Notícias

Espaço de integrante de grupo anti-Bolsonaro amanhece pixado em São José do Egito

Por Nill Júnior

O bar O Artesão, um espaço alternativo no município de São José do Egito amanheceu pichado esta manhã.

A proprietária, Diandra Bandeira, não tem dúvidas de que o ato tem relação com o perfil do bar e seus posicionamentos políticos.

Ela é uma das egipcienses que integra o grupo Mulheres Contra Bolsonaro na Terra da Poesia.

O ambiente amanheceu pichado com palavras de apoio ao candidato e mensagens usadas na defesa de Bolsonaro.

O bar fica ao lado do prédio do Hospital antigo, onde hoje funciona a Secretaria de Assistência Social. Câmeras de vigilância serão analisadas para buscar identificar os responsáveis.

O nome do estabelecimento é uma homenagem a Leto da Sucan, que faleceu em um acidente de moto há alguns anos. Ele era amante das artes e produziu várias peças que estão lá até hoje. São  carrancas, animais e outras figuras feitas a partir de barro e cimento. O episódio teve repercussão nas redes sociais.

Outras Notícias

Pesquisa Ipec: Marília, 38%; Raquel, 13%; Anderson, 12%; Danilo, 8%; Miguel, 8%

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (6), encomendada pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, com 38% das intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2022, cinco pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 30 de agosto. Em seguida, vêm Raquel […]

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (6), encomendada pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, com 38% das intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2022, cinco pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 30 de agosto.

Em seguida, vêm Raquel Lyra (PSDB), com 13%; Anderson Ferreira (PL), com 12%; Danilo Cabral (PSB), com 8%; e Miguel Coelho (União Brasil), com 8%. Os quatro candidatos continuam empatados tecnicamente no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No comparativo com a pesquisa divulgada em 30 de agosto, Raquel e Anderson tiveram um crescimento de um ponto percentual, Miguel perdeu 1% e Danilo repetiu o percentual de intenções de voto, o que indica um cenário estável na disputa pelo governo estadual.

Intenção de voto estimulada:

Marília Arraes (Solidariedade): 38% (33% na pesquisa anterior, em 30 de agosto); Raquel Lyra (PSDB): 13% (12% na pesquisa anterior); Anderson Ferreira (PL): 12% (11% na pesquisa anterior); Danilo Cabral (PSB): 8% (8% na pesquisa anterior); Miguel Coelho (União Brasil): 8% (9% na pesquisa anterior).

Ainda: Pastor Wellington (PTB): 2% (1% na pesquisa anterior); João Arnaldo (PSOL): 1% (2% na pesquisa anterior); Jadilson Bombeiro (PMB): 1% (0% na pesquisa anterior); Claudia Ribeiro (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior); Jones Manoel (PCB): 0% (1% na pesquisa anterior); Ubiracy Olímpio (PCO): 0% (0% na pesquisa anterior); Brancos e nulos: 8% (13% na pesquisa anterior); Não souberam: 8% (9% na pesquisa anterior).

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro em 50 municípios pernambucanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06355/2022.

Totonho condenado por ato de imbrobidade

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares , e os ex-integrantes da Comissão de Licitação do seu governo, Ênio Amorim Viana e Jailson Alves Machado, foram condenados, em primeira instância. Segundo o Blog do Finfa, a condenação se dá nos autos da Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, processo nº 0000010-97.2014.4.05.8303, movida pelo Ministério Público […]

totonho_valadares-660x330

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares , e os ex-integrantes da Comissão de Licitação do seu governo, Ênio Amorim Viana e Jailson Alves Machado, foram condenados, em primeira instância.

Segundo o Blog do Finfa, a condenação se dá nos autos da Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, processo nº 0000010-97.2014.4.05.8303, movida pelo Ministério Público Federal, que tramita na 38ª Vara Federal de Pernambuco.

Na referida ação os réus foram condenados, de forma solidária, a ressarcirem o erário público o valor de R$ 14.855,36 (Quatorze mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e trinta e seis centavos), além de multa civil individual para cada um dos condenados, no mesmo importe acima mencionado. Da decisão ainda cabe recurso.

Ilma Valerio e Gleybson Martins revelam bastidores da definição da chapa

Por André Luis Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (8), Ilma Valério e Gleybon Martins revelaram os bastidores da definição da chapa da oposição para as eleições municipais de 2024 em Carnaíba. A entrevista, realizada após o anúncio nas redes sociais de Gleybon, buscou aprofundar como se […]

Por André Luis

Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (8), Ilma Valério e Gleybon Martins revelaram os bastidores da definição da chapa da oposição para as eleições municipais de 2024 em Carnaíba. A entrevista, realizada após o anúncio nas redes sociais de Gleybon, buscou aprofundar como se deu a escolha e as perspectivas em torno da campanha.

Ilma Valério explicou que a resolução do impasse na oposição ocorreu após uma série de conversas e articulações. Destacou a importância da democracia no processo, ressaltando que a união da oposição foi resultado de um entendimento consolidado em outubro, quando o deputado Álvaro Porto, apoiado pela oposição em Carnaíba e atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), esteve na cidade para discutir a possibilidade de uma aliança.

“Álvaro Porto se comprometeu a conduzir esse processo para ficar isento, eu e Gleison. E antes de ontem à noite, por volta das 9 horas, ele ligou. Pedindo que fôssemos a Recife ontem, pois Álvaro queria conversar conosco. Confesso que foi uma surpresa e muito rápido”, informou Ilma

A empresária sublinhou que, juntamente com Gleybon Martins, manteve um diálogo constante, alinhado ao respeito pelo processo democrático. A decisão de escolher o candidato por meio de pesquisa foi tomada para evitar imposições e garantir uma escolha legítima. A pesquisa foi encomendada e conduzida por Álvaro Porto, que se comprometeu a manter a isenção no processo.

Ilma Valério relatou a surpresa ao receber um convite para uma reunião em Recife, onde foram apresentados os resultados da pesquisa. Os números, segundo ela, estavam muito próximos, mas a vitória foi determinada por mínimos pontos. Isso resultou na definição da chapa, com ela como candidata à prefeitura e Gleybon Martins como vice.

Gleybon Martins, ao ser questionado sobre a reação à notícia, esclareceu que a decisão já era esperada e fazia parte de um planejamento iniciado em outubro. Ele reafirmou seu compromisso com o projeto e pediu tranquilidade aos apoiadores, ressaltando que, ao lado de Ilma Valério, está pronto para atender à população e construir um governo que atenda às necessidades do município.

“Quero pedir tranquilidade às pessoas que defendiam meu nome, pois continuo com o mesmo compromisso, agora junto com Ilma Valério. Estamos prontos para atender a população, ouvir as demandas e construir um projeto de governo que atenda às necessidades do povo de Carnaíba”, destacou Gleybson.

A entrevista também abordou a relação da oposição com a governadora Raquel Lyra. Gleybon Martins destacou que ainda não há pronunciamento oficial, mas as conversas estão em andamento, e o grupo de oposição está confiante em construir um projeto forte e coeso.

Com a chapa definida, os próximos passos da campanha incluem intensificar agendas, realizar visitas às comunidades e ouvir atentamente as necessidades da população. Ilma Valério e Gleybon Martins reiteraram o compromisso em construir uma administração que atenda às demandas do povo de Carnaíba e proporcione uma mudança positiva para o município.

Adelmo já agenda ida a Brasília para tratar de investimentos. Equipe, só em dezembro

Eleito para governar Itapetim pela a quarta vez com 58,83% dos votos validos, Adelmo Moura (PSB) ao lado do Prefeito Arquimedes Machado (PSB) e outras lideranças, agradeceu na  rádio Pedras Soltas FM de Itapetim pela a votação recebida. Falando a jornalista Taciana Lopes o prefeito eleito disse que ainda esta semana viaja para Brasília ao […]

thumbnail_dsc_9896Eleito para governar Itapetim pela a quarta vez com 58,83% dos votos validos, Adelmo Moura (PSB) ao lado do Prefeito Arquimedes Machado (PSB) e outras lideranças, agradeceu na  rádio Pedras Soltas FM de Itapetim pela a votação recebida.

Falando a jornalista Taciana Lopes o prefeito eleito disse que ainda esta semana viaja para Brasília ao lado do Prefeito Arquimedes Machado, onde juntos com deputado Federal Gonzaga Patriota(PSB) participarão de audiências com os Ministros da Educação e das Cidades, para garantir novas emendas para o município a partir de 2017.

Adelmo prometeu atrair  novas indústrias numa parceria publica privada. Também pretende  construir o Galpão do Desenvolvimento, onde vai agregar as novas empresas que quiserem se instalar no município. Outro desafio é conseguir o asfalto que liga São Vicente a divisa com a Paraíba e o asfalto que liga Placas a Piedade.

Falando sobre a nova equipe de governo, Adelmo disse que só vai discutir a questão em dezembro.

TCE-PE recomenda melhorias no transporte escolar em Serra Talhada

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE-PE) julgou regular, com ressalvas, uma auditoria que analisou a contratação e execução de serviços de transporte escolar pela Prefeitura de Serra Talhada, com foco na verificação das rotas percorridas.  O processo teve o conselheiro Carlos Neves como relator.  Em seu voto, que foi aprovado por unanimidade, Neves […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE-PE) julgou regular, com ressalvas, uma auditoria que analisou a contratação e execução de serviços de transporte escolar pela Prefeitura de Serra Talhada, com foco na verificação das rotas percorridas. 

O processo teve o conselheiro Carlos Neves como relator. 

Em seu voto, que foi aprovado por unanimidade, Neves citou achados do relatório de auditoria, incluindo falhas no projeto básico, como a ausência da relação das escolas com localização georreferenciada (localização precisa com base em dados geográficos), o número de alunos a serem transportados por turno, o mapa rodoviário do município, e a planilha com as reais extensões das rotas.

A auditoria também encontrou problemas como motoristas com documentação irregular, além de veículos inadequados, como carros e camionetes, e sem Certificado de Segurança Veicular. Esses pontos, considerados mais graves, já são objeto de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), firmado entre a prefeitura e o TCE-PE em julho de 2023, por meio do qual o município se comprometeu em regularizar os problemas. 

Para corrigir as falhas encontradas (aquelas que não são objeto do TAG em curso), o conselheiro recomendou melhorias nos controles internos da Secretaria de Educação do município. 

Como não foi constatado prejuízo aos cofres públicos, o processo foi julgado regular, com ressalvas. A decisão foi proferida na última sessão de 2024, em 17 de dezembro.