Notícias

Didi diz que será sua última disputa e que não tem como recuar de projeto. “O povo exigiu essa pré-candidatura”

Por Nill Júnior

P_20160705_102153-ANIMATION

O pré-candidato pelo PTB à Prefeitura de Carnaíba, José Francisco Filho, o Didi, foi o convidado do Debate das Dez, da Rádio Pajeú. Ele detalhou o processo de escolha de sua pré candidatura e a recente insatisfação eternada por PMDB e PT.

“Reunimos em dez partidos. Foi acordado que quem fosse melhor avaliado seria o candidato. Ficamos costurando e se estendeu demais. Tivemos uma reunião na casa de Diógenes e não fui eu que me escolhi. Foram os partidos que decidiram por unanimidade nossa pré-candidatura”.

Sobre a posição de PMDB e PT de não concordar com a precipitação do anúncio, capitaneados por Clóvis Lira e Anchieta Alves, Didi disse que não compreendeu, mas respeitou. “Não sei por qual razão, são meus amigos. Divergiram desse acerto e ficaram um pouco afastados. Se fala em terceira via. Cada um tem direito de fazer o que gosta. Acho melhor somar. Mas se não for possível, teremos que respeitar”.

Ele revelou que Clóvis Lira propôs que o grupo que ele representa indicasse a cabeça da chapa e Didi apresentasse um filho para ser candidato a vice. “Clóvis que lançou uma proposta inviável. O povo exigiu essa pré-candidatura. Não dá pra recuar mais”.

Ele afirmou não querer nenhum dos filhos na política e afirmou que essa será sua última disputa. “Só quero essa vez, ganhando ou perdendo”.

Sobre o prefeito Zé Mário e a possibilidade de estar em seu palanque, Didi afirmou que o gestor é dono de suas decisões. “Vou deixar ele a vontade se vem conversar conosco ou não”. Acrescentou que o prefeito  não foi ouvido pra nada no processo. “Se fizesse comigo também ficaria insatisfeito. O cara estar pagando conta dos outros e não ser ouvido”.

Didi acusou o ex-prefeito Anchieta Patriota de deixar uma “herança maldita” para o atual prefeito e ainda manter na gestão sua antiga equipe de Secretários. “Eu sendo Zé Mário não aguentava a bucha. Ele tem sido presa do ex-prefeito. Eu mesmo agora botava tudo novo. Anchieta trabalhou nos bastidores pra neutralizar pra ele não crescer. Gosta só dele”.

O pré-candidato acusou a campanha do PSB estadual de, em  Carnaíba, ter usado muito dinheiro nas últimas eleições. “A quadrilha dos R$ 600 milhões percorreu Estado. Foi muito dinheiro ilegal com propina. Não tínhamos essa condição.  Se fez para ganhar quase todas as prefeituras”, acusou, fazendo suposta referência ao investigado na Operação Turbulência, da PF.

Sobre o fato de poder ou não disputar, Didi disse não ter certeza se apareceria na lista do TCE, divulgada hoje, de nomes com contas rejeitadas, ao TRE. “Não sei se estou limpo, imagino que sim. Não posso afirmar categoricamente. Sei que Anchieta está nessa lista”. Caso esteja, Didi diz que rediscutirá a questão, mas descartou a candidatura da esposa como em 2012.

Outras Notícias

Wamberg Gomes, Cícero Batista e vereadores são empossados em Carnaíba

Nesta quarta-feira (1), aconteceu a cerimônia de posse do prefeito eleito de Carnaíba, Wamberg Gomes, do vice-prefeito Cícero Batista e dos vereadores eleitos para a gestão 2025-2028. O evento foi realizado na quadra da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo e reuniu um grande público, que compareceu para prestigiar o momento.  Após a posse, […]

Nesta quarta-feira (1), aconteceu a cerimônia de posse do prefeito eleito de Carnaíba, Wamberg Gomes, do vice-prefeito Cícero Batista e dos vereadores eleitos para a gestão 2025-2028. O evento foi realizado na quadra da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo e reuniu um grande público, que compareceu para prestigiar o momento. 

Após a posse, foi realizada a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores. Logo em seguida, o prefeito Wamberg Gomes dirigiu-se à sede da Prefeitura, onde recebeu as chaves do município das mãos do ex-prefeito Anchieta Patriota.

Durante o ato simbólico de transmissão do cargo, Wamberg também recebeu a bandeira do município e um exemplar da Constituição. Em seu discurso, o novo prefeito destacou a importância da gestão de Anchieta Patriota, elogiando o legado deixado e prometendo dar continuidade às obras estruturadoras em andamento. Wamberg ressaltou ainda o compromisso em manter o padrão de excelência nas áreas de educação e saúde, reafirmando sua dedicação em promover o desenvolvimento de Carnaíba durante seu mandato.

Luciano Duque e Patriota caminham para eleição no Pajeú

O candidato a Deputado Estadual Luciano Duque (SD), é virtualmente eleito. Nesse momento, ele tem 56.073 votos. Em Serra, quase cravou os 21 mil votos.  Outro nome da região com uma mão na vaga é José Patriota (PSB), com 43.017 votos. A votação em Itapetim, conquistada na reta final da campanha, com apoio de Adelmo Moura, […]

O candidato a Deputado Estadual Luciano Duque (SD), é virtualmente eleito. Nesse momento, ele tem 56.073 votos. Em Serra, quase cravou os 21 mil votos.  Outro nome da região com uma mão na vaga é José Patriota (PSB), com 43.017 votos.

A votação em Itapetim, conquistada na reta final da campanha, com apoio de Adelmo Moura, deu 2.672.

O egipcience Paulo Jucá ficou distante da vaga, com 26.363. Em Arcoverde, ninguém ri de ninguém.  Zeca Cavalcanti teve 17.646 votos. Luciano Pacheco também não chegou, com 14.575 votos. Delegado Israel teve 5.397 e também não conseguiu um mandato .

O iguaraciense Alexandre Pires, do PSOL, teve 4.457 votos e também não chegou. Evângela Vieira, a empresária  4.446.   Das decepções, a candidatura conjunta Charles e Tiringa teve 40.813 votos. Zé Negão, do Podemos, teve 4.928 votos e também não chegou. Já o cantor Sandrino Ferraz teve uma votação abaixo do esperado.

TRE-PE cassa chapa de vereadores em Brejo da Madre de Deus por fraude à cota de gênero

Tribunal considerou que União Brasil registrou candidatura fictícia A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em decisão unânime, nesta terça-feira (25), cassou a chapa do partido União Brasil, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.  O tribunal julgou como fictícia a […]

Tribunal considerou que União Brasil registrou candidatura fictícia

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em decisão unânime, nesta terça-feira (25), cassou a chapa do partido União Brasil, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. 

O tribunal julgou como fictícia a candidatura de Bianca Valdilene da Silva inscrita  pelo partido, o que levou a sigla a não atingir a cota mínima de gênero de 30% das candidaturas proporcionais. Com isso, além de Bianca, outros dois vereadores eleitos pela legenda perdem o mandato: Jonas Wellington Silva e Severino Batista de Aguiar Filho. 

Os desembargadores e a desembargadora eleitoral seguiram o voto do relator do caso, desembargador André Caúla. O relator destacou como um dos indicativos da fraude, o fato da candidata ter tido uma votação inexpressiva, com apenas quatro votos; não ter realizado atos efetivos de campanha, como comícios, carreatas ou propaganda eleitoral, nem presencial nem nas redes sociais, mesmo sendo uma digital influencer com quase 40 mil seguidores. 

Além disso, utilizou nome de urna diferente de como é conhecida (“Professora Valdilene” ao invés de “Bianca Ayalla”); e também não apresentou movimentações financeiras, tendo declarado apenas R$1.540,00 em recursos próprios. Consta também que a candidata não enviou qualquer material para divulgação de sua candidatura para as rádios (horário eleitoral gratuito), o que também revela a contradição de quem está em campanha verdadeira, para quem todo espaço e meio de divulgação importa na conquista de votos.

A decisão tem efeito imediato, mesmo ainda cabendo recurso ao TSE. Caberá ao juiz eleitoral de Brejo da Madre de Deus realizar a recontagem dos votos para empossar os substitutos dos eleitos.

O processo julgado foi o Recurso Eleitoral de número nº 0600384-26.2024.6.17.0054, dentro de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

O blog e a história: “luz de Paulo Afonso” em Carnaíba

O registro é da inauguração da energia elétrica em 1966 no município de Carnaíba. Na mesma data a energia elétrica chegou a Afogados da Ingazeira. Lembra ao blog o historiador Fernando Pires que, em 17 de agosto de 1966 foi inaugurada a “Luz de Paulo Afonso”, pelo governador Paulo Pessoa Guerra, na gestão do prefeito […]

O registro é da inauguração da energia elétrica em 1966 no município de Carnaíba.

Na mesma data a energia elétrica chegou a Afogados da Ingazeira.

Lembra ao blog o historiador Fernando Pires que, em 17 de agosto de 1966 foi inaugurada a “Luz de Paulo Afonso”, pelo governador Paulo Pessoa Guerra, na gestão do prefeito José Rodrigues de Brito.

Em entrevista gravada a Fernando, “Seu Seba eletricista” mostrou as mãos e disse: “Quem inaugurou foram estas mãos aqui, às 17h30”.

No registro histórico de Carnaíba,  o Governador Paulo Guerra, o Deputado Federal Costa Cavalcante, Olimpio Mendonça, o prefeito de Carnaíba Milton Pierre e o Bispo Diocesano Dom Francisco.

Zeca Cavalcanti discute regularização imobiliária com presidente do TJPE

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, acompanhado do Procurador Geral Adjunto  municipal, Pedro Melchior, fez uma visita de cortesia, na manhã desta quinta-feira (20),  ao Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto. No encontro, o prefeito reafirmou os laços de parceria, amizade e colaboração entre o município e o TJPE. Uma […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, acompanhado do Procurador Geral Adjunto  municipal, Pedro Melchior, fez uma visita de cortesia, na manhã desta quinta-feira (20),  ao Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto.

No encontro, o prefeito reafirmou os laços de parceria, amizade e colaboração entre o município e o TJPE.

Uma das pautas da reunião foi o ”Programa Moradia Legal”, uma parceria entre o TJPE e os municípios, visando a regularização imobiliária para famílias de baixa renda.

O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Ricardo Paes Barreto, e o Prefeito Zeca Cavalcanti, anuíram acerca da necessidade de retomar e intensificar esse programa de cunho social tão importante para Arcoverde, por meio do qual as pessoas de baixa renda podem ter seus imóveis regularizados em seus nomes e sem nenhum custo.

“A retomada do ‘Programa Moradia Legal’ é, com certeza, um dos principais atos de nosso governo. A ampla regularização imobiliária para as pessoas de baixa renda do município – que não têm recursos para fazer – é fundamental para dar a segurança da moradia e tranquilidade às famílias. E agora a prefeitura de Arcoverde, junto com o Tribunal de Justiça, vão dar vazão a este programa de grande reflexo social”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Na visita, Zeca Cavalcanti destacou que a Prefeitura de Arcoverde também vai reatar todos os convênios com o TJPE, ratificando a importância da boa sintonia com o Judiciário – em especial, no tocante as Varas Judiciais de Arcoverde -, para que haja uma colaboração plena entre os poderes Executivo de Arcoverde e Judiciário de Pernambuco.