Destaque, Notícias

Empresa de ônibus do pai da governadora Raquel Lyra opera irregularmente em PE

Por Nill Júnior

Do @metropoles

A empresa de ônibus do pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor.

Um documento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pelo Metrópoles revela que os veículos da Logo Caruaruense rodam sem vistorias há pelo menos três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências que devem ser cumpridas para não colocar em risco a segurança dos passageiros.

A Logo Caruaruense é do pai da governadora, o ex-governador João Lyra Neto. A empresa possui 50 ônibus cadastrados que fazem o transporte intermunicipal. O relatório técnico da EPTI afirma que os veículos da empresa tiveram a última inspeção realizada em 2022, ano em que Raquel Lyra foi eleita. Desde então, os ônibus não passaram por nova avaliação técnica exigida anualmente.

Empresa de ônibus do pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, opera de forma irregular desde o início do governo da filha.

A empresa é a Logo Caruaruense, pertencente a João Lyra Neto, pai da governadora.

Documentos da EPTI indicam que os ônibus circulam sem vistorias obrigatórias há pelo menos três anos.

A empresa também está com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC).

A frota tem 50 ônibus no transporte intermunicipal.

A última inspeção técnica ocorreu em 2022, ano da eleição de Raquel Lyra.

Desde então, os veículos não passaram pelas avaliações anuais exigidas por lei.

Todos os ônibus têm mais de 10 anos, ultrapassando o limite legal permitido para operação.

A idade média da frota é de cerca de 14,5 anos, quase três vezes acima do permitido.

Imagens mostram condições precárias, como pneus carecas e cintos de segurança quebrados.

A EPTI abriu processo administrativo para avaliar a renovação do certificado da empresa.

Outras Notícias

Em dezembro acontecerá o Torneio Afogadense Absoluto de Xadrez

A APX (Associação Pajeú de Xadrez) e a ANAX (Associação do Núcleo Afogadense de Xadrez) realizarão o Afogadense Absoluto, Pensado, Ativo e Relâmpago Oficiais. A competição acontecerá dia 21 de dezembro. Só serão permitidas participações de afogadenses e as inscrições podem ser feitas até a data da competição às 8h da manhã. O evento, segundo a organização […]

SJE2

A APX (Associação Pajeú de Xadrez) e a ANAX (Associação do Núcleo Afogadense de Xadrez) realizarão o Afogadense Absoluto, Pensado,
Ativo e Relâmpago Oficiais. A competição acontecerá dia 21 de dezembro.

Só serão permitidas participações de afogadenses e as inscrições podem ser
 feitas até a data da competição às 8h da manhã.

O evento, segundo a organização é o oficial do município por contar com apoio da maioria dos enxadristas, da FPEX e da Prefeitura Municipal.

Afogados: falece comerciante Josué Bezerra, o Josa da Verdura, aos 50 Anos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, o comerciante Josué Bezerra, popularmente conhecido como Josa da Verdura. Ele tinha 50 anos e era uma figura conhecida na cidade. Josa havia retornado para casa recentemente após um longo período de internação no HREC devido a um AVC. […]

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, o comerciante Josué Bezerra, popularmente conhecido como Josa da Verdura. Ele tinha 50 anos e era uma figura conhecida na cidade.

Josa havia retornado para casa recentemente após um longo período de internação no HREC devido a um AVC. No entanto, neste domingo (11), sofreu uma parada cardíaca e foi levado às pressas de volta ao hospital. Na unidade, ele teve uma nova parada e foi encaminhado para a UTI, onde, infelizmente, não resistiu e veio a falecer na madrugada desta segunda-feira.

Em junho deste ano, Josa já havia enfrentado uma situação crítica, quando sofreu uma parada cardíaca de 35 minutos, sendo reanimado pela equipe médica do HREC após ser dado como morto.

A perda de Josa ocorre poucos meses após a morte de sua esposa, Maurilia, de 47 anos, que faleceu em março deste ano devido a um infarto. O casal deixa três filhos: Jackson, Josué e Maria Clara.

A comunidade local lamenta profundamente a perda do comerciante, que era conhecido por sua dedicação ao trabalho e pela simpatia com os clientes.

PC-PE deflagra operação para combater crimes de corrupção no Sertão de Pernambuco

A operação foi realizada em Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito  Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a 68ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de Abantesma, termo que significa “fantasma”. A ação, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e presidida pelo delegado Gregório Ribeiro, titular […]

A operação foi realizada em Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito 

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a 68ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de Abantesma, termo que significa “fantasma”. A ação, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e presidida pelo delegado Gregório Ribeiro, titular da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (4ª DECCOR), tem como foco desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro.

Detalhes da operação

Iniciadas em abril de 2021, as investigações revelaram um esquema criminoso em municípios do Sertão pernambucano. Nesta quinta-feira, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, autorizados pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira, com alvos nos municípios de Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito.

A operação mobilizou 60 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, com apoio técnico da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD).

Os materiais apreendidos estão sendo encaminhados para a Delegacia de São José do Egito, onde serão analisados para subsidiar o avanço das investigações.

Segundo a Polícia Civil, mais informações sobre a operação serão divulgadas em breve pela Assessoria de Comunicação da instituição. A expectativa é que os resultados contribuam para desmantelar a organização criminosa e garantir a responsabilização dos envolvidos.

A Operação Abantesma reforça o compromisso do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) em combater crimes contra a administração pública e promover a integridade no setor público.

“Bancada dos condenados” segue tendo proteção de Hugo Motta e cia

No pior Congresso da história, deputados seguem blindando colegas investigados, condenados e até foragidos. O caso mais recente envolve Carla Zambelli — presa na Itália, condenada no Brasil e, ainda assim, protegida por um parecer que tenta mantê-la no mandato. Enquanto isso, nomes como Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro seguem desfrutando das benesses públicas, mesmo […]

No pior Congresso da história, deputados seguem blindando colegas investigados, condenados e até foragidos. O caso mais recente envolve Carla Zambelli — presa na Itália, condenada no Brasil e, ainda assim, protegida por um parecer que tenta mantê-la no mandato.

Enquanto isso, nomes como Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro seguem desfrutando das benesses públicas, mesmo atuando de fora do país. Situações que revelam um modelo político que ignora a ética e zomba do contribuinte.

O alerta feito por Nill Júnior é direto: cabe à sociedade decidir se esse é o Congresso que quer manter ou se é hora de depuração nas urnas. Veja comentário para a Itapuama FM:

Tabira: assinada ordem de serviço para continuação da obra de saneamento

Aconteceu nessa terça-feira, 24, por volta das 13h, na recepção da Prefeitura Municipal, a assinatura da ordem de serviço para dar continuidade na obra de saneamento básico de Tabira, que foi iniciada em outro mandato e estava paralisada causando transtornos à população. Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Sebastião Dias, o vice Zé Amaral, vereadores […]

Aconteceu nessa terça-feira, 24, por volta das 13h, na recepção da Prefeitura Municipal, a assinatura da ordem de serviço para dar continuidade na obra de saneamento básico de Tabira, que foi iniciada em outro mandato e estava paralisada causando transtornos à população.

Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Sebastião Dias, o vice Zé Amaral, vereadores e representantes da equipe de governo, onde receberam a comitiva da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

“Se vocês soubessem do valor que representa a obra em termos de benefícios a saúde… pasmem aos números que eu vou apresentar: a cada um real que a gente gasta, a gente economiza quatro reais em saúde, na hora que a gente investe em saneamento” destacou o superintendente regional, Aurivalter Cordeiro.