No mês de junho, a cantora Elba Ramalho gravou um jingle da Campanha Iluminar, que será divulgado nas rádios a partir desta segunda-feira (10). A campanha está sendo promovida pela Fundação Terra, uma entidade da sociedade civil criada pelo Padre Airton Freire em uma comunidade carente na periferia de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.
A Campanha Iluminar torna mais fácil a doação de dinheiro para as pessoas mais pobres do Sertão. Para contribuir, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para a Fundação Terra: (087) 99991-1914. Após o contato, a instituição vai realizar um cadastro que autoriza a doação de R$ 2 por mês. No jingle, Elba reforça a ação: “Dois, só dois, dá pra fazer com apenas dois reais. Pra colher, ensinar e fazer muito mais. Dá pra fazer um trem se multiplicar”, canta Elba.
“A fundação dá pra alimentar, salvar vidas e vencer. Dê sua cota de energia, compartilhe o bem”, complementa a cantora na música de divulgação. A Fundação Terra foi criada em 1984 para dar apoio a pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza, sem serviços básicos, alimentação digna, saneamento ou água.
Hoje, são mais de 1.500 famílias beneficiadas, distribuídas entre Arcoverde, Sertânia e Buíque e Maracanaú (CE). A campanha foi desenvolvida gratuitamente pela Agência BG9.
Egerton Verçosa do Amaral, mais conhecido por “Beto da Super Oara”, se recupera bem de uma pneumonia, consequência do coronavirus. Ele testou positivo para a doença. Beto está internado no Hospital Hapvida, Recife, respirando normalmente. Sua recuperação animou os médicos . Carnaibano, tem 87 anos. Idealizou e fundou, na cidade sertaneja de Arcoverde a Orquestra […]
Beto da Oara com familiares em homenagem prestada pela ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória
Egerton Verçosa do Amaral, mais conhecido por “Beto da Super Oara”, se recupera bem de uma pneumonia, consequência do coronavirus. Ele testou positivo para a doença.
Beto está internado no Hospital Hapvida, Recife, respirando normalmente. Sua recuperação animou os médicos .
Carnaibano, tem 87 anos. Idealizou e fundou, na cidade sertaneja de Arcoverde a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a Super Oara, que ostenta o título da mais antiga banda de bailes no Brasil.
Ainda muito jovem, foi ao Rio de Janeiro atraído pela música. Voltou a sua terra natal por dois motivos: assumir um emprego de “agente arrecadador” e para se casar com “Dona” Marlí, com quem vive até hoje e dividiu a criação dos dez filhos, muitos deles também seguiram a carreira da música.
A Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – Super Oara – avançou no tempo, conquistou o interior pernambucano e chegou às capitas do Nordeste para atravessar o Oceano Atlântico e se apresentar na Grécia, Japão e França. No Recife, em apresentação memorável, dividiu o palco com o instrumentista americano Ray Canniff. Inspirada nos standards de jazz das décadas de 1920 e 1930, a Orquestra Super Oara reproduz clássicos estadunidenses em festas pelo Nordeste desde 1954.
Em 2018, o cineasta pernambucano Sérgio Oliveira produziu um documentário de tom fabular que saiu vencedor do prêmio de Melhor Direção de Documentário no Rio Festival 2016. O longa-metragem Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos registrou a história da banda com Beto na condição de personagem principal.
Beto tinha 87 anos de bem vividos e já havia passado o bastão para o seu filho, Elaque Amaral. A orquestra continua como uma das maiores referências do nosso estado, no que se refere ao profissionalismo e amor a causa. Abaixo, portanto, segue o vídeo completo do seu histórico depoimento.
O grupo de oposição de São José do Egito continua realizando encontros com os principais líderes de oposição do município. Após visita ao ex-deputado Zé Marcos de Lima, no já tradicional Café com Política na Fazenda Melancias, o grupo visitou o ex-prefeito Romério Guimarães, bem como foi agendada uma visita ao ex-vereador e ex-presidente da […]
O grupo de oposição de São José do Egito continua realizando encontros com os principais líderes de oposição do município.
Após visita ao ex-deputado Zé Marcos de Lima, no já tradicional Café com Política na Fazenda Melancias, o grupo visitou o ex-prefeito Romério Guimarães, bem como foi agendada uma visita ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara egipciense Antônio Andrade.
Além do presidente reeleito João de Maria, integram o bloco os vereadores: Aldo da Clipsi, Alberico Thiago, Jota Ferreira, Maurício do São João, Damião de Carminha e Patrícia de Bacana.
Com a intenção de preparar um nome para enfrentar o candidato de Evandro Valadares em 2024 (ainda não definido), as visitas buscam a união e só após um consenso é que decidirão pelo nome do candidato oposicionista. As informações são do Blog do Marcelo Patriota.
Quem passou pela Concha Acústica na noite deste sábado (28), teve a chance de conferir a volta da Feirinha de Artesanato ao local. A ação contou com a presença de cerca de vinte artesãs e artesãos da cidade e zona rural do município e será realizada sempre no último sábado de cada mês, dentro do […]
Quem passou pela Concha Acústica na noite deste sábado (28), teve a chance de conferir a volta da Feirinha de Artesanato ao local.
A ação contou com a presença de cerca de vinte artesãs e artesãos da cidade e zona rural do município e será realizada sempre no último sábado de cada mês, dentro do Projeto Vem pra Concha, idealizado pela Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria Executiva de Comunicação Social. As atividades buscam dar vida ao espaço, antes marcado por casos ligados a violência e uso de drogas.
Nas seis barracas foram expostos diversos artigos artesanais como bolsas, calçados, chaveiros, roupas, toalhas de prato, bordados, pedrarias, bonecas, bijuterias e flores. As barracas foram compartilhadas pelas artesãs e artesãos de diversas partes do município, como Santa Rita, Bernardo Vieira, Vila Bela, Cohab, São Cristóvão, Várzea, Bom Jesus, IPSEP e centro, articulados pela Secretaria Executiva da Mulher. Bastantes entusiasmados, os participantes aprovaram a iniciativa, a exemplo do artesão Gilmar Miguel (28), que produz artesanato em ferro para decoração de salas e jardins. “Muito boa oportunidade, pretendo vir todo mês agora”, disse ele.
A Feirinha de Artesanato recebeu tanto grupos tradicionais, como as Maria’s Artesãs, ONG Avança Santa Rita e Fundação Social das Mulheres Renovadas do Vila Bela, como pessoas que estão começando no artesanato, como as artesãs Erineide Mariano (26) e Edilene Maria Santos (35), de Bernardo Vieira, que trabalham com couro e papel corino desde abril. “A gente faz bolsas, faz sandálias, mas ainda não tinha exposto em nenhum lugar, ai vimos a notícia que ia ter essa feirinha e viemos pra cá, mesmo longe vale a pena vir pra mostrar nossas coisas”, contou Erineide.
Envolvida na articulação da feirinha, a secretária executiva da Mulher, Mônica Cabral, falou sobre a importância do empreendedorismo, principalmente para as mulheres. “Nós dedicamos o mês de março ao tema empreendedorismo, porque para romper o ciclo de violência é importante que as mulheres sejam empreendedoras, que gerem renda e tenham consciência que essa renda lhes pertence, e um dos caminhos que nós vimos para incentivar foi a produção artesanal, então fizemos várias oficinas e estamos acompanhando esses grupos, além de já estarmos planejando outra série de oficinas agora para novembro em parceria com o Sebrae”, contou Mônica Cabral.
Blog do Carlos Britto Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que dois homens em uma moto se aproximam de algumas pessoas na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina na manhã desta sexta-feira (14). Um deles desce e efetua os disparos de arma de fogo. De acordo com informações de pessoas que […]
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que dois homens em uma moto se aproximam de algumas pessoas na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina na manhã desta sexta-feira (14). Um deles desce e efetua os disparos de arma de fogo.
De acordo com informações de pessoas que estavam no local, uma mulher que estava dentro de uma loja de variedades foi atingida na cabeça e morreu. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas.
Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. O caso ainda está sendo investigado pela polícia.
Texto: Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes Apesar do forte adversário, com 23 minutos do 1º tempo o Afogados FC já vencia o Vitória por 2 a 0 com gols de Caxito, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu e Roger que desencantou, fazendo o seu 1º gol na competição. Aos 27, começou a reação […]
Texto: Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes
Apesar do forte adversário, com 23 minutos do 1º tempo o Afogados FC já vencia o Vitória por 2 a 0 com gols de Caxito, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu e Roger que desencantou, fazendo o seu 1º gol na competição.
Aos 27, começou a reação do Vitória que descontou com Falcão e empatou com o mesmo camisa 11, cobrando pênalti aos 44 ainda do tempo inicial. O Vitória ficou inferiorizado ainda no 1º tempo quando teve o jogador Diego Expulso e parou o Afogados FC com um a menos no 2º tempo.
O clube ainda perdeu um pênalti. O atacante Roger chutou para fora perdendo a chance de concretizar a vitória. Custou caro, de virtual líder, com o placar o Afogados FC caiu para o 4º lugar com 09 pontos.
Nos demais resultados Serra Talhada 1 x 1 Flamengo e América 3 x 1 Atlético.
Na classificação, três equipes estão 10 pontos e o desempate está no saldo de gols: América, Flamengo e Vitória. Afogados e Serra Talhada tem nove e em último o Atlético com zero.
Na quarta-feira o Afogados FC vai precisar da vitória sobre o América para respirar desse bolo na competição.
Você precisa fazer login para comentar.