Notícias

Falta de energia em estação elevatória interrompe abastecimento de água em municípios do Pajeú

Por André Luis

Por André Luis

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota nesta terça-feira (19) informando que devido a uma falta de energia na estação elevatória de água bruta de Sertânia, responsável pela captação do sistema adutor do Pajeú, o abastecimento de diversos municípios foi interrompido. A situação afeta diretamente as seguintes cidades: Iguaracy, Quixaba, Carnaíba, Flores (sede), Calumbi, São José do Egito, Tuparetama, Santa Terezinha, Brejinho e Itapetim.

Além disso, os municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira estão operando com produção reduzida, o que impacta as regiões que estavam programadas para receber abastecimento hoje. A previsão fornecida pela Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia, é de que a situação seja normalizada às 21h30.

A retomada do abastecimento em cada município será feita de forma gradual, à medida que a adutora for sendo enchida novamente. A Compesa está trabalhando para agilizar o processo e restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.

A Compesa reforça o compromisso em solucionar o problema o mais breve possível e pede a compreensão da população enquanto trabalham para resolver a situação. A empresa está em contato com a Neoenergia para agilizar os reparos e minimizar os impactos causados pela interrupção do abastecimento.

Outras Notícias

Datafolha: Câmara 38% x Armando 30%

G1 PE Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco: Paulo Câmara (PSB) aparece com 38%, seguido de Armando Monteiro (PTB) com 30%. Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (Pros) tem 3%. Dani Portela (PSOL): 2%. Aparecem com 1% Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana […]

G1 PE

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB) aparece com 38%, seguido de Armando Monteiro (PTB) com 30%.

Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (Pros) tem 3%. Dani Portela (PSOL): 2%. Aparecem com 1% Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU). 

Branco/nulo/nenhum são 16%. Não sabem 6%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. 

Comparativo: Paulo Câmara (PSB) foi de 35% para 38%. Armando Monteiro (PTB) tinha 31% e tem 30%. Lossio (Rede) manteve os 3%.  Ana Patrícia Alves (PCO), Maurício Rands (Pros)e Dani Portela (PSOL) subiram um ponto cada. Simone Fontana (PSTU) manteve 1%. 

Sobre a pesquisa desta sexta-feira, 28: a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.302 eleitores de 55 municípios de Pernambuco, com 16 anos ou mais, entre 26 e 28 de setembro. O Registro no TSE é o PE-03031/2018.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Rejeição: o Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:

Dani Portela (PSOL): 31%

Julio Lossio (Rede): 31%

Paulo Câmara (PSB): 31%

Simone Fontana (PSTU): 31%

Armando Monteiro (PTB): 30%

Ana Patrícia Alves (PCO): 29%

Maurício Rands (PROS): 29%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 9%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%

Não sabe: 6%

Simulação de segundo turno:  Paulo Câmara (PSB): 43% x 38% Armando Monteiro (PTB) (branco/nulo: 16%; não sabe: 3%).

Mais dois: sobe para 24 o número de homicídios em Serra Talhada.

por Bruna Verlene Na noite desta quarta (09) Serra Talhada voltou a viver momentos de pânico. Em menos de uma hora aconteceram dois assassinatos, elevando o número de homicídios para 24 no ano. O primeiro assassinato aconteceu na Rua 11, Alto do Bom Jesus. A vítima foi o ex presidiário José Hélio da Silva, conhecido por “Nego […]

cats
José Helio “Nego Peba”

por Bruna Verlene

Na noite desta quarta (09) Serra Talhada voltou a viver momentos de pânico. Em menos de uma hora aconteceram dois assassinatos, elevando o número de homicídios para 24 no ano. O primeiro assassinato aconteceu na Rua 11, Alto do Bom Jesus. A vítima foi o ex presidiário José Hélio da Silva, conhecido por “Nego Peba”.

Segundo informações, “Nego Peba” chegava em sua residência, quando um homem em uma moto se aproximou e começou a atirar, vindo a atingir a vítima com sete disparos. O ex- presidiário ainda foi socorrido para o Hospital Professor Agamenon Magalhães – Hospam, vindo a falecer por conta dos ferimentos.

Momentos após, a diligência da Polícia Militar vou acionada novamente, desta vez para a Rua Jacinto Alves de Carvalho, centro, onde tinha acabado de acontecer outro assassinado. A vítima, Manoel Filipe Rodrigues de Carvalho, 18 anos, também morador do Bairro Alto do Bom Jesus.

cats1
Manoel Filipe

Os polícias foram informados que Manoel tinha acabado de prestar socorro à  vítima do outro homicídio. Ao sair do Hospam e ao chegar próximo a linha do trem, foi alvejado por cinco disparos. Manoel Filipe faleceu no local. Ainda segundo a polícia, as vítimas são envolvidas com o tráfico de drogas.

Solidão Celebra a Tradição na Festa dos Bacamarteiros 2025

Evento reúne cultura, fé e identidade sertaneja em mais uma edição marcada pela emoção e preservação das raízes locais. Solidão, localizada no coração do Sertão pernambucano, foi palco nos dias 16 e 17 de agosto de 2025 de mais uma edição da tradicional Festa dos Bacamarteiros, que há quase duas décadas celebra uma das manifestações […]

Evento reúne cultura, fé e identidade sertaneja em mais uma edição marcada pela emoção e preservação das raízes locais.

Solidão, localizada no coração do Sertão pernambucano, foi palco nos dias 16 e 17 de agosto de 2025 de mais uma edição da tradicional Festa dos Bacamarteiros, que há quase duas décadas celebra uma das manifestações culturais mais autênticas da região.

A programação teve início no sábado, 16 de agosto, com a tradicional salva de tiros próxima ao portal de entrada da cidade. À noite, a Praça de Alimentação recebeu o público com apresentações culturais, destacando o talento do Grupo de Reisado Domingos Amaro e do Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão.

No domingo, 17 de agosto, os bacamarteiros foram calorosamente recepcionados às 6h da manhã, também no portal da cidade, com um café da manhã comunitário. Em seguida, às 07h30, os grupos seguiram em procissão até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, fortalecendo o elo entre tradição e fé.

O prefeito Mayco Araújo, acompanhado da primeira-dama Erika Barros e do assessor especial Djalma Alves, marcou presença em ambos os dias de festividades, reforçando o apoio da gestão à valorização da cultura popular.

Amupe realiza Assembleia Extraordinária para discutir crise

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, realiza reunião extraordinária nesta terça-feira(28), para discutir com os prefeitos estratégias que possam impedir que a crise financeira dos municípios avancem cada vez mais atropelando as suas tarefas básicas( saúde, educação, segurança pública), entre outras, segundo nota . Essa será uma reunião preparatória […]

12/03/2013. Credito: Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press POLITICA Presidente da Amupe, Jose Patriota.
Presidente da Amupe, Jose Patriota.

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, realiza reunião extraordinária nesta terça-feira(28), para discutir com os prefeitos estratégias que possam impedir que a crise financeira dos municípios avancem cada vez mais atropelando as suas tarefas básicas( saúde, educação, segurança pública), entre outras, segundo nota .

Essa será uma reunião preparatória para a mobilização que a CNM vai realizar no dia 05 de agosto, com todos os prefeitos em Brasília.

Outra mobilização em pauta é o apoio que a Amupe está prestando para a vinda do “Sarah, vem pra Pernambuco”. O objetivo do movimento é que seja construído em Pernambuco uma unidade do Centro de Referência em Reabilitação Hospitalar Sarah Kubitschek, rede que começou em Brasília e já se estende em vários estados,inclusive no Nordeste.

O movimento já sinalizou para doação do terreno os municípios do Cabo , Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. Veja a pauta completa:

Programação Assembleia 28 de julho

FBC comemora resultado de reunião entre Bolsonaro e governadores

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta sexta-feira (22) que a reunião do presidente Jair Bolsonaro com os governadores foi uma “inflexão” na política de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ele voltou a defender as medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 no País, mas ponderou que […]

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta sexta-feira (22) que a reunião do presidente Jair Bolsonaro com os governadores foi uma “inflexão” na política de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Ele voltou a defender as medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 no País, mas ponderou que governos estaduais e prefeituras devem começar a traçar planos para a retomada gradual das atividades.

“Todos reconheceram que a reunião do presidente com os governadores foi um momento de inflexão, de busca de diálogo e entendimento, para que possamos focar as atenções em políticas coordenadas no sentido de vencer esse momento mais crítico de enfrentamento do coronavírus”, disse o senador durante entrevista a emissoras de rádio de Pernambuco.

Fernando Bezerra Coelho ressaltou que estados e municípios devem começar a planejar o retorno gradual das atividades produtivas e do comércio após o pico de contaminação do coronavírus. “Não faz sentido reabrir as atividades antes de atingirmos o pico de disseminação. É importante aguardar, mas governos estaduais e prefeituras devem começar a traçar planos, mesmo que de forma gradual, para o retorno das atividades.”

Ele defendeu, por exemplo, que o governador Paulo Câmara comece a discutir com as prefeituras a flexibilização das medidas de isolamento a partir de junho considerando a realidade de cada município. “A disseminação em Pernambuco não se dá de forma igual. Temos uma situação muito crítica na Região Metropolitana e temos o contágio de forma diferenciada em outras regiões do estado. Não se pode ter uma política igual para Pernambuco inteiro”, explicou o senador.

“Petrolina, por exemplo, é o município que mais testou no estado. O índice de contágio é três vezes menor que na Região Metropolitana. O índice de letalidade é cinco vezes menor. É evidente que Petrolina já está em condições de retomar algumas atividades. Não faz sentido colocar as restrições de forma igual para o estado todo. Acredito que, através do diálogo com as prefeituras, o governo fará algum tipo de flexibilização para que os municípios, de forma cautelosa e planejada, possam promover a volta gradual de algumas atividades”, acrescentou.