Notícias

Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush morre aos 94 anos

Por André Luis
Foto: REUTERS/Adrees Latif/File Photo

Pai do ex-presidente George W. Bush comandou o país entre 1989 e 1993. Intervenção dos EUA no Iraque durante guerra do Golfo marcou gestão.

Do G1

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30). Chamado popularmente de “Bush pai” após a eleição do filho George W. Bush como presidente, o republicano foi o 41º presidente a ocupar a Casa Branca, entre 1989 e 1993.

O anúncio da morte foi feito por George W. Bush em um comunicado. “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, afirmou. Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente.

George H. W. Bush se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da CIA e congressista.

Outras Notícias

Pajeú em Poesia teve belos shows e homenagens a Dedé Monteiro

Fotos: Cláudio Gomes Foi um sucesso o  9º Pajeú em Poesia, evento organizado pelo produtor cultural e poeta Alexandre Morais e que nessa edição levou  três atrações especiais para o espaço de Maju Festas. A festa cultural tradicionalmente acontece dia 25 de dezembro. A abertura ficou por conta de  Coração de Poeta, que nasceu em 2011, a partir […]

8caf59e3-4e7f-4895-a89a-63f190fb5f2a

Fotos: Cláudio Gomes

Foi um sucesso o  9º Pajeú em Poesia, evento organizado pelo produtor cultural e poeta Alexandre Morais e que nessa edição levou  três atrações especiais para o espaço de Maju Festas. A festa cultural tradicionalmente acontece dia 25 de dezembro.

A abertura ficou por conta de  Coração de Poeta, que nasceu em 2011, a partir de um projeto cultural criado para homenagear o Poeta sertaniense Walmar Belarmino, com composições do poeta-cantor e compositor Kalu Vital e participação de Filipe Morais, Gaudêncio Neto, júnior Cordel, além dos músicos. Foi um show cheio de elementos culturais, com música e versos de nomes da cultura popular do Sertão.

ba4e8969-6f43-420b-895d-b866afe7f290

a2df5a94-ea1a-40c6-89a8-a663e27eb63c

68ffc9ac-dcc9-4d9a-8221-fe3fb94343df

61a0975b-8981-48b8-adc2-ebe912bf6827

Outro show foi o de Jonathas Malaquias, que apesar de jovem, já coleciona experiência de sobra com sua sanfona, responsável por projetos ao lado de nomes como Geraldo Azevedo, Maciel Melo e tantos outros. Mais um talento do Malaquias da terra da música, Carnaíba. Ele fez homenagens a nomes como Cacá Malaquias, seu tio, e Moacir Santos.

A festa terminou com Encanto e Poesia formado pelos netos de Helena e Louro do Pajeú Antonio Marinho, Greg e Miguel. O trio levou seu  conteúdo poético único e era o mais aguardado pela dimensão que ganhou com os anos de estrada.

5a68f1df-b7b6-42b2-8ae0-e99cff7a6f72

4cd3b420-57aa-4427-8a03-5d5bc7b39217

0af802f4-7757-4c7d-a0f2-fa800180e029

cb5491f1-fe7d-449f-a4e4-3b7d2fc55c8d

Em todo o evento, várias homenagens a Dedé Monteiro, que na semana que passou foi homenageado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, em evento no Palácio das Princesas. O poeta foi aplaudido de pé ao chegar ao local e reverenciado por todos que subiram ao palco. No espaço entre uma ou outra atração os declamadores se revezavam em homenagens ao mestre sertanejo.   Chamado ao palco por Alexandre Morais, Dedé também deu sua canja.

Casal atropelado na PE-320: Audiência de Jefferson Costa acontece hoje em Afogados

Do Blog Juliana Lima Acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 11h, no Fórum de Afogados da Ingazeira, a primeira audiência criminal do duplo homicídio que vitimou o casal João Paulo Amaral da Silva e Gabriela Virgínia da Silva, morto em acidente na PE-320, no trecho entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba. O acusado de […]

Do Blog Juliana Lima

Acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 11h, no Fórum de Afogados da Ingazeira, a primeira audiência criminal do duplo homicídio que vitimou o casal João Paulo Amaral da Silva e Gabriela Virgínia da Silva, morto em acidente na PE-320, no trecho entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba.

O acusado de atropelar e matar os dois jovens, Jefferson Costa de Lacerda, encontra-se solto após conseguir um Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no último mês de fevereiro. A defesa do acusado impetrou o pedido de Habeas Corpus argumentando que não havia justificativa para a manutenção da prisão.

Antes da decisão do TJPE, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio dos promotores Romero Borja e Carolina Gurgel, denunciou Jefferson Costa por duplo homicídio doloso triplamente qualificado. A Justiça decidirá se o acusado irá ou não a júri popular.

O caso

O casal João Paulo Amaral da Silva e Gabriela Virgínia da Silva faleceram após acidente grave no dia 12 de janeiro de 2025, por volta das 19h57, em frente ao “Bar de Antônio Chico”. Segundo a denúncia do MPPE, Jefferson conduzia um Fiat Uno prata (placa PYQ5H96) em alta velocidade e sob influência de álcool quando colidiu com a motocicleta Honda Bross vermelha (placa PEY7984), onde estavam as vítimas.

SINPOL PE e ADDEPE cobram transparência nos critérios de vacinação

A ADEPPE – Sindicato dos Policiais Civis de PE e o SINPOL – Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, se reuniram na manhã desta quinta-feira (8), para discutir temas de interesse de todos os policiais civis, em especial a vacinação, a valorização das carreiras, Lei Orgânica e estratégias jurídicas no que tange à ação […]

A ADEPPE – Sindicato dos Policiais Civis de PE e o SINPOL – Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, se reuniram na manhã desta quinta-feira (8), para discutir temas de interesse de todos os policiais civis, em especial a vacinação, a valorização das carreiras, Lei Orgânica e estratégias jurídicas no que tange à ação dos 33,33%. 

Os representantes de classe querem mais transparência nos critérios de vacinação, principalmente em relação ao número de doses recebidas, aplicadas e também requisitos para a escolha dos policiais a serem vacinados, além do cronograma de vacinação.

Ficou deliberado que as entidades irão articular a construção de um fórum permanente das forças de segurança pública composta pelas entidades e representações de classe visando buscar soluções contra o sucateamento das polícias e a falta de valorização decorrente do destrato do Governo em relação aos policiais. 

Para isso serão convidadas as demais entidades de classe (Polícia Militar, Polícia Científica e Polícia Penal) a fim de se construir uma pauta conjunta.

Até a próxima semana será agendada nova reunião com as lideranças acima citadas.

Pedro Alves se movimenta para dizer que candidato do governador é ele

A ida do prefeito Dessoles para agenda com o governador Paulo  Câmara movimentou o bloco oposicionista na cidade para evitar interpretações políticas equivocadas. O mais preocupado em se posicionar politicamente foi o ex-prefeito e pré-candidato Pedro Alves. Pedro participou de agenda antes de Dessoles de natureza política e ouviu do governador que será ele o […]

PEDRO-ALVES-E-272x300A ida do prefeito Dessoles para agenda com o governador Paulo  Câmara movimentou o bloco oposicionista na cidade para evitar interpretações políticas equivocadas. O mais preocupado em se posicionar politicamente foi o ex-prefeito e pré-candidato Pedro Alves.

Pedro participou de agenda antes de Dessoles de natureza política e ouviu do governador que será ele o seu candidato às eleições deste ano.

A ida de Dessoles com Gonzaga Patriota ao encontro com o governador causou mal estar no bloco oposicionista porque havia receio de que a população identificasse Dessoles como seu candidato.

Assessor da Casa Civil, Adelmo Moura disse ao blog que o apoio socialista ao médico é prego batido e ponta virada.

Polícia Civil e Militar desarticulam ponto de tráfico em Afogados da Ingazeira

Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil de Pernambuco, em operação conjunta com a Polícia Militar, realizou uma ação de combate ao tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico na região de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano. A operação, denominada “Cracolândia”, teve como alvo principal um conhecido ponto de venda de drogas […]

Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil de Pernambuco, em operação conjunta com a Polícia Militar, realizou uma ação de combate ao tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico na região de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano.

A operação, denominada “Cracolândia”, teve como alvo principal um conhecido ponto de venda de drogas na localidade, situado no Beco da Rua Nova. Após investigações conduzidas pela 167ª Circunscrição Policial de Afogados da Ingazeira, vinculada à 20ª Desec, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar na área.

Durante a ação, foram apreendidas diversas evidências relacionadas ao tráfico de drogas, incluindo 179 pedras pequenas e quatro pedras maiores de crack, além de invólucros contendo maconha. Também foram encontrados aproximadamente R$ 9.000,00 em espécie, balanças de precisão, aparelhos de telefonia celular, um simulacro de arma de fogo, uma motocicleta XRE 300 e anotações de provável contabilidade do tráfico.

Como resultado da operação, um indivíduo identificado como P. R. dos S. foi preso em flagrante delito e será submetido a audiência de custódia no Polo de Afogados da Ingazeira.

A ação contou com a participação de equipes de investigação da 167ª Circunscrição Policial, policiais militares do 23º BPM e equipe Malhas da Lei, reforçando o compromisso das forças de segurança com o combate ao crime organizado e a garantia da segurança da população.