Notícias

Empresas iniciam desmobilização de canteiro de obras na Barragem de Ingazeira

Por Nill Júnior

IMG-20151221-WA0003-588x400O que se temia foi confirmado em nota do vereador Joel Gomes: As obras da Barragem de Ingazeira com aproximadamente 75% concluídas, sofreram um duro baque: as empresas que cuidam da obra estão fazendo o que se chama de desmobilização da obra.

O processo é pior que a já problemática paralização, porque representa muito trabalho e retirada da montagem da infraestrutura necessária para a obra, como vias de acesso, locais para a instalação dos escritórios e áreas de vivência, além do equipamento utilizado para o transporte de materiais.

As empresas consorciadas Gmec e Novatec, sem comunicação ao Dnocs, alegando falta de repasses, já havia demitido cem funcionários. Agora, sem a conclusão das obras e com a desmobilização, perderam esperança de retomar as atividades.

“Desabilitam assim o sonho de todos nós desde 21 de junho de 1941, quando o Presidente Getúlio Vargas assinou o primeiro decreto de desapropriação das terras que seriam cobertas pelo Lago da Barragem de Ingazeira”, diz Joel.

Joel emitiu ofício ao Deputado Federal Gonzaga Patriota para tentar pressionar Dnocs e Ministério da Interação. Agora, uma nova retomada levará ainda mais tempo pela necessidade de nova montagem da mobilização dos canteiros.

Reunião debate o tema sábado: O Ministério Público e a  Comissão Parlamentar do Pajeú organizam dia 13, sábado, no Ginásio de Esportes de Itapetim às 09h uma reunião para lutar contra o movimento. Além dos atuais vereadores e prefeitos, estão sendo convocados candidatos(as) ao cargo no próximo pleito.

Outras Notícias

Eleição indireta deve definir novo prefeito de Água Preta-PE, decide TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, nesta terça-feira (10), o julgamento de embargos de declaração envolvendo a cassação dos mandatos de Noelino Magalhães de Oliveira Lyra e Teodorino Alves Cavalcanti Neto, eleitos prefeito e vice-prefeito de Água Preta, em Pernambuco, em 2020.  Os ministros decidiram, de forma unânime, que a Câmara de Vereadores deve realizar […]

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, nesta terça-feira (10), o julgamento de embargos de declaração envolvendo a cassação dos mandatos de Noelino Magalhães de Oliveira Lyra e Teodorino Alves Cavalcanti Neto, eleitos prefeito e vice-prefeito de Água Preta, em Pernambuco, em 2020. 

Os ministros decidiram, de forma unânime, que a Câmara de Vereadores deve realizar eleição indireta para escolher os novos governantes do município.

A chapa foi cassada em maio deste ano pelo TSE pelas práticas de abuso de poder econômico e compra de votos nas Eleições 2020. Os eleitos também foram declarados inelegíveis por oito anos, a partir da condenação. A decisão reformou o entendimento do TRE de Pernambuco, que havia rejeitado o pedido de cassação por suposta ausência de provas robustas sobre os delitos eleitorais.

Na sessão do dia 8 de agosto, o então relator do caso no TSE, ministro Raul Araújo, já havia determinado que a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Água Preta fosse feita na modalidade indireta. A maioria dos magistrados votou no mesmo sentido, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista formulado pelo ministro Floriano de Azevedo Marques.

Ao apresentar voto-vista na sessão de hoje, o ministro votou por acompanhar integralmente a decisão do relator, a fim de manter a inelegibilidade dos envolvidos e a eleição indireta, em conformidade com o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Segundo a norma, a decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta eleição indireta se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato. Processo relacionado: Embargos de Declaração no Recurso Especial Eleitoral 0600682-08.2020.6.17.0038.

Zeca Cavalcanti recebe visita do senador Fernando Dueire

No último sábado (29), o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, recebeu em sua residência o senador Fernando Dueire e sua comitiva. O encontro também contou com a presença do vice-prefeito Siqueirinha. Durante a visita, o prefeito Zeca e o senador Dueire, ao lado da primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, conversaram […]

No último sábado (29), o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, recebeu em sua residência o senador Fernando Dueire e sua comitiva.

O encontro também contou com a presença do vice-prefeito Siqueirinha.

Durante a visita, o prefeito Zeca e o senador Dueire, ao lado da primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, conversaram sobre as questões da política nacional e, ainda, o tradicional São João de Arcoverde.

O jornalista Edmar Lyra também esteve presente. 

“A visita de caráter informal, serviu para fortalecer laços pessoais, ressaltando a importância do diálogo entre os líderes e do compromisso do prefeito Zeca Cavalcanti, em trabalhar cada vez mais pra tornar Arcoverde uma cidade forte novamente”, destacou a assessoria de comunicação do prefeito.

Bloco Tô na Folia celebra 24 anos de tradição no Carnaval de Afogados 

O bloco Tô na Folia completou 24 anos de história nesta segunda-feira (3), levando alegria e solidariedade para o Carnaval de Afogados da Ingazeira. Criado pelo ex-prefeito Totonho Valadares com uma proposta inicial político-eleitoral, o bloco se consolidou como uma tradição carnavalesca na região do Pajeú. Com uma ação solidária, o bloco trocou 3 mil […]

O bloco Tô na Folia completou 24 anos de história nesta segunda-feira (3), levando alegria e solidariedade para o Carnaval de Afogados da Ingazeira. Criado pelo ex-prefeito Totonho Valadares com uma proposta inicial político-eleitoral, o bloco se consolidou como uma tradição carnavalesca na região do Pajeú.

Com uma ação solidária, o bloco trocou 3 mil abadás por alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes da cidade.

O percurso pela Avenida Rio Branco foi embalado pelos shows de Tuca Barros e do DJ W Rocha. Ainda contou com a Orquestra Show de Frevo na concentração que aconteceu no semáforo da Rio Branco.

O vice-prefeito e atual coordenador do bloco, Daniel Valadares, destacou a importância do evento em suas redes sociais:

“O bloco mais solidário e tradicional da região do Pajeú trouxe mais uma vez energia e alegria, contagiando a Avenida Rio Branco. Esse é o bloco Tô na Folia, com 24 anos de história, folia e solidariedade. Dá para sentir a vibração pelas imagens e vídeos. Gostaria de agradecer a participação de cada um. Carnaval é isso! Muito obrigado, Tuca Barros e DJ W Rocha.”

O desfile contou com os tradicionais bonecões do ex-prefeito Totonho Valadares e do prefeito Sandrinho Palmeira, que acompanhou o evento ao lado de Totonho e de Daniel Valadares.

Carnaíba registra maior chuva da última década

Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Carnaíba na noite desta quinta-feira (22). Teve ponto da cidade onde choveu 107mm em outros foram 123mm, se transformando na maior chuva da última década no município. Em Afogados foi fraquinha, apenas 1mm. Ouvintes do Rádio Vivo informaram a ocorrência de chuvas também no Góes com […]

Foto: Cauê Rodrigues

Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Carnaíba na noite desta quinta-feira (22). Teve ponto da cidade onde choveu 107mm em outros foram 123mm, se transformando na maior chuva da última década no município.

Em Afogados foi fraquinha, apenas 1mm. Ouvintes do Rádio Vivo informaram a ocorrência de chuvas também no Góes com 102mm, Capim Grosso, Pé de Ladeira, Pelo Sinal, Caiçara, Matinha, Serrote Verde, Serra Branca, Rosilho, Serrinha e Covoadas.

Veja os números da chuva dessa quinta-feira (22):

Afogados da Ingazeira – 2 milímetros, Brejinho – 21 mm, Carnaíba – 123 mm, Itapetim – 43 mm, São José do Egito – 5 mmm, Solidão – 1,9 mm, Quixaba- 80 mm. (Dados de acordo com o IPA).

Abaixo seguem alguns registros da chuva em Carnaíba:

PSB insiste: quer apoio do PT em PE mas veto a Marília

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo PT e PSB negociariam apoios regionais. Em Pernambuco, os socialistas precisam que o PT os apoie, vetando a candidatura própria de Marília Arraes. Em troca, o PSB poderia retirar a pré-candidatura de Marcio Lacerda em Minas Gerais, apoiando a reeleição do petista Fernando Pimentel (PT-MG). Os dois partidos discutem alianças em […]

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

PT e PSB negociariam apoios regionais. Em Pernambuco, os socialistas precisam que o PT os apoie, vetando a candidatura própria de Marília Arraes. Em troca, o PSB poderia retirar a pré-candidatura de Marcio Lacerda em Minas Gerais, apoiando a reeleição do petista Fernando Pimentel (PT-MG).

Os dois partidos discutem alianças em sete estados: Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte, Amapá, Paraíba, Bahia e Sergipe.

O PT também almeja o apoio do PSB na campanha presidencial —mas integrantes da legenda socialista acreditam que os petistas já respirariam aliviados com a simples neutralidade, evitando que os socialistas se aliassem a Ciro.

Já com o PDT de Ciro Gomes os socialistas estão afinados no Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.