Notícias

Eleições 2020: promotor Lúcio Almeida diz que MP vai recomendar debate político qualificado

Por André Luis

Promotor também cobrou consciência da população. “A pandemia não acabou”.

Por André Luis

O promotor de justiça, Lúcio Luiz de Almeida Neto, falou nesta terça-feira (29), ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que assim como aconteceu nas eleições de 2016, o Ministério Público irá propor temas para qualificar o debate eleitoral deste ano. Para o promotor, é importante, neste momento que é deflagrada a campanha eleitoral, o Ministério Público fazer um chamamento aos candidatos para se dirigirem aos eleitores com o respeito e o nível elevado que estes merecem.

“E que seja efetivamente oferecido ao eleitor um conteúdo mínimo de propostas, de programas, de metas, de objetivos a serem executados quando eleitos”.

Lúcio Almeida destacou que O MP defende a qualificação do debate político neste período de forma que os candidatos não se percam em questões menores, em picuinhas e agressões pessoais. “Nem o eleitor está interessado nisso, assim como a prática empobrece o debate. Faz com que seja efetivamente mais fraco”. 

O promotor destacou que é importante que os candidatos busquem procurar os dados, os números. Devem procurar entender as políticas públicas. As dificuldades que se tem de tocar, por exemplo, a educação, a saúde e a assistência social.

Lúcio Almeida incentivou aos candidatos divulgarem as suas propostas e disse que como coordenador do MP no Pajeú, fez uma provocação no grupo de promotores no sentido de renovar a preocupação, não apenas com as irregularidades de campanha, fazer com que as pessoas entendam o poder do voto cada vez mais e valorizem e reconheçam esse poder.

O promotor afirmou que o Ministério Público irá combater de forma efetiva o uso da máquina administrativa e a compra e venda de voto. 

“Temos que combater o uso das máquinas administrativas para beneficiar ou prejudicar candidaturas. Também a compra de voto com o uso do abuso do poder econômico. Para mim essa é uma questão mais relevante do que a própria propaganda irregular. Qual o princípio da campanha, é a paridade, a igualdade de oportunidades entre os candidatos” afirmou Lúcio Almeida.

O promotor informou, que assim como na eleição passada, será apresentado um documento, criado por mais de cinquenta instituições que se articularam com o Ministério Público, onde foi reunido um conjunto de ideias para a melhoria do território no Pajeú.

“A gente vem batendo nisso como um patrimonio do Pajeú, que se renova. Temos apresentado isso em campanhas, inclusive para Governo do Estado”, explicou.

O promotor Lúcio Almeida, também comentou o parecer técnico elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado, com regras sanitárias para a campanha eleitoral. 

O documento é resultado de ofício enviado pelo procurador regional Eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, e pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, ao secretário estadual de Saúde, André Longo, solicitando a definição de regras sanitárias para o pleito deste ano.

Analisando o documento, Lúcio Almeida disse achar difícil o cumprimento por parte das campanhas, mas destacou, que “vai depender de um conjunto de fatores e do grau, inclusive de comprometimento das pessoas que forem convocadas por seus candidatos e pelas coordenações de campanhas”. 

“Estamos chamando as coordenações e os próprios candidatos, para que eles sejam os condutores desse processo. É preciso um novo planejamento eleitoral para que haja isso. Além disso, penso, que é uma questão de consciência e de participação comedida das próprias pessoas. Sabemos que terão alguns que irão cumprir de forma efetiva, assim como aquelas que não irão. Aí, entra o papel do promotor eleitoral local com articulação com os mecanismos de segurança”, afirmou.

Lúcio Almeida, chamou a atenção para que as pessoas tenham a consciência da diferença de eleições anteriores. “Ainda não temos a vacina, ainda não passou, se Deus quiser vai passar, mas ainda não passou a pandemia e ainda temos que tomar os cuidados necessários para não haver a disseminação descontrolada do vírus”, pontuou o promotor.

Outras Notícias

Suspeito de invasão hacker ao TSE é preso pela PF em Portugal

Uma Operação coordenada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Judiciária Portuguesa prendeu um suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema Tribunal Superior Eleitoral do (TSE). Com ataque, foram divulgados dados do tribunal no dia do primeiro turno das eleições municipais. A prisão ocorreu neste sábado, 28, em Portugal. Segundo a PF, o inquérito […]

Uma Operação coordenada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Judiciária Portuguesa prendeu um suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema Tribunal Superior Eleitoral do (TSE).

Com ataque, foram divulgados dados do tribunal no dia do primeiro turno das eleições municipais. A prisão ocorreu neste sábado, 28, em Portugal.

Segundo a PF, o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE no primeiro turno das Eleições de 2020.

Estão sendo cumpridos, no Brasil, três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados nos estados de SP e MG.

Além da prisão, em Portugal, é cumprido um mandado de busca e apreensão. As ações se desenvolvem com por meio da Operação Exploit.

Os mandados cumpridos no Brasil foram expedidos pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal. Isso, após representação efetuada pela Polícia Federal e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.

A PF apura o acesso ilegal aos dados de servidores públicos divulgados no dia 15 de novembro. Além de outras atividades criminosas do grupo.

Os crimes apurados no inquérito policial são os de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal; além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições.

Segundo a corporação, não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação.

No primeiro minuto desta terça, sai a pesquisa Múltipla de Venturosa

Sai na virada de hoje pra amanhã o segundo levantamento divulgado na cidade de Venturosa , um mês depois da publicação de 4 de julho. Na cidade, disputam a preferência do eleitorado, a se considerar a pré campanha, os nomes de Kelvin Cavalcanti, Adriano do Posto e Ernandes da Farmácia. Kelvin, engenheiro por formação, é […]

Sai na virada de hoje pra amanhã o segundo levantamento divulgado na cidade de Venturosa , um mês depois da publicação de 4 de julho.

Na cidade, disputam a preferência do eleitorado, a se considerar a pré campanha, os nomes de Kelvin Cavalcanti, Adriano do Posto e Ernandes da Farmácia.

Kelvin, engenheiro por formação, é o nome governista, apoiado pelo atual prefeito, Eudes Tenório.

Na oposição, o empresário Adriano do Posto voltará a concorrer à prefeitura do município. Filiado ao Republicanos, também foi candidato em 2020, tendo 46% dos votos e sendo derrotado pelo atual prefeito.

Ernandes Albuquerque, o Ernandes da Farmácia, é o atual vice-prefeito do município. Sem o apoio do atual prefeito, se rebelou e se lançou pré-candidato.

O registro é o PE – 01334/2024. Contratada pelo blog, a pesquisa foi realizada dias 7 e 8 de agosto.

Foram 250 entrevistas, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou menos de 6,2%.

Bolsonaro “recomenda” cloroquina a Paulo Câmara

O presidente Jair Bolsonaro “recomendou” ao governador Paulo Câmara o uso de cloroquina no tratamento para Covid-19. Ontem o governador informou que testou positivo para a doença e tem apresentado apenas sintomas leves. Hoje, falando ao jornalista Magno Martins em sua live,  o presidente voltou a defender o uso do medicamento,  que tem gerado polêmica […]

O presidente Jair Bolsonaro “recomendou” ao governador Paulo Câmara o uso de cloroquina no tratamento para Covid-19.

Ontem o governador informou que testou positivo para a doença e tem apresentado apenas sintomas leves.

Hoje, falando ao jornalista Magno Martins em sua live,  o presidente voltou a defender o uso do medicamento,  que tem gerado polêmica na comunidade médica.  Bolsonaro defende o uso nas fases iniciais da doença. “Eu tenho minha caixa aqui. Se precisar, claro, tem que ter um médico pra prescrever,  mas eu vou usar”.

Perguntado pelo jornalista se recomendaria a medicação,  ele perguntou a idade. Ao saber que Câmara tinha 47 anos, Bolsonaro brincou: “é um garoto ainda. E emendou: ” pode ser que não precise, mas eu tomaria “.

Em outro momento,  fez a fala que viralizou nos blogs ao dizer que “quem é de direita toma cloroquina e quem é de esquerda toma tubaína”.

Na entrevista Bolsonaro tratou de forma mais amena de temas polêmicos.  Voltou a dizer que não está em rota de colisão com o Supremo, admitiu que ficou desapontado com a decisão do Ministro Alexandre de Morais que não autorizou a posse de Ramagem na PF.

Mas garantiu não ser a favor da volta de um ciclo não democrático no país. “Nessa última manifestação nem tinha faixas lá pedindo isso”.

Por outro lado, disse que os governos militares não foram ditaduras porque houve “eleições indiretas”. E voltou a criticar a “grande mídia”, especialmente a Rede Globo. “Tem muito esquerdista lá”.

Mesmo provocado pelo jornalista, Bolsonaro não fez críticas diretas a Paulo Câmara. O presidente realiza reunião com todos os governadores nessa quinta (21).

Na pauta o projeto de auxílio a estados e municípios em meio à pandemia de coronavírus. A proposta passou no Congresso Nacional e aguarda a sanção do presidente. O governador Paulo Câmara recebeu o convite para a videoconferência na noite desta segunda-feira.

Qual será o destino dos infiéis do PSB de Tabira?

Por Anchieta Santos Nem todos os filiados ao PSB de Tabira apoiaram a chapa liderada pelo socialista Zé de Bira. Enquanto o vereador Sebastião Ribeiro (não disputou reeleição), o ex-vice-prefeito Joel Mariano, o suplente de vereador Vianey Justo e o ex-secretario municipal Ridailson Beliato fizeram campanha abertamente para a candidata Nicinha de Dinca (PMDB), o […]

infielPor Anchieta Santos

Nem todos os filiados ao PSB de Tabira apoiaram a chapa liderada pelo socialista Zé de Bira.

Enquanto o vereador Sebastião Ribeiro (não disputou reeleição), o ex-vice-prefeito Joel Mariano, o suplente de vereador Vianey Justo e o ex-secretario municipal Ridailson Beliato fizeram campanha abertamente para a candidata Nicinha de Dinca (PMDB), o ex-vice-prefeito Joselito Rodrigues subiu no palanque do prefeito reeleito Sebastião Dias (PTB).

Isso sem contar com os infiéis que não assumiram a infidelidade. Resta agora saber o que a direção do PSB de Tabira, comandada pelo Presidente Pipi da Verdura, vai fazer ou se precisará da intervenção da direção estadual.

Prefeito Anchieta Patriota anuncia melhorias em escolas da zona rural de Carnaíba

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, assinou na última terça-feira (06) mais duas ordens de serviços para a construção de quadras poliesportivas e piscinas em escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na zona rural do município. As escolas beneficiadas são a Martiniano Martins, em Lagoa do Caroá, e a Maria Estelita, na Gameleira.  O […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, assinou na última terça-feira (06) mais duas ordens de serviços para a construção de quadras poliesportivas e piscinas em escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na zona rural do município. As escolas beneficiadas são a Martiniano Martins, em Lagoa do Caroá, e a Maria Estelita, na Gameleira. 

O prefeito destacou que as melhorias nas escolas são um compromisso de sua gestão com a educação e o desenvolvimento do município. “Estamos investindo na infraestrutura das nossas escolas, para que os nossos alunos tenham mais conforto, segurança e oportunidades de praticar atividades físicas e recreativas”, afirmou.

O Sr. Zé de Emídio, que faz parte da Comissão dos Quilombolas, disse que as melhorias nas escolas são importantes para a valorização da sua comunidade. “Somos gratos ao prefeito por esses benefícios não somente para a escola, mas para a nossa comunidade. Como ele mesmo já disse aqui, não somente os alunos da sede têm direito, nossas crianças também merecem a piscina, também merecem a quadra para praticar esportes”, destacou.

As obras nas escolas devem ser iniciadas em breve e concluídas até o final do ano.

As solenidades de assinatura das ordens de serviços contaram com a presença do vice-prefeito Júnior de Mocinha, do vereador e presidente da Câmara Alex Mendes, dos vereadores Cícero Batista e Izaquele Ribeiro, além dos secretários Everaldo Patriota (Administração), Lourdes Leite (Governo) e Anchieta Alves (Agricultura).

Na ocasião, também foram entregues 10 fogões ecológicos, sendo cinco para moradores de Lagoa do Caroá e cinco para a comunidade de Barreiro do Fabiano.