Notícias

Empresa de Juazeiro (BA) se destaca na geração de bioeletricidade

Por Nill Júnior

O Brasil tem capacidade para gerar 13.000 megawatts (MW) médios de energia derivada da cana-de-açúcar, o equivalente a 3 usinas de Belo Monte. Em Juazeiro (BA), o potencial de produção de bioenergia da Agrovale, uma das maiores empresas do ramo no Nordeste, é suficiente para atender uma cidade com cerca de 214 mil habitantes.

Seu alto volume de produção energética permite que o excedente seja comercializado no mercado interno e no sistema de energia elétrica de várias regiões do Vale do São Francisco.

Especializada na produção de açúcar e etanol, a Agrovale também vem se destacando na geração da bioenergia, um segmento que tem se demonstrado estratégico para o país. Segundo dados da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA), a bioeletricidade já representa mais de 2% da energia consumida anualmente no país. Com potencial para ser a segunda maior fonte de eletricidade das casas brasileiras, atrás apenas das usinas hidroelétricas, a bioenergia é essencialmente sustentável. Em 2010, foi responsável pela economia de 4% da água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, no período mais seco do ano.

O engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Antonio de Almeida Fernandes, lembra que o Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado. “A produção de álcool e geração de energia através do bagaço da cana e outros insumos é de extrema importância para o cenário nacional e, por que não dizer, mundial”, explicou.

Professor Almeida também destacou a importância da Agrovale como produtora regional de bioenergia. “Produzindo álcool e injetando na rede elétrica em torno de 5.040.000 kWh de energia elétrica mensais, a Agrovale tem um papel fundamental e é parte importante da geração distribuída do nordeste”, pontuou o professor da Univasf, lembrando ainda que o Vale do São Francisco tem potencial para implementação de outros empreendimentos agrícolas e de produção de bioenergia.

De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, a escolha da empresa por se consolidar na geração da bioenergia, a partir do bagaço da cana, está relacionada à sustentabilidade e à inovação tecnológica. “A indústria brasileira da cana-de-açúcar é hoje um dos setores mais inovadores e sustentáveis do agronegócio mundial. Então estamos numa busca contínua pela redução da emissão de CO2 ao mesmo tempo em que produzimos inovações que tragam mais empregos para o país”, salienta.

Com 5.032 funcionários, a Agrovale é a maior geradora de empregos diretos em Juazeiro. Baseando-se em pesquisas regulares, a empresa desenvolveu técnicas modernas de irrigação para solo de semiárido e, com o tempo, atingiu os maiores níveis de produtividade em cana-de-açúcar do mundo. Hoje, ela é uma das maiores no Nordeste na produção de açúcar, bioenergia e etanol.

Outras Notícias

Para Roberto Amaral, PSB optou pelo coronelismo apoiando Aécio

 Do Portal BR 247 O presidente do PSB, Roberto Amaral, criticou a posição de seu partido, que decidiu apoiar o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção no lugar de Amaral, com o governador […]

 r-amaralDo Portal BR 247

O presidente do PSB, Roberto Amaral, criticou a posição de seu partido, que decidiu apoiar o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção no lugar de Amaral, com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como primeiro vice-presidente.

“Essa é uma característica da classe dominante pernambucana. Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor de engenho vai morar em Boa Viagem [avenida em área nobre de Recife], ele continua ideologicamente senhor de engenho”, declarou Amaral.Minoria na sigla, Amaral deve deixar a direção do partido no próximo dia 13, dia da eleição da Executiva.

“Quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo”, disse em entrevista ao “Estado de S. Paulo”.

Afogados: Prefeitura inaugura iluminação natalina

A noite deste Domingo (16) foi cheia de luz e fé em Afogados da Ingazeira com a inauguração da iluminação/decoração natalinas na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. A iluminação conta com mais 500 piscas em led branco, iluminando peças decorativas como o trenó do […]

A noite deste Domingo (16) foi cheia de luz e fé em Afogados da Ingazeira com a inauguração da iluminação/decoração natalinas na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

A iluminação conta com mais 500 piscas em led branco, iluminando peças decorativas como o trenó do Papai Noel, túnel que dá acesso ao presépio, velas decorativas, árvore de natal e um grande letreiro com os dizeres “Feliz Natal”. O presépio montado pela Prefeitura traz peças em tamanho real, e foi abençoado pelo Padre Gilvan Bezerra.

Um bom público prestigiou a inauguração das peças decorativas, que, de imediato, tornaram-se pontos atrativos para fotos e selfies.

A cerimônia contou com as presenças do Prefeito José Patriota e primeira-dama, Madalena Leite; Vice-Prefeito Alessandro Palmeira e esposa, Vereadores Franklin Nazário, Sargento Argemiro e Luiz Besourão, além do Secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, e o seu adjunto, César Tenório, sob quem ficou a responsabilidade pela decoração e iluminação natalinas.

A noite também teve apresentações dos Músicos da Escola Municipal Bernardo Devanir Ferreira, e das alunas da Escola Argemiro Veras, da cidade de Ingazeira, que ao som de Todas as Nossas Senhoras, de Roberto Carlos, dançaram e encantaram o público que lotou a praça.

“Esse ano pensamos em uma decoração mais iluminada, aproveitando também a iluminação fixa da praça, para que não só a população, mas também os visitantes possam não só tirar foto mas lembrar que Jesus é luz, é paz, e é essa a mensagem que queremos passar para as pessoas com a decoração desse ano”, destacou Cesar Tenório.

O Prefeito José Patriota destacou a alegria do momento, em poder compartilhar com a população a alegria dessa inauguração.

“Essa é uma noite de muita alegria e também de demonstração de fé, pois todos os anos a inauguração da decoração natalina reúne várias famílias, jovens, crianças e idosos em um só sentimento, o de gratidão e de amor por tudo o que representa Jesus Cristo em nossas vidas”, destacou Patriota.

Segundo o Secretário de Cultura,  Edygar Santos, a programação para as festas de fim de ano será lançada pela secretaria ainda esta semana, mas já conta com nomes confirmados como o tenor Igor Alves, da cidade de Triunfo.

Flávio Marques anuncia secretariado na sexta-feira

O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, e seu vice, Marcos Crente, anunciarão os nomes dos secretários que comporão a nova gestão na próxima sexta-feira (20), um dia após serem diplomados. A informação foi confirmada pelo próprio Flávio durante entrevista ao programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM na última sexta-feira(13). Na ocasião, Flávio criticou a […]

O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, e seu vice, Marcos Crente, anunciarão os nomes dos secretários que comporão a nova gestão na próxima sexta-feira (20), um dia após serem diplomados.

A informação foi confirmada pelo próprio Flávio durante entrevista ao programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM na última sexta-feira(13).

Na ocasião, Flávio criticou a situação em que a gestão da prefeita Nicinha Melo deixará o município, destacando a precariedade da frota de veículos.

Ele compartilhou em suas redes sociais imagens de carros abandonados e sem motor em oficinas de Afogados da Ingazeira, ilustrando o sucateamento que, segundo ele, será um dos primeiros desafios de sua administração.

Outro problema enfrentado será o atraso no pagamento do INSS, que, de acordo com Flávio, não é quitado há três meses.

A situação, segundo ele, colocará a nova gestão à prova já no primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto para o dia 10 de janeiro.

Além do débito previdenciário, Flávio revelou que herdará outras dívidas, como a conta com a Celpe, que tem impedido novas ligações elétricas, mantendo espaços como os pátios multiuso na escuridão. Há também pendências com o SAMU, entre outros compromissos financeiros.

Apesar das dificuldades, Flávio anunciou que, junto com a apresentação dos secretários, divulgará recursos já assegurados em Brasília para áreas como Educação, Saúde e Esportes.

Ele também antecipou o lançamento do que chamou de “maior programa de pavimentação da história de Tabira”.

Flores: Marconi acompanha entrega dos boletos do Garantia-Safra e início de reforma em escola

O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve ontem, segunda-feira (08), acompanhando o início da entrega dos boletos do Garantia-Safra 2018, que aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Onze de Setembro, com continuidade nesta terça-feira (09), no distrito de Sítio de Fátima. O trabalho está sendo realizado através da secretaria de agricultura e o Conselho […]

O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve ontem, segunda-feira (08), acompanhando o início da entrega dos boletos do Garantia-Safra 2018, que aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Onze de Setembro, com continuidade nesta terça-feira (09), no distrito de Sítio de Fátima.

O trabalho está sendo realizado através da secretaria de agricultura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano.

O gestor municipal ainda lembrou que, a prefeitura de Flores foi uma das primeiras a quitar a 6 (seis) parcelas, do Garantia-Safra 2017, no valor de R$ 15.597,50 (quinze mil reais, quinhentos e noventa e sete reais e cinquenta centavos), totalizando R$ 93. 585,00 (noventa e três mil reais e quinhentos e oitenta e cinco centavos), o que vai beneficiar 1835 agricultores, que tiveram perda de safra.

“Foi uma ano onde estreitamos nossa relação com o homem e a mulher do campo. Muitas ações foram realizadas. Mas, o nosso desejo maior é que Deus mande chuva para que os nossos agricultores possam plantar, colher e permanecer em suas propriedades”. Disse Marconi.

Educação

No mesmo dia, o prefeito Marconi Santana acompanhou o início dos trabalhos da reforma e ampliação da Escola Municipal Onze de Setembro.

A intervenção é fruto de uma parceria, município e Governo de Pernambuco. A unidade escolar iniciou 2017, com a proposta de regime integral, com a garantia por parte da Secretaria de Educação de Pernambuco de realizar a reforma e ampliação, que terá aplicação de recursos por parte da prefeitura, para que o equipamento educacional seja 100% melhorado.

O valor do investimento está orçado em mais de R$ 900 mil e a previsão para entrega são de 7 (sete), meses.

Alexandre Farias passará por cirurgia para implantar prótese craniana

O jornalista Alexandre Farias foi vítima de uma bala perdida no dia 16 de setembro de 2017 quando voltava pra casa, em Caruaru, no Agreste do Estado Da Rádio Jornal O jornalista Alexandre Farias, de 40 anos, atingido na cabeça por uma bala perdida em Caruaru, em setembro do ano passado, vai passar por uma […]

O jornalista Alexandre Farias foi vítima de uma bala perdida no dia 16 de setembro de 2017 quando voltava pra casa, em Caruaru, no Agreste do Estado

Da Rádio Jornal

O jornalista Alexandre Farias, de 40 anos, atingido na cabeça por uma bala perdida em Caruaru, em setembro do ano passado, vai passar por uma cirurgia para a colocação de prótese no crânio.

O procedimento está previsto para acontecer por volta das 18h desta quinta-feira (1º), no Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central do Recife.

O irmão de Alexandre, José Santos Junior, conta que a expectativa da família é de que o procedimento seja de grande ajuda na recuperação do jornalista. Ele explica como deve ser a intervenção. “É um procedimento da colocação de uma prótese, porque foi retirada uma parte da calota craniana dele devido à lesão. Essa prótese a gente estava com muita expectativa porque os médicos acreditam que ele tenha uma memória bem acentuada, não só esteticamente como também clinicamente”, contou.

O jornalista, que era apresentador da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, foi socorrido às pressas e chegou a perder massa encefálica depois de uma cirurgia. Dias depois, ele foi transferido para o Recife, onde permanece internado, sem previsão de alta. José ressalta a boa evolução do quadro clínico do irmão. “A evolução dele é clara, bem animadora para todos nós. Até porque ele responde bem às sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e psicólogos”, destacou.

O Hospital Esperança deve divulgar, no fim da tarde desta quinta, um boletim sobre a realização da cirurgia.

Relembre o caso

Alexandre Farias foi atingido por uma bala perdida em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, dia 16 de setembro de 2017. A tragédia aconteceu durante uma troca de tiros entre policiais e homens suspeitos de praticar roubos no Alto do Moura.

Os cinco suspeitos de envolvimento no crime já foram presos pela polícia. Jeferson Santos da Silva, 26 anos, foi encontrado escondido em uma residência nesta terça-feira (19). Os outros quatro, Vagner Santos Figueiredo, 30 anos; José Raniere de Oliveira Simão, 32 anos; Vitor Luiz Bezerra da Silva, 20 anos; e Iérica Alves do Nascimento, idade não informada, foram presos ainda na segunda-feira (18), após a polícia trocar tiros com o grupo em um sítio na zona rural da cidade. Durante a perseguição policial, o suspeito Igor Alves do Nascimento, de 34 anos, foi baleado e morreu no local.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, roubo majorado, lesão corporal grave, tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.