Notícias

Empreendedores afogadenses concluem curso do Sebrae que só acontece em 34 países

Por Nill Júnior

IMG_9032 (1)No último final de semana, 25 empreendedores de Afogados da Ingazeira concluíram o curso de imersão Empretec, metodologia da ONU – mais especificamente da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, cuja sigla em inglês é UNCTAD.  A Sala do Empreendedor chegou à cidade em  parceria do SEBRAE com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

O curso é desenvolvido no Brasil com exclusividade pelo SEBRAE. Apenas 34, dos mais de 180 países do mundo tem autorização para a realização do curso.

São 60h de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age. De segunda até o último sábado, os empreendedores participaram do Empretec, em um horário intensivo, das 8h às 18h, com pausa apenas para o almoço.

Para participarem do Empretec, os alunos são avaliados pelos consultores do SEBRAE, que diagnosticam se os interessados tem perfil para a imersão empreendedora.

O Empretec tem como base 10 características comportamentais: 1) Busca de oportunidade e iniciativa; 2) Persistência; 3) Correr riscos calculados; 4) Exigência de qualidade e eficiência; 5) Comprometimento; 6) Busca de informações; 7) Estabelecimento de metas; 8) Planejamento e monitoramento sistemáticos; 9) Persuasão e rede de contatos; 10) Independência e autoconfiança

O Prefeito de Afogados, José Patriota, participou do encerramento do curso, ao lado dos consultores do SEBRAE e propôs a implantação de uma agenda permanente entre o poder público municipal e os empreendedores locais.“Quero propor uma agenda permanente, com monitoramento, para que possamos discutir e buscar soluções não apenas para os problemas do empreendedorismo, mas para os problemas da cidade que tenham relação com a atividade empreendedora,” destacou Patriota.

Outras Notícias

Pajeú dá start à contagem regressiva para programação dos 64 anos

Data será marcada por entrega do novo parque de transmissões e evento no Cine São José. programação percorrerá todo mês de outubro A data de hoje marcou o início da contagem regressiva para a programação pelos 64 anos da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira. O programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, trouxe detalhes da […]

Data será marcada por entrega do novo parque de transmissões e evento no Cine São José. programação percorrerá todo mês de outubro

A data de hoje marcou o início da contagem regressiva para a programação pelos 64 anos da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira. O programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, trouxe detalhes da programação com uma conversa entre o comunicador Nill Júnior, também Gerente Administrativo, e Paulo André de Souza, da SP Eletrônica, responsável técnico pela montagem do nocvo parque de transmissão da emissora.

A Rádio Pajeú comemora 64 anos de história com um momento especial: a entrega do segundo parque de transmissão da emissora. O local está a 840 metros acima do nível do mar, o ponto mais alto de Afogados da Ingazeira.

Copm ele, a Pajeú passa a operar com uma capacidade maior, no intuito de chegar a todas as cidades da Diocese de Afogados, áreas do Moxotó, Sertão Central e Paraíba.

Outro novidade é o aperfeiçamento das transmissões nas redes sociais, com maior profissionalização e imagens também captadas por câmeras panorâmicas na torre da emissora e na Serra da Gangorra. No local da nova torre, haverá uma iluminação especial sinalizando sua localização. Esse mês marca  também a chegada do novo transmissor e link para a operação.

Dia 4 de outubro no Cine São José às 20 horas, haverá o ato oficial de lançamento da nova etapa, coma  presença de autoridades e o início oficail da operação, que tem o apoio da SP Eletrônica e da Hidro Eletro. Haverá ao final uma atração musical a ser confirmada.

A programação festiva, com apoio de instituições, empresas privadas e parlamentares, terá atividades durante todo o mês de outubro.  O projeto terá também cobertura das redessociauis da emissora e do blog.

Liderança incontstável: dos que ouvem rádio como principal fonte de notícias, a Rádio Pajeú alcança 72,7% de preferência, contra 20,8% da segunda colocada e 3,5% dos que citaram outros veículos, segundo o Instituto Múltipla. Em agosto do ano passado, no calor da cobertura eleitoral, essa preferência chegou a incríveis 76,7%.

A emissora é a primeira do Sertão Pernambucano, décima do estado e primeira ligada à uma Diocese e à igreja a operar no estado. Isso porque a Rádio Olinda, da Arquidiocese de Olinda e Recife, nasceu antes, mas foi adquirida pela igreja depois.

Graças à sua liderança, protagonismo social e relevância na região, a Rádio Pajeú é a força motriz que movimenta a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios. Além da Pajeú a entidade mantém o Museu do Rádio, único do gênero no estado, e recentemente retomou as atividades do Cine São José, adquirindo equipamentos de ponta e mantendo programação regular.

Sávio Torres consegue vitória em ação de convênio para realização de shows

O prefeito de Tuparetama Sávio Torres obteve  uma importante vitória no Superior Tribunal de Justiça relativo às ações criminais que responde em razão de supostas dispensas indevidas de licitação provenientes da execução dos convênios firmados junto ao Ministério do Turismo para a realização de eventos festivos. A informação é de sua assessoria ao blog. O […]

O prefeito de Tuparetama Sávio Torres obteve  uma importante vitória no Superior Tribunal de Justiça relativo às ações criminais que responde em razão de supostas dispensas indevidas de licitação provenientes da execução dos convênios firmados junto ao Ministério do Turismo para a realização de eventos festivos. A informação é de sua assessoria ao blog.

O STJ no julgamento do recurso (Agravo em Recurso Especial nº 1.310.079 – PE) entendeu não haver crime na contratação de artistas via inexigibilidade de licitação quando ficou devidamente comprovado que os eventos festivos ocorreram e foram pagos com cachês de valores de mercado.

Cita o STJ que o entendimento majoritário da Casa é que para a configuração do delito previsto no art. 89 da Lei n. 8.666/1993 e necessária a presença do elemento subjetivo especial de causar dano ao erário, com a ocorrência do efetivo prejuízo a Administração Publica, o que não ficou comprovado nos autos do processo.

Conforme informa ao blog, o advogado Napoleão Filho, militante na causa, esse julgado serve de paradigma para todas as outras ações penais que o Ministério Público Federal intentou contra o Prefeito, cujo desfecho deve ser pela absolvição de todas pelo mesmo fundamento.

O tema rendeu muitos questionamentos a Sávio pela oposição no processo eleitoral de 2016 que lhe taxava de réu condenado nestas ações criminais sobre eventos festivos, que eram tidos como fantasmas.

“Sempre estive com a minha consciência tranquila. Serei absolvido de todas as acusações que me são indevidamente feitas, apesar do desejo vingativo e leviano de seus opositores que não esperam o resultado final do Poder Judiciário”, disse o prefeito.

Acordão STJ Savio Torres

Armando cumpre agenda nas ruas de Garanhuns

A Avenida Santo Antônio, coração comercial de Garanhuns teve na manhã deste sábado (26) a presença de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, durante caminhada pelo centro da cidade, ao lado do vice Paulo Rubem (PDT), do prefeito Izaias Régis (PTB), do senador Humberto Costa (PT), de deputados federais […]

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A Avenida Santo Antônio, coração comercial de Garanhuns teve na manhã deste sábado (26) a presença de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, durante caminhada pelo centro da cidade, ao lado do vice Paulo Rubem (PDT), do prefeito Izaias Régis (PTB), do senador Humberto Costa (PT), de deputados federais e de lideranças políticas do Agreste.

Armando visitou lojas, conversou com moradores do município, com mototaxistas e turistas que estão na cidade para participar da 24ª edição do Festival de Inverno.

Armando tem uma relação histórica com Garanhuns e com o Agreste, onde fez investimentos importantes na construção e reforma de escolas do Senai e onde é admirado pelos micro e pequenos empresários, principal base da economia da região, por sua luta antiga em defesa do fortalecimento do setor.

Para Armando, que esteve na noite desta sexta-feira (25) no polo Mestre Dominguinhos, Garanhuns é um polo comercial, educacional e turístico importante para Pernambuco.

“Sempre participei do Festival de Inverno de Garanhuns e Pernambuco tem o compromisso de continuar trabalhando para fortalecê-lo nos próximos anos. É um grande evento, que se consolida e atrai mais pessoas de vários Estados a cada ano”, afirmou Armando.

Ministro da Educação assina portaria que credencia FVP de João Alfredo

Nesta quinta-feira (9), representantes da Faculdade Vale do Pajeú (FVP) estiveram no evento de adesão do Governo de Pernambuco ao programa Pé-de-Meia, promovido pelo Governo Federal, na Arena Pernambuco. O diretor geral da instituição, Cleonildo Lopes destacou a importância do programa para a educação básica e superior do país. O programa Pé-de-Meia, lançado pelo Ministro […]

Nesta quinta-feira (9), representantes da Faculdade Vale do Pajeú (FVP) estiveram no evento de adesão do Governo de Pernambuco ao programa Pé-de-Meia, promovido pelo Governo Federal, na Arena Pernambuco.

O diretor geral da instituição, Cleonildo Lopes destacou a importância do programa para a educação básica e superior do país.

O programa Pé-de-Meia, lançado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, é considerado um grande incentivador da educação básica, servindo como base sólida para o ensino superior. Cleonildo Lopes ressaltou a relevância do programa, classificando-o como um marco na educação brasileira.

“Este programa é o maior incentivador da educação básica para o país, sendo um alicerce para o ensino superior. Uma festa linda da educação”, afirmou o Diretor Geral da FVP.

Durante o evento, o Ministro da Educação, Camilo Santana, assinou e publicou a portaria de nº 464, que credencia a Faculdade Vale do Pajeú – Unidade João Alfredo. Esse momento foi celebrado como um marco histórico para a instituição de ensino.

A FVP expressou seus agradecimentos a diversas autoridades que contribuíram para esse importante passo. Entre eles, o Ministro da Educação, Camilo Santana, o senador Humberto Costa, o deputado estadual Joãozinho Tenório, a governadora Raquel Lyra, os deputados federais Carlos Veras e Túlio Gadelha, o assessor parlamentar Jadiel Lopes, o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, a Ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos e o prefeito do Recife João Campos.

Afogados: Infraestrutura destaca iluminação pública e anuncia novidades para a zona rural

Projeto Terreiro Iluminado visa levar iluminação para a zona rural da cidade Por André Luis No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, realizado na quinta-feira (6), foram discutidos os avanços do programa de eficiência energética em iluminação pública de Afogados da Ingazeira. Durante a entrevista, o secretário adjunto de Infraestrutura, Carlos Neves, e […]

Projeto Terreiro Iluminado visa levar iluminação para a zona rural da cidade

Por André Luis

No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, realizado na quinta-feira (6), foram discutidos os avanços do programa de eficiência energética em iluminação pública de Afogados da Ingazeira. Durante a entrevista, o secretário adjunto de Infraestrutura, Carlos Neves, e o coordenador do Departamento de Iluminação Pública do município, José Geraldo de Sousa, apresentaram um panorama atualizado e compartilharam informações sobre novas iniciativas voltadas para a zona rural.

O programa de substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED teve início está sendo uma prioridade da administração do prefeito Sandrinho. Carlos Neves ressaltou que esse projeto visa aprimorar a eficiência energética, reduzir custos operacionais e promover uma iluminação mais eficiente e sustentável para a cidade.

Uma etapa crucial desse programa foi a implementação do georreferenciamento de todo o parque de iluminação, o que permitiu identificar e solucionar problemas existentes, como postes com potência irregular e lâmpadas inoperantes. O sistema de georreferenciamento também tem facilitado a manutenção, uma vez que a equipe responsável recebe notificações de problemas relatados pela população, através da ouvidoria.

Outro marco importante foi a parceria estabelecida com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que concedeu ao município um programa de 500 lâmpadas de LED. “Essa conquista é resultado do comprometimento e do trabalho dedicado da equipe do Departamento de Iluminação Pública, sob a liderança de Seu Geraldo. As lâmpadas já foram instaladas, proporcionando benefícios imediatos, como uma iluminação mais eficiente e uma redução no consumo de energia”, informou Carlos.

“Seguindo os avanços do programa, entre 2022 e 2023 mais de mil lâmpadas de LED já foram implantadas, o que representa cerca de 60% do total de substituições necessárias. O objetivo é dar continuidade ao projeto, que tem impacto direto na qualidade da iluminação pública e na economia de energia”, afirmou Geraldo.

Carlos Neves revelou ainda a existência de um novo projeto denominado “Terreiro Iluminado”, voltado para a zona rural. Esse programa beneficiará todas as residências que possuem postes devidamente instalados e que atendem aos critérios estabelecidos. “O prefeito está fortemente engajado nessa iniciativa e em breve fará o anúncio oficial, garantindo uma iluminação mais adequada e segura para a zona rural”.