Notícias

Festa de Louro movimenta São José e o Pajeú até sexta

Por Nill Júnior

louro23O Sertão do Pajeú pernambucano está em festa. O começo de janeiro vem acompanhado da tradicional Festa de Louro – antiga Festa de Rei – no município de São José do Egito. Importante não confundir com a Festa de Reis, que acontece a partir de amanhã no Pátio de Eventos, como este blog já noticiou.

A edição, que começa hoje e vai até o dia 6 de janeiro, homenageia os 102 anos do nascimento de Lourival Batista Patriota (o Louro do Pajeú) e o centenário de Zezé Lulu. Também haverá outras homenagens, como ao poeta e escritor Dedé Monteiro, tabirense em que recentemente ganhou o título de Patrimônio Vivo.

As principais homenagens são direcionadas aos dois históricos violeiros e ao que os rodeou durante suas vidas inteiras: a poesia popular. O evento exibe filmes, realiza debates e oficinas, promove o lançamento dos livros Religiosidade Popular – França e Pernambuco: Diálogos, expressões e conexões, de Silvério Pessoa, e Pífanos do Sertão, mapeamento e pesquisa sobre as Bandas de Pífanos dos Sertões do Pajeú, Moxotó e Central de Pernambuco, de Amaro Filho e Cacá Malaquias.

A festa também apresenta a música e a poesia de diversos artistas da cultura nordestina, entre eles, Vertim Moura, Bia Marinho, Val Patriota e Tonfil, Petrônio e as Criaturas, Rodrigo Marinho e MPB Xote, Luizinho de Serra e Spok Quinteto.

“Em mais um aniversário/ O Mestre do Trocadilho/ Enobrece o calendário/ Reforça nosso estribilho/ Num janeiro pra dois reis/ Nossa Festa desta vez/ Chama todo o Pajeú/ Pra juntar num só Tesouro/ 102 Anos de Louro/ E 100 de Zezé Lulu!”, escreveram os netos de Louro, Antônio, Miguel e Greg, que formam o Em Canto e Poesia.

Bastava dar o mote – uma frase ou qualquer palavrinha que algum amigo soltasse – para Louro do Pajeú emendar e fazer poesia na hora, no improviso, impressionando outros cantores rivais e o felizardo público presente nesses momentos históricos. Louro não era simplesmente um poeta. Ele fez da vida poesia, e da própria casa, a morada de todos os poetas que chegavam a São José do Egito.

Na programação de hoje, já houve lançamento do livro Amigos do Tirol – Encontro de histórias do asfalto com a sabedoria do Sertão, de Fernando Mousinho e outros, com Fernando Mousinho e Mesa Debate sobre Zezé Lulu, com Zezé Neto, Fernando Lulu e Antônio José de Lima.

Às 19h, na Igreja Matriz, Missa do Cantador, celebrada pelo Pe. Luisinho, com os repentistas Valdir Teles e Diomedes Mariano. Às 20h30 no Instituto Lourival Batista, Cine Louro, em homenagem a Severina Branca, com apresentação de “Vale dos Poetas, da Página 21”; “Maria”, de Carol Correia; “O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”, de Petrônio Lorena.

Às 22h30 na Bodega Job Patriota tem Maviael Melo, Petrônio e as Criaturas, Rodrigo Marinho e MPB Xote.

Veja a programação completa, clicando ao lado: Programação Louro

Outras Notícias

Governo anuncia mudança na presidência da Copergás

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) terá novo diretor-presidente. O advogado Bruno Monteiro Costa será indicado pelo Governo do Estado para presidir a empresa. A mudança será oficializada ao Conselho de Administração da Copergás. “Agradeço a Felipe Valença pelo seu trabalho ao longo desses quase dois anos, que trouxe resultados importantes como chegada do gás […]

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) terá novo diretor-presidente. O advogado Bruno Monteiro Costa será indicado pelo Governo do Estado para presidir a empresa. A mudança será oficializada ao Conselho de Administração da Copergás.

“Agradeço a Felipe Valença pelo seu trabalho ao longo desses quase dois anos, que trouxe resultados importantes como chegada do gás natural ao Sertão do Araripe, que muito em breve, quando for realidade, representará a mudança para uma matriz energética mais sustentável naquela região. Nosso time do Governo também dá as boas-vindas a Bruno, que tem diversas experiências na iniciativa pública e privada”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

CURRÍCULO – Bruno Costa é formado em Direito pela UFPE e tem mais de 20 anos de carreira. Atualmente é assessor na Secretaria de Projetos Estratégicos e já foi gestor Jurídico no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e na Secretaria da Criança e Juventude, em 2011.

Carlos Veras apresenta emendas para preservar Banco do Nordeste na MP 1052/2021

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) apresentou quatro emendas para preservar o Banco do Nordeste dos impactos da Medida Provisória (MP) nº 1052/2021, que altera a sustentabilidade dos bancos de desenvolvimento. O texto da medida provisória foi publicado pelo governo Bolsonaro no último dia 19. As mudanças já têm força de lei, mas podem ser […]

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) apresentou quatro emendas para preservar o Banco do Nordeste dos impactos da Medida Provisória (MP) nº 1052/2021, que altera a sustentabilidade dos bancos de desenvolvimento.

O texto da medida provisória foi publicado pelo governo Bolsonaro no último dia 19. As mudanças já têm força de lei, mas podem ser alteradas pelo Congresso Nacional.

De acordo com Veras, a medida fragiliza os bancos regionais, “com a diminuição de recursos públicos para investir em ações de desenvolvimento social e econômico em detrimento da iniciativa privada”.

“É mais um ataque deste desgoverno ao que é do povo, ao que é público”, afirma o parlamentar.

A principal medida é para restaurar a condição do Banco do Nordeste de conceder linhas de crédito a juros mais baixos e risco mais alto com o objetivo de fomentar ações do setor produtivo que geram trabalho e renda para a população nordestina.

Desde 1988, o BNB usa 3% da taxa de administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.

A MP de Bolsonaro reduz essa taxa a 1,8% até junho deste ano e depois para 1%. “É uma redução drástica sem tempo hábil para os bancos se organizarem. Não deveria haver redução alguma. O combate às desigualdades deveria ser prioridade deste governo. Mas, infelizmente, não é”, explica Veras.

O deputado apresentou proposições para suprimir as mudanças e, alternativamente, fez uma proposta de escalonamento a longo prazo, reduzindo a taxa em 2,1% em 2021, chegando a 1,2% apenas em 2026.

“É uma ação de redução de danos no sentido de permitir um mínimo de sustentabilidade ao BNB”, completa.

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a medida provisória será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Comandante do 23º BPM diz que cultura de paz da região é fruto dos bons índices da educação

“O Pacto pela Vida não naufragou. Vive um momento de avaliação. O momento de crise que o país vive atinge todos os setores da sociedade e até a segurança. Temos nos reunido mensalmente no Recife para implementar novas estratégias”. A afirmação foi feita ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM pelo Comandante do 23º […]

“O Pacto pela Vida não naufragou. Vive um momento de avaliação. O momento de crise que o país vive atinge todos os setores da sociedade e até a segurança. Temos nos reunido mensalmente no Recife para implementar novas estratégias”. A afirmação foi feita ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM pelo Comandante do 23º BPM Ten/Cel Carlos Sá.

O comandante citou que a regional ainda tem 4 municípios que chegam ao 5º mês do ano sem nenhum homicídio, que são Ingazeira, Solidão, Quixaba e Iguaracy. “A Referência de paz nesta regional se deve a cultura da educação, os índices de educação são altos por aqui, o que resulta numa cultura de paz. Nesta região do Pajeú o diálogo vale mais do que o chamado dente por dente”, disse o Cel. Sá.

De janeiro até agora o 23º BPM conquistou duas novas viaturas, duas motos, 14 homens e existe a perspectiva de troca da frota nos próximos meses.

Com a conclusão do curso da PM no meio do ano, é provável que o efetivo seja também reforçado.

O comandante adiantou que um curso de trânsito será ministrado no Batalhão com participações da Guarda Municipal de cidades como Tabira e Tuparetama.

Durante a entrevista o cel. Sá interagiu com ouvintes de Tabira e cidades da região respondendo perguntas e tirando dúvidas.

“Maior encontro de forró do Brasil” acontece hoje em Afogados e São José do Egito

Evento é organizado por Wilton Confecções e leva atrações para Aplausos Show e Clube do Binhas O empresário Wilton Confecções está trazendo hoje às cidades de Afogados da Ingazeira e São José do Egito o evento “O Maior Encontro de Forró do Brasil”. Juntas, as atrações Batista Lima, ex-Limão com Mel, Arreio de Ouro e […]

Batista Lima é o principal nome do encontro, que ainda terá Arreio de Ouro e Mala 100 Alça

Evento é organizado por Wilton Confecções e leva atrações para Aplausos Show e Clube do Binhas

O empresário Wilton Confecções está trazendo hoje às cidades de Afogados da Ingazeira e São José do Egito o evento “O Maior Encontro de Forró do Brasil”. Juntas, as atrações Batista Lima, ex-Limão com Mel, Arreio de Ouro e Mala Sem Alça.

Batista Lima é um ícone do forró romântico. Bem antes de ser reconhecido nacionalmente no cenário musical como Vocalista da Banda Limão com Mel foi agricultir em Serra Talhada, onde nasceu. Deixou a cidade, foi engraxate, camelô ambulante e fez de tudo para ganhar o pão. Via o pai tocando sanfona e nos encontros de rodas de viola junto com os irmãos durante a infância.

Aos 13 anos, ao lado do irmão mais velho, Edson Lima, escreveu suas primeiras composições. Em 1993, ingressou na Banda Talismã. Um ano depois, a banda virou Limão com Mel. Com a saída de Edson Lima do grupo em 2001, Batista Lima passou a cantar na banda. Em 2014, iniciou carreira solo.

Dentre os músicos que participam do show está o guitarrista Pedro Almeida, 24 anos, filho do casal Ney Gomes e Flávia Almeida.

A Banda Mala Sem Alça, saiu do projeto Vaneirão com a chegada do cantor Marcello Mello. A mudança de empresários a banda passou a ser de forró romântico. Atualmente a banda é formada por 3 integrantes: Rayane Façanha, Marcelo Mello e James Cardoso. De Araripina, o grupo tem vários CDs gravados.

Criada em setembro de 2004 a Arreio de Ouro surgiu a partir dos irmãos Pedro e Edvaldo, figuras conhecidas na cidade de Custódia-PE, terra natal da banda.   Atualmente a Arreio de Ouro é presença fixa nas maiores festas populares da região Nordeste.

Os shows acontecem no Aplausos Show em Afogados  da Ingazeira e no Clube Binhas em São José do Egito simultaneamente às 21h com DJ.

A logística definida faz com que não haja atrasos entre uma atração e outro. A programação começa às 22h pontualmente com Malla 100 Alça. À 0h30, Batista Lima sobe ao palco. Fechando a programação às 3h começa o show de Arreio de ouro.

A festa é tradicionalmente realizada nesta data por ser véspera de feriado. Os últimos ingressos estão a venda em Wilton Confecções e com os vendedores credenciados. Os ingressos custam R$ 25,00 pista e R$ 40,00 área vip.

Governo tabirense mantém repasse da Previdência atualizado, diz vereador

Fazendo uso da Tribuna da Câmara ontem a noite, o vereador Edmundo Barros, integrante do GI-Grupo Independente, parabenizou o Prefeito Sebastião Dias pelo repasse atualizado dos repasses da previdência. Os valores repassados pela municipalidade giram em torno de R$ 350 a 400 mil reais por mês. (Anchieta Santos)

edmundo_barrosFazendo uso da Tribuna da Câmara ontem a noite, o vereador Edmundo Barros, integrante do GI-Grupo Independente, parabenizou o Prefeito Sebastião Dias pelo repasse atualizado dos repasses da previdência.

Os valores repassados pela municipalidade giram em torno de R$ 350 a 400 mil reais por mês. (Anchieta Santos)