Notícias

Doações para PP e PMDB estão em e-mail da Queiroz Galvão para Yousseff

Por Nill Júnior

youssef-LulaMarques-AgPT-27out2015

Blog do Fernando Rodrigues

E-mails anexados à 33ª fase da Lava Jato mostram o doleiro Alberto Youssef e o ex-executivo da Queiroz Galvão Othon Zanoide discutindo o que parecem ser doações de campanha para o Partido Progressista (PP) e para o PMDB. Segundo a Polícia Federal, trata-se de propina “disfarçada” de doação. Zanoide foi preso na operação de 3ª feira.

Um dos e-mails foi enviado em 23.set.2010, ano em que foram realizadas eleições gerais no Brasil. Na mensagem, Othon Zanoide dirige-se a Alberto Youssef. “Primo … A seguir, a relação dos recibos faltantes, desde já agradeço a ajuda”. Em seguida, há uma relação de nomes seguidos de valores.

Aparecem na lista os diretórios do PP da Bahia (“500.000″) e de Pernambuco (“250.000″) e do PMDB de Rondonia (“300.000″), além do Diretório Nacional do PP (“2.040.000″). As cifras não aparecem acompanhadas de nenhuma descrição. Também são citados políticos individuais, todos do PP. São eles o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) e os ex-deputados Roberto Teixeira (PP-PE) e Aline Corrêa (PP-SP).

Em outro e-mail anexado aos autos, Youssef encaminha a um funcionário da Queiroz Galvão (cujo e-mail é [email protected]) os endereços de Meurer e de Roberto Teixeira, no Paraná e em Pernambuco, respectivamente. Uma terceira mensagem, desta vez de Youssef para Othon, traz a informação sobre uma conta no Banco do Brasil atribuída ao diretório nacional do PP.

PMDB, PP e os políticos mencionados negam o recebimento de propina ou de qualquer irregularidade. A Queiroz Galvão diz estar colaborando com a apuração.Leia aqui a íntegra das 3 mensagens.

O contexto das mensagens não deixa claro do que se tratam os valores. Para a Polícia Federal, porém, trata-se de pagamento de propina disfarçada sob a forma de doações eleitorais oficiais.

Outras Notícias

Ingazeirense segue desaparecido em Rondônia

O policial militar reformado José Minervino da Silva, 59, natural da cidade de Ingazeira Pernambuco, está desaparecido desde o último dia 11, quando saiu de Porto Velho- (Onde o mesmo residia a anos) para participar de uma reunião na BR-319, quilômetro 33, após a ponte do rio Madeira Segundo os familiares, ele teria recebido ligação de um […]

O policial militar reformado José Minervino da Silva, 59, natural da cidade de Ingazeira Pernambuco, está desaparecido desde o último dia 11, quando saiu de Porto Velho- (Onde o mesmo residia a anos) para participar de uma reunião na BR-319, quilômetro 33, após a ponte do rio Madeira

Segundo os familiares, ele teria recebido ligação de um líder de uma associação na região para tratar de assuntos relacionados às terras naquela área com outros moradores.

A partir de então, o policial não foi mais visto. A família já fez buscas naquela região, inclusive no sítio dele no quilômetro 42 da BR-319, mas o caseiro informou que por lá o policial não esteve.

O homem que teria marcado a reunião também desapareceu e teria retirado até a foto do WhatsApp. Aflita, a família registrou ocorrência de desaparecimento e uma equipe da PM foi ao local nesta  segunda-feira (15) mas sem êxito em localizar o policial.

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com várias hipóteses, incluindo sequestro, crime passional ou até mesmo acidente.

As forças de segurança do estado determinaram uma equipe de de inteligência para a área do desaparecimento, equipe de salvamento como corpos de bombeiros, policiais civis e militares. BOP entre outros especialistas continuam com as buscas mas sem nenhum êxito. Helicópteros também estão sendo utilizados.

Célia assume a liderança do governo Zeca na Câmara

A vereadora Célia Galindo foi oficialmente anunciada como a nova líder do governo na Câmara Municipal de Arcoverde. O convite foi feito pelo prefeito durante uma reunião em seu gabinete, onde destacou a trajetória e a dedicação da parlamentar ao município. Célia Galindo, de 69 anos, está no décimo mandato como vereadora. O anúncio representa […]

A vereadora Célia Galindo foi oficialmente anunciada como a nova líder do governo na Câmara Municipal de Arcoverde.

O convite foi feito pelo prefeito durante uma reunião em seu gabinete, onde destacou a trajetória e a dedicação da parlamentar ao município.

Célia Galindo, de 69 anos, está no décimo mandato como vereadora. O anúncio representa uma trégua entre as lideranças. Célia se lançou candidata à presidência da Câmara em dezembro, mas viu o prefeito apoiar Rodrigo Roa. Numa reviravolta capitaneada por ela, o eleito foi Luciano Pacheco. Houve rumores de que a relação estava estremecida, mas esse capítulo aparentemente põe uma pedra no assunto.

Natural de Buíque (PE) e com formação superior completa, Célia Galindo terá o papel de articular projetos e iniciativas da gestão, buscando  garantir a governabilidade e a implementação de políticas públicas estratégicas. A política enfrenta o tratam,en

Prefeitura de Afogados conquista Selo Ouro de compromisso com a alfabetização 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conquistou o selo ouro de compromisso com a alfabetização. A premiação aconteceu nesta segunda (10), em Brasília – DF. A Prefeitura de Afogados foi representada pela secretária municipal de educação Wivianne Fonseca.  A premiação reconheceu os esforços empreendidos por estados e municípios na busca pela alfabetização das crianças na […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conquistou o selo ouro de compromisso com a alfabetização. A premiação aconteceu nesta segunda (10), em Brasília – DF. A Prefeitura de Afogados foi representada pela secretária municipal de educação Wivianne Fonseca. 

A premiação reconheceu os esforços empreendidos por estados e municípios na busca pela alfabetização das crianças na idade certa. A iniciativa do Governo Federal integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). 

Afogados da Ingazeira participou do evento por alcançar o selo na categoria ouro e atingir nota máxima na avaliação.

“Essa é uma conquista de cada professor e professora que trabalha com compromisso pela alfabetização de cada estudante. Agradecemos muito, também, a equipe técnica dos Anos Iniciais, que atua com dedicação no acompanhamento às escolas”, destacou Wivianne.

A cerimônia teve a participação do Presidente Lula e de diversas autoridades do Ministério da Educação.

Em Ouro Velho, um novo fenômeno

Blog do Heron Cid O desempenho muito acima da média e incomum do candidato Augusto Valadares (DEM), em Ouro Velho, dono hoje de 78,4% das intenções de voto, é a demonstração cabal do efeito do apoio de uma gestão muito bem avaliada. Na cidade caririzeira, o advogado é apoiado pela prefeita Natália de Júnior, que […]

Blog do Heron Cid

O desempenho muito acima da média e incomum do candidato Augusto Valadares (DEM), em Ouro Velho, dono hoje de 78,4% das intenções de voto, é a demonstração cabal do efeito do apoio de uma gestão muito bem avaliada.

Na cidade caririzeira, o advogado é apoiado pela prefeita Natália de Júnior, que ostenta (acreditem!!!) 95,6% de aprovação da população. Faltou pouco, muito pouco, para atingir a unanimidade dos munícipes.

Mas, como toda a unanimidade é burra, sobraram 3,6% de insatisfeitos com o modelo de gestão da prefeita. O nível de satisfação é traduzido por um fato prático e recente. Ouro Velho foi o último município paraibano a registrar contaminação pela covid-19.

O alto grau de aceitação provoca reflexo reverso. A oposição no município se arrasta com apenas 8,8% (Irmã Paula) da preferência do eleitorado local.

Os dados reluzem. Em Ouro Velho, o apoio da prefeita é uma joia rara. Se as eleições fossem hoje em Ouro Velho, no Cariri paraibano, Dr. Augusto Valadares (Democratas) seria eleito com 78,4%.

A segunda colocada é Irmã Paula (PSD), que teria 8,8% dos votos. Branco, nulo ou nenhum somam 4,4%, enquanto indecisos ou que ainda não sabem representam 8,4% do eleitorado.

É o que apontam os dados do cenário da pesquisa estimulada realizada no município pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB, divulgada nesta segunda-feira (12). Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Márcia Conrado inaugura mais uma creche na zona rural de Serra Talhada

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou neste sábado (17) a Creche Adalberto Luís de Oliveira, no distrito de Santa Rita. Essa é a segunda creche entregue pela atual gestão na zona rural do município. O evento contou com a presença de vereadores, lideranças políticas e moradores da comunidade. “Nosso compromisso é garantir que […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou neste sábado (17) a Creche Adalberto Luís de Oliveira, no distrito de Santa Rita. Essa é a segunda creche entregue pela atual gestão na zona rural do município. O evento contou com a presença de vereadores, lideranças políticas e moradores da comunidade.

“Nosso compromisso é garantir que as crianças da zona rural tenham as mesmas condições e oportunidades que as da zona urbana. Essa creche é um passo importante nesse sentido, oferecendo um ambiente adequado e seguro para o desenvolvimento dos pequenos”, afirmou a prefeita Márcia Conrado durante a inauguração.

A unidade conta com quatro salas de aula climatizadas, secretaria, sala de professores, banheiros masculino e feminino, depósito de material de limpeza, almoxarifado, cozinha, depósito de merenda, refeitório e parquinho. Com capacidade para atender até 80 alunos, a creche recebeu um investimento de aproximadamente R$ 84.665,38 em obras e cerca de R$ 100 mil em mobiliários e equipamentos.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Edmar Junior, a nova creche representa um avanço na estrutura educacional da região. “Estamos fortalecendo a rede municipal de ensino com espaços que respeitam a infância e apoiam o desenvolvimento integral das nossas crianças”, destacou.