Notícias

Lula participa de ato no Rio contra o impeachment de Dilma

Por Nill Júnior

imp

G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na noite desta segunda-feira (11), de um ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em defesa da democracia, nos Arcos da Lapa, Centro do Rio.

Segundo estimativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 50 mil pessoas estavam na Lapa às 20h45. Cerca de 30 minutos antes, começaram os discursos e shows em um palco armado nos Arcos. A PM não divulgou estimativa de público.

Antes de ir para a praça ao ar livre, o ato “Cultura pela Democracia”, convocado pela Frente Brasil Popular, começou às 17h dentro da Fundição Progresso e lotou o centro cultural, que têm 5 mil lugares. Mais de dez discursos foram feitos e exibidos do lado de fora em um telão.

Falaram os dramaturgos Aderbal Freire Filho e João das Neves, os juristas Juarez Tavarez e Luiz Moreira, o ator Gregório Duvivier, a indígena Sonia Guajajara, o cineasta Luiz Carlos Barreto, o escritor Leonardo Boff, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e os músicos Chico Buarque, Beth Carvalho, Tico Santa Cruz, Flávio Renagado e Nelson Sargento, que ganhou um beijo de Lula na cabeça. “Eu não ia dormir sossegado se eu não viesse aqui hoje”, declarou Sargento, aos 91 anos.

Chico Buarque disse que inicialmente não falaria, por já ter discursado em outro ato, no Largo da Carioca, em 31 de março, mas ficou sensibilizado com os gritos de “Chico, eu te amo” ao chegar. “Nós amamos essa energia toda. Estaremos juntos em defesa da democracia. Não vai ter golpe”, disse o artista.

O ator Wagner Moura, que não pôde comparecer, falou ao vivo via conferência digital, exibida no telão. Ao fim dos discursos, Beth Carvalho cantou uma música composta por ela: “Não vai ter golpe de novo, reage, reage meu povo”, dizia a letra.

Antes, foi apresentado oficialmente um manifesto pela democracia, assinado por nomes como Chico Buarque, Leonardo Boff e os escritores Fernando Morais e Éric Nepomuceno. Também estiveram presentes os políticos Marcelo Freixo, Carlos Minc e Lindbergh Farias, entre outros.

Na plateia, o grito de “Não vai ter golpe” era o mais cantado. O sambista Nelson Sargento também se posicionou: “Eu vim aqui fazer coro, do Lula pra cá, eu com o PT. Só maluco pode planejar um impeachment”, disse.

Outras Notícias

Semana Estudantil de Sertânia começa nesta segunda (08)

Evento reúne shows, palestras e competições em sua programação, que vai até o dia 14 deste mês A partir desta segunda-feira, dia 08, tem início a Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo no município de Sertânia. A 28ª edição traz shows com artistas locais e de destaque regional, além de palestras sobre empreendedorismo, mercado […]

Evento reúne shows, palestras e competições em sua programação, que vai até o dia 14 deste mês

A partir desta segunda-feira, dia 08, tem início a Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo no município de Sertânia. A 28ª edição traz shows com artistas locais e de destaque regional, além de palestras sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e Economia Criativa e competições de diversas modalidades em sua programação.

Além disso, a cidade será a segunda, depois do Recife, a receber o lançamento do livro inédito de Ariano Suassuna, “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo de Sertânia, do Sebrae-PE, da Associação de Artesãos e Artistas de Sertânia e do Instituto Cultural Walmar Belarmino.

Entre os artistas que se apresentarão na Praça de Eventos Olavo Siqueira, nesta semana, estão o poeta e contador de histórias, Jessier Quirino, os sertanienses Chico Arruda e César Amaral, o grupo Zambê e o violonista Nuca Sarmento. A iniciativa homenageia o Grupo Disparada, que fundou o evento, na cidade.

Programação

Segunda-feira (dia 08)

9h – Jogos de Salão (Gamão e Dominó)

18h – Apresentação do Boi Diamante

19h – Palestra: “Como Participar de Feiras e Eventos”

20h – Palestra sobre Turismo Criativo

20h – Mostra de Cinema Cine Clubinho

21h – Cine Clube do Verso

Terça-feira (dia 09)

9h – Oficinas de Percussão (Alto do Rio Branco)

9h – Oficinas de Dança (Vila da Cohab)

9h – Jogos de Salão (Xadrez e Damas)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

19h – Palestra – Relançamento do livro de Ariano Suassuna

20h – Palestra – Economia Criativa e Empreendedorismo

21h – G Farias e os Cantantes

Quarta-feira (dia 10)

8h – Oficina de Afroempreendedorismo

9h – Tênis de mesa e Vídeo game

9h – Oficinas de Percussão (Alto do Rio Branco)

9h – Oficinas de dança (13 de Maio)

9h – Oficinas de teatro (Vila da Cohab)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

18h – Final do Vídeo Game

19h – Oficina: Mercado de Trabalho e Engajamento Profissional

20h30 – Jessier Quirino

22h – Zambê

Quinta-feira (dia 11)

9h – Oficinas de teatro (Vila da Cohab)

9h – Vôlei de Areia

17h – Palestra: Três Ribeiras (Ésio Rafael, Aparecida Pinheiro e Edson)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

21h – Nuca Sarmento

22h – Chico Arruda

23h – Lucão

Sexta-feira (dia 12)

8h – Taça Pernambuco de Handebol

9h – Vôlei de Areia Final

9h – Oficinas de Teatro (Vila da Cohab)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

21h – A definir

Sábado (dia 13)

8h – Taça Pernambuco de Handebol

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

19h – Entrega das Premiações

20h – Homenagem ao Grupo Disparada

21h – César Amaral e o Show Cantorias

22h30 – Rafael Moura.

No total, 73% não receberam conteúdo no WhatsApp contra candidatos, diz Ibope

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno. A pergunta feita pelo Ibope foi: “Sem considerar a propaganda eleitoral gratuita, o(a) sr(a) recebeu conteúdo com críticas ou ataques a […]

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno.

A pergunta feita pelo Ibope foi: “Sem considerar a propaganda eleitoral gratuita, o(a) sr(a) recebeu conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à Presidência pelo WhatsApp, na semana que antecedeu a disputa do primeiro turno? (Caso sim) E o(a) sr(a) recebeu conteúdo pelo WhatsApp contra qual(is) candidato(s)?”.

Os resultados para a pergunta acima foram:

Não recebeu: 73%

Fernando Haddad (PT): 18%

Jair Bolsonaro (PSL): 18%

Ciro Gomes (PDT): 3%

Marina Silva (Rede): 2%

Não sabe/Não respondeu: 2%

Alvaro Dias (Pode): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Eymael (DC): 1%

Geraldo Alckmin (PSDB): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

João Amoêdo (Novo): 1%

Vera (PSTU): 1%

João Goulart Filho (PPL): 1%

Agenda 2: Ministro da Integração acerta visita às obras da Transposição

O Governo Federal vai trabalhar para construir uma engenharia financeira que permita acelerar as obras de construção da Adutora do Agreste, de forma a permitir que o Agreste Pernambucano receba as águas da Transposição do Rio São Francisco. Essa garantia foi dada pelo novo ministro da Integração, Helder Barbalho, durante reunião com o governador Paulo Câmara. Barbalho […]

Fotos governador de Pernambuco com ministro da integ ração (1)O Governo Federal vai trabalhar para construir uma engenharia financeira que permita acelerar as obras de construção da Adutora do Agreste, de forma a permitir que o Agreste Pernambucano receba as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Essa garantia foi dada pelo novo ministro da Integração, Helder Barbalho, durante reunião com o governador Paulo Câmara. Barbalho acertou para os próximos dias 11 e 12 deste mês uma visita aos Eixos Norte e Leste da Transposição.

Antes da audiência com o ministro, Paulo recebeu uma ligação do presidente Michel Temer, que colocou a União à disposição para ajudar o Governo do Estado e as Prefeituras dos municípios prejudicados pelas chuvas da última segunda-feira. “Eu disse que estaria com o ministro Helder e o assunto faria parte da nossa conversa”, revelou o governador.

Paulo Câmara esteve no Ministério da Integração Nacional com o vice-governador Raul Henry, o secretário da Assessoria Especial, José Neto, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, responsável pelo andamento das obras da Adutora, por delegação do Governo Federal. A intenção é aumentar o repasse de recursos federais para a Adutora do Agreste.

Hélder Barbalho garantiu que tem a meta de concluir até dezembro deste ano os dois eixos da Transposição, daí a necessidade de acelerar não apenas a Adutora do Agreste, mas também o Ramal do Agreste, que levará a água até a adutora. No valor de R$ 1,3 bilhão, o Ramal teve sua licitação concluída e o contrato assinado, faltando apenas dar ordem de serviço. O Ramal do Agreste deve demandar três anos de obras.

Silvio defende novo pacto federativo em encontro com vereadores

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo, participou, nesta quinta-feira (12), do Encontro Nacional de Legislativos Municipais. No evento, promovido pela União de Vereadores do Brasil, o parlamentar destacou a importância da aprovação do Pacto Federativo e as reformas que o Brasil precisa, além de destacar o […]

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo, participou, nesta quinta-feira (12), do Encontro Nacional de Legislativos Municipais.

No evento, promovido pela União de Vereadores do Brasil, o parlamentar destacou a importância da aprovação do Pacto Federativo e as reformas que o Brasil precisa, além de destacar o papel fundamental dos vereadores para o desenvolvimento dos municípios.

Silvio, que foi vereador do Recife, garantiu que é um municipalista convicto e reconheceu o trabalho exercido pelos legisladores municipais. “Fui vereador e respeito muito os vereadores, porque são eles que conhecem, mais do que nunca, as dores e os sorrisos da população”, pontuou.

Durante o encontro, o parlamentar teve seu trabalho reconhecido pelos vereadores. “Silvio tem defendido com compromisso, seriedade e responsabilidade os municípios. Não podemos mais continuar com discursos populistas. Silvio mostra aos políticos que eles podem fazer com seriedade e falando a verdade para as pessoas, sempre com responsabilidade”; destacou a vereadora de Lajedo, Monica Silva.

Albérico explica post em rede social: “só defendo que haja discussão sem imposição”

O ex-prefeito de Iguaracy Albérico Rocha disse ao blog que não quis se lançar candidato a prefeito de Iguaracy com o post que gerou polêmica nas últimas horas. Nele, Albérico não escreve ou sugere diretamente nada. Mas aparece em pose de vitória quando candidato, com trecho de uma música de Vicente Nery, “Só Deus cala […]

O ex-prefeito de Iguaracy Albérico Rocha disse ao blog que não quis se lançar candidato a prefeito de Iguaracy com o post que gerou polêmica nas últimas horas.

Nele, Albérico não escreve ou sugere diretamente nada. Mas aparece em pose de vitória quando candidato, com trecho de uma música de Vicente Nery, “Só Deus cala a minha boca”. O fragmento: “é que nóis tava bem quietin/pra que tu foi mexer com nóis/agora aguenta aí/vocês vão ter que me engolir/e só Deus cala a minha voz”.

A mensagem foi entendida como o lançamento da pré-candidatira de Albérico. Ele negou e explicou: “nada disso. A única coisa que tenho dito é que não pode haver imposição de nomes e que o grupo todo tem que ser ouvido”.

Rocha diz que não tem críticas diretas a Zeinha e acha que há pessoas no entorno inflamando o mote da imposição. “O que quero é que haja discussão. Temos bons nomes, como doutor Pedro Alves, o próprio Marquinhos. O meu também está colocado, mas sem querer impor. Sempre tivemos uma discussão ampla e espero que aconteça o mesmo agora”.

A fala é uma resposta às especulações de que Zeinha estaria disposto a apoiar o Secretário de Administração Marcos Henrique, o Marquinhos. “Temos uma tradição em discutir. Não quero acreditar que isso não vá acontecer. Confio em Zeinha e no grupo”, disse.