Notícias

Dom Fernando receberá homenagem na celebração dos 33 anos da Obra de Maria

Por André Luis

Arcebispo presidirá também missa em ação de graças pelo aniversário da comunidade 

O Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o grande homenageado na celebração que marcará os 33 anos da Comunidade Obra de Maria, no dia 25 de junho, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O arcebispo emérito, que teve seu  pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco na semana passada, presidirá a missa em ação de graças pelo aniversário da comunidade católica, às 14h30. 

Será o primeiro grande evento católico em que Dom Fernando receberá um tributo pelo seu trabalho à frente da Arquidiocese durante 14 anos. Ele deu lugar ao líder religioso escolhido pelo Papa, Dom Paulo Jackson, Bispo da Diocese de Garanhuns. Após a missa, padre Fábio de Melo entrará no palco, às 16h15, para apresentar seu novo show.

A celebração da missa contará com a presença de cinco bispos e vários padres de Pernambuco. Além de ser o primeiro evento oficial de despedida do Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, o evento, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho, terá missa também no sábado, pregações, testemunhos de fé e shows nos dois dias de celebração. 

No dia 24 de junho, sábado de São João, os padres Edimilson Lopes e Roger Luiz, da Canção Nova, comandam os louvores e a celebração pela manhã. O encerramento das celebrações será com a pregação e show da Irmã Kelly Patrícia, que finaliza o sábado com canções de destaque no meio católico. 

No domingo, dia 25 de junho, os dois padres da Canção Nova também presidem as pregações pela manhã e o grande destaque do dia fica por conta da homenagem a Dom Saburido e a presença do padre Fábio de Melo, que subirá ao palco após a celebração da missa. 

Após a apresentação do padre Fábio de Melo, os padres-cantores João Carlos e Damião Silva, considerados os pratas da casa, apresentam seus shows. O final das comemorações está previsto para às 19h. 

Os ingressos para os dois dias do evento estão sendo vendidos na sede do Condomínio da Obra de Maria, em São Lourenço da Mata; na Igreja do Espírito Santo, no bairro de Santo Antônio; na Loja do Condomínio, na Madalena; na bilheteria do Centro de Convenções de Pernambuco e na plataforma online do Sympla. Para quem for a apenas um dia do evento, o ingresso para balcão custa 10 reais e cadeira inferior 30 reais. Quem for para os dois dias de evento, terá um desconto especial: 15,00 reais para balcão (que dá direito aos dois dias de evento) e cadeira inferior 50 reais (para os dois dias).

HISTÓRIA 

A Obra de Maria está presente em 41 países do mundo, nos continentes europeu, na América do Sul, África e Ásia. Sua maior concentração está na África, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Costa do Marfim. O trabalho da comunidade envolve muito além de ações emergenciais de assistência social e tragédias humanitárias decorrentes de enchentes e furacões. As atividades dos missionários da Comunidade Católica são permanentes durante todo o ano, com missões e eventos sociais para arrecadar fundos para a manutenção de moradias, alimentação, creches, hospitais, abrigos, escolas, além de administrar os eventos e peregrinações evangelizadores.

Levando em seu carisma e em seu nome os ensinamentos da mais importante figura feminina da religião, Maria, a comunidade se une em defesa dos mais vulneráveis, arrecadando fundos através de peregrinações, obras sociais e evangelizadoras em 41 países, sendo 24 na África, e organização de eventos, como a celebração dos 33 anos no Centro de Convenções e o Congresso Internacional de Pentecostes, que foi realizado no mês de maio, na Terra Santa. 

Fundada por Gilberto Barbosa e por Maria Salomé, a comunidade existe há 33 anos e tem sede em Pernambuco. O que começou com um grupo pequeno de sete jovens, transformou-se em um projeto evangelizador reconhecido pelo Vaticano e sua autoridade máxima da religião católica, o Papa Francisco. 

A convivência diária dos missionários é marcada por fazer o bem com a alegria que a Virgem Maria exaltava em suas diretrizes. Através de atividades como retiros, cursos, assistências a dependentes químicos, atividades artísticas e missões, a Obra de Maria promove a busca pela qualidade de vida e dignidade a quem mais precisa. Leia aqui a íntegra da programação.

Outras Notícias

Gilvandro Estrela é o prefeito de comportamento mais abjeto de Pernambuco

Vejo o humor e até a eventual romantização em torno de algumas figuras políticas de Pernambuco. Uma delas é Gilvandro Estrela,  do União Brasil. A bola da vez é o vídeo de Gilvandro inaugurando o próprio túmulo no Cemitério São João Batista. Foi comparado a Odorico Paraguaçu,  de Sucupira. Mas é muito pior. Estrela é […]

Vejo o humor e até a eventual romantização em torno de algumas figuras políticas de Pernambuco.

Uma delas é Gilvandro Estrela,  do União Brasil. A bola da vez é o vídeo de Gilvandro inaugurando o próprio túmulo no Cemitério São João Batista. Foi comparado a Odorico Paraguaçu,  de Sucupira. Mas é muito pior.

Estrela é eventualmente flagrado sob efeito de álcool (alcoolismo é doença) falando impropérios a ponto de se dirigir a uma mulher porque não quis estar com ele.

“Olha aí febre do rato. Tú tá perdendo essa porra aqui. Eu queria trazer tu praqui, pra esse paraíso lindo”, sem deixar claro para quem era o recado. “Mas tu só quer saber do cagão, né. Fica com o teu cagão”.

Pouco depois, alguém alerta para o verborrágico, e o prefeito editou colocando uma música que condena macumba e olho gordo.

Em outra oportunidade,  o prefeito já tinha dito que foi vítima de “magia vodu”.

Também vilipendiou o princípio da impessoalidade na Festa das Marocas,  é visto como uma figura caricata. Carregado de acusações que cercam sua gestão, até agora se livrou da maioria.

Escapou da cassação por abuso de poder econômico,  mas segue sendo notícia muito mais por suas derrapadas que por seus feitos. E o pior, é prefeito de um polo importante como Belo Jardim. Fazer o quê?

Afogados: morre comerciante e ex-vereador Nequinho Costa

Faleceu esta manhã em sua residência de falência múltipla dos órgãos o ex-vereador e ex-comerciante afogadense Manoel Belizário Costa, o Nequinho Costa, aos 96 anos. Nequinho foi um dos comerciantes mais tradicionais de Afogados da Ingazeira. Antes da época das empresas especializadas em planos funerários, seu Nequinho era o responsável por uma das funerárias mais […]

Faleceu esta manhã em sua residência de falência múltipla dos órgãos o ex-vereador e ex-comerciante afogadense Manoel Belizário Costa, o Nequinho Costa, aos 96 anos. Nequinho foi um dos comerciantes mais tradicionais de Afogados da Ingazeira.

Antes da época das empresas especializadas em planos funerários, seu Nequinho era o responsável por uma das funerárias mais tradicionais da cidade. Foi vereador em uma época em que não havia salário para os legisladores.

Segundo relatos antigos, Seu Nequinho e Dona Das Dores tinham raízes no sitio Rozilho, município de Quixaba. Começaram no pequeno comércio de tecidos e aviamentos, trocando por galinhas. “Ele andava pelas as portas numa carroça de cavalo pra vender e fazer na verdade uma caridade. Tem uma historia de vida muito bonita”, relatou Josefa Simone.

O velório acontece em sua residência na Praça Maria das Dores Seixas, nome de sua esposa falecida. O sepultamento acontece neste sábado às 9h, no Cemitério São Judas Tadeu.

Afogados: condutor de veículo que causou acidente autuado em flagrante por dirigir alcoolizado

Um serralheiro de 29 anos,  residente no Bairro Planalto,  era o condutor do Fiat Uno branco placas KGP-8525 que bateu violentamente contra outro veículo na Avenida Rio Branco. Pelo menos duas pessoas foram identificadas como vítimas, como ocupantes do veículo. A primeira, uma agente de saúde de 37 anos, esposa do condutor que estava no […]

Um serralheiro de 29 anos,  residente no Bairro Planalto,  era o condutor do Fiat Uno branco placas KGP-8525 que bateu violentamente contra outro veículo na Avenida Rio Branco.

Pelo menos duas pessoas foram identificadas como vítimas, como ocupantes do veículo. A primeira, uma agente de saúde de 37 anos, esposa do condutor que estava no Uno.

Já o contador José Danillo Oliveira, nem estava no local. Ele é o dono do Corsa Classic placas KGV-3506, que estava danificado e foi danificado após a forte colisão. Acabou sendo vítima da imprudência.

O efetivo do 23° BPM esteve no local, e, segundo boletim da corporação,  estava bastante alterado.  O Fiat Uno estava capotado na via com as quatro rodas pra cima e o Corsa Classic em cima do canteiro central. O SAMU já se encontrava fazendo o socorro da passageira do Uno.

O acusado tentou correr após avistar o policiamento, mas foi alcançado. Confirmou que passou a noite ingerindo bebida alcoólica com sua esposa em uma festa.  Ao retornar perdeu o controle do seu veículo, vindo a colidir na traseira do carro do contador, que estava estacionado em frente à sua residência.

“O condutor apresenta estar sob efeito de álcool, apresentando-se bastante alterado, com palavras desconexas e com forte odor etílico”, disse a polícia em nota.

O SAMU realizou o socorro da esposa dele para o Hospital Regional. Ela foi liberada após passar por acompanhamento médico. Diante do exposto, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local para medidas cabíveis, enquanto os veículos permaneceram na via por impossibilidade de locomoção pelas avarias só sendo totalmente removidos essa manhã.

O Delegado plantonista autuou em flagrante o condutor do veículo por dirigir sob influência de álcool. Estipulou fiança, segundo apurado com exclusividade pelo blog. Não há informações sobre pagamento da fiança.  Se não,  passará por Audiência de Custódia.

Pernambuco prorroga até junho estado de emergência da Covid

O governo de Pernambuco prorrogou até 30 de junho de 2023 o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19. O estado justificou a medida, alegando o baixo índice de aplicação de doses de reforço. Esta é a segunda vez que o governo e Raquel Lyra (PSDB) prorroga o estado de emergência […]

O governo de Pernambuco prorrogou até 30 de junho de 2023 o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19. O estado justificou a medida, alegando o baixo índice de aplicação de doses de reforço.

Esta é a segunda vez que o governo e Raquel Lyra (PSDB) prorroga o estado de emergência em saúde por causa da pandemia, em vigor desde 2020. A primeira renovação do decreto aconteceu no dia 2 de janeiro, logo depois da posse da governadora.

O novo decreto foi publicado no Diário oficial de Pernambuco nesta sexta (31). O estado de emergência significa uma situação menos grave do que o estado de calamidade pública, que ficou em vigor durante dois anos.

Quando o estado de emergência está em vigor, o governo busca manter o funcionamento do sistema de saúde e “evitar perturbações sociais e econômicas, sucessivamente”.

O documento justifica que houve uma variação do número de casos notificados e confirmados do vírus no primeiro trimestre do ano.

Além disso, de acordo com a nota técnica da Secretaria de Saúde do estado, a população pernambucana aponta baixos índices de imunização contra a Covid, sobretudo, nas doses de reforço necessárias para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e demais grupos vulneráveis.

O decreto 54.525 considera também que, no momento, “existem surtos de Covid-19 em vários países e regiões do mundo, persistindo o estado de emergência declarado pela OMS”.

Por causa desses aumentos, é necessário, segundo o decreto, manter a possibilidade da necessidade imediata da “ativação contingencial de diferentes componentes da resposta coordenada ao Covid-19 no âmbito da saúde pública”.

Estatísticas

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, entre os adolescentes de 12 a 17 anos, o índice de aplicação de doses de reforço está em 26%.

Além disso, só 3% das crianças tomaram a terceira dose. Entre pessoas de 18 a 29 anos, o índice é de 35%.

Os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atualizados na terça (28) também mostram que, desde o início da pandemia, em 2020, Pernambuco acumula 1.163.039 casos da Covid-19 e 22.724 mortes. As informações são do g1.

Djalma das Almofadas nega conquista de cargos no governo Sebastião Dias e manda recado ao ex-aliado Dinca

Por Anchieta Santos Em vídeo publicado nas redes sociais o vereador Djalma das Almofadas (MDB) ratificou a sua adesão a gestão do Prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) e sem citar nome, mandou um recado a Dinca Brandino. Djalma garante que não está com nenhuma secretaria, não recebeu o comando do Curral do Gado e […]

Por Anchieta Santos

Em vídeo publicado nas redes sociais o vereador Djalma das Almofadas (MDB) ratificou a sua adesão a gestão do Prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) e sem citar nome, mandou um recado a Dinca Brandino.

Djalma garante que não está com nenhuma secretaria, não recebeu o comando do Curral do Gado e não deixará o cargo de vereador.

Ele admite que após a eleição da Câmara ficou sem palanque e por isso como todo político precisa ter um lado, agora é aliado do prefeito.

O parlamentar considerou uma aberração a história de que um suplente de vereador ganharia meio milhão de reais para fortalecer o governo, quando a Prefeitura não tem recursos nem para bancar a saúde.

A resposta de Djalma tem endereço certo, o ex-prefeito Dinca Brandino (MDB) que gravou um vídeo atacando o parlamentar, inclusive disse que já participou do pequeno grupo do politico e nunca foi favorável aos vídeos que ele publica tentando denegrir a imagem das pessoas.

O vereador deixou claro que ele e outras lideranças deixaram o grupo pelas atitudes de Dinca. E terminou a fala com um alerta: “Bote a mão na consciência meu amigo”.