Notícias

Festival de Cinema de Triunfo fortaleceu o audiovisual brasileiro

Por Nill Júnior
FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO - ENCERRAMENTO - CINEASTAS REUNIDOS - FOTO COSTA NETO
FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO – ENCERRAMENTO – CINEASTAS REUNIDOS – FOTO COSTA NETO

Após seis dias de um mergulho intenso na recente produção audiovisual brasileira e de ricos debates sobre atuais desafios para o setor, chegou ao fim neste sábado (8), a oitava edição do Festival de Cinema de Triunfo.

O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição o escritor e cineasta Fernando Monteiro, e a documentarista Kátia Mesel. Cerca de 3.500 pessoas conferiram as sessões das mostras competitivas e especiais no Cine Theatro Guarany. Mais de 400 moradores de Triunfo e também do município de Santa Cruz da Baixa Verde também tiveram acesso aos filmes da mostra Cinema na Estrada. Além disso, 50 pessoas tiveram a oportunidade de participar das oficinas promovidas pelo festival.

Na noite de premiação, Kátia Mesel declarou a alegria por perceber “o quanto o festival tem sido importante para animar o movimento cinematográfico de todo o estado, e de uma maneira especial o cinema no sertão”. A coordenadora geral do festival, Milena Evangelista, ressaltou que “um dos grandes méritos do evento é aliar exibições a uma agenda de formação e muito debate, difundir o audiovisual sobre diferentes perspectivas”.

ENCERRAMENTO SEMINÁRIO SOBRE CINEMA DE RUA - FOTO COSTA NETO
ENCERRAMENTO SEMINÁRIO SOBRE CINEMA DE RUA – FOTO COSTA NETO

Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “o festival acontecer no interior de Pernambuco já é evidencia como a gestão estadual reforça o papel central da cultura no projeto de desenvolvimento do estado, rumo à construção de uma sociedade mais justa, democrática, com mais felicidade. O cinema, que é tão complexo, tem essa capacidade fantástica de transmitir esperança. O aspecto da resistência está presente na arte brasileira e no cinema não poderia ser diferente, o importante é que nosso povo apareça”. Também presente à cerimônia de encerramento, o prefeito Luciano de Sousa agradeceu a parceria e a visita dos realizadores de diversos estados brasileiros.

Confira os premiados da 8ª edição do Festival de Cinema de Triunfo:

JÚRI OFICIAL DE LONGA-METRAGEM

Melhor Longa-metragem: O Gigantesco Ímã, de Petrônio de Lorena e Tiago Scorza (PE)
Melhor Atriz: Rita Carelli, pela atuação em Permanência (PE)
Melhor Ator: Edilson Silva, pela atuação em Brasil S/A (PE)
Melhor Som: Pablo Lamar, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Trilha Sonora: Petrônio e as Criaturas, pelo filme O Gigantesco Ímã (PE)
Melhor Direção de Arte: Juliano Dorneles, pelo filme Permanência (PE)
Melhor Produção: Lívia de Melo, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Montagem: Will Domingos e Alan Ribeiro, pelo filme Mais do que eu possa me reconhecer (RJ)
Melhor Fotografia: Lucas Barbi, pelo filme O Tempo Não Existe No Lugar Em Que Estamos (MG)
Melhor Roteiro: Marcelo Pedroso, pelo filme Brasil S/A (PE)
Melhor Direção: Marcelo Pedroso, pelo filme Brasil S/A (PE)

JÚRI OFICIAL DE CURTA-METRAGEM

Melhor Curta-metragem Nacional: Nua Por Dentro do Couro, de Lucas Sá (MA)
Melhor Curta-metragem Pernambucano: História Natural, de Júlio Cavani (PE)
Melhor Curta-metragem Infanto-Juvenil: Algum Lugar no Recreio, de Caroline Fiorati (SP)
Melhor Atriz: Gilda Nomacce, pela atuação em Nua por Dentro do Couro (MA)
Melhor Ator: Fernando Teixeira, pela atuação em Ilha (PB)
Melhor Som: Samuel Gambine, pelo filme O Canto da Lona (SP)
Melhor Trilha Sonora: Samuel Nóbrega e Homero Basílio, pelo filme João Heleno dos Brito (PE)
Melhor Direção de Arte: Juliano Dornelles, pelo filme Loja de Répteis (PE)
Melhor Produção: Equipe do filme João Heleno dos Brito (PE)
Melhor Montagem: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Melhor Fotografia: Bruno Sales, pelo filme Ilha (PB)
Melhor Roteiro: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Melhor Direção: Lucas Sá, pelo filme Nua Por Dentro do Couro (MA)
Troféu Fernando Spencer: História Natural, de Júlio Cavani (PE) – prêmio concedido ao melhor curta-metragem filmado em Pernambuco

JÚRI OFICIAL DE CURTA-METRAGEM MOSTRA SERTÕES
Melhor curta-metragem da mostra Sertões: Chico Santeiro: Do Homem ao Santo, de Daniel Figueiredo (PE)

JÚRI POPULAR
Melhor curta-metragem da mostra Sertões: No Rastro da Espoleta 3, de Bonerges Guedes e Vinicius Guedes (PB)
Melhor curta-metragem de Pernambuco: João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa (PE)
Melhor curta-metragem infanto-juvenil: Salu e O Cavalo Marinho, de Cecilia da Fonte (PE)
Melhor curta-metragem nacional: Tereza, de Maurício Baggio (PR)
Melhor longa-metragem nacional: Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

TROFÉU CINECLUBISTA DE MELHOR FILME PARA REFLEXÃO (FEPEC)
Avenida Presidente Keneddy, curta-metragem de Adalberto Oliveira (PE)
* Menções honrosas para os curtas ‘Doce de Goiabada’, de Fernanda Rocha (DF); ‘Ilha’, de Ismael Moura (PB); ‘O Canto da Lona’, de Thiago B. Mendonça (SP); e ‘O Que Se Memora’, de Caio Dornelas e Ernestro Rodrigues (PE).

TROFÉU ABD/APECI 
Avenida Presidente Keneddy, curta-metragem de Adalberto Oliveira (PE)
* Menção honrosa para o curta “Onde Vivem Os Monstros”, de Ythallo Rodrigues (CE)

Outras Notícias

Veto ao reajuste do Judiciário será apreciado no Congresso na semana que vem

Agência Brasil – O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para a próxima quarta-feira (30), às 11h30, a sessão do Congresso Nacional que vai concluir a análise dos vetos da presidenta Dilma Rousseff a propostas aprovadas por deputados e senadores, como a que reajusta entre 53% e 78% os salários de servidores do Judiciário. “Eu […]

7

Agência Brasil – O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para a próxima quarta-feira (30), às 11h30, a sessão do Congresso Nacional que vai concluir a análise dos vetos da presidenta Dilma Rousseff a propostas aprovadas por deputados e senadores, como a que reajusta entre 53% e 78% os salários de servidores do Judiciário.

“Eu acho que essa convocação explicita uma preocupação do Congresso Nacional, com a economia, com o Brasil, com o interesse nacional. É muito importante que o Congresso, mais uma vez, colabore com a solução desse problema”, disse Renan ao lembrar que os parlamentares estão conscientes da situação atual do país. “Na verdade o que existe é uma consciência de que nós temos que tirar esses assuntos da Ordem do Dia. Mais uma vez colaboramos com saídas, com caminhos para o Brasil. O Brasil está cobrando isso do Congresso Nacional”, avaliou.

A derrubada de qualquer veto da Presidência da República exige apoio de pelo menos 41 senadores e 257 deputados. O veto integral (VET 26/2015) ao projeto de lei que reajusta os salários do Poder Judiciário foi publicado no Diário Oficial da União em 22 de julho.

A justificativa da presidente Dilma Rousseff foi que o projeto geraria impacto financeiro de R$ 25,7 bilhões para os próximos quatro anos, sendo “contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos”.

Na última terça-feira (22) a sessão do Congresso destinada a apreciar 32 vetos foi encerrada já na madrugada, por falta de quórum, após os parlamentares manterem 26 vetos, entre eles o que trata do fim do fator previdenciário e o que acaba com a isenção do PIS/Cofins para o óleo diesel.

Marcos Crente confirma veracidade dos números da pesquisa Múltipla em Tabira

Alguns dos nomes citados no levantamento da pesquisa do Instituto Múltipla no município de Tabira estiveram falando ao programa Cidade, da Rádio Cidade FM, na última quinta-feira (28), para fazerem uma análise dos números. Presentes no estúdio para fazer essa avaliação estavam o advogado Flávio Marques, o vice-prefeito Marcos Crente e a vereadora e presidente […]

Alguns dos nomes citados no levantamento da pesquisa do Instituto Múltipla no município de Tabira estiveram falando ao programa Cidade, da Rádio Cidade FM, na última quinta-feira (28), para fazerem uma análise dos números.

Presentes no estúdio para fazer essa avaliação estavam o advogado Flávio Marques, o vice-prefeito Marcos Crente e a vereadora e presidente do PT tabirense, Socorro Veras. A prefeita Nicinha Melo também foi convidada, mas segundo o secretário de administração, ela não quis comentar os números.

Entre as falas, chamou atenção um trecho do vice-prefeito Marcos Crente que disse que os números apresentados pelo Instituto Múltipla são verdadeiros e correspondem à realidade.

O que leva Marcos a fazer essa afirmação, segundo ele, é que o próprio também já mandou fazer pesquisa para consumo interno e os números do seu levantamento batem com os números apresentados pelo Múltipla na quinta-feira. As informações são do Instagram da Rádio Cidade FM Tabira.

Itapetim inaugura Centro de Fisioterapia e Atendimento Multiprofissional

Nesta sexta-feira (28), o Governo Municipal de Itapetim inaugurou o Centro de Fisioterapia e Atendimento Multiprofissional, na Rua Dom José Lopes, no bairro Santo Antônio. O local vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 07 às 17h e terá especialidades para autista (atendimento de psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) e para o público em geral […]

Nesta sexta-feira (28), o Governo Municipal de Itapetim inaugurou o Centro de Fisioterapia e Atendimento Multiprofissional, na Rua Dom José Lopes, no bairro Santo Antônio.

O local vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 07 às 17h e terá especialidades para autista (atendimento de psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) e para o público em geral (fisioterapia e nutrição).

Esta é uma grande novidade para o município e mais uma ação através da Secretaria de Saúde.

“Muito feliz em poder beneficiar nosso povo com algo tão importante.” Disse o prefeito Adelmo Moura.

A secretária de Saúde, Jussara Araújo, disse que “este centro era um grande sonho. Nada melhor em poder presentear a população com este espaço que só vai beneficiar Itapetim”.

Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Jussara Araújo, o vice-prefeito Junio Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior de Diógenes, demais vereadores, secretários municipais e equipe do centro. Construindo no presente, pensando no futuro.

Serra Talhada: Manoel Enfermeiro é eleito para presidir a Câmara de Vereadores

Por André Luis Nesta quinta-feira (22), em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou a eleição da mesa diretora. Como já era esperado, o vereador Manoel Enfermeiro foi eleito para comandar a Mesa Diretora da Câmara. Ele recebeu 16 dos 17 votos possíveis e volta ao comando da Casa. Manoel já havia […]

Por André Luis

Nesta quinta-feira (22), em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou a eleição da mesa diretora.

Como já era esperado, o vereador Manoel Enfermeiro foi eleito para comandar a Mesa Diretora da Câmara. Ele recebeu 16 dos 17 votos possíveis e volta ao comando da Casa. Manoel já havia presidido a Câmara no biênio 2019/2020. O vereador Agenor de Melo faltou a sessão. Segundo informações, ele teria tido um desentendimento com o vereador Rosimério de Cuca, candidato a vice-presidente.

Há duas semanas, a prefeita Márcia Conrado, já havia se reunido com a bancada governista da Câmara e fechou a eleição de Manoel Enfermeiro para presidir a Câmara no próximo biênio. Ele disputava a indicação com o vereador Gin Oliveira.  A Sessão foi acompanhada pelo vice-prefeito Márcio Oliveira e pelo ex-prefeito e deputado estadual eleito, Luciano Duque.

A composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 ficou a seguinte: Manoel Enfermeiro (presidente), Rosimério de Cuca (vice-presidente), Nailson Gomes (1º secretário) e China Menezes (2º secretário).

Gilson Bento segue agenda em Brasília em busca de recursos para Brejinho

O prefeito Gilson Bento publicou, nesta quarta-feira (7), em suas redes sociais mais um dia de agenda em Brasília em busca de recursos para o município de Brejinho. Nesta quarta-feira, o gestor esteve no Congresso Nacional, no gabinete do deputado federal Carlos Veras, conversando e alinhando projetos para Brejinho. Também esteve no Fundo Nacional de […]

O prefeito Gilson Bento publicou, nesta quarta-feira (7), em suas redes sociais mais um dia de agenda em Brasília em busca de recursos para o município de Brejinho. Nesta quarta-feira, o gestor esteve no Congresso Nacional, no gabinete do deputado federal Carlos Veras, conversando e alinhando projetos para Brejinho.

Também esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em busca de recursos para fortalecer ainda mais a educação da cidade.

“Foi mais um dia de muito trabalho, conversando, alinhando projetos e buscando sempre trazer desenvolvimento para o município. Em breve, estarei retornando, levando diversas novidades”, afirmou Gilson Bento.