Notícias

Escritório de Projetos e Cefospe divulgam cursos de junho para agentes públicos municipais‏

Por Nill Júnior

A parceria entre as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Administração (SAD), que oferece vagas em cursos de capacitação para agentes públicos municipais, chega ao seu segundo mês com novas opções de disciplinas. Em junho, estarão disponíveis 75 vagas em 10 cursos diferentes (veja no quadro abaixo). A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Projetos e pelo Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe).

Entre os cursos oferecidos em junho, estão Gestão de Projetos com Foco no Modelo Gerencial, Dispensa de Inexigibilidade de Licitação, Capacitação de Gestores dos Serviços de Infraestrutura – Especialidade telemática, Básico para Elaboração de Termos de Referência, Matemática Financeira com Foco no Modelo Gerencial, entre outros.

O objetivo da parceria é garantir que 10% das vagas dos cursos oferecidos pelo Cefospe sejam destinadas a servidores municipais de todo o Estado. A iniciativa visa estimular e fomentar, no âmbito da administração pública, um ambiente de permanente integração institucional, intercâmbio de conhecimentos e capacitação dos agentes públicos.

Os interessados precisam ficar atentos porque alguns cursos exigem pré-requisitos. O de Gestão de Projetos com Foco no Modelo Gerencial, por exemplo, requer conhecimentos básicos sobre elaboração de projetos, do Office Microsoft Excel e do LibreOffice Calc. Já o curso de Atualização em Direito Administrativo com Foco na Gestão Estadual exige que no gestor seja formado em direito e já tenha feito o curso de Noções Básicas de Direito Administrativo do próprio Cefospe.

Em maio, primeiro mês da parceria, 110 vagas foram oferecidas em 11 cursos diferentes. Alguns deles já encerraram, enquanto outros seguem até o fim do mês. Mais informações sobre as inscrições podem ser adquiridas através do telefone (81) 3182.3865, ou pelo email [email protected].

cursos

Outras Notícias

Iguaracy e Quixaba confirmam primeiros caso de Covid-19

Em Iguaracy, jovem de 24 anos contraiu doença. Já Quixaba consta na relação de óbitos das últimas 24 horas A comunicação foi feita pelo próprio Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres em entrevista a Anchieta Santos  no Programa Rádio Vivo da Pajeú FM hoje do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade. Trata-se de uma […]

Iguaracy teve o primeiro caso confirmado

Em Iguaracy, jovem de 24 anos contraiu doença. Já Quixaba consta na relação de óbitos das últimas 24 horas

A comunicação foi feita pelo próprio Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres em entrevista a Anchieta Santos  no Programa Rádio Vivo da Pajeú FM hoje do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade.

Trata-se de uma jovem de 24 anos, que apresenta comorbidades e faz tratamento fora do domicilio. A paciente foi orientada a permanecer em isolamento social por 14 dias depois de apresentar sintomas característicos da doença.

Ao procurar a unidade de saúde, foi constatado que não havia a necessidade de internação. Iguaracy não tinha apresentado nenhum caso antes.

O prefeito do município ainda baixou o decreto 17/2020,   intensificando as medidas de combate ao coronavirus. Ele determinou o uso obrigatório de máscaras pela população no território do município, a partir da próxima segunda-feira (27).

Morte em Quixaba: Das 40 mortes registradas nas últimas horas em Pernambuco por Covid-19, uma é do município de Quixaba.

Segundo a Secretaria de Saúde de Quixaba, trata-se de paciente do sexo masculino. O óbito se deu dia 22, quarta-feira. Ele tinha 66 anos. Pouco antes, apresentou febre, tosse, desconforto respiratório e outros sintomas associados.

TCE-PE regulamenta critérios de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares 

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) publicou a Resolução TC nº 302, de 10 de dezembro de 2025, que estabelece critérios obrigatórios de transparência e rastreabilidade para a execução de emendas parlamentares estaduais e municipais, incluindo as chamadas transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”. A norma entrou em vigor em 11 de […]

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) publicou a Resolução TC nº 302, de 10 de dezembro de 2025, que estabelece critérios obrigatórios de transparência e rastreabilidade para a execução de emendas parlamentares estaduais e municipais, incluindo as chamadas transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”. A norma entrou em vigor em 11 de dezembro de 2025.

A resolução se fundamenta nas atribuições constitucionais do TCE-PE e em decisões do Supremo Tribunal Federal, especialmente na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854, que determinou o fortalecimento dos mecanismos de controle e publicidade na execução orçamentária das emendas parlamentares em todos os entes da federação.

De acordo com o texto, ficam submetidos às novas regras os Poderes Executivo e Legislativo, estaduais e municipais, além de entidades da administração indireta, fundos especiais e organizações da sociedade civil que recebam recursos oriundos de emendas parlamentares.

Entre as principais exigências, a resolução determina que os entes públicos adequem seus sistemas para permitir o acompanhamento integral e em tempo real da execução das emendas, com disponibilização das informações em plataformas digitais de dados abertos. O cumprimento dessas medidas passa a ser condição prévia para a execução financeira das emendas a partir do exercício de 2026.

Os dados deverão estar organizados em seção específica dos Portais de Transparência e conter, entre outros elementos, a identificação da emenda, o nome do parlamentar autor, o objeto detalhado, os valores envolvidos, o CNPJ do beneficiário e os registros das despesas realizadas. No caso das transferências especiais, será obrigatória a publicação de um plano de trabalho com cronograma e metas, além da identificação da conta bancária exclusiva para o recebimento dos recursos.

A norma também estabelece a obrigatoriedade de abertura de conta bancária específica, em instituição oficial, para cada transferência especial, vedando o uso de contas intermediárias ou saques em espécie que dificultem a identificação do beneficiário final. O registro incorreto ou a omissão de informações será caracterizado como infração às normas de contabilidade pública.

O TCE-PE ficará responsável por avaliar a efetividade das medidas adotadas, a padronização dos registros contábeis e a regularidade dos atos administrativos em todas as etapas da execução da despesa, desde a indicação da emenda até a aplicação final dos recursos.

Como medida complementar, a resolução determina que os entes encaminhem ao Tribunal, até o dia 16 de janeiro de 2026, um plano de ação detalhado, com diagnóstico da situação atual e cronograma de adequação aos novos requisitos. O texto também prevê a possibilidade de cooperação técnica entre os órgãos para o compartilhamento de soluções tecnológicas.

O documento, assinado pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, ainda registra prorrogações de prazos para apresentação de defesas prévias em processos envolvendo as câmaras municipais de Taquaritinga do Norte e de Barra de Guabiraba. Leia aqui a íntegra da Resolução.

Arcoverde realiza reunião de planejamento para São João 2015‏

Nesta quinta-feira (11), a partir das 11h, no Cinema Rio Branco, a Prefeitura de Arcoverde, através Comitê Gestor de Eventos, realiza reunião pública de monitoramento do São João 2015. Foram convidados os comerciantes,  Polícia Militar, Ministério Público, Policia Civil, Bombeiros, ACA, CDL, Celpe,  Compesa, CREA, Vigilância Sanitária e representantes da Prefeitura Municipal.  Na pauta estarão temas como: segurança, distribuição e venda de […]

ImageProxy

Nesta quinta-feira (11), a partir das 11h, no Cinema Rio Branco, a Prefeitura de Arcoverde, através Comitê Gestor de Eventos, realiza reunião pública de monitoramento do São João 2015.

Foram convidados os comerciantes,  Polícia Militar, Ministério Público, Policia Civil, Bombeiros, ACA, CDL, Celpe,  Compesa, CREA, Vigilância Sanitária e representantes da Prefeitura Municipal.

 Na pauta estarão temas como: segurança, distribuição e venda de bebidas, troca de vasilhames, horários de início e final dos shows em todos os polos,além de decretos municipais, que regulamentam o evento e de todos osdemais itens constantes no Termo de Ajustamento e Conduta – TAC em vigor.

TCE-PE mantém contrato de transporte escolar em Tabira

Segunda Câmara nega pedido de paralisação de serviços e valida decisão sobre dispensa de licitação PRIMEIRA MÃO Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, de forma unânime, manter a execução dos serviços de transporte escolar no município de Tabira. Os conselheiros analisaram uma Medida […]

Segunda Câmara nega pedido de paralisação de serviços e valida decisão sobre dispensa de licitação

PRIMEIRA MÃO

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, de forma unânime, manter a execução dos serviços de transporte escolar no município de Tabira. Os conselheiros analisaram uma Medida Cautelar que questionava a regularidade da contratação da empresa VIAMOB Locações e Serviços Ltda.

O processo foi aberto após um relatório de auditoria do próprio tribunal levantar pontos de atenção sobre a Dispensa de Licitação nº DP001/2025. O objetivo da fiscalização era checar se a prefeitura estava contratando, executando e fiscalizando o transporte dos alunos de forma correta.

O que foi decidido?

O relator do caso, conselheiro Marcos Loreto, já havia negado individualmente (decisão monocrática) o pedido para suspender o contrato. Na sessão de ontem, os demais membros da Câmara concordaram com ele.

Na prática, isso significa que:

A prefeitura pode seguir com o contrato atual.

Não foram encontrados, neste momento, elementos urgentes que justificassem a interrupção do serviço, o que poderia prejudicar o deslocamento dos estudantes.

Entenda o caso

A auditoria focou em quatro pilares principais da gestão pública em Tabira:

Contratação: Como a empresa foi escolhida por dispensa de licitação.

Execução: Se os ônibus estão rodando como planejado.

Fiscalização: Se a prefeitura está de olho na qualidade do serviço.

Controle: Se os pagamentos e registros estão organizados.

A defesa da empresa contratada ficou a cargo do advogado Walber de Moura Agra. Apesar das irregularidades apontadas inicialmente pelos auditores no relatório, o julgamento da Segunda Câmara entendeu que a medida cautelar (que é uma decisão rápida para “parar tudo”) não era o caminho adequado no momento.

Morre empresário Pinga

Morreu, nesta segunda-feira (25), aos 83 anos, o empresário sergipano José Carlos Mendonça, conhecido como Pinga. De acordo com a família, a morte ocorreu em Recife  e foi de causas naturais. O empresário produziu, em Sergipe, shows e espetáculos de artistas de sucesso, como Maria Bethânia, Chico Anysio e Roberto Carlos. José Carlos Mendonça era natural […]

Morreu, nesta segunda-feira (25), aos 83 anos, o empresário sergipano José Carlos Mendonça, conhecido como Pinga. De acordo com a família, a morte ocorreu em Recife  e foi de causas naturais.

O empresário produziu, em Sergipe, shows e espetáculos de artistas de sucesso, como Maria Bethânia, Chico Anysio e Roberto Carlos.

José Carlos Mendonça era natural de Propriá, no Baixo São Francisco. O corpo será velado durante a noite desta segunda, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, e o velório está previsto para as 11h da terça (26), no mesmo local.

Pinga já foi notícia no blog por sua decepção com Roberto Carlos, a quem acusou de ingratidão.  “Pinga decepcionado com Roberto Carlos” era a manchete.

Em entrevista a Evandro Lyra na Rádio Pajeú dia 22 de julho de 2022, Pinga não escondeu sua profunda decepção com o Rei, que empresariou por décadas no Nordeste. O sergipano fez 285 eventos com o Rei e sonhava encerrar sua carreira com uma apresentação do cantor no Recife.

Só que Roberto Carlos marcou shows em Recife dias 12 e 13 de agosto e em 3 de outubro de 2022 sem a articulação de pinga. “Achei um desrespeito comigo e minha história. Fiquei profundamente decepcionado”, desabafou. Pinga rompeu totalmente relações com Roberto, de quem esperava mais e se sentiu traído.

Clique abaixo e veja entrevista de Evandro Lyra com o empresário, na TV Samburá :