Notícias

Em entrevista, Odacy aponta soluções para problemas vivenciados atualmente por Petrolina

Por André Luis

odacy amorim - deputado PT -PEEm entrevista ao programa Edenevaldo Alves, da Rádio Petrolina FM, ocorrida nesta quarta-feira, 13, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, PT, analisou vários assuntos relacionados ao mandato parlamentar, à política local e temas ligados ao município.

Pavimentação, saneamento e a situação do matadouro que corre risco de ser fechado e vendido, ficando marchantes e feirantes desprovidos do equipamento, estiveram entre os assuntos pautados, mas Odacy não titubeou e apontou solução para cada um dos temas abordados.

Sobre pavimentação, Odacy Amorim que quando governou a cidade pavimentou e calçou mais de 100 ruas em Petrolina, frisou que essa é uma das principais demandas da cidade junto com o saneamento.

“Minha solução para atender essa demanda seria montar uma usina de pavimento do município, o que aceleraria a resolução desse problema”, apontou. Sobre o saneamento, outra questão que contou com atenção especial de Odacy como prefeito de Petrolina, o parlamenta respondeu a um questionamento de uma ouvinte do bairro Dom Avelar.

Conforme o pré-candidato, quando geriu o município firmou em 2007 um plano de metas e investimentos com a Compesa, empresa de água e esgoto do estado, como condição para a renovação da concessão à empresa para continuar à frente desses serviços no município. A proposta obrigou a Compesa a universalizar a oferta de água e de tratamento do esgoto na cidade.

“Vamos cobrar o funcionamento do saneamento do Dom Avelar. Não sei porque ainda não funciona. A obra pelo que fui informado está pronta. Vamos atrás dessa resposta para os moradores do bairro”, contou.

Outro tema que voltou à tona neste início de 2016 e que o deputado também não deixou sem resposta, foi o problema do matadouro que está prestes a ser fechado sem que tenha outro equipamento para o abate no município.

“Minha posição neste sentido era só fechar e vender quando se construísse outro matadouro. Meu projeto é a construção de um novo abatedouro no entorno de Petrolina e usar os recursos com a venda do atual, para pavimentar a cidade. Mas só fechar quando um novo matadouro tivesse pronto”, esclareceu o pré-candidato a prefeito, deputado Odacy Amorim.

Política local – Sobre a política local e sua pré-candidatura a prefeito de Petrolina, Odacy informou como sempre tem dito que vem mantendo conversas para a construção de um projeto de crescimento e desenvolvimento para o município.

“Tenho conversado com as lideranças e discutido um projeto para a cidade. Vamos trabalhar e entender a importância dos outros. Temos uma visão mais larga para definir o que for melhor para a Petrolina”, concluiu.

Outras Notícias

Serra Talhada chega ao óbito 193 por Covid-19

Farol de Notícias O município de Serra Talhada cravou o óbito de número 193 pelo novo coronavírus no último domingo (19). A confirmação chegou nessa quinta-feira (23) após divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o boletim, a vítima era um homem de 70 anos, com câncer, que residia […]

Farol de Notícias

O município de Serra Talhada cravou o óbito de número 193 pelo novo coronavírus no último domingo (19). A confirmação chegou nessa quinta-feira (23) após divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o boletim, a vítima era um homem de 70 anos, com câncer, que residia no distrito de Varzinha, e estava em Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ele morreu no Hospital Eduardo Campos.

Ainda segundo o boletim, Serra Talhada conta hoje com 41 pessoas em isolamento domiciliar por conta da doença, somando 47 casos ativos. Há 31 casos suspeitos de Covid-19 em investigação, aguardando o resultado do exame.

Já com o relação a ocupação hospitalar o cenário não preocupa. O Hospam está com 20% da sua capacidade, com dois serra-talhadenses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o Hospital Eduardo Campos apenas com 7% da sua capacidade, com seis pacientes na UTI, dois são de Serra Talhada.

PE 380: Fernandha Batista garante que dívidas deixadas pela Construpav serão quitadas

Secretária de Infraestrutura do Estado também informou que obras foram retomadas nesta sexta-feira Por André Luis A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, garantiu, durante entrevista ao jornalista Nill Júnior, nesta sexta-feira (18), que além da retomada das obras da construção da PE-380, a Estrada de Ibitiranga, as dívidas deixadas pela […]

Secretária de Infraestrutura do Estado também informou que obras foram retomadas nesta sexta-feira

Por André Luis

A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, garantiu, durante entrevista ao jornalista Nill Júnior, nesta sexta-feira (18), que além da retomada das obras da construção da PE-380, a Estrada de Ibitiranga, as dívidas deixadas pela Construpav, empresa sublocada pela Esse Engenharia, vencedora da licitação – com o comércio local, serão todas quitadas.

“Tivemos uma reunião muito importante com a construtora que venceu o processo que é a Esse Engenharia e que responde diretamente por toda a obra e nos foi dada a garantia, não só da retomada da obra que aconteceu na data de hoje, mas também de toda a quitação de de tudo aí que aconteceu nesse período”. 

Ela disse que esse tipo de problema faz parte dos riscos inerentes as obras públicas, mas afirmou que toda norma está sendo cumprida e que a empresa já se prontificou a corrigir algo que não deu certo nessa tentativa. Garantiu que as obras foram retomadas e terão celeridade.

“E a ideia é que agora já no início de abril a gente tenha é uma intensificação da quantidade de maquinários e de pessoas contratadas. Então esse problema não vai voltar a acontecer e a gente vai ter mais uma Rodovia importante para ser inaugurada no Pajeú”, afirmou a secretária.

Fernandha também fez uma avaliação da agenda de entregas desta sexta-feira. Ela citou a inauguração da PE 337, em Flores. Ainda sobre o andamento das obras da PE 365, que liga Serra Talhada, passando por Santa Cruz da Baixa Verde até Triunfo, a PE 310, entre Iguaracy e Custódia, a 264, entre São José do Egito e a Paraíba e prometeu análise para andar com o projeto da rodovia entre Triunfo e a PE 320.

Afogados: presos jovens que assaltaram loja e ameaçaram gerente

Após levantamento as equipes do Malhas da Lei e NIS-I diligenciaram no intuito de localizar as pessoas de Emerson Soares de Brito, vulgo “Mersin Vaqueiro”, e um menor de Jericó-Triunfo. Eles assaltaram dia 2 a loja “Bella Chic”, situada na Avenida Manoel Borba, Centro de Afogados da Ingazeira. Na ocasião subtrairam a quantia de R$585,00. […]

Foto e informações: 23º BPM

Após levantamento as equipes do Malhas da Lei e NIS-I diligenciaram no intuito de localizar as pessoas de Emerson Soares de Brito, vulgo “Mersin Vaqueiro”, e um menor de Jericó-Triunfo.

Eles assaltaram dia 2 a loja “Bella Chic”, situada na Avenida Manoel Borba, Centro de Afogados da Ingazeira.

Na ocasião subtrairam a quantia de R$585,00. O acusado e o menor foram localizados em uma residência situada na Rua Inês Almeida de Souza, 111 – Bairro Costa, onde ingeriam bebida alcoólica.

Ambos assumiram a autoria do assalto e informaram terem cometido o crime por estarem sem dinheiro e quererem fazer o uso de drogas.

Informaram, ainda, terem escolhido o referido alvo por na ocasião do crime se encontrar apenas a gerente no interior o estabelecimento.

A gerente da loja informou que os envolvidos foram extremamente agressivos e a ameaçaram de morte constantemente no ato do crime.

“Foi ameaçada caso avisasse à polícia do ocorrido”, diz a nota. Os envolvidos ficaram a disposição do plantão da Polícia Civil para serem adotadas as medidas julgadas cabíveis.

Operação Esforço Geral põe mais policiais na ruas também no Sertão

Pelas próximas 24h, todo o efetivo das polícias Militar e Civil estarão nas ruas do estado. Comandada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a operação “Esforço Geral” tem o objetivo de realizar o maior número possível de flagrantes e mandados de prisões. Segundo o secretário da pasta, Angelo Gioia, essa é a primeira de uma […]

db7f3b9c2cd8dcce7b26e67a57076ad9Pelas próximas 24h, todo o efetivo das polícias Militar e Civil estarão nas ruas do estado. Comandada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a operação “Esforço Geral” tem o objetivo de realizar o maior número possível de flagrantes e mandados de prisões. Segundo o secretário da pasta, Angelo Gioia, essa é a primeira de uma série de ações semelhantes.

“Na verdade, isso faz parte de um planejamento, um compromisso nosso que assumi desde o início da minha gestão. Vamos devolver, em caráter definitivo, policiais que estavam em funções administrativas”, pontuou.

Só a Polícia Civil está empregando, ao todo, 939 policiais na operação. São 168 delegados e 771 agentes e escrivães. Compõem o efetivo, inclusive, policiais cedidos pela Diretoria de Recursos Humanos (DIRH) da corporação e da SDS. A Polícia Militar, assim como a própria SDS, não informou a quantidade do efetivo que vai estar nas ruas.

“A meta é cumprir 80 mandados de prisão em 24 horas. É, realmente, um esforço coletivo”, destacou o chefe da Polícia Civil em Pernambuco, Antônio Barros.

“Vamos lançar esse efetivo numa frequência já estabelecida com os comandos das polícias militar e civil e do Corpo de Bombeiros. Criaremos uma rotina própria para esse tipo de atividade”, adiantou.

Operação também no Sertão: No Pajeú, batalhões de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira estão integrados à operação. Na área do 23o BPM (Afogados da Ingazeira), o foco são as cidades de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Tabira. Na área do 14o, Sera Talhada, cidade com maior número de homicídios n ano na região, tem maior emprego de homens nas ruas. Em Arcoverde, o 3o BPM prioriza a própria sede e Pesqueira.

Polícia Civil: Além de integrar a ação comandada pela SDS, a Polícia Civil ainda realiza Operações de Repressão Qualificada (ORQ). O objetivo é recolher ao sistema prisional pessoas procuradas pela Justiça por meio de mandados de prisão preventiva e temporária, além de deter suspeitos em flagrante delito.

Em queda, cofres municipais recebem mais de R$ 9 bilhões de FPM

Nesta quarta-feira, 10 de maio, os cofres municipais recebem o repasse do primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante total corresponde a R$ 7.326.157.895,50, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, que incluem o […]

Nesta quarta-feira, 10 de maio, os cofres municipais recebem o repasse do primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O montante total corresponde a R$ 7.326.157.895,50, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, que incluem o Fundeb, o montante é de R$ 9.157.697.369,38.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, o número representa queda de 1,24%. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a expectativa é de uma pequena retração de 0,1% em relação a maio de 2022. Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período até março de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior, a queda é de 4,18%.

Já com relação ao acumulado do ano, o valor total do FPM vem apresentando oscilações nos decêndios, mas no acumulado fecha positivo. O total repassado aos municípios no período de 2023 apresenta um crescimento de 7,33% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2022. Ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2023 teve crescimento de 2,52% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça o alerta para que os gestores municipais tenham cautela e prudência na execução de suas despesas, especialmente diante do cenário de prorrogação da divulgação dos dados do Censo 2022 para 28 de junho. Entre as orientações, a entidade reforça a necessidade de que sejam planejadas as ações e orçamentos, além da importância de economizar nesses primeiros meses de economia.