Em relatório, TCE elogia eficiência do ensino em Iguaracy
O relatório de Auditoria da Prestação de Contas do TCE, referente ao exercício de 2020, elogiou a eficiência do ensino público no município de Iguaracy.
Inclusive, fez um quadro comparativo interessante com outros municípios do mesmo porte. O TCE enaltece o posicionamento de Iguaracy com municípios do mesmo porte populacional. “O resultado está no gráfico a seguir, que mostra a despesa por aluno do Ensino Fundamental no eixo horizontal e a nota média da Prova Brasil no eixo vertical. Observe o posicionamento de Iguaracy em comparação com municípios do mesmo porte populacional, e por consequência com tamanho da rede de ensino fundamental semelhante”.
O TCE cita ainda que a mesma eficiência alcançada por Iguaracy não ocorre também em outros municípios. “Observe, então, que em 2019, comparado a municípios pernambucanos com porte semelhante, o município de Iguaracy alcançou uma destacada eficiência econômica da despesa executada com a educação do ensino fundamental, ou seja, com um menor custo conseguiu melhores resultados, o que não ocorre em outros municípios”.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.