Notícias

Engenheiro de pesca explica peixes mortos na área da barragem de Brotas

Por André Luis

Centenas de peixes mortos foram encontrados nesta quarta-feira na barragem e chamou a atenção.

Por André Luis

Nesta quarta-feira (08.04), centenas de peixes foram encontrados mortos no leito do rio Pajeú, logo abaixo do vertedouro da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira. O fato, que logo chamou a atenção da população, foi registrado em vídeo por Evandro Lira, pela TV Samburá e retransmitido no Facebook da Rádio Pajeú. Veja vídeo acima.

Em entrevista a nossa redação por WhatsApp, o engenheiro de pesca, Gilmar Aguiar, que coordenada o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Afogados da Ingazeira, e também toca uma empresa de consultoria e projetos em aquicultura, explicou que o fato é comum.

Segundo Gilmar a causa da morte foi falta de oxigenação. “O que eu pude analisar tecnicamente como engenheiro de pesca pelo vídeo que eu assisti, foi que essa mortandade da espécie conhecida por Curimatã, foi consequente a uma baixa oxigenação, devido a barragem não estar mais vertendo”, analisou.

Aguiar chamou a atenção para os pontos de alagamento no local onde os peixes foram encontrados. “Como essa barragem não está mais vertendo, esses pontos de alagamento acumularam uma alta densidade de peixes, a biomassa desses animais aumentou e consequentemente houve uma diminuição do oxigênio. Também a pouca profundidade desses pontos de alagamento fez com que a água esquentasse demais, elevando assim o nível de estresse desses animais que não suportaram e vieram a morrer”, explicou.

Gilmar também disse que a única coisa que poderia ter sido feita para evitar a grande quantidade de peixes mortos seria retirá-los dos pontos de alagamento e leva-los para a barragem.

Questionado se outro evento poderia ter causado a morte dos peixes, como por exemplo um alto de grau de nível de concentração de agrotóxicos no solo que poderiam ter sido levados para a água pelas chuvas, o engenheiro de pesca disse que só uma análise nos animais mortos poderia comprovar isto. “Seria preciso coletar os animais e leva-los para um laboratório para analisar”, mas disse achar muito difícil que outro evento tenha sido o responsável pelo fato.

“Pode ter acontecido, mas eu não acredito. O professor Elton, da unidade de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que possui vasta experiência no assunto, que também analisou as imagens, não vê outra possibilidade. Pode até ser que tenha, não podemos descartar, mas nessa primeira análise foi isso, a falta de oxigenação”, esclareceu.

Gilmar ainda afirmou: “temos experiência de outros eventos parecidos como este principalmente nesta época de chuvas onde as barragens estão vertendo e percorrendo o leito do rio Pajeú é o que a gente mais vê. E em outros momentos já fizemos outras analises e o que foi verificado foi isso mesmo. A questão da falta de oxigenação que causou a mortandade dos animais”, afirmou o engenheiro.

Outras Notícias

‘Chicó existiu e morou em Taperoá’, na PB, conta primo de Ariano

Do G1 ‘Chicó’ existiu e morou em Taperoá, no Cariri paraibano. O relato sobre o personagem icônico de Ariano Suassuna em O Auto da Compadecida é de Manoel Dantas Vilar, 77 anos, primo do escritor que morreu na quarta-feira (23). ‘Seu Manoelito’ explicou que, à semelhança do personagem, famoso por contar histórias fantásticas que oscilavam entre o […]

ariano_manoel-dantas_primo
Manoel Dantas é primo de Ariano Suassuna (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Do G1

‘Chicó’ existiu e morou em Taperoá, no Cariri paraibano. O relato sobre o personagem icônico de Ariano Suassuna em O Auto da Compadecida é de Manoel Dantas Vilar, 77 anos, primo do escritor que morreu na quarta-feira (23).

‘Seu Manoelito’ explicou que, à semelhança do personagem, famoso por contar histórias fantásticas que oscilavam entre o real e o imaginário, o falecido Chicó original era conhecido na cidade pelo mesmo apelido e costume de imaginar e relatar causos heróicos.

Ao contrário do mentiroso e vadio que na obra de Ariano se satisfazia com o mero prazer de protagonizar suas histórias fictícias, Manoel Dantas explicou que ‘João Grilo’ foi uma adaptação literária do personagem que permeava a cultura popular de cordel, originalmente concebido em contos medievais, adaptados às narrativas que ambientavam o matuto na seca nordestina.

“João Grilo é um personagem clássico da literatura, que sobrevivia graças à sua astúcia, de onde Ariano se inspirou para recriar os atos de seu próprio João Grilo no Auto da Compadecida”, diz o primo do escritor.

Também protagonista da obra mais conhecida do literato paraibano, Chicó era “um doido que morava na cidade”, segundo Manoel Dantas. “Até o nome era igual. Tinha dois doidos emTaperoá, na época, eram ‘Ventania’ e ‘Chicó’. Dos personagens de Ariano, Chicó realmente existiu. No Auto da Compadecida, tem muita conversa lá na boca do Chicó [personagem] que eram ‘verdades’ contadas pelo Chicó de Taperoá”, confirmou Seu Manoelito.

“Chicó existia e morava em Taperoá. Morava lá para o lado do [sítio] Chã da Mata, no fim da ‘rua grande’. Ariano teve contato com ele por algum tempo. Ariano ainda viveu em Taperoá até 1942, depois foi para Pernambuco”, disse.

Sobre a convivência com o primo escritor, dramaturgo e poeta, o engenheiro e fazendeiro Manoel Dantas conta que mesmo a diferença de uma década de idade não afastou o convívio de ambos. “Aquela casa ali embaixo é dele”, disse Manoel, apontando para uma das construções existentes na fazenda Carnaúba dos Dantas, zona rural de Taperoá.

“Ele passava aqui sistematicamente nos meses de julho, janeiro e fevereiro. Depois os filhos cresceram e ele veio menos. Ariano comprou também um sítio aqui perto e batizou de ‘Malhada do Gato’. Isso porque o pai dele possuía antigamente uma terra que se chamava ‘Malhada da Onça’, mas ele disse que a terra dele era tão pequena que não caberia uma onça, só um gato”, afirmou.

Tem muita conversá lá na boca do Chicó [personagem] que eram ‘verdades’ contadas pelo Chicó de Taperoá”.

Crítico do PT, Marquinhos Dantas se alia à Márcia Conrado 

A prefeita Márcia Conrado anunciou nesta segunda-feira (1°) a chegada de mais uma liderança de oposição para o seu grupo político em Serra Talhada. Em suas redes sociais, a prefeita desejou as boas-vindas ao empresário e comunicador Marquinhos Dantas, que esteve com ela de manhã acompanhando a entrega de ambulâncias à população na Praça Sérgio […]

A prefeita Márcia Conrado anunciou nesta segunda-feira (1°) a chegada de mais uma liderança de oposição para o seu grupo político em Serra Talhada. Em suas redes sociais, a prefeita desejou as boas-vindas ao empresário e comunicador Marquinhos Dantas, que esteve com ela de manhã acompanhando a entrega de ambulâncias à população na Praça Sérgio Magalhães. 

“O que move o mundo e as pessoas é o sentimento de amor e união, é a certeza que juntos podemos ir mais longe, conquistando dia após dia melhorias para a população. Bem-vindo, Marquinhos Dantas, pois acredito que somar esforços é fundamental para atendermos os serra-talhadenses dentro de suas necessidades. Vamos juntos, unidos, respeitando o próximo e fazendo valer o nosso slogan, que é cuidar do povo”, escreveu Conrado. 

Militante de Direita, curiosamente Marquinhos Dantas é mais um crítico do Partido dos Trabalhadores a integrar o grupo de Márcia após o ex-secretário Carlito Godoy e o vereador Vandinho da Saúde, dois ex-aliados da prefeita. Os detalhes da aliança não foram divulgados, mas segundo informações de bastidores, Dantas deverá apoiar o pré-candidato Danilo Cabral para governador, seguindo a orientação de Márcia. Ainda não se sabe se ele terá cargo no governo da petista. 

Marquinhos Dantas foi um dos adversários de Márcia Conrado na briga pelo comando da prefeitura de Serra Talhada nas Eleições 2020, quando obteve 1.659 votos, o que corresponde a 3,78% dos votos válidos. Ele ficou na quarta posição, perdendo para Márcia, Socorro Brito e Victor Oliveira. Em 2016, Dantas foi candidato a vice-prefeito na chapa da oposição liderada por Victor Oliveira, ocasião em que perderam para Luciano Duque por uma diferença de 5.441 votos. Na eleição anterior, em 2012, a esposa de Dantas, Tatiana Duarte, foi eleita vice-prefeita na chapa de Duque, mas romperam em 2015. 

Hoje tem Elba e Geraldo Azevedo no Festival de Inverno de Garanhuns

por Anchieta Santos Iniciado nesta quinta (17), o Festival de Inverno de Garanhuns tem sequência hoje com shows de Azulão e Azulinho, Waldonys, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Após esses shows haverá uma Homenagem a Dominguinhos: Liv Moraes, Mariana Aydar, Guadalupe, Sandro, Nádia Maia e Elba Ramalho.

Foto_MarceloLyra_SantoLima_040-vert

por Anchieta Santos

Iniciado nesta quinta (17), o Festival de Inverno de Garanhuns tem sequência hoje com shows de Azulão e Azulinho, Waldonys, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

Após esses shows haverá uma Homenagem a Dominguinhos: Liv Moraes, Mariana Aydar, Guadalupe, Sandro, Nádia Maia e Elba Ramalho.

Multa do TCE a Manoel Enfermeiro é de mais de R$ 300 mil

Tribunal diz que presidente realizou eventos em plena pandemia, quando determinação era de isolamento social. Inclusive suspeita se ocorreram mesmo ou não A Auditoria Especial instaurada na Câmara Municipal de Serra Talhada pelo TCE analisou contratações de empresas de capacitação, inscrições de agentes públicos e gastos com diárias em eventos no exercício financeiro de 2020. […]

Tribunal diz que presidente realizou eventos em plena pandemia, quando determinação era de isolamento social. Inclusive suspeita se ocorreram mesmo ou não

A Auditoria Especial instaurada na Câmara Municipal de Serra Talhada pelo TCE analisou contratações de empresas de capacitação, inscrições de agentes públicos e gastos com diárias em eventos no exercício financeiro de 2020. As informações foram divulgadas em primeira mão pelo Afogados On Line.

A referida Auditoria apurou irregularidades na execução de despesas envolvendo a contratação de empresa de capacitação, inscrição de agentes públicos e gastos com diárias em eventos nas Cidades de João Pessoa e Maceió. Como interessados a empresa IMB Cursos, Carlos Alberto Barbosa Pereira, Manoel Casciano da Silva, o Manoel Enfermeiro,  Treinar Tecnologia e Capacitação e Carlos Alberto Barbosa Pereira.

O Relatório Técnico de Auditoria apontou as seguintes irregularidades: pagamento de despesas com inscrições para eventos sem a efetiva comprovação dos gastos, no valor de R$ 70.700,00; pagamento de despesas com diárias para eventos em época de pandemia e sem efetiva comprovação dos gastos, no valor de R$ 246.050,00;  fracionamento de despesas e fuga ao processo licitatório e desproporcionalidade entre o quadro de servidores comissionados e efetivos.

O Ministério Público de Contas se manifestou no sentido em impugnar os gastos realizados. Isso porque as atividades aconteceram em plena pandemia, quando havia obrigatoriedade de isolamento social provocado pela Covid-19 no exercício de 2020. Ou seja, as atividades não poderiam acontecer. Há análise se de fato ocorreram ou se foram eventos criados para alocar os recursos.

Com isso, a Segunda Câmara, à unanimidade, julgou irregular o objeto do processo de auditoria especial de conformidade, responsabilizando, quanto às suas contas de Manoel Enfermeiro. Ainda aplicou multa e imputou débito no montante de R$ 316.750,00, sendo R$ 32.200,00 em cunho solidário com o Instituto Municipalista do Brasil IMB Cursos Eirelli e R$ 38.500,00, com a Treinar Empresa de Treinamento e Tecnologia Ltda, na qualidade de beneficiárias das despesas indevidas.

Serra Talhada: dados confirmam queda nos números da covid-19

Segundo levantamento da Prefeitura município também tem um dos menores percentuais de letalidade no estado. A Prefeitura de Serra Talhada apresenta dados oficiais referentes à evolução da Covid-19 no município. Os dados levantados pela Secretaria de Transparência Fiscalização e Controle no último sábado (05.09) sinalizam uma tendência de queda nos números de casos confirmados, percentual […]

Segundo levantamento da Prefeitura município também tem um dos menores percentuais de letalidade no estado.

A Prefeitura de Serra Talhada apresenta dados oficiais referentes à evolução da Covid-19 no município. Os dados levantados pela Secretaria de Transparência Fiscalização e Controle no último sábado (05.09) sinalizam uma tendência de queda nos números de casos confirmados, percentual de casos ativos e aumento no percentual de casos recuperados.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira (04.09), foram registrados 42 novos casos no intervalo de 24 horas, somando 3.482 casos confirmados, 3.221 pacientes recuperados, 211 casos ativos em recuperação, 105 casos suspeitos, 15.034 descartados e 50 óbitos.

O gráfico apresenta a evolução diária dos casos confirmados no município, nele é possível observar claramente um perfil de queda pela qual passa o município.

Diante da consolidação dos dados desde o início da pandemia, o município apresenta um percentual de casos ativos de 6,06%, um percentual de recuperados de 92,50%. O número de casos ativos, 211, é o mesmo de aproximadamente dois meses, ou seja, números equivalentes às datas de 03 e 07 de julho, quando o município registrou 210 e 207 casos ativos respectivamente.