Em Serra, encontro de Doutor Nena com Governador repercute
Por Nill Júnior
Em Serra Talhada, que tradicionalmente tem uma folia mais discreta, a movimentação de bastidores para as eleições tem status de pula pula de bloco. Uma das notícias recentes de repercussão foi a visita do pré-candidato do PSDB de Serra Talhada, Dr. Nena, juntamente com outros nomes do partido, acompanhando o deputado Antonio Morais e Terezinha Nunes, ao governador Paulo Câmara, no Palácio das Princesas.
O Programa Tribuna Popular, da Rádio Líder do Vale FM falou com o médico sobre a visita.Ele jurou de pé junto que a visita ao Governador não significa um afastamento da oposição local. “Um dos assuntos conversados com o governador foi a construção da união entre as oposições de Serra Talhada, para sermos vencedores nas eleições de outubro próximo“, disse.
Ele acrescentou que continua imbuído do sentimento de marchar unido com toda oposição. “Reconhecemos a liderança do deputado Sebastião Oliveira, e isso foi conversado com Paulo Câmara. Estamos juntos, apenas estamos, democraticamente buscando nosso espaço.
Dr Nena voltou a falar do seu projeto para este ano. “É do povo nas ruas que estou ouvindo os apelos para ser candidato, por isso estou com meu nome posto, mas sempre disse que vamos apresentar aquele que melhor representar a vontade popular, aquele que agregar mais qualidades e condições”.
“O presidente me ligou (…) Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão” Por Bruno Tavares , TV Globo — Brasília O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse em 9 de junho, em conversa com uma filha, que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro(PL) em que o presidente dizia temer ser atingido pela investigação […]
“O presidente me ligou (…) Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão”
Por Bruno Tavares , TV Globo — Brasília
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse em 9 de junho, em conversa com uma filha, que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro(PL) em que o presidente dizia temer ser atingido pela investigação da Polícia Federal contra Ribeiro.
“A única coisa meio… hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse Ribeiro para a filha. O trecho está em investigação da Polícia Federal.
“Ele quer que você pare de mandar mensagens?”, pergunta a filha.
“Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né?”, afirmou o ministro.
O advogado Daniel Bialski disse para Andréia Sadi que ainda não havia tido acesso a todo o processo. E que, se há a citação ao foro privilegiado, a prisão de Milton Ribeirão deveria ter sido decretada pela primeira instância –e o caso ter sido remetido antes ao Supremo Tribunal Federal.
O g1 perguntou à Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) se o Palácio do Planalto pretende se manifestar e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Investigação
A Justiça Federal de Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação sobre o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por suspeita de envolvimento dele e de pastores em um esquema para liberação de verbas da pasta.
O pedido do MPF foi baseado em conversas do ex-ministro com terceiros, gravadas com autorização da Justiça, e que, na visão dos procuradores, são indícios de que o presidente Jair Bolsonaro interferiu na investigação.
O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara de Justiça Federal de Brasília, destacou em sua decisão alguns trechos dessas conversas. Veja a transcrição:
Conversa com uma pessoa identificada como Waldomiro:
MILTON RIBEIRO: Tudo caminhando, tudo caminhando. Agora… tem que aguardar né…. alguns assuntos tão sendo resolvidos pela misericórdia divina né…negócio da arma, resolveu… aquele… aquela mentira que eles falavam…que os ônibus estavam superfaturados no FNDE… pra… (ininteligível) também… agora vai faltar o assunto dos pastores, né? Mas eu acho assim, que o assunto dos pastores… é uma coisa que eu tenho receio um pouco é de… o processo… fazer aquele negócio de busca e apreensão, entendeu?
Conversa com uma pessoa identificada como Adolfo:
MILTON: (…) mas algumas coisas já foram resolvidas né… acusação de que houve superfaturamento… isso já foi… agora, ainda resta o assunto do envolvimento dos pastores, mas eu creio que, no devido tempo, vão ser esclarecidos….
Conversa com um familiar:
MILTON: Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão…em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? se houver indícios né…
O acidente no começo da noite desta sexta-feira (12), próximo a entrada do sítio Curral Velho, na PE 320, teve os envolvidos identificados. Duas motos se chocaram deixando uma vítima fatal, Genivaldo Alves Claudinho, o Valdo Motos, de 43 anos, morador da rua Francisco Ferreira, no bairro da Caixa D’água, Carnaíba. A informação foi confirmada […]
O acidente no começo da noite desta sexta-feira (12), próximo a entrada do sítio Curral Velho, na PE 320, teve os envolvidos identificados.
Duas motos se chocaram deixando uma vítima fatal, Genivaldo Alves Claudinho, o Valdo Motos, de 43 anos, morador da rua Francisco Ferreira, no bairro da Caixa D’água, Carnaíba. A informação foi confirmada por Marcony Pereira .
Já Luana dos Santos Lopes, 19 anos, foi a jovem ferida no choque de duas motos na PE 320.
Ela é filha de César Santos, que é um dos responsáveis pelo bar e restaurante Antônio Chico, sendo filho do senhor que dá nome ao espaço. Tanto que é conhecido como César de Antônio Chico.
Luana seguia em uma pop 100 no sentido de casa. Já estava chegando quando foi atingida pela moto em sentido contrário.
Ela teve fratura exposta de fêmur e foi submetida a cirurgia no Hospital Regional Emília Câmara. O blog apurou que ela não corre risco de morte, apesar das lesões.
Foi apresentada a arte que guiará a identidade visual da 3ª Mostra Pajeú de Cinema, uma representação em aquarela do histórico e querido Cine São José. Quem assina é a ilustradora pernambucana Simone Mendes, em obra que valoriza esta sala histórica prestes a completar 75 anos. “Estou muito feliz em realizar este trabalho, principalmente porque tem como […]
Foi apresentada a arte que guiará a identidade visual da 3ª Mostra Pajeú de Cinema, uma representação em aquarela do histórico e querido Cine São José. Quem assina é a ilustradora pernambucana Simone Mendes, em obra que valoriza esta sala histórica prestes a completar 75 anos.
“Estou muito feliz em realizar este trabalho, principalmente porque tem como inspiração esta joia que é o Cinema São José”, diz Simone. “Segundo, porque sou de Ouricuri e desde cedo lido com a luz sertaneja. Além disso, esta é minha primeira colaboração para uma mostra de cinema, algo que há tempos desejava”.
Fundado como Cine Pajeú pelo farmacêutico Helvécio Lima em 14 de novembro de 1942, o cinema mudou de nome a partir dos anos 1950, quando foi comprado pela Diocese de Afogados. Em 1994 um grupo de amigos se reuniu para restaurar o cinema, com a participação do governo do estado e da sociedade civil.
Atualmente o Cine São José busca modernização técnica que o permita entrar na era digital. A 3ª MPC será realizada entre 14 e 20 de maio em Afogados da Ingazeira-PE. Em breve a programação completa estará em www.mostrapajeudecinema.com.br e facebook.com/mostrapajeudecinema .
O centro de Atenção Psicossocial II (Caps Transtornos) em Serra Talhada realizou na manhã desta quinta-feira (25) palestra orientadora sobre o tabagismo e os incontáveis problemas de saúde que ele pode causar. De acordo com o palestrante, Joel Rita, coordenador do programa de tabagismo da vigilância ambiental do município, “o cigarro possui em média quatro […]
O centro de Atenção Psicossocial II (Caps Transtornos) em Serra Talhada realizou na manhã desta quinta-feira (25) palestra orientadora sobre o tabagismo e os incontáveis problemas de saúde que ele pode causar. De acordo com o palestrante, Joel Rita, coordenador do programa de tabagismo da vigilância ambiental do município, “o cigarro possui em média quatro mil e setecentas substâncias tóxicas nocivas à saúde humana, podendo provocar entre outras doenças, câncer”. Para ele “é importante orientar, tirar todas as dúvidas e fazer os dependentes enxergar o grande mal que estão causando a si mesmos”, afirmou Joel.
Dois dias no decorrer da semana são formados grupos terapêuticos com a participação de familiares dos cerca de 300 usuários. As terapias não medicamentosas auxiliam na recuperação e reinserção destas pessoas para a família e sociedade.
A Coordenadora, Natália Epaminondas, afirmou que as complexidades são diminuídas com ações como a desta quinta-feira. “São quase dois anos e seis meses que juntamente com a família batalhamos para que estas pessoas tenham qualidade de vida, ela e seus e familiares. Neste período já alcançamos um percentual de 20% recuperados. Continuam sendo acompanhados e recebendo as medicações, mas já levam uma vida normal, no convívio familiar e social”, disse a coordenadora.
Tanto o Caps Transtornos, como também o Caps AD, usam como ferramentas a realização de palestras e cursos, “isso torna o ambiente mais agradável para eles (os usuários), tirando-os da rotina”, explica Natália. Segundo ela o Caps e um sistema aberto, o usuário entra e sai quando quer e participa ou não das atividades, de acordo com suas vontades, por isso se faz necessário buscar ferramentas que os aproxime das atividades, para que assim possam ser tratados e reinseridos no seio da família e da sociedade.
A rede de Caps do município logo em breve estará sendo ampliada com a instalação do Caps Infantil, que estava com data marcada para ser inaugurado, neste dia 02 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no entanto, cancelou o ato devido o pleito eleitoral do próximo dia 05, mas, conforme informa a secretária Dra. Márcia Conrado, logo após as eleições será anunciada a nova data.
“Será mais um aparelho que o município vai disponibilizar para cuidar da saúde da nossa gente, e este, voltado exclusivamente para as crianças que apresentem transtornos mentais, certamente será muito bem recebido por aqueles que necessitam deste serviço”, declarou a Da. Márcia Conrado.
A governadora Raquel Lyra acompanhou nesta sexta-feira (10), a 39ª edição da Festa do Abacaxi, em Pombos, na Mata Sul do Estado. No Pátio de Eventos, a gestora estadual visitou comerciantes locais e ressaltou a importância da festa para a economia da cidade. As festividades seguem até o próximo domingo (12). “Momento lindo aqui em […]
A governadora Raquel Lyra acompanhou nesta sexta-feira (10), a 39ª edição da Festa do Abacaxi, em Pombos, na Mata Sul do Estado. No Pátio de Eventos, a gestora estadual visitou comerciantes locais e ressaltou a importância da festa para a economia da cidade. As festividades seguem até o próximo domingo (12).
“Momento lindo aqui em Pombos, na Festa do Abacaxi. Vi muitos agricultores e agricultoras que plantam o melhor abacaxi do Brasil e do mundo, e que fazem deste evento um grande encontro. O Governo de Pernambuco está junto, garantindo segurança e trabalhando em parceria com a prefeitura para que o povo possa estar mais feliz aqui na cidade de Pombos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Realizada no Pátio de Eventos da cidade, a tradicional Festa do Abacaxi reflete a vocação agrícola do município, expoente na produção da fruta na região. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como parte do calendário cultural, turístico e econômico local, valorizando a agricultura familiar e o potencial produtivo da cidade.
Anfitrião do evento, o prefeito Elias Meu Fii ressaltou a presença do Governo do Estado. “É uma honra receber nossa governadora aqui, prestigiando a nossa tradicional Festa do Abacaxi, a melhor festa do interior de Pernambuco. Para mim, é um prazer enorme recebê-la na nossa cidade que já tem diversas parcerias com a gestão estadual”, afirmou.
A festividade conta com shows de artistas regionais e nacionais, feira gastronômica e concursos culturais.
Acompanharam a agenda o senador Fernando Dueire; os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os prefeitos Chaparral (Surubim), Juliana de Chaparral (Casinhas) e Fátima Borba (Cortês); além do diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vereador do Recife, Fred Ferreira; e vereadores e lideranças locais.
Você precisa fazer login para comentar.