Notícias

Em nota, Prefeitura informa que não fará evento-teste com Festa de Setembro

Por André Luis

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Fundação Cultural e Secretaria de Saúde, informa que apesar do Decreto Estadual liberar eventos-teste com até 1.200 pessoas, o Município entende que a Festa da Padroeira – Festa de Setembro – não é o instrumento apropriado para testar os meios de controles da Covid-19, seja pelo porte do evento, seja pela importância do mesmo para nossa população.

Por esta razão, compreendemos que não é, ainda, seguro promover  festividades, sob risco de aglomerações e disseminação do novo coronavírus.

Informamos ainda que mediante resolução do TCE, neste período os municípios só poderão fazer contratação de artistas exclusivamente da cultura popular, e utilizando obrigatoriamente  recursos da Lei Aldir Blanc.

Em Serra Talhada todos os recursos da Lei Aldir Blanc foram repassados em 2020, o que impossibilita novas contratações.

Apesar das limitações, informamos que o Município vem estudando um novo formato para valorização dos artistas locais.

Att.

Prefeitura Municipal de Serra Talhada

Outras Notícias

Sicoob oferece crédito consignado para servidores municipais de Serra Talhada

A Gerente de Negócios do Sicoob Serra Talhada, Margarete Pereira de Sá, esteve na Revista da Cultura, com o radialista Tony Alencar. Ela destacou informações sobre cooperativismo financeiro, vantagens de fazer parte do Sicoob e convênio de Crédito Consignado para servidores da Prefeitura de Serra Talhada. “Em 2017 chegou o Sicoob à Serra Talhada. Hoje […]

A Gerente de Negócios do Sicoob Serra Talhada, Margarete Pereira de Sá, esteve na Revista da Cultura, com o radialista Tony Alencar.

Ela destacou informações sobre cooperativismo financeiro, vantagens de fazer parte do Sicoob e convênio de Crédito Consignado para servidores da Prefeitura de Serra Talhada.

“Em 2017 chegou o Sicoob à Serra Talhada. Hoje são duas agências, uma no centro e outra no Shopping Serra Talhada. Viemos contribuir para o crescimento de nossa terra, alavancando e fomentando negócios”.

Ela destacou o papel do Sicoob como cooperativa de crédito e o crescimento do Sicoob no Brasil, como sociedade de pessoas e não de capital.

Ela contou a história do Sicoob Pernambuco que nasceu com 101 produtores rurais e capital de R$ 36 mil. “Hoje somos 37 mil associados e temos R$ 170 milhões de capital. Isso mostra o nosso objetivo por justiça financeira. E nosso diferencial, com taxas mais competitivas, tarifas menores, melhor remuneração para o cooperado, onde você é dono do negócio e participa dos resultados”.

Ela ainda destacou o atendimento personalizado e humanizado, mesmo na era digital e pandemia. “Nosso modelo no Shopping por exemplo é totalmente digital, onde não há caixas, mas colaboradores prontos para atender com horário das 11h às 16h”. Já o autoatendimento funciona o dia todo. No centro, há caixas permanentes com horário bancário.

Margarete destacou ainda o papel de fomento do Sicoob com taxas diferenciadas. Também orientou como abrir contas como pessoa jurídica ou pessoa física.

“Temos todos os serviços para pessoas físicas e jurídicas. Conta corrente, cartões, poupança, crédito, capital de giro, antecipação de recebíveis, emissão de boleto de cobrança com antecipação de recebíveis, consórcios, linha de energia solar e consignados”.

Ela destacou o serviço de empréstimos consignados oferecido a servidores, estaduais, federais e agora municipais.

“Fechamos a parceria com a Prefeitura de Serra Talhada e já estamos operacionalizando o consignado de servidores municipais”.

Basta se dirigir à agência do Shopping e terá todo atendimento e conforto, com horário entendido. E qualquer servidor pode ligar para (81) 9-9964-0198. Ainda no (87) 9-9982-0014.

História:  O Sicoob Pernambuco nasceu em 20 de dezembro 1999, em São José do Egito, município do Alto Sertão do Pajeú pernambucano, através da união de 101 pessoas, pequenos produtores rurais do setor avícola. Surgia  a CREDIPAJEÚ, hoje conhecida como Sicoob Pernambuco.

Em junho de 2000 foi aberta a primeira agência. Hoje já contam com mais de 30 pontos de atendimento espalhados pela área de atuação em Pernambuco e na Paraíba.

Surgiram em meio a um contexto de transformações do sistema agroindustrial local, com fortes alterações no ritmo de produção e vida dessa localidade. O objetivo principal sempre foi atender às necessidades financeiras dos cooperados, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Alinhado à expansão física, a cada dia, o Sicoob intensifica e acelera investimentos em tecnologia e inovação, buscando melhorar cada vez mais a experiência dos cooperados que preferem o atendimento digital, sem deixar de lado a essência acolhedora, humana e cooperativista.

São 22 anos de braços dados com a educação financeira e cooperativista dos nossos cooperados, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, fomentamos a expansão do cooperativismo de crédito mútuo.

Tuparetama teve primeira Cantata Natalina

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, acompanhou a 2ª Cantata Natalina realizada por a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama na noite da última terça-feira 25 de dezembro de 2018. Ela foi apresentada pelo Coral Canto Livre, formado por 18 crianças de 8 a 12 anos de Tuparetama. O grupo ensaiou, por 22 […]

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, acompanhou a 2ª Cantata Natalina realizada por a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama na noite da última terça-feira 25 de dezembro de 2018.

Ela foi apresentada pelo Coral Canto Livre, formado por 18 crianças de 8 a 12 anos de Tuparetama. O grupo ensaiou, por 22 dias para a Cantata. O Coral Canto Livre foi ensaiado pelo maestro Josimar Alves.

Foram 12 músicas no evento, que  teve telão, iluminação especial e o Papai Noel que distribuiu presentes logo após a última música do coral, na fachada do prédio da Prefeitura Municipal de Tuparetama. “Foi um sucesso, o povo elogiou muito, foi inovador e importante para as crianças que participaram e estava com um cenário muito bonito”, disse Sávio.

Segundo Fernando Marques, Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama, todas as crianças convidadas e que participaram deste coral eram de Tuparetama. “Em 2017 quando a gente realizou viu que a população assimilou, então esse ano teve uma produção maior”, disse Fernando.

De acordo com Josimar, apesar do pouco tempo de ensaio as crianças do coral conseguiram um resultado muito bom. No futuro  o coral deverá ter a participação de mais crianças. “Um trabalho que na verdade é contínuo e a primeira avaliação foi muito boa”, disse o maestro.

Bispo sobe serra e celebra na Matinha

O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol celebrou na Serra da Matinha, município de Carnaíba, ao lado do padre Daniel Gomes e do Diácono Lindailson Ferraz, para um bom número de fiéis. A celebração foi simbólica, em tempos de luta pela preservação da caatinga.   A serra da Matinha localiza-se na Comunidade de Boqueirão, pertencente ao município […]

O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol celebrou na Serra da Matinha, município de Carnaíba, ao lado do padre Daniel Gomes e do Diácono Lindailson Ferraz, para um bom número de fiéis. A celebração foi simbólica, em tempos de luta pela preservação da caatinga.   A serra da Matinha localiza-se na Comunidade de Boqueirão, pertencente ao município de Carnaíba, Estado de Pernambuco. É área de preservação ambiental, uma das poucas alvo dessa política pública.

O alto da Serra fica a cerca de 970 metros de altitude em relação ao nível do mar e possui esplendorosa beleza natural com atrativos que oferecem potenciais para diversas atividades de exploração racional e ecológica, a exemplo da excelente cobertura vegetal com estratificações que abrangem todos os níveis de desenvolvimento da flora local. A área também apresenta uma grande quantidade de nascentes d’água com boa estrutura de preservação e riachos com pequenos reservatórios de água de boa qualidade.

A existência de riachos, boa parte deles em boas condições ambientais e com água cristalina, de baixa temperatura e com água corrente, é um atrativo dos melhores de se ver na Serra da Matinha, mas também existe lá grande riqueza  com elementos da fauna e da flora da caatinga e espécies de outras regiões do país (Mata Atlântica, Floresta Amazônica), que garante um deslumbrar diferenciado da paisagem bucólica e ar puro existente por todos os lugares.

Outro fator de relevante riqueza da região pode ser representado pelos registros da arte rupestres feitas em rochas pelos nossos ancestrais indígenas, o que indica a possibilidade de estudos arqueológicos e exploração turística da região.

As marcas deixadas são todas feitas na cor vermelha com representações de figuras antropo-zoomórficas, que expressam a caça, a dança, às armas, bem como círculos concêntricos de rara beleza e outros registros estranhos que precisam ser estudados para desvendar seus mistérios, que indicam signos e representações simbólicas de comportamento e comunicação pré-histórica.

Serra: duas escolas premiadas pelo Programa Criança Alfabetizada do Governo de Pernambuco

A cidade de Serra Talhada ficou entre os 50 municípios pernambucanos premiados pelo Programa Criança Alfabetizada, do Governo de Pernambuco. As escolas premiadas foram a Antônio Firmino de Lima, do distrito de Varzinha, e Maria José de Sá Ferraz, do bairro Cagep, por apresentarem os melhores desempenhos em alfabetização em 2021, em pleno contexto de […]

A cidade de Serra Talhada ficou entre os 50 municípios pernambucanos premiados pelo Programa Criança Alfabetizada, do Governo de Pernambuco. As escolas premiadas foram a Antônio Firmino de Lima, do distrito de Varzinha, e Maria José de Sá Ferraz, do bairro Cagep, por apresentarem os melhores desempenhos em alfabetização em 2021, em pleno contexto de pandemia da Covid-19. 

A premiação aconteceu durante o Seminário do Programa Criança Alfabetizada, no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na última terça-feira (21). Na oportunidade, o município de Serra Talhada esteve representado pela secretária de Educação, Marta Cristina; pela gerente de Políticas Pedagógicas, Joselayne Santos; e pelas gestoras das duas escolas premiadas, Sandra Marilak e Maria da Penha Souza. 

As duas escolas premiadas tiveram os melhores desempenhos na avaliação no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) de 2021, em relação à alfabetização dos alunos do 2° ano do ensino fundamental. 

“É uma alegria imensa ter nossas escolas premiadas por excelência em educação, ficando entre as melhores do estado no quesito alfabetização de qualidade. Isso mostra o compromisso que o município tem com a educação de nossas crianças. Parabenizo toda a Rede Municipal de Ensino e em especial as escolas Antônio Firmino e Maria José de Sá Ferraz pelo belo trabalho desenvolvido em plena pandemia”, comemorou a prefeita Márcia Conrado. 

As unidades de ensino premiadas receberão, cada uma, um prêmio de R$ 60 mil e terão a missão de ajudar 02  escolas de resultados desafiadores no estado. Se conseguirem que essas escolas de resultados desafiadores avancem nos indicadores de alfabetização em um prazo de dois anos, receberão mais R$ 20 mil. 

“A pandemia nos trouxe muitos desafios e dificuldades, mas com empenho e dedicação de toda a nossa rede de ensino estamos entre os melhores municípios do estado em alfabetização, uma conquista muito grande para Serra Talhada, que não mediu esforços para garantir educação de qualidade na pandemia”, destacou a secretária Marta Cristina.

Gilson Machado diz que Bolsonaro não vai a Belmonte

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no […]

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no evento.

A empresa espanhola Solatio é responsável pelo projeto, cujo investimento chega a R$ 3,5 bilhões. A obra é tida como o maior parque solar do Brasil.

No mesmo dia, Bolsonaro cumprirá agenda em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, segundo Machado. A informação de que Bolsonaro iria a Belmonte partiu de assessores do prefeito Romonilson Mariano.