída do cargo no dia 27.
Segundo o portal G1, o nome da deputada foi levado ao presidente, depois de reunião no Palácio do Jaburu entre Michel Temer e o pai dela, o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do partido. Jefferson é condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, e em março de 2016 obteve o perdão da pena.
Jefferson, em entrevista coletiva, confirmou a indicação e disse que o presidente aceitou. Ele chorou ao fazer o anúncio. “Eu não indiquei [a própria filha], surgiu o nome dela. Então, analisando vários nomes, aí surge o nome dela”, disse Jefferson, segundo o G1.
A perspectiva é que a abertura ocorra em 2024 O Sicoob dá sequência ao plano de expansão das atividades em 2024. Após entrega de sua unidade em Ouricuri, a cooperativa de crédito começou a discutir a abertura de uma nova agência em Custódia, importante cidade do Sertão do Moxotó. participaram do encontro Evaldo Campos, Presidente do […]
O Sicoob dá sequência ao plano de expansão das atividades em 2024.
Após entrega de sua unidade em Ouricuri, a cooperativa de crédito começou a discutir a abertura de uma nova agência em Custódia, importante cidade do Sertão do Moxotó.
participaram do encontro Evaldo Campos, Presidente do Sicoob Pernambuco; Aline Araújo, Diretora Executiva; Thiago Medeiros, Diretor Organizacional e Riscos; Carlos Henrique Oliveira, Gerente Regional; Margarete Carvalho, Gerente da Agência de Serra Talhada; Rita de Cássia Souza, Gerente da Agência de Custódia e
Também estiveram presentes o prefeito da cidade de Custódia, Manuca; vereadores, o empresário Hugo da Tambaú e demais empresários da região, além de outros representantes da comunidade. A perspectiva é que a abertura ocorra em 2024.
O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, filiou-se, nesta segunda-feira (28), ao Partido Socialista Brasileiro. O ato foi realizado na sede estadual da legenda, no Recife, e contou com a participação do presidente municipal do PSB, Miguel Coelho, e do deputado federal Fernando Filho. Após a filiação, o vereador foi recebido pelo […]
O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, filiou-se, nesta segunda-feira (28), ao Partido Socialista Brasileiro. O ato foi realizado na sede estadual da legenda, no Recife, e contou com a participação do presidente municipal do PSB, Miguel Coelho, e do deputado federal Fernando Filho. Após a filiação, o vereador foi recebido pelo governador Paulo Câmara, no Palácio Campo das Princesas.
Para o presidente dos socialistas, Miguel Coelho, a filiação de Osório Siqueira fortalece a legenda e a oposição na capital do São Francisco. “É um importante quadro da política petrolinense. Sabemos que Osório tem muito a acrescentar ao PSB e principalmente para o projeto de desenvolvimento que o partido quer construir para Petrolina.”
O vereador, que estava sem legenda desde 2013, afirmou que vai trabalhar pela unidade do partido. “Recebi com muita a honra o convite do governador Paulo Câmara, do senador Fernando Bezerra e de nossos deputados e vereadores. Queremos ajudar a construir a unidade e fazer o PSB ainda mais forte em Petrolina.”
A filiação ainda foi prestigiada pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e o secretário geral do partido, Adilson Gomes. Também acompanharam o ato os vereadores Zenildo do Alto do Cocar, Maria Elena Alencar, Adalberto Bruno e Ibamar Fernandes.
Agenda 40 – Durante a conversa com Osório Siqueira, o governador Paulo Câmara confirmou que vai participar da reunião do partido em Petrolina. A Agenda 40 ocorre, no próximo sábado (03), a partir das 8h30, no Colégio Desafio, em Jardim Amazonas.
O arquivo foi gentilmente cedido por Rodrigo Pires, que criou a conta Passado e Presente Afogados, resgatando um vídeo do sábado de Carnaval de 1998 na Rádio Pajeú. A primeira imagem é de Marlene Brito na técnica. A Pajeú tinha o formato de estúdio dividido entre o espaço do operador e a área do comunicador. […]
O arquivo foi gentilmente cedido por Rodrigo Pires, que criou a conta Passado e Presente Afogados, resgatando um vídeo do sábado de Carnaval de 1998 na Rádio Pajeú.
A primeira imagem é de Marlene Brito na técnica. A Pajeú tinha o formato de estúdio dividido entre o espaço do operador e a área do comunicador. Foi assim dos anos 80, quando a Pajeú mudou para o centro, até a primeira reforma do no início dos anos 2000.
Marlene Brito atuou na Rádio Pajeú por vários anos, a maioria no ciclo do Diretor Rogério Oliveira. Foi por exemplo assistente de estúdio do Programa Anchieta Santos por anos na década de 90. No início dos anos 2000, ainda integrou o primeiro ciclo de gestão da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios. Faleceu em 23 de novembro de 2019.
Nos estúdios a Orquestra Frevo de Rua, capitaneada por Severino Pereira, o Mestre Bil, um dos grandes músicos da história da cidade. Na camisa, a homenagem a Dinamérico Lopes e Luiz Gonzaga de Siqueira, o Luiz Guaxinim, dois dos nomes mais importantes da nossa música. Guaxinim havia falecido em dia 21 de julho de 1995. Já Dinamérico influenciou uma geração de músicos da cidade.
A Orquestra tinha além de Mestre Bil, Edvaldo Guedes, Carrinho de Lica, Ederck, Jesus, Jarbinhas, Zezinho, João e Edson. É possível ver o hoje vereador Cícero Miguel nos estúdios.
Outra curiosidade era a camisa da Rádio Pajeú, que valorizava mais o prefixo, ZYI 779, do que a sintonia AM 1500. Era gestão do professor Rogério Luiz de Oliveira, que destacava o prefixo, presente na Rádio Pajeú até 2019, quando ela migrou para FM. Só a Rádio Clube de Pernambuco, com seu PRA-8 tinha um prefixo tão marcante.
Ainda nos estúdios, Aldo Vidal, que à época, como eu, tinha apenas sete anos de Rádio, e Tito Barbosa, com mais estrada, levado ainda criança pelo pai, Abílio Barbosa, à Rádio Pajeú, onde começou a praticar como operador.
Por fim, feliz em saber que a fala de introdução à apresentação fazia o mesmo de hoje: uma defesa do frevo, da cultura pernambucana e da importância de valorizar os artistas da terra. Importante saber que o tempo não me fez trair minhas convicções. Segue o baile!
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entregou esta semana kits contendo bolsas, fardamento e material didático para 45 alunos dos cursos de horticultura e agricultura orgânica. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Afogados com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, viabilizada através da sala do empreendedor. A entrega ocorreu no auditório […]
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entregou esta semana kits contendo bolsas, fardamento e material didático para 45 alunos dos cursos de horticultura e agricultura orgânica.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Afogados com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, viabilizada através da sala do empreendedor. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo informações do Agente de Desenvolvimento Local, Charles Maia, coordenador da atividade, as aulas estão ocorrendo na Escola Estadual Monsenhor Antônio de Pádua Santos, de segunda à sexta, no horário de 19 às 22h. Os cursos tem carga horária global de 220h e os alunos recebem uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200,00.
Sala do Empreendedor – desde que foi criada através da parceria Prefeitura e Sebrae, o espaço já promoveu 22 cursos, dos quais participaram mais de quatrocentos empreendedores, a exemplo de marketing de comercialização, atendimento ao público, manipulação de alimentos, internet para pequenos negócios, gestão financeira, comportamento do consumidor, dentre outros. Foram 15 aberturas de alvarás, 16 formalizações (empreendedor que se legaliza e sai da informalidade) e 24 operações de crédito.
“Estamos muito contentes com os resultados expressivos obtidos em menos de seis meses de funcionamento. Essa é a fórmula para enfrentar uma crise, trabalho, criatividade, apoio do poder público e empreendedorismo,” avaliou Patriota.
O Ministério Público Federal (MPF), através do Procurador da República, Luciano Sampaio Gomes Rolim, informou que irá instaurar procedimento próprio para apuração mais aprofundada dos elementos trazidos na ação popular que acusa a gestão Márcia Conrado, através da Educação, de desvio de finalidade da aplicação de recursos do Fundeb. A investigação trata da utilização de […]
O Ministério Público Federal (MPF), através do Procurador da República, Luciano Sampaio Gomes Rolim, informou que irá instaurar procedimento próprio para apuração mais aprofundada dos elementos trazidos na ação popular que acusa a gestão Márcia Conrado, através da Educação, de desvio de finalidade da aplicação de recursos do Fundeb.
A investigação trata da utilização de mais de R$ 9 milhões dos recursos do Fundeb e do Salário Educação do município de Serra Talhada no exercício de 2024, sob a gestão da prefeita Márcia Conrado (PT) para despesas de combustível e merenda. São réus no processo o município de Serra Talhada, a União, a prefeita Márcia Conrado, o secretário de Educação, José Edmar Bezerra, e o ex-secretário de Educação, Erivonaldo Alves da Silva.
Ao analisar a Ação Popular n° 0800522-95.2024.4.05.8303, apresentada à Justiça Federal, através da 18ª Vara Federal de Pernambuco, o MPF opinou favoravelmente ao pedido de tutela inibitória, a fim de que seja determinado aos réus que se abstenham de utilizar recursos do Fundeb e do Salário Educação irregularmente, sob pena de multa diária estabelecida com fulcro no artigo 179, I, do Código de Processo Civil, e no artigo 6º, §4º, da Lei nº 4.717/1965. Essa decisão já foi tomada e agora, será julgado o mérito.
No parecer encaminhado à Justiça Federal, o MPF cita a confissão de culpa assinada pelo próprio secretário de Educação, Edmar Júnior, durante reunião do Conselho do FUNDEB. “Foi acostada nos autos a ata de reunião do conselho do Fundeb em Serra Talhada, realizada em 24 de abril de 2024, na qual restou registrada pelo Secretário de Educação do Município fala que denota violação a essa norma da limitação temporal de emprego dos recursos no exercício em que são creditados, pois faz referência à utilização dos valores de 2024 para suprir despesas de 2023. Não bastasse isso as dívidas se referiam a gastos com merenda escolar, que, como visto acima, não podem ser custeados com recursos do Fundeb”, afirma o procurador da República.
Ainda na manifestação, o MPF informou ao Poder Judiciário que também instaurará investigação própria para aprofundar a apuração dos fatos e adotar as medidas cabíveis contra os respectivos réus. “Por fim, informa que será instaurado procedimento próprio no MPF para apuração mais aprofundada dos elementos trazidos pela parte autora e eventual adoção de medidas de responsabilização, em especial no tocante ao uso de verbas do Fundeb do exercício de 2024 para cobrir despesas do exercício anterior e, além disso, não passíveis de custeio pelo referido fundo, por se referirem a gastos com merenda escolar”, informou o MPF.
O que diz a prefeitura: a prefeitura de Serra Talhada emitiu nota afirmando que não existe um centavo da educação que não tenha sido investido na educação do nosso município. Todo o dinheiro da educação é investido na educação, e até a própria Justiça reconhece isso.
“O ponto em questão foi o uso de recursos do Fundeb para aquisição de merendas e custeio de combustível para transporte escolar, o que a justiça recomenda ajuste. Usamos todo recurso da educação na educação. Por causa disso, Serra Talhada alcançou o 1º lugar em alfabetização na idade certa em Pernambuco, entre os municípios acima de 40 mil habitantes. Conseguimos manter nossas escolas funcionando no padrão das melhores redes de Pernambuco, incluindo pagamento em dia aos professores, fardamento, merenda, avanço na estrutura física e pedagógica de qualidade”.
“O desvio que há, portanto, é o da verdade por parte dos nossos adversários. Lamentamos que, por interesses eleitorais, estejam querendo ludibriar a sociedade e a imprensa séria de Pernambuco”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.