Notícias

Em nota, Flávio Marques comenta decisão do TRE

Por Nill Júnior

Amigos e amigas de Tabira,

Respeito a decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco nessa sexta(19), mas jamais deixarei de lutar contra a injustiça cometida que procurou afetar não somente o meu trabalho, mas a imagem e a credibilidade que construí ao longo de minha vida profissional e política.

Sempre fiz um trabalho honesto e transparente, atuando dentro da legalidade. O processo, que ora respondo na Justiça Eleitoral, não é por desvio de frango; não é por bebidas alcoólicas e churrascos pagos com dinheiro público, tampouco por apropriação das contribuições previdenciárias, como já ocorreu no passado não tão distante em nosso município.

Sou acusado de ser “beneficiado”, indiretamente, com a contratação de funcionários em ano eleitoral para que pudesse vencer o pleito de 2020. Contudo, documentos juntados na minha defesa apontam que em 2019 a Prefeitura de Tabira contratou 396 pessoas, enquanto em 2020 foram 414 contratos, o que verifica um acréscimo de 18 contratos em relação ao ano anterior. Devendo registrar, ainda, o momento de pandemia vivenciado e que nenhuma das contratações foram realizadas no período vedado.

Dito isto, é possível afirmar que houve acréscimo exorbitante de servidores? Essas 18 pessoas poderiam alterar o resultado da eleição?

Sei que meu nome incomoda a atual gestão, que até a presente data não cumpriu nada do que foi prometido ao nosso povo e querem, a qualquer custo, me tirar da vida pública, não medindo esforços e sendo capazes de tudo, até mesmo quase destruir Tabira, para conseguirem seu intento e não ter que disputar comigo as eleições municipais de 2024.

Tenho fé de que esse é só mais um obstáculo a ser vencido. Certamente irei conseguir provar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que tudo não passou de um terrível e triste engano, mantendo-me elegível para o pleito de 2024.

Estou mais firme do que nunca e continuo reafirmando que lutei e luto por Tabira e seu povo.

A luta continua!

Um grande abraço,

Flávio Marques

Outras Notícias

11ª edição do Massacre de Angico conta com Bruna Florie no papel de Maria de Bonita

Foto: Otávio Alexandre As apresentações ocorrerão entre os dias 24 e 28 de julho em Serra Talhada O Massacre de Angico, espetáculo teatral que conta a história da vida e da morte de Lampião, chegará a sua 11ª edição em julho deste ano. A grande novidade, divulgada pela produção do evento, hoje, no Dia Internacional […]

Foto: Otávio Alexandre

As apresentações ocorrerão entre os dias 24 e 28 de julho em Serra Talhada

O Massacre de Angico, espetáculo teatral que conta a história da vida e da morte de Lampião, chegará a sua 11ª edição em julho deste ano. A grande novidade, divulgada pela produção do evento, hoje, no Dia Internacional da Mulher, é que Maria Bonita, a lendária Rainha do Cangaço, será interpretada pela talentosa atriz Bruna Florie. No dia 8 de março, também se celebra o aniversário de Maria Bonita, nascida em 1911.

A atriz Bruna Florie é de Triunfo, nasceu e cresceu no Alto da Boa Vista, celeiro da cultura popular. Graduada em Teatro pela UFPE em 2017, Bruna Florie é uma artista da cultura popular, dedicada não apenas às artes cênicas, mas também ao ensino, na função de arte-educadora. Sua paixão pelo Cangaço, desde a infância, a inspirou a abraçar este novo desafio com entusiasmo e dedicação. “Desde criança sempre fui apaixonada pelo Cangaço, e para mim vai ser uma honra muito grande poder pensar o Cangaço de Maria Bonita, a partir da perspectiva de uma mulher tão forte, empoderada, e que se colocou na sociedade de uma forma emblemática”, contou a atriz.

Ao selecionar Bruna Florie como a nova Maria Bonita, a equipe de O Massacre de Angico segue no compromisso de celebrar e honrar as mulheres que deixaram um legado duradouro na história brasileira. Sua interpretação promete trazer uma nova e cativante perspectiva sobre a figura de Maria Bonita, destacando sua força, coragem e determinação.

O MASSACRE DE ANGICO – O Massacre de Angico – A Morte de Lampião conta com 30 atores, 70 figurantes, além de 40 profissionais na equipe técnica e administrativa. A apresentação faz parte da programação do Tributo a Virgolino – A celebração do Cangaço, que tem a produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com o incentivo do Funcultura; Fundarpe; Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Serra Talhada.

Gestores de Quixaba e Carnaíba conheceram serviço de acolhimento institucional da Prefeitura de Afogados 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira recebeu, nesta segunda (7), a visita de equipes técnicas das cidades de Quixaba e Carnaíba, com o objetivo de conhecer de perto o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes implantado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira. O serviço é referência no Estado de Pernambuco.  Durante a visita, […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira recebeu, nesta segunda (7), a visita de equipes técnicas das cidades de Quixaba e Carnaíba, com o objetivo de conhecer de perto o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes implantado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira. O serviço é referência no Estado de Pernambuco. 

Durante a visita, os profissionais puderam entender melhor o funcionamento do serviço, observar o fluxograma de atendimentos, a composição da equipe multidisciplinar, a dinâmica de trabalho e a estrutura física do espaço. A iniciativa visa subsidiar a possível implantação do serviço nos municípios visitantes, fortalecendo a rede de proteção à infância e adolescência na região. 

Em funcionamento há mais de 10 anos, o serviço de acolhimento institucional de Afogados da Ingazeira é coordenado pela secretaria municipal de assistência social. O serviço é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, como medida protetiva aplicada em situações de afastamento familiar, garantindo a proteção integral e os direitos fundamentais desse público. 

As equipes também visitaram as instalações da Associação Vale do Pajeú – ASAVAP para conhecer o trabalho que vem sendo realizado desde novembro de 2024 pela gestão municipal naquela instituição.

Pai empossou o filho em Calumbi

Em Calumbi, o rumo das eleições fez com que pela primeira vez na história do município o pai empossasse o filho prefeito. Isso foi possível porque o pai de Joelson e vereador eleito, Zé Luiz, 67 anos, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores com oito dos nove votos. Ele só não teve o voto […]

Em Calumbi, o rumo das eleições fez com que pela primeira vez na história do município o pai empossasse o filho prefeito.

Isso foi possível porque o pai de Joelson e vereador eleito, Zé Luiz, 67 anos, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores com oito dos nove votos.

Ele só não teve o voto de Severina de Roças Velhas, contando com quatro votos da oposição.

Assim, o primeiro ato coimo Presidente do Poder Legislativo  de Calumbi foi empossar o filho, Erivaldo José da Silva, o Joelson (AVANTE) como prefeito do município. O fato, claro, chamou a atenção na cidade e nas redes sociais.

Joelson, de 49 anos, foi eleito para o cargo ao receber 53,66% dos votos válidos, um total de 2.742 votos em 15 de novembro. Sandra da Farmácia, do PT, não conseguiu a reeleição. Teve 46,34% dos votos válidos, ou 2.368 votos. Já o pai, teve 400 votos, eleito pelo PSL.

 

Iguaracy: Problemas de eletricidade levam prefeito a cancelar programação de hoje da Festa de Janeiro

O prefeito do município de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, do PSDB-PE, anunciou agora no início da tarde desta quarta-feira (15), o cancelamento da programação prevista para hoje no pátio de eventos na praça Antônio Rabelo, na Festa de Janeiro com o artista Gil Camargo.  A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas que atingiram […]

O prefeito do município de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, do PSDB-PE, anunciou agora no início da tarde desta quarta-feira (15), o cancelamento da programação prevista para hoje no pátio de eventos na praça Antônio Rabelo, na Festa de Janeiro com o artista Gil Camargo. 

A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas que atingiram o município, com um total de 116 milímetros registrados ontem 14, causando sérios transtornos, incluindo interrupções no fornecimento de energia elétrica no pátio de eventos localizado na Praça Santo Antônio Rabello.

As chuvas intensas provocaram uma explosão em um transformador, resultando em falhas no sistema elétrico que afetaram não apenas o pátio de eventos, mas também diversas áreas adjacentes. A explosão causou danos significativos à infraestrutura elétrica local, levando a cortes de energia e colocando em risco a segurança dos participantes que iriam frequentar as festividades.

“Diante das circunstâncias adversas e visando garantir a segurança da população, decidimos cancelar a programação de hoje dia 15”, declarou o prefeito. Ele também informou que sua gestão está tomando todas as providências necessárias junto aos órgãos competentes para solucionar os problemas elétricos e garantir a segurança das instalações.

“Estamos trabalhando incansavelmente para resolver as questões causadas pelas chuvas e pela explosão do transformador. Nossa meta é assegurar que as festividades continuem sem maiores complicações nos próximos dias”, ressaltou Dr. Pedro Alves.

A programação da Festa de Janeiro permanece mantida para os próximos dias, e a prefeitura continuará atualizando a população sobre quaisquer mudanças ou novas informações relacionadas ao evento. Veja abaixo vídeo mostrando transformador pegando fogo:

 

Em nota, Josete Amaral esclarece processo sobre as cozinhas comunitária de Tabira

Prezado Nill Junior, Ao tomar conhecimento de notícias envolvendo o processo judicial relativo ao convênio federal de 2005 para construção de duas cozinhas comunitárias, venho a público para esclarecer que não fui condenado à perda dos direitos políticos ou a devolução de nenhum recurso público sobre o convênio. Irregularmente, veiculam a informação alguns blogs, especialmente […]

Prezado Nill Junior,

Ao tomar conhecimento de notícias envolvendo o processo judicial relativo ao convênio federal de 2005 para construção de duas cozinhas comunitárias, venho a público para esclarecer que não fui condenado à perda dos direitos políticos ou a devolução de nenhum recurso público sobre o convênio.

Irregularmente, veiculam a informação alguns blogs, especialmente o injurioso blog do ficha suja Dinca Brandino (http://dincaodopajeu.blogspot.com.br/2018/01/ex-prefeito-josete-amaral-tenta-desviar.html), pois a sentença condenatória de primeiro grau do processo nº 0001207-63.2009.4.05.8303, divulgada como minha condenação, foi ANULADA pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região quando do julgamento apelação nº AC563777/01-PE,  restando apenas contra a minha pessoa um singela multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) em razão de não ter inaugurado as duas cozinhas previstas apesar de ter adquirido todos os materiais do convênio.

O Ministério Público Federal foi quem propôs o recurso (Agravo em Recurso Especial) divulgado, sendo que o próprio Subprocurador Geral da República Mário José Gisi opinou pelo seu não conhecimento, ou seja, mantendo apenas a multa de R$3mil.

Todos sabem que inaugurei e coloquei em funcionamento a cozinha comunitária em Tabira, a qual funcionava na Rua João Oliveira Santos, no bairro de João Cordeiro, sendo meu único descuido a fusão das duas unidades previstas no convênio em um único local devido à falta de recursos do município.

Não adianta meus adversários quererem difundir de forma caluniosa e inverídica que fui condenado por crime que não cometi, pois a própria prestação de contas do convênio foi devidamente aprovada pelo Tribunal de Contas da União, através do Acórdão TC nº 8944/2016-TCU – 2ª Câmara, nos autos da Tomada de Consta Especial nº 008.857/2015-6.

Todos esses processos são de fácil acesso pela internet a qualquer cidadão que queira pesquisar a verdade dos fatos, a qual se resume a uma multa de R$3mil por não ter informado a época ao Governo Federal que apenas inauguraria uma unidade da cozinha comunitária, esta que pouco tempo depois foi desativada de forma politiqueira pelo Ficha Suja Dinca Brandino prejudicando a população carente do município.

Assim, espero ter esclarecido a população tabirense e aos seus leitores sobre esse convênio e os processos dele decorrentes dos quais sai ileso apenas com a imputação de uma singela multa a ser adimplida, e também para informar que estarei tomando todas as medidas judiciais criminais cabíveis contra as pessoas que estão tentando manchar minha honra com falsas e levianas acusações com propósitos eleitorais.

Grato pelo espaço e pela sua cordial atenção.

Josete Amaral