Notícias

Em Sertânia, é inaugurada a nova Unidade de Saúde da Vila da Cohab

Por Nill Júnior

VIP_3376 - Copia

Na noite desta quinta-feira (04), a nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Vila da Cohab foi inaugurada. O evento foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e, principalmente, pelos moradores da comunidade, que esperavam há anos pela melhoria da unidade de saúde

A UBSF foi totalmente reformada e ampliada. Tem consultórios médico e odontológico, sala de enfermagem, sala de curativos, sala de vacina, sala de esterilização, além de sala para os ACS’s, uma antiga reivindicação da categoria. A unidade é climatizada, informatizada e garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, inclusive sanitário adaptado para
atendê-los com mais conforto.

O vigilante Luciano Torres Rafael, 56 anos, que mora na Rua 06, no 27, chegou a dizer que a comunidade ganhou um pequeno hospital. “A Vila ganhou um pequeno hospital. Essa unidade de saúde é muito grande e confortável. Que diferença. Antes, era precário e apertado. O povo da Vila muito satisfeito”, disse.

VIP_3542 - Copia

No seu discurso, o prefeito Guga Lins falou da sua alegria em estar cumprindo um compromisso firmado com a comunidade e lembrou os investimentos que estão sendo feitos na área da saúde. “Logo estaremos inaugurando as UBSF do Alto do Rio Branco e Cruzeiro do Nordeste, neste mesmo padrão. As obras estão bem avançadas. Vamos iniciar também a reforma e ampliação da UBSF de Albuquerque Né e do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, além das unidades de saúde de Caroá, Algodões, Henrique Dias e Sítio Campos”, destacou o prefeito.

Outras Notícias

Afogados : petista denuncia paralisação de Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Prezado Nill, É lamentável tomar conhecimento que em Afogados da Ingazeira o PAA está suspenso desde 2013. Mais lamentável ainda é saber que o prefeito de Afogados tem sua origem na zona rural do município, tendo, inclusive, sentido na pele o descaso de autoridades insensíveis com a causa rural. Impossível acreditar que justamente José Patriota, […]

Prezado Nill,

É lamentável tomar conhecimento que em Afogados da Ingazeira o PAA está suspenso desde 2013. Mais lamentável ainda é saber que o prefeito de Afogados tem sua origem na zona rural do município, tendo, inclusive, sentido na pele o descaso de autoridades insensíveis com a causa rural.

Impossível acreditar que justamente José Patriota, homem cuja história se confunde com a história da causa rural em Afogados da Ingazeira, agora na cadeira do poder deixa seus companheiros agricultores passarem por uma situação desta.

Lamentável também a postura do legislativo municipal, sobretudo de outro filho da luta, o vereador Zé Carlos, homem do campo, que assiste este absurdo de camarote,  e, mesmo tendo vez e voz para acender o debate e defender aqueles que antes eram seus irmãos de vida Severina, prefere silenciar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Não é aceitável apenas retomar o programa. É preciso dizer de quem é a responsabilidade pela sua suspensão e quais as razões, porque pelo que se sabe extra oficialmente é que alguns agricultores que entregaram a produção em 2012 ainda não receberam os pagamentos.

Emídio Vasconcelos – Vice Presidente do PT Municipal

‘Se Paulo Câmara sair para senador, o PT assume o nome para o Governo do Estado’, afirma presidente do partido

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco e deputado estadual Doriel Barros comentou como estão as negociações entre sua sigla e o PSB para as eleições de 2022. Em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, nesta sexta-feira (12), Doriel informou que o PT pretende indicar o nome da deputada federal Marília Arraes ou do senador Humberto […]

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco e deputado estadual Doriel Barros comentou como estão as negociações entre sua sigla e o PSB para as eleições de 2022.

Em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, nesta sexta-feira (12), Doriel informou que o PT pretende indicar o nome da deputada federal Marília Arraes ou do senador Humberto Costa para compor com a Frente Popular.

“Nós temos dois nomes sendo ventilados para a majoritária aqui em Pernambuco. Tanto a deputada federal Marília Arraes quanto o senador Humberto Costa. O PT ainda não tem posição sobre qual nome vai oferecer à Frente Popular… Aqui em Pernambuco estamos abertos para fazer esse diálogo”, disse o parlamentar.

Perguntado sobre uma possível candidatura do governador Paulo Câmara (PSB) para o Senado Federal, Doriel foi enfático ao afirmar que “se Paulo se colocar como senador o PT assumiria a condição para ter o nome para concorrer ao Governo do Estado. É isso que nós defendemos, que Paulo possa ir para o Sanado e o PT fique com a vaga do indicado para governador”.

A decisão deve sair no primeiro trimestre do próximo ano.

Afogados: Prefeitura entrega hoje reforma do Mercado Municipal

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugura na manhã deste sábado (26), as obras de reforma da praça de alimentação e do centro de comercialização de artesanato do mercado público municipal. A obra foi realizada em uma parceria da Prefeitura com o Governo de Pernambuco, com recursos do FEM e do erário municipal. A inauguração ocorre […]

mercado (3)

mercado

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugura na manhã deste sábado (26), as obras de reforma da praça de alimentação e do centro de comercialização de artesanato do mercado público municipal.

A obra foi realizada em uma parceria da Prefeitura com o Governo de Pernambuco, com recursos do FEM e do erário municipal.

A inauguração ocorre às 8h. A utilização do espaço será disciplinada por um modelo de gestão discutido entre os comerciantes, Prefeitura e 23º BPM.

Caixa vai atuar como indutora do desenvolvimento, afirma FBC

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ressaltou, nesta segunda-feira (25), o papel essencial a ser desempenhado pela Caixa Econômica Federal no processo de retomada da economia brasileira.  Presente à posse do novo superintendente da CEF no Recife, José Antônio Silva, o líder do governo no Senado destacou que o banco público será um importante indutor […]

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ressaltou, nesta segunda-feira (25), o papel essencial a ser desempenhado pela Caixa Econômica Federal no processo de retomada da economia brasileira. 

Presente à posse do novo superintendente da CEF no Recife, José Antônio Silva, o líder do governo no Senado destacou que o banco público será um importante indutor da retomada do desenvolvimento através de investimentos nas áreas de habitação e saneamento. 

“Vamos precisar muito da Caixa Econômica para traçarmos uma rota de recuperação da economia”, afirmou o senador.  

Em seu pronunciamento, ele explicou que a pandemia do coronavírus aprofundou a desigualdade social não só no Brasil, mas também nas principais economias mundiais. Na sua avaliação, é preciso transformar a área da habitação no carro-chefe da geração de emprego para a população brasileira.

“Os estoques de imóveis no Recife, em Salvador e Fortaleza estão nos mais baixos níveis de toda uma série histórica. Portanto, temos espaço para a retomada da construção civil, seja na área popular, na classe média ou na classe alta. Tudo isso gera emprego. E a Caixa será fundamental nesse processo para ajudar a enxertar esse ânimo na economia brasileira, sobretudo nos estados do Nordeste”, disse FBC, acrescentando que, na área de saneamento, muitas oportunidades serão abertas com a aprovação recente do novo marco regulatório do setor. “E ninguém conhece tão bem de saneamento como a Caixa Econômica Federal.”

O microcrédito foi apontado pelo senador Fernando Bezerra Coelho como outra área de grande importância e com um terreno muito fértil, particularmente no Recife. 

“É uma oportunidade para o banco chegar junto do micro e pequeno empresário. E esse recurso fará uma diferença grande na retomada da economia do nosso país” frisou o líder, lembrando que o Congresso aprovou o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e que a Caixa Econômica Federal foi um dos maiores repassadores de recursos do programa.

“Esperamos que 2021 não seja apenas o ano da vacina e da vida, mas seja o ano de reencontro da população brasileira com o emprego e com a renda”, finalizou o parlamentar.

Preservação de patrimônio histórico não se discute

Aliados do prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante) procuraram o blog para argumentar que uma pesquisa feita na Rádio Triunfo FM legitimou a ação que danificou cobrindo de asfalto parte do calçamento histórico da cidade, com as obras da rodovia PE 365. Não se questiona a legitimidade da pesquisa, muito menos da respeitada emissora. Mas depois […]

Aliados do prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante) procuraram o blog para argumentar que uma pesquisa feita na Rádio Triunfo FM legitimou a ação que danificou cobrindo de asfalto parte do calçamento histórico da cidade, com as obras da rodovia PE 365.

Não se questiona a legitimidade da pesquisa, muito menos da respeitada emissora. Mas depois da lambança entre a gestão e a Secretaria de Infraestrutura, cujo Bonfim foi um dos principais responsáveis, não faz diferença ouvir a população, inclusive considerando a alta popularidade da gestão.

Preservação do patrimônio histórico não tem discussão, tem que ter preservação e manutenção. O fato, houve um erro grave de preservação de um calçamento histórico da cidade. Daqui a pouco isso gera permissividade para alterar o casario histórico, já tantas vezes ameaçado. E se o povo for a favor? Vai poder quebrar?

Assim, isso não tem relação com aprovação ou não. É uma obrigação preservar em nome da história. Para isso, há especialistas, estudiosos que atestam a importância histórica do calçamento. Triunfo já tem ruas importantes asfaltadas, inclusive na área rural, onde houve parte das vias em pedras, algo também preservável, foram em parte cobertas com asfalto. Precisa preservar o que resta.

No mais, os turistas que visitam e deixam dinheiro na cidade justamente por conta de suas características históricas, pela preservação do seu casario e toda estrutura histórica da cidade, foram ouvidos?