Notícias

Fala de Bolsonaro: jornal “ensina” onde fica Paraíba a presidente

Por Nill Júnior

Jornais nordestinos dão destaque à fala em que o presidente Jair Messias Bolsonaro refere-se a nordestinos como “Paraíbas”.

A expressão é usada a muito para tratar de forma discriminatória s figura do nordestino. Edmundo, hoje na TV, quando jogador, já usou a expressão por exemplo para tratar um árbitro cearense que na sua visão prejudicara seu time. “Aí vem esse Paraíba prejudicar a gente”.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que, “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram “espanto e profunda indignação”.

A fala do presidente foi durante uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) assim que se sentou na mesa para dar início a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília.

A conversa foi registrada pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais à tarde.

Jornais como o Aqui Pernambuco satirizaram: o periódico “ensina” ao presidente onde fica a Paraíba no mapa, condenando a fala. O jornal é conhecido pela “resenha” com fatos do cotidiano.

Em resposta, governadores do Nordeste divulgaram uma carta em que cobram explicações do presidente. Eles afirmaram ter recebido “com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”. O comunicado conclui: “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”.

Os governadores do Maranhão e da Paraíba também se manifestaram nas redes sociais. “Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do governo federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (artigo 37 da Constituição)”, disse Flávio Dino (PC do B), do Maranhão.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.

Outras Notícias

Tenente Coronel Sá é promovido e deixa comando do 23º BPM

Como o blog havia adiantado em março, o Tenente Coronel Carlos Eduardo Gomes de Sá, comandante do 23º BPM em Afogados da Ingazeira, foi promovido ao posto de Coronel. As promoções estavam sendo aguardadas no Quartel Geral da Polícia Militar de Pernambuco, em Recife, muitas patentes estavam aguardando as promoções, que estavam previstas para sair […]

Como o blog havia adiantado em março, o Tenente Coronel Carlos Eduardo Gomes de Sá, comandante do 23º BPM em Afogados da Ingazeira, foi promovido ao posto de Coronel.

As promoções estavam sendo aguardadas no Quartel Geral da Polícia Militar de Pernambuco, em Recife, muitas patentes estavam aguardando as promoções, que estavam previstas para sair entre maro ou abril, quer fossem por antiguidade ou por merecimento, como foi o caso do Tenente Coronel Sá.

A especulação de que o tenente coronel Sá seria promovido a Coronel, devido à unidade ter batido as metas no ano passado, nos quatro trimestres, atendendo requisitos do Pacto pela Vida. Com isso o Tenente Coronel Sá iria comandar uma região maior, ou mesmo uma área superior.

Em uma Parada Geral realizada recentemente com todo o efetivo, o oficial já havia se despedido da tropa, agradecendo o empenho e a dedicação de todos.

Com as promoções, o Major Alex Bezerra, que hoje ocupa o sub-comando, passa a ser Tenente-coronel.

As especulações dentro da corporação são de que o ele assumirá o Comando do 23º Batalhão da Polícia Militar, em Afogados da Ingazeira, tendo como subcomandante a Major Mirele Oliveira.

O 23º BPM além de Afogados da Ingazeira, tem a responsabilidade territorial pelos municípios de Carnaíba, Itapetim, Tabira, São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba, Solidão, Brejinho, Santa Terezinha.

Iguaracy: Procuradora esclarece andamento do concurso público de 2024 

A Procuradora do Município de Iguaracy, Sinara Maranhão, esclareceu nesta quinta-feira (28) a situação do concurso público realizado em 2024 e os motivos que levaram à demora na homologação. Em entrevista ao jornalista Roberto Murilo, na sede da Procuradoria, ela afirmou que a gestão do prefeito Pedro Alves aguardava a manifestação do Ministério Público de […]

A Procuradora do Município de Iguaracy, Sinara Maranhão, esclareceu nesta quinta-feira (28) a situação do concurso público realizado em 2024 e os motivos que levaram à demora na homologação. Em entrevista ao jornalista Roberto Murilo, na sede da Procuradoria, ela afirmou que a gestão do prefeito Pedro Alves aguardava a manifestação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre denúncias de possíveis irregularidades no certame.

“Assumimos a gestão e encontramos um concurso em andamento. Desde então, o prefeito vem sofrendo pressão pública para homologá-lo. No entanto, optamos por aguardar a análise e manifestação do Ministério Público, diante das denúncias apresentadas”, disse Sinara.

Segundo a procuradora, a Prefeitura foi notificada pelo MPPE no último dia 26 de agosto e já iniciou os levantamentos necessários para atender à recomendação ministerial. A expectativa, de acordo com ela, é que a homologação parcial ocorra ainda este ano.

“O prefeito estava apenas esperando a manifestação do Ministério Público para poder homologar. Esse processo será feito, de forma parcial, para os candidatos que realizaram as provas no turno da manhã do dia 15 de dezembro de 2024”, explicou.

Já em relação às provas aplicadas no turno da tarde, a procuradora informou que o exame apresentou 12 questões anuladas, correspondendo a 30% da avaliação. “A banca já entrou em contato conosco e se colocou à disposição para iniciarmos as tratativas necessárias na próxima semana”, afirmou.

Ao final, Sinara Maranhão destacou a importância do concurso público para o município e reforçou o compromisso da gestão com a transparência. “O concurso é muito importante para a vida de quem sonha com a carreira pública. A Procuradoria estará sempre aberta e à disposição dos munícipes. A gestão tem compromisso com o povo e vai manter a transparência, combatendo fake news que só buscam espalhar inverdades”, concluiu.

Presidente do TSE fará palestra no Congresso Integrado de Eleitoral em Pernambuco

Evento será realizado nos dias 5 e 6 de agosto em Caruaru e terá participação de diversos especialistas na área O II Congresso Integrado de Direito Eleitoral, que será realizado em Caruaru nos próximos dias 05 e 06 de agosto, contará com a representação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir as atualizações do pleito […]

Evento será realizado nos dias 5 e 6 de agosto em Caruaru e terá participação de diversos especialistas na área

O II Congresso Integrado de Direito Eleitoral, que será realizado em Caruaru nos próximos dias 05 e 06 de agosto, contará com a representação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir as atualizações do pleito este ano. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, confirmou participação no segundo dia do evento, onde fará uma palestra abordando aspectos relevantes que serão enfrentados nas eleições municipais. Além de Cármen Lúcia, única magistrada mulher oriunda do Supremo Tribunal Federal, o congresso também terá palestra da ministra do TSE, Edilene Lobo.

No primeiro dia, a Ministra Edilene Lobo, primeira magistrada negra do TSE, participará da abertura oficial do congresso e será responsável pela palestra magna do evento, onde abordará a temática macro do encontro: “os desafios das campanhas municipais”. Também confirmou sua participação a ex-ministra do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, que irá palestrar sobre “abuso de poder religioso”.

O evento, realizado pelo Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), acontecerá no Centro de Convenções SENAC, em Caruaru, e contará com a participação de grandes especialistas da área no cenário nacional. 

O encontro visa capacitar os envolvidos nas eleições municipais, desde os juízes eleitorais, promotores, advogados, assessores de partidos políticos e os candidatos, além de promover uma análise crítica sobre como essas práticas podem afetar a integridade das eleições, a autonomia do eleitorado e a própria democracia.

O congresso deste ano vai abordar uma pauta que preocupa muitos especialistas e autoridades, como o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens para disseminar notícias falsas e manipular o eleitorado com inteligência artificial, e os meandros da cassação de mandato, bem como as nuances da inelegibilidade. 

A coordenação acadêmica do encontro é do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alexandre Pimentel, do desembargador do TRE-SP, Diogo Rais, e da advogada eleitoralista Diana Câmara. “Vai ser um evento imperdível e uma oportunidade única para quem irá atuar nas eleições deste ano. Serão dois dias de imersão e networking em Caruaru que, nestes dias, será a capital do Direito Eleitoral”, registrou Diana.

Esta será a segunda edição do evento em Caruaru, que realizou uma edição na campanha municipal de 2016 com o público de mais de 700 pessoas. “Teremos uma vasta programação, dinâmica e interativa, com palestra magna, debates entre palestrantes, master class, Teds-Alike, painéis e uma infinidade de inovações. Tudo pensado para ser didático e único. Além disso, vamos ter lançamentos de livros com a presença dos autores. Outro diferencial é a participação de Guilherme Gonçalves, que já tem uma grande bagagem na organização do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, realizado em Curitiba, o maior do Brasil, que espelha o nosso evento”, explica o presidente do Ideppe, o advogado Breno Carrilho.

As inscrições para o congresso ainda estão abertas e podem ser feitas no site www.ideppe.com.br.   

Afogados: Prefeitura inicia pagamento de servidores

Ao todo, 1.402 servidores públicos municipais começam nesta quinta (31) a receber os seus vencimentos. O pagamento representa um incremento de 2,6 milhões de Reais na economia local, com a Prefeitura de Afogados cumprindo uma rotina de quatro anos e oito meses pagando em dia os seus servidores. Nesta quinta, recebem os Servidores das Secretarias de […]

Ao todo, 1.402 servidores públicos municipais começam nesta quinta (31) a receber os seus vencimentos.

O pagamento representa um incremento de 2,6 milhões de Reais na economia local, com a Prefeitura de Afogados cumprindo uma rotina de quatro anos e oito meses pagando em dia os seus servidores.

Nesta quinta, recebem os Servidores das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Administração, Controle Interno, Cultura e Esportes, Educação, Finanças, Infraestrutura, além dos funcionários da procuradoria, coordenadoria da mulher, ouvidoria, gabinete, aposentados e pensionistas. A partir de amanhã (01), recebem os servidores da secretaria de saúde.

“Sabemos que é uma obrigação pagar em dia, mas não podemos deixar de comemorar o acerto de nosso planejamento estratégico e na boa aplicação do que arrecadamos, que vem garantindo estarmos quites com nossos compromissos com os servidores. Sobretudo levando em conta um contexto gravíssimo de crise política, econômica, institucional, com perda de arrecadação e receitas, e em meio a tantos exemplos de descalabro nas contas públicas pelo Brasil a fora. Quatro anos e meio pagando em dia é realmente um feito importante,” destacou o Secretário de Finanças, Ney Quidute.

Escola Arnaldo Alves foi campeã geral do Jogos Escolares

Ascom Os 45º Jogos Escolares – Fase Regional do Sertão do Alto Pajeú estão concluídos.   Foram 10 dias de competições guiadas pelo espírito de equipe. O clima de paz envolveu todos os movimentos, estratégias, interações, comemorações e até os choros. Sim, houve choro: choro pela emoção de ganhar e de perder. Choro pela alegria e […]

Ascom

Os 45º Jogos Escolares – Fase Regional do Sertão do Alto Pajeú estão concluídos.   Foram 10 dias de competições guiadas pelo espírito de equipe. O clima de paz envolveu todos os movimentos, estratégias, interações, comemorações e até os choros. Sim, houve choro: choro pela emoção de ganhar e de perder. Choro pela alegria e entusiasmo do envolvimento esportivo.

E, com grande alegria, celebramos a conclusão de uma edição pacífica, marcada pela paz, pelo senso de equipe e espírito desportivo. A Gerência Regional de Educação Sertão do Alto Pajeú expressa sua sincera gratidão à comissão organizadora desse evento, às equipes escolares, às secretarias municipais, à secretaria estadual de educação e esportes, aos professores e técnicos, aos árbitros, aos atletas e a todos os profissionais da gerência que contribuíram para o êxito dos Jogos Escolares de 2022.

Nos últimos 10 dias testemunhamos performances excelentes, atléticas e guiadas pelo espírito esportivo. Os atletas das escolas municipais, estaduais e federais dos 17 municípios da região do Pajeú competiram nos Jogos Escolares com o verdadeiro espírito desportivo. Foi lindo de se ver!!! Eles mostraram grande perseverança, brilharam, fazendo seu melhor esforço sob um ambiente de jogo limpo e obtiveram resultados maravilhosos…. Muitos quebrando seus próprios recordes.

Ao final, na classificação geral, tivemos: 1º Lugar Geral: EREFEM Arnaldo Alves Cavalcanti; 2º Lugar Geral: EREF Pedro Pires Ferreira; e 3º Lugar Geral: EREM Nossa Senhora de Lourdes.

A GRE congratula os atletas por seus grandes avanços! Faz tributos para todos os que participaram dos Jogos, agradecendo, mais uma vez, a todos que trabalharam tão duro para tornar os Jogos um evento tão grandioso.

Em um momento em que o mundo tanto precisa de entendimento mútuo, colaboração, cooperação e desenvolvimento harmonioso; essa edição dos Jogos representa um testemunho de que nossas crianças e jovens estão dispostos a protagonizar a paz.

Os Jogos Escolares, de maneira solene, cumpriram os compromissos feitos. Esse evento, em todas as suas edições, nos deixa um legado enorme e rico tanto na área da educação e da cultura como do esporte.

Os Jogos são uma grande celebração do esporte, uma grande celebração da paz e uma grande celebração da convivência saudável em sociedade.

Agora, encerrados os 45º Jogos Escolares – Fase Regional – desejamos que vocês, sempre que quiserem achar forças para lutar por um mundo melhor, possam lembrar o vigor, a vitalidade e o espírito de equipe de nossos atletas e de todos os profissionais que orquestraram esse grande evento desportivo.