Em Caruaru, Maciel Melo homenageia Fulô do Mandacaru, vencedora do SuperStar
Por Nill Júnior
G1 PE
G1 PE
A última semana de shows no São João de Caruaru, Agreste de Pernambuco, começou nesta segunda feira (27). Se apresentaram no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga os cantores Erick Moreira e Maciel Melo e as bandas Brucelose e Mastruz com Leite.
Ex-vocalista da Caru Forró, o caruaruense Erick Moreira abriu a noite com muito sertanejo romântico. Com um show 100% autoral, o músico ficou surpreso com o público. “A galera compareceu, foi muito bom. Todo mundo cantou e brincou. Tive o privilégio de colocar a galera pra cima”, afirma o cantor que vai se mudar para Goiânia no mês de outubro.
“O melhor São João do mundo é o de Caruaru. Tenho orgulho porque é meu estado, minha terra. São João é forró, amor, beijo na boca, canjica, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e muita coisa boa”, conta Maciel Melo, segunda atração da noite.
O “caboclo sonhador” ainda mandou um recado para a banda caruaruense Fulô de Mandacaru, campeã do programa SuperStar, da TV Globo. “Eu queria mandar um abraço muito apertado para os meninos. A vitória só vai fortalecer a nossa história, nossa tradição, nossa cultura. Estou aqui, se precisarem de músicas para os discos de vocês podem contar comigo”, brinca o cantor e compositor.
Publicada no dia da votação da MP da Eletrobras, a medida provisória 1.052/2021 cria um novo fundo para o desenvolvimento de projetos de concessão e de parcerias público-privadas e altera as regras dos fundos constitucionais de financiamento (FNE, FNO e FCO) e as taxas de administração das instituições que os gerem – Banco do Nordeste […]
Publicada no dia da votação da MP da Eletrobras, a medida provisória 1.052/2021 cria um novo fundo para o desenvolvimento de projetos de concessão e de parcerias público-privadas e altera as regras dos fundos constitucionais de financiamento (FNE, FNO e FCO) e as taxas de administração das instituições que os gerem – Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Brasil, respectivamente.
Na prática, o governo federal retira R$ 11 bilhões desses fundos para financiamento, voltados para o desenvolvimento regional, para projetos em todo o país.
“É mais uma ação para o esvaziamento dos órgãos de Estado presentes no Nordeste, sobretudo aqueles de planejamento estratégico e desenvolvimento regional. O mais grave é que os mecanismos de financiamento estão sendo desmontados pelo governo federal. Vimos o que aconteceu com a Sudene, agora foi autorizada a venda da Chesf e vamos enfrentar o desmonte do Banco do Nordeste”, critica Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados.
O parlamentar protocolou duas emendas ao texto na última sexta-feira (21), que buscam impedir o enfraquecimento do BNB e do BASA, ao pedir a supressão dos artigos 3º e 4º da medida provisória.
Segundo a MP, o governo federal direciona a redução da taxa de administração bancos pela operacionalização desses fundos, ano a ano, de modo que em 2023 chegue a 0,8%, enquanto que pelas regras vigentes esse índice é de 1,5% para o mesmo período. Além disso, a MP determina queda drástica na taxa de administração daí em diante, chegando a 0,5% a partir de 2026.
De acordo com o deputado, a alteração abrupta das remunerações implica em inviabilizar as instituições estatais e deixar a região sem bancos de desenvolvimento regional aptos e adequadamente remunerados para atuação, bem como estimular a adoção de critérios mais restritivos ao crédito.
O Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia têm no FNE e no FNO suas principais fontes de recursos, responsáveis pela maior fatia de aplicação. No caso do BNB, o FNE responde por mais de 70% do total dos recursos injetados na economia da região em que atua, que se estende do Maranhão ao norte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Se a MP for aprovada, o BNB perderá R$ 6 bilhões de seu orçamento.
“O governo desconsidera que os bancos regionais cumprem um papel estratégico, inclusive de interesse social, para o desenvolvimento de suas regiões. O foco deles não é apenas o lucro como acontece com os bancos privados, é preciso ter isso em consideração”, afirma Danilo Cabral.
A medida provisória tem validade de 60 dias, com as novas regras já em vigor a partir de sua publicação.
G1 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opinou nesta sexta-feira (21) contra pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular ação penal do caso do triplex em Guarujá por conta da atuação do ex-juiz Sérgio Moro. Lula pediu a anulação do processo por conta da suspeição do juiz e quer que o […]
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opinou nesta sexta-feira (21) contra pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular ação penal do caso do triplex em Guarujá por conta da atuação do ex-juiz Sérgio Moro.
Lula pediu a anulação do processo por conta da suspeição do juiz e quer que o STF lhe conceda liberdade.
Os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia já haviam votado contra o pedido, mas Gilmar Mendes tinha pedido vista.
A retomada do julgamento do caso está marcada para próxima terça (25), e por isso Dodge voltou a se manifestar. Segundo ela, é preciso confirmar a autenticidade dos diálogos, além do fato de que o material foi obtido por meio ilegal.
“É que o material publicado pelo site The Intercept Brasil, a que se refere a petição feita pela defesa do paciente, ainda não foi apresentado às autoridades públicas para que sua integridade seja aferida. Diante disso, a sua autenticidade não foi analisada e muito menos confirmada”, disse Dodge.
“Tampouco foi devidamente aferido se as referidas mensagens foram corrompidas, adulteradas ou se procedem em sua inteireza, dos citados interlocutores”, afirma.
“Estas circunstâncias jurídicas têm elevado grau de incerteza neste momento processual, que impede seu uso com evidência a corroborar a alegação de suspeição feita pela defesa do paciente neste autos”, completa a chefe da PGR.
“A Procuradora-Geral da República manifesta preocupação com a circunstância de que as supostas mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil tenham sido obtidas de maneira criminosa, e que ferem a garantia constitucional à privacidade das comunicações, a caracterizar grave atentado às autoridades constituídas brasileiras”, disse Dodge.
Dodge informou ainda que requisitou inquérito policial para investigar o caso, que já é alvo de apuração da Polícia Federal.
O apresentador e humorista Jô Soares, de 76 anos, recebeu alta na noite desta sexta-feira (15). Ele ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, durante três semanas. O humorista deixou o centro médico por volta das 18h40, nesta sexta-feira (15). Às 19h15 ele já havia chegado em sua casa, em Higienópolis, […]
O apresentador e humorista Jô Soares, de 76 anos, recebeu alta na noite desta sexta-feira (15). Ele ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, durante três semanas.
O humorista deixou o centro médico por volta das 18h40, nesta sexta-feira (15). Às 19h15 ele já havia chegado em sua casa, em Higienópolis, região central da capital. Segundo informações da assessoria de imprensa da Rede Globo, Jô tratava uma infecção pulmonar, um tipo de pneumonia. Ele passa bem.
A direção do programa afirma que a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento evoluiu bem. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará reprises e homenagens a serem definidas.
Nesta sexta-feira (15), amigos do apresentador informaram ao G1 que ele está em “pleno processo de recuperação”. Nos últimos dias, ele fazia fisioterapia e, inclusive, já se exercitava em uma bicicleta ergométrica.
A Compesa comunicou à população em nota que desde o dia 31 de agosto, voltou a funcionar o sistema da Adutora do Pajeú. A paralisação, por conta de problemas elétricos na Estação Elevatória 03, havia prejudicado as cidades de Carnaíba, Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Iguaraci. Obviamente, como o sistema está sendo normalizado aos poucos, ainda […]
A Compesa comunicou à população em nota que desde o dia 31 de agosto, voltou a funcionar o sistema da Adutora do Pajeú.
A paralisação, por conta de problemas elétricos na Estação Elevatória 03, havia prejudicado as cidades de Carnaíba, Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Iguaraci.
Obviamente, como o sistema está sendo normalizado aos poucos, ainda serão necessárias algumas horas para que todas as áreas sejam reabastecidas.
Faltando oito meses para as eleições municipais, Salgueiro, maior colégio eleitoral do Sertão Central, já começa a se movimentar no campo de possíveis pré-candidaturas para a Prefeitura e Câmara de Vereadores. O empresário Fábio Lisandro Barros, diretor técnico da Consultoria Premier e ex-secretário de Finanças no município, desfilou-se esta semana do PTB onde atuou como […]
Faltando oito meses para as eleições municipais, Salgueiro, maior colégio eleitoral do Sertão Central, já começa a se movimentar no campo de possíveis pré-candidaturas para a Prefeitura e Câmara de Vereadores.
O empresário Fábio Lisandro Barros, diretor técnico da Consultoria Premier e ex-secretário de Finanças no município, desfilou-se esta semana do PTB onde atuou como presidente do diretório municipal, e já ingressou em uma nova legenda, o PTN, durante ato de filiação coletivo em evento realizado no Salgueiro Plaza Hotel.
Diversos nomes conhecidos no meio político de Salgueiro, também participaram do ato. Atualmente, o PTN de Pernambuco está hoje sob a liderança do deputado federal Ricardo Teobaldo. Em Salgueiro, continua sob a presidência do jovem Ricardo Oliveira.
“Desde cedo tenho me envolvido em movimentos sociais e estudantis. Fui presidente de Diretório Acadêmico, participei ativamente do Movimento dos Caras Pintadas. É por esse caminho também que acredito ser a política, um grande instrumento democrático para que possamos implementar novas ideias em busca de transformações sociais na sociedade”, comenta Fábio. Ele aponta que uma possível candidatura sua à sucessão municipal não esta descartada.
Você precisa fazer login para comentar.