Notícias

Fernando Monteiro cumpre agenda no Sertão

Por Nill Júnior

Em mais uma agenda intensa pelo Sertão Pernambucano, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) começou o primeiro dia, neste sábado (24), conversando com aliados, ouvindo as demandas e acompanhando execução de emendas.

O parlamentar esteve em Cabrobó, onde esteve com o ex-prefeito Auricélio Torres e os vereadores João Pedro, Paulo Gonçalves e Glênio Rodrigues.

Para o município, Fernando Monteiro, que destinou recursos para a agricultura familiar, reforçou também a entrega, para os próximos dias, de um trator para uma associação local, mesmo período em que serão perfurados mais 25 poços artesianos em diferentes localidades, possibilitando a ampliação da produção agrícola e da pecuária na região.

Em Santa Maria da Boa Vista, Fernando Monteiro esteve com o ex-prefeito Humberto Mendes e o ex-secretário de Finanças do município, Sidney Carvalho.

Na cidade, as obras de recuperação da PE-550, no trecho que liga Urimamã a Caraíbas, outro pleito dos sertanejos abraçado pelo deputado, estão em plena execução.

A agenda seguiu também por Petrolina, onde o deputado pernambucano viu de perto um dos quatro poços que tiveram recursos destinados por ele já em funcionamento.

Entre eles, o do Sítio Volta da Carolina, do produtor Clésio, que até então cuidava da produção de ovinos e caprinos e que agora vai conseguir produzir o alimento para a sua criação. Este único poço atende a 16 famílias, reforçando a agricultura familiar da localidade e do seu entorno.

Outras Notícias

STF apura desvio de Zeca na Educação

O deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde,  Zeca Cavalcanti (PTB), é alvo de investigações pela Procuradoria Geral da República no STF. O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o andamento do Inquérito 4.044, em trâmite na Suprema Corte do País contra o ex-prefeito do município. Zeca Cavalcanti é investigado por acusações de crimes […]

zecaO deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde,  Zeca Cavalcanti (PTB), é alvo de investigações pela Procuradoria Geral da República no STF. O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o andamento do Inquérito 4.044, em trâmite na Suprema Corte do País contra o ex-prefeito do município.

Zeca Cavalcanti é investigado por acusações de crimes de responsabilidade e outros crimes contra a administração pública. A informação é da Coligação da candidata Madalena Britto ao blog.

O Inquérito Penal nª 4.044, nasceu de uma investigação da Controladoria Geral da União, realizada no ano de 2009, na Prefeitura de Arcoverde, durante a gestão do ex-prefeito Zeca Cavalcanti.  De acordo com o inquérito, não teria sido identificado pagamentos realizados com recursos do FUNDEB 40 e 60

A investigação revelou que diversos valores saíram de contas do FUNDEB 40 e 60 para outras contas, mas sem a identificação de sua destinação, ou seja, teria se utilizado, ilegalmente, o dinheiro da educação para pagar outros serviços, bens ou aquisições.  Os valores que teriam sido desviados da educação ultrapassam o montante de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).

O Inquérito Penal nª 4.044 foi proposto pela Procuradoria Geral da República, em Brasília. A pedido do procurador, o Ministro Relator Gilmar Mendes, determinou diligências para reunir novas provas que poderão subsidiar a posterior abertura de Ação Penal no Supremo Tribunal Federal.

A Polícia Federal vai tomar os depoimentos dos ex-secretários de finanças (Geovane Freitas) e educação (Angélica Pacheco) do Município e reunir mais provas que comprovem os indícios já identificados pela Procuradoria Geral da República.

Arcoverde: Secretaria da Mulher promove projeto “Maria da Penha Vai à Escola”

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria da Mulher, realizou na manhã da última sexta-feira (3), a abertura do Mês de março, com o Projeto Maria da Penha Vai à Escola. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Severina Bradley, localizada no Povoado de Caraíbas, intensificando a mensagem de Não a Violência Contra a Mulher e […]

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria da Mulher, realizou na manhã da última sexta-feira (3), a abertura do Mês de março, com o Projeto Maria da Penha Vai à Escola. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Severina Bradley, localizada no Povoado de Caraíbas, intensificando a mensagem de Não a Violência Contra a Mulher e o Empoderamento Feminino.

O Projeto Maria da Penha vai à Escola tem como o seu principal eixo a conscientização de alunos e professores, de toda rede de ensino, que o Combate a Violência contra à Mulher deve ser um tema debatido em todos os espaços da nossa sociedade, principalmente nos centros de ensino.

“Não importa a época do ano ou em qual espaço as arcoverdenses estejam, nossa luta é pela vida das mulheres e a gestão liderada pelo Prefeito Wellington Maciel tem esse compromisso”, concluiu a Secretária das Políticas para as Mulheres de Arcoverde, Micheline Valério.

Serra Talhada se aproxima de 110 mortes por Covid-19

Uma idosa de 69 anos faleceu na tarde desse sábado (20) no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, após ser contaminada pelo novo coronavírus. Segundo o Farol de Notícias,  ela residia no bairro São Cristóvão, e estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital desde o mês passado. O teste positivo para a […]

Uma idosa de 69 anos faleceu na tarde desse sábado (20) no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, após ser contaminada pelo novo coronavírus.

Segundo o Farol de Notícias,  ela residia no bairro São Cristóvão, e estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital desde o mês passado.

O teste positivo para a Covid-19, tipo Swab, foi feito no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), ainda no início de fevereiro.

De acordo com informações da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) a serra-talhadense tinha, pelo menos, seis tipos de comorbidades.

Agora Serra Talhada contabiliza 107 óbitos pelo novo coronavírus. Esta contagem se aproxima de 110 mortes, uma vez que os órgãos de saúde ainda não confirmaram, oficialmente, as mortes de Waldir Tenório, que ocorreu em Recife, mas que residia em Serra e a morte do Carlos do Bar Scorpions, que ocorreu em João Pessoa (PB), mas também residia no município onde foi infectado.

Resolução do TCE reforça controle sobre vacinação do Estado e municípios

Em sessão do Pleno, realizada nesta quarta-feira (24), o Conselho do TCE aprovou a Resolução TC nº 122/2021, que trata de normas que visam maior transparência e melhor controle interno, externo e social sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19 do Governo do Estado e das gestões municipais. A nova resolução, desenvolvida pela Gerência […]

Em sessão do Pleno, realizada nesta quarta-feira (24), o Conselho do TCE aprovou a Resolução TC nº 122/2021, que trata de normas que visam maior transparência e melhor controle interno, externo e social sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19 do Governo do Estado e das gestões municipais.

A nova resolução, desenvolvida pela Gerência de Auditoria da Saúde do Tribunal, incorporou o conteúdo de uma proposta de Recomendação Conjunta apresentada pelo Ministério Público de Contas ao TCE. Entre as razões que levaram à expedição do normativo está o “desrespeito à ordem de vacinação, com afronta ao interesse público”, situação que pode contribuir para o colapso do sistema de saúde e resultar em aumento do número de mortes pela Covid-19.

O documento determina que os titulares do Poder Executivo, tanto o Estadual quanto os municipais, devem elaborar, publicar e divulgar, no prazo de cinco dias úteis a partir desta quinta-feira (25), planos de operacionalização da vacinação que estejam em conformidade com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Os programas devem ser atualizados periodicamente de acordo com as fases da imunização e as orientações do Ministério da Saúde.

A Resolução estabelece uma série de instruções para o desenvolvimento desses planos, a exemplo da necessidade da estimativa da população, distribuída por sexo e faixa etária, indicando o público-alvo e as doses necessárias para vacinação em cada uma das fases. 

Também são exigidos o detalhamento da logística e do orçamento para operacionalização do programa e a fixação de meta de cobertura vacinal de 90% para cada grupo prioritário. A comunicação visando orientar a população sobre a estratégia a ser adotada em cada etapa da vacinação também deve ser inserida no plano.

Além disso, é obrigatória a divulgação de diversas informações, em seção específica dos Portais da Transparência ou sites oficiais eletrônicos, a serem atualizadas diariamente. Entre elas, estão os dados de todas as vacinações realizadas pelo Estado e pelos Municípios, indicando, no mínimo, perfil do vacinado, circunstância, o nome da vacina/fabricante, as datas e os locais da vacinação.

A nova resolução entrou em vigor nesta quinta-feira (25), mesmo dia de sua publicação no Diário Eletrônico do TCE.

Gastão Cerquinha, Yane Marques, Patriota, HREC e Anchieta Santos homenageados com Medalha Dom Francisco

O radialista Anchieta Santos postumamente e o Hospital Regional Emília Câmara  estão entre os homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Francisco. A solenidade está marcada para às 14h30 horas, no Cineteatro São José. A entrega ocorre nesta quinta-feira, dia 1º de julho, pelo Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, dentro da programação […]

O radialista Anchieta Santos postumamente e o Hospital Regional Emília Câmara  estão entre os homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Francisco.

A solenidade está marcada para às 14h30 horas, no Cineteatro São José.

A entrega ocorre nesta quinta-feira, dia 1º de julho, pelo Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, dentro da programação de 113 anos do município.

Anchieta Santos será homenageado pelo conjunto de sua contribuição a Afogados da Ingazeira, como comunicador por muitos anos da Rádio Pajeú. O profissional morreu em setembro do ano passado e será representado pela esposa Marineide santos e pela filha, Rhayssa Santos.

Ainda recebem a homenagem a pentatleta afogadense Yane Marques, Medalha de ouro nos Jogos Panamericanos e Bronze nas Olimpíadas de Londres,  Gastão Cerquinha, comerciante e ex-vereador do município, tendo completado cem anos, e o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, presidente licenciado da AMUPE.

Já o Hospital Regional Emília Câmara será homenageado na categoria Instituição pela qualidade no atendimento, com notabilizada melhora após a entrada na gestão da OS Hospital Tricentenário e de equipamentos como UTI. O  diretor Sebastião Duque receberá a honraria na solenidade.