Notícias

Em nota, Sávio diz acreditar em reversão de decisões federais

Por Nill Júnior

SávioTorres - TuparetamaCaro Nill Júnior,

Venho emitir nota de esclarecimento sobre as sentenças penais que foram proferidas pela Justiça Federal, dizendo, inicialmente, que ambas estão sendo objeto de recurso de apelação criminal para o Tribunal Regional Federal, e que neste momento em nada atrapalha a minha pré-candidatura.

Como em outras notas já por mim emitidas, não é a primeira vez que tenho uma sentença desfavorável proferida por um juiz de primeiro grau.

O que me causa estranheza é que nenhuma das notícias ventiladas pela mídia dizem que as sentenças são assinadas por juiz de primeiro grau, e que contra as mesmas cabem vários recursos que podem ser manejados pela defesa e que suspendem tal decisão.

Vale o registro que sempre tive êxito nos recursos interpostos as instâncias judiciais superiores.

Ora, como meus advogados me explicaram, o juiz ao proferir as decisões penais não respeitou o entendimento jurisprudencial dominante sobre os crimes a mim imputados, pois os reconheceu como crimes de mera conduta.

Ocorre que o entendimento dominante nos tribunais superiores é que os crimes de dispensa de licitação exigem a presença de dolo especifico e de prejuízo ao erário, pois são de crimes de resultados.

Assim, uma simples leitura no inteiro teor das sentenças percebe-se de plano que o juiz reconhece que as contratações das atrações artísticas não trouxeram nenhum dano ao erário público, pois os valores pagos pela minha gestão era exatamente o que estava previstos nos convênios firmados com o Ministério do Turismo.

Portanto, creio que a minha chance de reverter tal decisão tem um alto grau de êxito, o que veremos quando do julgamento dos recursos protocolados em ambos os processos noticiados.

Sávio Torres

Outras Notícias

Coluna do Domingão

O Brasil escolhe seu 38º presidente A  se levar em conta as últimas pesquisas divulgadas neste sábado, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) mantém favoritismo para ser eleito presidente da República. Isso porque não desidratou o suficiente para gerar uma possibilidade de virada do candidato petista Fernando Haddad. A queda de Jair e a subida de Haddad […]

O Brasil escolhe seu 38º presidente

A  se levar em conta as últimas pesquisas divulgadas neste sábado, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) mantém favoritismo para ser eleito presidente da República. Isso porque não desidratou o suficiente para gerar uma possibilidade de virada do candidato petista Fernando Haddad.

A queda de Jair e a subida de Haddad não dão sinais de reversão a horas da votação, a não ser que haja um movimento silencioso, não detectado por nenhum instituto de pesquisas, o Capitão do Exército será o presidente eleito do país, cabendo ao PT organizar a oposição a partir de 1º de janeiro.

Registre-se, se o movimento petista esperou demais para  pôr a campanha na rua.  Acertou na estratégia tarde demais. Bolsonaro se expôs o menos possível, buscando, como no futebol, administrar o resultado.

O blog ouviu o Diretor do Instituto Múltipla, Ronald Falabella, sobre os números de Ibope e Datafolha. Nos votos válidos, oito pontos de vantagem pró Bolsonaro no Ibope e dez no Datafolha. Na espontânea, vantagem entre seis e oito pontos, sem considerar a margem de erro. “Quadro quase irreversível”, diz Falabella.

Para os pró Haddad, a esperança alimentada de que, como no primeiro turno, última pesquisa, boca de urna e apuração tenham a mesma diferença do primeiro. Problema é que no certame anterior, ela favoreceu Bolsonaro e era aparentemente maior que a curva de hoje em favor do petista. Na última Ibope dia 6, tinha 41%. Na boca de urna dia 7, 45%. Teve ao final 46%.

Saindo dos números para o sentimento de que, concluída a apuração, respeite-se o direito de comemorar dos vencedores e evite-se provocações e invasão do espaço de quem lamenta a derrota. Em eleições tão acirradas, como nunca na história, o desafio de reunificação do país é sem precedentes para quem vencer o pleito, sem falar da gestão econômica, política, da saúde, educação, segurança. Isso vale também para as relações rompidas esses dias. Ou seja, ganhar hoje é apenas um primeiro passo…

Reunião errada

O vereador Sargento Argemiro (PEN) foi convidado para um evento no cinema organizado pelo prefeito Patriota. Voltou da porta. Eleitor de Bolsonaro, bradou: “ôxe, tinha uma faixa de Haddad bem grande. Não tinha o que eu fazer lá…”

Uma ação

Os prefeitos José Patriota com o vice Sandrinho, mais Zeinha Torres e Anchieta Patriota não devem mais nada a quem cobrou uma ação que mostre empenho pró Haddad. Quem reclamou, agora aplaudiu.

Totonho vota em Bolsonaro

A coluna perguntou a Totonho Valadares sobre seu voto hoje. “Voto em Bolsonaro. Primeiro, porque meu partido, o PSDB, se manteve neutro . Depois, porque meu filho Toninho Valadares está a frente do PSL”, justificou.

“Haddad não empolga”

Totonho ainda acrescentou que possivelmente votaria em Lula, fosse ele o candidato. “Mas esse Haddad nem se reelegeu prefeito de São Paulo”.

Juntos, por enquanto

Pelo menos por hora, houve trégua entre Luciano Duque e Sebastião Oliveira em Serra Talhada. Os dois anunciaram voto em Fernando Hadadd. “Tenho minhas diferenças com o PT, mas não posso agora por conta de ódio, virar as costas ao candidato que tem uma bandeira de defesa da democracia”, justificou Sebá. Já Augusto César vota em Bolsonaro, depois de algumas eleições votando no PT.

Encruzilhada

A vereadora do Recife Aline Mariano não esconde que está numa encruzilhada política nesse segundo turno. Sempre foi crítica do PT, mas também avalia Jair Bolsonaro como péssimo para o país. “Um mais do mesmo, o outro o obscurantismo”.

UFPE escapou

A ação contra universidades pelo país, barrada por Carmen Lúcia, por pouco não chegou na UFPE. O reitor Anísio Brasileiro já recebeu Dilma no período do impeachment e é militante pró Haddad, sem esconder de ninguém.

Dois discursos

O vereador Cléber Paulino, de Tabira, disse na Cidade FM que votaria em Haddad, mas apareceu em grupos de WhatsApp defendendo Bolsonaro e até propondo ajuda a evento em prol do candidato.

Ficou feio

Os episódios da sessão suspensa com vira de vereador e denuncia de jogo pesado de cooptação em Tabira e os novos rounds entre Wellington JK x resto da Câmara em Afogados foram péssimos para imagem do legislativo no Pajeú.

Central da Apuração

A Rádio Pajeú 104,9  FM repete neste domingo o sucesso de cobertura das eleições no segundo turno. Durante o dia, a movimentação. A partir das 5 da tarde, a Central de Apuração, com informações direto do TSE e os números da região.

Com emoção

Além da disputa Bolsonaro x Haddad, promessa de emoção na apuração em São Paulo, com França x Dória e Rio, com Witzel x Paes, empatados tecnicamente.

Frase da semana:

“Não vou dizer quanto foi, mas foi mais de R$ 30 mil”.

Nelly Sampaio, afirmando quanto custou a pulada e  apoio de Dicinha do Calçamento a Aldo Santana.

Jô Soares defende Chico Buarque e Zé de Abreu

Jô Soares comanda o quadro Meninas do Jô às quartas-feiras. Foto: TV Globo/Divulgação Diante de um cenário político polarizado, o Brasil vive a era da intolerância política. O assunto foi tema da edição dessa quarta-feira do quadro Meninas do Jô do programa de Jô Soares na Globo. A conversa foi com as jornalistas Cristina Serra, […]

Jô Soares comanda o quadro Meninas do Jô às quartas-feiras. Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Jô Soares comanda o quadro Meninas do Jô às quartas-feiras. Foto: TV Globo/Divulgação

Diante de um cenário político polarizado, o Brasil vive a era da intolerância política. O assunto foi tema da edição dessa quarta-feira do quadro Meninas do Jô do programa de Jô Soares na Globo. A conversa foi com as jornalistas Cristina Serra, Lillian Witte Fibe, Natuza Nery, Mara Luquet e Cristiana Lobo. O apresentador saiu em defesa do ator José de Abreu e do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, que se declaram abertamente a favor do governo petista.

“Me espanta cada vez mais o ambiente de impaciência que o Brasil está vivendo. Esse episódio que aconteceu com o José de Abreu é constrangedor. Um cidadão não pode sair com sua mulher para jantar que é obrigado a ouvir insultos terríveis. Disseram horrores sobre a mulher dele”, disse, ao se referir ao episódio do último fim de semana, quando o ator cuspiu em um casal que o xingava. “A reação dele foi levantar e dar uma cusparada no casal, que também é uma reação movida por um ‘não aguentar mais'”, comentou.

Jô Soares também recordou a situação constrangedora vivida por Chico Buarque, que foi abordado por um grupo de homens contra o governo que questionavam e xingavam – “Chico Buarque, você é um merd*”, falou um deles.  “A pessoa não pode ter uma opinião ou tendência política que é condenada. Isto está ficando igual ao comportamento de alguns deputados no Congresso, que também é lamentável”, disse.

“O Chico Buarque não pode sair de casa sem ser agredido ou ofendido. O Chico é um patrimônio deste país. Eu fico comovido e com vergonha. Feliz o país que tem um Chico Buarque. Um cara que deveria ser reverenciado, mas ao invés disso sai de casa com os amigos e é agredido de uma forma mesquinha”.

Brasil: 202 mil casos e quase 14 mil mortes

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (14) que o país chegou a 202.918 casos confirmados e 13.993 mortes pelo novo coronavírus. Na quarta (13), eram 13.149 óbitos e 188.974 casos confirmados. Em 24 horas, foram anunciadas mais 844 mortes, de acordo com a pasta. Foram 13.944 casos incluídos no balanço em um dia. A taxa de […]

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (14) que o país chegou a 202.918 casos confirmados e 13.993 mortes pelo novo coronavírus. Na quarta (13), eram 13.149 óbitos e 188.974 casos confirmados.

Em 24 horas, foram anunciadas mais 844 mortes, de acordo com a pasta. Foram 13.944 casos incluídos no balanço em um dia. A taxa de letalidade segue em 7%.

Pernambuco: o estado confirmou mais 74 mortes e 687 pacientes com Covid-19, nesta quinta-feira (14). Com isso, desde março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou 15.588 casos já confirmados de pessoas com o novo coronavírus e 1.298 óbitos.

Dos 687 novos casos confirmados nesta quinta, 329 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 358 são casos leves da doença. O estado tem, ao todo, 8.205 casos graves de Covid-19 e outros 7.383 leves, segundo o boletim estadual.

Dos casos graves, segundo a SES, 1.462 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.693 estão internados, sendo 237 em Unidades de Terapia Intensiva e 2.456 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim registra mais 152 pacientes recuperados do novo coronavírus, totalizando 2.752 pessoas curadas da Covid-19 no estado.

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 144 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes que passaram por Pernambuco, mas moram em outros estados e países.

Coluna do Domingão

Não foi falta de aviso Pela primeira vez, mapas climáticos produzidos com dados dos últimos 30 anos apontam que o Brasil tem áreas com clima árido, similar ao de desertos. Isso foi causado pelas mudanças climáticas que aumentaram a temperatura da terra, associado à degradação gerada pelo uso humano. Uma nota técnica produzida por cientistas […]

Não foi falta de aviso

Pela primeira vez, mapas climáticos produzidos com dados dos últimos 30 anos apontam que o Brasil tem áreas com clima árido, similar ao de desertos. Isso foi causado pelas mudanças climáticas que aumentaram a temperatura da terra, associado à degradação gerada pelo uso humano.

Uma nota técnica produzida por cientistas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgãos do governo federal, divulgada em reportagem de Carlos Madeiro, do UOL, alerta que o índice de aridez cai a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação.

O documento já foi entregue ao MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e demais órgãos que devem compor o plano de ação de mitigação ao problema.

Entre os fatores apontados estão as mudanças climáticas, que aquecem o planeta e levam a uma evaporação mais rápida da água. Tudo isso, claro, associado a questões humanas de degradação do solo, com desmatamento e queimadas, por exemplo.

Hoje, oficialmente, o país tem 1.427 municípios classificados como semiárido em uma área de e ocupa parte dos nove estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Usando dados de satélite disponíveis dos últimos 18 anos, ele percebeu uma queda no número de nuvens no céu da região ao longo dos anos. O norte da Bahia também é apontado no mapa como a região mais afetada pela aridez, que também tem processos avançados de desertificação e degradação em menor escala em Minas, Pernambuco e Paraíba.

A informação preocupa o MMA, que este ano criou o Departamento de Combate à Desertificação.

Segundo Alexandre Pires, filho do Pajeú,  que coordena esse departamento, o MMA vai usar os dados de Inpe e Cemaden para atualizar o mapa das áreas suscetíveis à desertificação. A última versão desse mapa é de 2015, e o novo documento vai apontar agora essas áreas e municípios classificados como de clima árido.

“O MMA está se articulando com os governos dos estados no sentido de retomada da política, de repactuação de ações que atendam a necessidade de implementação de práticas e tecnologias concretas de combate à desertificação”, diz Alexandre. Ele explica outras pastas devem ser envolvidas no processo para que possam apoiar os serviços de assistência técnica e rural a agricultores da região,

Também há um diálogo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o lançamento de um edital de pesquisa sobre a agenda da desertificação focado sobretudo em grupos de mulheres agricultoras.

“As chuvas diminuíram e são muito espaçadas, as estão temperaturas elevadas, sem contar a pressão antrópica. A gente percebe isso que está alimentando a vulnerabilidade e nos assusta. É preciso que os governos sejam alertados e façam medidas de mitigação”, diz a engenheira agrônoma e gerente de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), Margareth Sílvia Benício.

Não há novidades no que começa a ser noticiado. A ação do homem aumenta a desertificação. Há retirada desenfreada de madeira de nosso ecossistema, a caatinga. Nenhuma fiscalização das autoridades. No Pajeú, por exemplo, o grupo Fé e Política, da Diocese, vive, em vão, alertando para essa realidade. Temperaturas insuportáveis, perspectiva de maior estiagem com o El Niño, queda na oferta hídrica, morte de nascentes dos rios. Não faltaram avisos. Caminhamos gradativamente para uma nova ordem mundial, onde nossa sobrevivência está seriamente ameaçada nesse pedaço do Nordeste.

Consequências

Segundo o próprio Alexandre Pires ao blog, a Região do São Francisco, onde predomina a fruticultura borrifada, está sendo ameaçada com essa nova realidade e avanço da área de clima árido. Nas outras regiões, a COMPESA tem sido questionada pela dificuldade de distribuição em muitas cidades, mas a oferta de água também tem diminuído. Tem gestão, mas tem menor oferta de água também , a depender da realidade.

Excessos

A semana foi marcada em Serra Talhada pela queixa prestada contra o vereador Vandinho da Saúde pelo colega Gin Oliveira. Vandinho sugeriu que Gin teria dito que Luciano Duque teria roubado R$ 26 milhões dos cofres públicos. Gin foi à Delegacia. “Agora vai ser assim”. Vandinho não foi correto e Gin, exagerado. Imagine o volume de problemas que já existem na Polícia Civil e Judiciário para que se ocupem com esse debate.

Papel dos líderes

Mais grave foi o nível do debate nas redes sociais, através do aplicativo WhattsApp, envolvendo aliados de Márcia Conrado e Luciano Duque. O clima só ficou mais acirrado depois do racha. Agora, cabe às lideranças invocar uma pré-campanha propositiva, para evitar excessos. Esse é o real papel dos líderes.

Dilemas

Em duas cidades do Pajeú, está com a oposição a chave para definir se a eleição será mais disputada ou só pra cumprir tabela. Se em Carnaíba, Gleybson Martins e Ilma Valério racharem, colocam a prefeitura no colo de Berg Patriota, apoiado pelo tio Anchieta. E se João de Maria e Romério Guimarães de fato racharem com Zé Marcos, o candidato apoiado por Evandro, Eclérinston ou Augusto Valadares, ganha com os pés nas costas.

A paz…

Com o processo de cassação da vereadora Zirleide Monteiro, a gestão do prefeito Welllington Maciel teve alguns dias de trégua, já que não se falava em outra coisa senão a fala da vereadora contra pais de crianças especiais. Espera-se que essa semana, tudo volte ao normal, para o fim da paz de LW.

Homenagem

No próximo dia 6 de dezembro, o ex-deputado Gonzaga Patriota será homenageado com a Medalha Mérito Legislativo de 2023, que será entregue pela Câmara dos Deputados. A comenda é destinada a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades – tanto nacionais quanto estrangeiras – que tenham contribuído significativamente para o Poder Legislativo ou para o Brasil. A entrega acontecerá no dia 6 de dezembro, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

De olho

Prefeitos de todo estado observam o pioneirismo do Centro Municipal de Telemedicina e Saúde Digital, em Afogados da Ingazeira. Além de gestores de várias regiões, até a Governadora Raquel Lyra sinaliza apoiar a inciativa e expandi-la para outras regiões e municípios. O maior problema no interior é a ausência de especalistas. O Centro de Telemedicina aproxima esses profissionais da população sem os custos de TFD, além das traumáticas remarcações. Em Afogados, o serviço foi oferecido pela empresa Tech+ Saúde.

Novo blog

A jornalista Juliana Lima lança seu blog dia 17 de novembro, no Museu do Cangaço, a partir das 19h. Juliana é uma das mais importantes jornalistas independentes da região. Já  prestou seus serviços à Rádio Pajeú, Cultura FM e também ao blog. Tem texto e assinatura próprias. Já foi protagonista de muitos furos de reportagem onde passou. Agora, alça voo solo.

Quem manda no MDB

A filiação de aliados do ex-vereador Zé Negão ao MDB, à revelia do vice-prefeito Daniel Valadares,  parece constatar que é Iza Arruda e não Raul Henry que de fato manda no partido. “A verdade tarda, mas não falha! Ao contrário do que tentaram fazer acreditar, o evento de formação de comissões executivas do MDB de Afogados da Ingazeira não foi fake”, disse Zé em rede social. O pré-candidato da oposição,  Danilo Simões,  prestigiou o evento.

Frase da semana:

“Renuncio ao mandato de Vereadora do Município de Arcoverde, do qual fui eleita com 1856 votos em 15 de novembro de 2020”.

De Zirleide Monteiro, ao renunciar ao mandato de vereadora, consequência do ataque a pais de crianças especiais.

Juiz eleitoral propõe rodízio de propaganda no Recife

da Folha de Pernambuco O juiz eleitoral do Recife, Alexandre Pimentel, propôs, na manhã de hoje, em encontro com representantes legais dos candidatos majoritários e proporcionais de Pernambuco, a realização de um rodízio da propaganda nas ruas da cidade. A ideia é alternar os dias em que cada coligação poderá colocar a sua publicidade nos […]

Reunião-Juiz-Eleitoral

da Folha de Pernambuco

O juiz eleitoral do Recife, Alexandre Pimentel, propôs, na manhã de hoje, em encontro com representantes legais dos candidatos majoritários e proporcionais de Pernambuco, a realização de um rodízio da propaganda nas ruas da cidade. A ideia é alternar os dias em que cada coligação poderá colocar a sua publicidade nos principais corredores e, assim, diminuir a poluição visual e não prejudicar a mobilidade das pessoas.

De acordo com a proposta da Comissão de Propaganda do Recife, comandada por Pimentel, a cidade seria dividida em três grandes blocos onde ocorreriam os rodízios. O bloco “A” abrangeria a Avenida Boa Viagem, a Imbiribeira, a Abdias de Carvalho e a Rua Jean Émile Favre. Já o bloco “B” seria composto pela Avenida Norte, a Mário Melo, a Domingues Ferreira, a Avenida Antônio de Góes, a Dezessete de Agosto, o Parnamirim, a Avenida Rosa e Silva e a Rui Barbosa. Finalmente, o bloco C abrangeria a Avenida Recife, a Caxangá e a Agamenon Magalhães.

Os advogados da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, do candidato Armando Monteiro Neto (PTB), concordaram imediatamente com o rodízio, mas os representantes da Frente Popular, de Paulo Câmara (PSB), pediram para analisar a proposta junto com os seus clientes.