Notícias

Estudantes e professores protestam contra cortes no Proupe

Por Nill Júnior

20150914122801436077u (1)

Do Diário de Pernambuco

Um protesto de estudantes e professores percorreu as ruas do centro do Recife na manhã desta segunda-feira. A passeata começou na Rua do Hospício, tomou a Avenida Conde da Boa Vista, seguindo até o Palácio do Campo das Princesas. Com faixas e cartazes, os manifestantes reclamam de cortes no Proupe –  Programa Universidade para Todos de Pernambuco e cobram o pagamento das bolsas, que estariam atrasadas há quatro meses.A verba garante o funcionamento do programa. Imagens foram enviadas para o WhatsApp do Diario de Pernambuco.

Uma comissão, formada por integrantes de oito autarquias – Serra Talhada, Goiana, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Limoeiro, Garanhuns e Cabo de Santo Agostinho – ligadas à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, espera ser recebida pela Secretaria da Casa Civil.

O programa, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, disponibiliza bolsas de estudo a estudantes de ensino superior das autarquias (faculdades) municipais do interior do estado. Para concorrer a uma bolsa de estudo, o candidato deve ser brasileiro, não ter curso superior, ter cursado o ensino médio completo em escola pública e, se em instituição privada, na condição de bolsista integral. Além disto, o aluno deve está matriculado em autarquia integrante do Proupe.
O processo de avaliação dos candidatos é feito da seguinte forma: para os estudantes que estiverem cursando do segundo período em diante, a média das notas obtidas nas disciplinas cursadas, conforme o histórico escolar. Já no caso dos alunos do primeiro período, será avaliada a nota do vestibular a que se submeteu para ingresso no curso para o qual pleiteia a bolsa.

Critério de manutenção de bolsa – O bolsista do Proupe deve manter vínculo de matrícula com o curso da autarquia para o qual concorreu à bolsa. O aluno também deve apresentar aproveitamento acadêmico em, no mínimo, 75%, das disciplinas cursadas em cada período letivo e não pode está matriculado em outro curso.

Outras Notícias

Movimento Tabira Unida defende redução de salários de prefeito, vice, vereadores e secretários

Inspirado na posição do padre Porto da cidade de Mauá da Serra, no Paraná, que defendeu dentro da igreja que os vereadores da cidade baixassem os próprios salários, em Tabira está surgindo o Movimento Tabira Unida. A informação é de Anchieta Santos ao blog. Na cidade das Tradições, o movimento defende que o salário das […]

Fotocharge: mote pra Sebastião
Fotocharge: mote pra Sebastião

Inspirado na posição do padre Porto da cidade de Mauá da Serra, no Paraná, que defendeu dentro da igreja que os vereadores da cidade baixassem os próprios salários, em Tabira está surgindo o Movimento Tabira Unida. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Na cidade das Tradições, o movimento defende que o salário das autoridades tenha por base o mínimo nacional de R$ 788 reais. O Tabira Unida tem duas propostas: a primeira, de que o salário do vereador seja reduzido de R$ 6 mil para dois salários mínimos; Secretário cairia para um mínimo e meio; vice-prefeita, receberia três mínimos e prefeito, quatro salários mínimos.

A segunda proposta seria reduzir apenas os salários de vereador e vice, cargos que podem ser conciliados com outras funções.

Secretários e prefeito, que exigem dedicação total, não teriam os salários alterados.

Em Mauá da Serra a proposta do Padre Porto mobilizou os fiéis da cidade. Resta saber se o Movimento Tabira Unida vai ter o mesmo poder de convencimento aqui no sertão. E se a moda pega…

Eleições 2022: o raio X dos prefeitos no Pajeú

Um levantamento do blogueiro Júnior Finfa nos 17 municípios do Sertão do Pajeú mostra a definição da ampla maioria dos prefeitos já definiu seus candidatos a governador, deputado federal e deputado estadual. Para Governador, apoiam Danilo Cabral Alessandro Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Luciano Torres (Ingazeira), Evandro Valadares (São José do Egito), Gilson […]

Um levantamento do blogueiro Júnior Finfa nos 17 municípios do Sertão do Pajeú mostra a definição da ampla maioria dos prefeitos já definiu seus candidatos a governador, deputado federal e deputado estadual.

Para Governador, apoiam Danilo Cabral Alessandro Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Luciano Torres (Ingazeira), Evandro Valadares (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Adelmo Moura (Itapetim), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Djalma Alves (Solidão), Anchieta Patriota (Carnaíba), Marconi Santana (Flores), Luciano Bonfim (Triunfo) e Márcia Conrado (Serra Talhada).

O Estadual com mais cidades o apoiando é  José Patriota. É apoiado por Alessandro Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira) , Djalma Alves (Solidão) e Anchieta Patriota (Carnaíba).

Paulo Jucá é apoiado por Evandro Valadares (São José do Egito) e deve ser apoiado por Gilson bento (Brejinho). Waldemar Borges será apoiado por Zeinha Torres. Tiago Pontes é o candidato de Sávio Torres, de Tuparetama. Aglailson Victor é o candidato a estadual de Adelmo Moura (Itapetim). Danilo Godoy será apoiado por Nicinha Melo (Tabira). Zé Pretinho vai de Alessandra Vieira ou Edson Vieira. Joaquim Lira será apoiado por Marconi Santana (Flores). Luciano Duque será apoiado por Márcia Conrado (Serra Talhada). Veja o levantamento completo:

Márcia Conrado (Serra Talhada): Danilo Cabral (Governador), Fernando Monteiro (Federal) e Luciano Duque (Estadual);

Alessandro Palmeira (Afogados da Ingazeira): Danilo Cabral (Governador), Pedro Campos (Federal) e José Patriota (Estadual);

Zeinha Torres (Iguaracy): Danilo Cabral (Governador) Renildo Calheiros (Federal) e Waldemar Borges (Estadual);

Luciano Torres (Ingazeira): Danilo Cabral (Governador), Lucas Ramos (Federal) e José Patriota (Estadual);

Sávio Torres (Tuparetama):  Miguel Coelho (Governador), Ricardo Teobaldo (Federal) e Tiago Pontes (Estadual);

Evandro Valadares (São José do Egito): Danilo Cabral (Governador), Tadeu Alencar (Federal) e Paulo Jucá (Estadual);

Gilson Bento (Brejinho): Danilo Cabral (Governador), Silvio Costa Filho (Federal) e Paulo Jucá ou Gustavo Gouveia (Estadual);

Adelmo Moura (Itapetim): Danilo Cabral (Governador), Gonzaga Patriota (Federal) e Aglailson Victor (Estadual);

Delson Lustosa (Santa Terezinha): Danilo Cabral (Governador), Ricardo Teobaldo (Federal) e Gustavo Gouveia (Estadual);

Nicinha Melo (Tabira): Miguel Coelho (Governador), Fernando Filho (Federal) e Danilo Godoy (Estadual);

Djalma Alves (Solidão): Danilo Cabral (Governador), Gonzaga Patriota (Federal) e José Patriota (Estadual);

Anchieta Patriota (Carnaíba): Danilo Cabral (Governador), Lucas Ramos (Federal) e José Patriota (Estadual);

Zé Pretinho (Quixaba): Miguel Coelho (Governador), Federal indefinido e Alessandra Vieira ou Edson Vieira (Estadual);

Marconi Santana (Flores): Danilo Cabral (Governador), Lucas Ramos (Federal) e Joaquim Lira (Estadual);

Luciano Bonfim (Triunfo): Danilo Cabral (Governador), Federal indefinido e José Patriota (Estadual);

Irlando Parabólica (Santa Cruz da Baixa Verde): Marília Arraes (Governadora), Eriberto Medeiros (Federal) e Rodrigo Novaes (Estadual);

Joelson (Calumbi): Governador indefinido, Waldemar Oliveira (Federal) e estadual indefinido, depois da desistência de Rogério Leão.

Pequenos criadores ganharão mais espaço na Expoagro 2017, garante organização

No Debate das Dez da Pajeú desta segunda-feira (26), os secretários de Cultura e Esportes, Edygar Santos, Agricultura,  Ademar Oliveira,  e o coordenador da Exposição de Animais, Toninho Valadares, falaram sobre a reta final nos preparativos para a Expoagro 2017, que terá início na próxima quarta-feira (28). Uma das garantias de Ademar e Valadares foi […]

Foto: André Luiz/Pajeú Radioweb

No Debate das Dez da Pajeú desta segunda-feira (26), os secretários de Cultura e Esportes, Edygar Santos, Agricultura,  Ademar Oliveira,  e o coordenador da Exposição de Animais, Toninho Valadares, falaram sobre a reta final nos preparativos para a Expoagro 2017, que terá início na próxima quarta-feira (28).

Uma das garantias de Ademar e Valadares foi a de que haverá maior quantidade de baias reservadas para animais sem registro. São 89 baias reservadas para animais com registro e 73 para animais sem registro. Uma das cobranças da Expoagro é de que ela seja cada vez mais voltada para a melhoria genética do rebanho.

A abertura oficial será  dia 28 às 18h. A partir desta terça a Secretaria de Agricultura já passa a funcionar no Centro Desportivo, local da Expoagro.

Toninho Valadares fez uma projeção de que mesmo com a crise econômica agravada pela crise política, a exposição terá o mesmo porte do ano passado. Disse também que o fato de a seca não estar tão forte este ano deve ajudar muito.

Quanto aos shows, Edygar reforçou a campanha da Expoagro Solidária, com entrada de um quilo de alimento não perecível para o dia 30,  cuja troca acontece em vários pontos da cidade, e a proibição de mesas na área reservada ao público. Coolers e caixas de isopor serão permitidas, mas com coibição a recipientes e copos de vidro. Um cálculo indica capacidade de 40 mil pessoas para o espaço da festa, segundo o Secretário.

Prefeitura de Tabira anuncia as atrações da 17ª edição do Festival de Frio da Borborema

A cidade de Tabira está se preparando para receber a 17ª edição do Festival de Frio da Borborema. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, conta com o apoio do Governo de Pernambuco e da EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco) e promete trazer muita animação e diversão para os moradores […]

A cidade de Tabira está se preparando para receber a 17ª edição do Festival de Frio da Borborema.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, conta com o apoio do Governo de Pernambuco e da EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco) e promete trazer muita animação e diversão para os moradores e visitantes da região.

O festival terá duas noites de apresentações imperdíveis. Na sexta-feira, dia 21, o palco receberá Elvys Batista e Forró do Bom, Santana o Cantador e Vilões do Forró. Já no sábado, dia 22, será a vez de Ivo & Ivinv, Michel Brocador e Capim com Mel subirem ao palco e animarem o público com seus ritmos contagiantes.

O evento é uma oportunidade única para os moradores e turistas apreciarem a cultura local e se divertirem ao som de grandes artistas da música nordestina.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Tabira convida a todos a participarem desse momento especial, que celebra a cultura, o turismo e o entretenimento na região.

Movimento em defesa do forró autêntico no São João fará mobilização em Congresso da AMUPE

Historicamente escanteados nos festejos juninos de todo o Estado, o Movimento em Defesa dos Sanfoneiros e Trios Pé de Serra aproveitará a realização do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe, no Centro de Convenções, em Salgadinho, Olinda, nesses dias 28, 29 e 30 abril, para sensibilizar prefeitas e prefeitos […]

Historicamente escanteados nos festejos juninos de todo o Estado, o Movimento em Defesa dos Sanfoneiros e Trios Pé de Serra aproveitará a realização do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe, no Centro de Convenções, em Salgadinho, Olinda, nesses dias 28, 29 e 30 abril, para sensibilizar prefeitas e prefeitos dos 184 municípios pernambucanos a mudarem seus olhares para os nossos sanfoneiros, trios pé de serra formados por sanfona, zabumba e triângulo e os demais artistas, cantores e músicos instrumentistas da Terra.

Durante o Congresso, integrantes desse Movimento estarão presentes, num boca a boca com os participantes, além da Divulgação de uma Carta Aberta que será enviada aos gestores municipalistas, secretários, diretores e demais envolvidos com a área cultural. Parlamentares e demais autoridades participantes também serão convocados pelo Movimento em Defesa dos Sanfoneiros e Trios Pé de Serra para abraçarem essa causa, pela valorização e preservação da festa mais pernambucana, mais nordestina que é o São João e todo esse período.

Apesar de levantarem as bandeiras de nossas maiores e melhores Raízes Culturais, esses artistas ficam sempre em segundo plano em relação às atrações vindas de fora, sem a mínima identidade com as nossas tradições, que são tratados com fidalguia e cachês altíssimos, enquanto os daqui recebem minguados e atrasados pagamentos por suas artes. E é bom lembrar que na Assembleia Legislativa de Pernambuco A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça já aprovou o substitutivo 01/2024 aos Projetos de Lei Ordinária 537/2023 e 878/2023, que tratam da contratação de artistas e grupos locais da cultura pernambucana em eventos e festas realizadas pelos podres públicos.