Notícias

Compesa identifica desvio de água que abasteceria cinco mil pessoas dia em ST

Por Nill Júnior

Uma operação de combate a desvios de água ao longo da Adutora do Pajeú, no município de Serra Talhada, coordenada pela Compesa com apoio da Polícia Militar, resultou na retirada de sete ligações clandestinas, entre terça (14) e quarta-feira (15) da última semana.

Três das ligações removidas eram reincidentes e ocorreram, principalmente, em dispositivos da rede, como ventosas e derivações, utilizados de forma indevida para retirada de água. Não houve flagrante, porém esses casos serão tratados pelas autoridades policiais e pode haver agravante de pena.

Com a ação, foram recuperados 10 litros por segundo da vazão do sistema, que saiu de 172 litros por segundo para 182 litros por segundo, o que representa cerca de 5,8% de ganho operacional.

O volume recuperado equivale a 864 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer 864 caixas d’água de 1.000 litros diariamente, beneficiando diretamente até cinco mil pessoas. A operação também se destacou pelo alcance, com cerca de 46 km de adutora inspecionados, mais que o dobro do trecho inicialmente previsto.

A Adutora do Pajeú é fundamental para o abastecimento da região e vinha sendo impactada por perdas decorrentes devido à intervenções irregulares ao longo de sua extensão, comprometendo a chegada de água às localidades atendidas. As fiscalizações serão intensificadas em parceria com os órgãos de segurança pública.

Outras Notícias

Mãe de Padre Gilvan será sepultada hoje

Faleceu ontem no Hospital São Vicente, em Serra Talhada,  a senhora Creuza Paulino. Ela tinha 71 anos e era mãe do padre Gilvan Bezerra. Dona Creuza lutava contra um câncer e morreu por falência de múltiplos órgãos em consequência dá doença. O sacerdote atualmente atua na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, […]

Dona Creuza será sepultada nesta tarde. Em março, Pe. Gilvan irá assumir a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados

Faleceu ontem no Hospital São Vicente, em Serra Talhada,  a senhora Creuza Paulino. Ela tinha 71 anos e era mãe do padre Gilvan Bezerra. Dona Creuza lutava contra um câncer e morreu por falência de múltiplos órgãos em consequência dá doença.

O sacerdote atualmente atua na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, mas se prepara para assumir em março a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira.

Haverá uma missa de corpo presente às 15h e em seguida o sepultamento, ambos no município de Santa Terezinha, terra natal do sacerdote.

Padres da Diocese e o Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol participam das homenagens. Padre Gilvan é um dos seis filhos de Dona Creuza. As informações foram passadas ao blog pelo Padre Genildo Herculano.

Eleições para Conselho Tutelar acontecem amanhã

É a primeira vez que a eleição é unificada em todo o Brasil. Embora tenha data determinada por legislação federal, as eleições têm regras determinadas por leis municipais. Com isso, cada cidade estipula suas normas para o processo. No Recife, os eleitores votam em apenas um candidato da RPA onde reside. Em cidades como Serra […]

CONSELHO-TUTELAR

É a primeira vez que a eleição é unificada em todo o Brasil. Embora tenha data determinada por legislação federal, as eleições têm regras determinadas por leis municipais. Com isso, cada cidade estipula suas normas para o processo.

No Recife, os eleitores votam em apenas um candidato da RPA onde reside. Em cidades como Serra Talhada, Afogados, Tabira e outras o voto será em 5 candidatos. O voto é manual e a cédula de papel por determinação do TRE-PE, que só disponibilizou urnas de lona. Para isso, um aparato de escrutinadores foi montado para a contagem dos votos.

Em algumas cidades, chama a atenção do nível da campanha, similar a um processo de escolha para vereador, tamanho o investimento em mídia. Em outros, a campanha é mais tímida. O resultado, apesar da votação manual na maioria dos casos, deve sair neste domingo mesmo à noite.  Em municípios que costumavam ter votação no sábado por conta da feira livre, há receio de queda no número de votantes.

Danilo Simões e Edson Henrique inauguram comitê em Afogados da Ingazeira

Na noite deste sábado (31), a Coligação União Pelo Povo, liderada pelo candidato a prefeito Danilo Simões (PSD) e seu vice, Edson Henrique (PP), inaugurou oficialmente o Comitê da campanha, localizado na Avenida Rio Branco, em Afogados da Ingazeira. O evento reuniu apoiadores e contou com a presença de figuras políticas. Antes da inauguração os […]

Na noite deste sábado (31), a Coligação União Pelo Povo, liderada pelo candidato a prefeito Danilo Simões (PSD) e seu vice, Edson Henrique (PP), inaugurou oficialmente o Comitê da campanha, localizado na Avenida Rio Branco, em Afogados da Ingazeira. O evento reuniu apoiadores e contou com a presença de figuras políticas.

Antes da inauguração os apoiadores se concentraram em frente à residência de Dona Giza, onde Danilo Simões atualmente reside e logo após teve uma caminhada com motociata até o comitê.

Entre os presentes estavam Lúcia Helena Simões, irmã de Dona Giza e tia de Danilo, o deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil), a deputada federal Iza Arruda (MDB), e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD).

Lúcia Helena Simões iniciou as falas. “Há um mês, eu tive o privilégio de estar aqui na convenção de Danilo. Foi um momento de grande gratidão e reconhecimento pela obra realizada em nossa cidade. A vitória de Danilo será a vitória do povo de Afogados da Ingazeira,” declarou Dona Lúcia.

O deputado Romero Sales Filho reforçou o compromisso com a campanha: “Queremos resgatar a dignidade de Afogados da Ingazeira. É hora de devolver ao povo o protagonismo que merece. Vamos lutar para que Danilo tenha uma vitória expressiva no dia 6 de outubro e para que a cidade avance,” afirmou Romero.

A deputada federal Iza Arruda expressou sua alegria pela receptividade do público: “É emocionante ver o carinho do povo. A inauguração do comitê é apenas o começo. Estamos no caminho certo e, com a ajuda de todos, teremos a vitória de Danilo e Edson,” destacou Iza.

“Danilo é um político preparado e com espírito público. Estou aqui para apoiar a mudança que Afogados da Ingazeira precisa. Com Danilo na prefeitura, vamos construir uma nova e bonita página na história do município,” O ministro André de Paula em seu discurso.

Edson Henrique, em seu discurso, expressou gratidão. “Agradeço imensamente o apoio de todos que estão aqui. Estamos em uma luta para transformar a cidade e oferecer uma gestão que realmente atenda às necessidades do povo. A vitória de Danilo e minha será a vitória de Afogados da Ingazeira”, afirmou.

Danilo Simões concluiu o evento. “Estamos aqui para fazer a diferença, para acelerar o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira e garantir um futuro melhor para todos. Com a força de cada um de vocês, vamos construir uma cidade mais justa e próspera”, destacou Danilo.

Sebastião Oliveira e Rogério Leão acompanham ação do Procon, no Sertão

O deputado federal Sebastião Oliveira iniciou a semana visitando o Sertão de Pernambuco. No município de Serra Talhada, acompanhado do deputado estadual, Rogério Leão, ele acompanhou o início do Mutirão dos Endividados. A iniciativa, que é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Procon-PE, atende ao pleito dos dois parlamentares. O Mutirão dos Endividados […]

O deputado federal Sebastião Oliveira iniciou a semana visitando o Sertão de Pernambuco. No município de Serra Talhada, acompanhado do deputado estadual, Rogério Leão, ele acompanhou o início do Mutirão dos Endividados.

A iniciativa, que é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Procon-PE, atende ao pleito dos dois parlamentares.

O Mutirão dos Endividados acontece na Capital do Xaxado até a próxima quarta-feira (29), em seguida, segue para São José do Belmonte. O objetivo da ação é possibilitar que as pessoas negociem dívidas com a Celpe, a Compesa, os bancos, empresas de telefonia e diversas lojas do comércio local.

“O Mutirão chegou pela primeira vez a Serra Talhada. A procura nas primeiras horas superou as nossas expectativas. Está sendo um sucesso absoluto. Com o nome limpo, as pessoas voltam a comprar e, com isso, aquecer a economia das cidades. Fiquei muito feliz com os diversos depoimentos que ouvi nesta manhã. Os problemas estão sendo solucionados e o nosso objetivo está sendo alcançado”, destacou Sebastião Oliveira.

Beneficiada pela a ação, Maria Aparecida da Silva, que é moradora da Zona Rural de Serra Talhada, aproveitou a oportunidade para fechar acordo com a Compesa. “Eu devia R$ 750 e não tinha condições de pagar, mas recebi um desconto de 80%, e vou ficar em dia. Eu não gosto de dever. O Mutirão foi uma benção na minha vida. Fui muito bem recebida por todos desde a entrada. Vou divulgar para todo mundo”, disse ela.

“O Mutirão é uma ótima oportunidade para o consumidor negociar suas dividas, limpar o nome e poder a voltar ter crédito. Aqui os advogados do Procon fazem a mediação para que o acordo caiba no bolso do consumidor”, explicou Danyelle Sena, gerente de fiscalização do Procon-PE.

OAB São José do Egito e Faculdade Vale do Pajeú firmam parceria para estágio acadêmico em Direito

Do Causos & Causas Na última sexta-feira (17), a presidente da OAB subseccional de São José do Egito, Herica Nunes, recebeu a Coordenadora Acadêmica da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), Rênya Freitas, em uma agenda voltada à formalização de uma importante parceria para estudantes do curso de Direito. O encontro, realizado na sede da subseção […]

Do Causos & Causas

Na última sexta-feira (17), a presidente da OAB subseccional de São José do Egito, Herica Nunes, recebeu a Coordenadora Acadêmica da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), Rênya Freitas, em uma agenda voltada à formalização de uma importante parceria para estudantes do curso de Direito.

O encontro, realizado na sede da subseção e divulgado nas redes sociais da entidade, teve como objetivo estabelecer uma colaboração para viabilizar a interação prática dos acadêmicos de Direito com órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições como Ministério Público, Delegacia, Defensoria Pública, Casa da Cidadania e Escritórios de Advocacia. As cidades contempladas pela ação são São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, Santa Terezinha e Brejinho, que compõem a área de abrangência da subseccional.

A iniciativa permitirá que os estudantes da FVP realizem atividades práticas diretamente relacionadas às rotinas jurídicas desses órgãos e escritórios, sem custos para as instituições envolvidas. As horas dedicadas pelos alunos serão contabilizadas como carga horária curricular obrigatória, conforme estabelecido pela legislação educacional vigente.

“Estamos dando início a uma grande ação que beneficiará os acadêmicos de Direito, oferecendo a eles a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. Essa experiência será fundamental para formar a futura Jovem Advocacia, contribuindo para o fortalecimento da profissão”, destacou Herica Nunes.

A parceria reflete o compromisso da OAB São José do Egito e da Faculdade Vale do Pajeú em promover o aprimoramento acadêmico e profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece a conexão entre a teoria e a prática no campo jurídico.