Notícias

DETRAN-PE lança Programa Professor Amigo do Trânsito 2018

Por Nill Júnior

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, lançou hoje (02), no auditório do Órgão, o Programa Professor Amigo do Trânsito 2018 – PAT.

A edição 2018 do PAT, que é gerenciado pela Escola Pública de Trânsito – EPT, consiste em construir uma rede de colaboração que permita a ação conjunta nas escolas públicas municipais, envolvendo as secretarias de educação municipais para que sejam formadas mini redes com professores. Estes deverão trabalhar a temática trânsito nos meses de maio, junho, agosto e setembro e envolver o maior número de alunos.

De acordo com diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, no ano passado foram alcançados mais de 164 mil alunos de 41 municípios pernambucano e neste ano a meta é alcançar 70 cidades, chegando ao total de 172 mil alunos.

“O governador Paulo Câmara determinou a ampliação do investimento em educação e assim estamos fazendo, em especial com as crianças e jovens que são os condutores do amanhã”, defendeu. Ribeiro lembrou ainda que, para participar do PAT as cidades precisam ser integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em Pernambuco ou ter recebido caravana DETRAN nos Municípios.

Segundo o gerente da EPT, Ivson Correia, o Órgão, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito irá disponibilizar todo apoio necessários aos professores, com artistas educadores da Turma do Fom-Fom, capacitações de professores e materiais educativos, como folders, gibis e livretos.  Nessa gestão a educação no trânsito tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre os perigos dos acidentes no trânsito.

No final do ano, serão distribuídos prêmios para três categorias, sendo elas: o representante que montar a rede com maior número absoluto de alunos alcançados; o representante que montar a rede com maior número relativo de alunos alcançados (percentual comparado com o total da rede); o representante que alcançar diretamente, ou através de parcerias, o maior número absoluto de alunos em de atividades de sensibilização (palestras, aulas, oficinas e etc).

Outras Notícias

Chuvas mudam cenário sertanejo

A segunda-feira foi de chuva nas cidades do Pajeú e região vizinha. Ontem durante o dia e noite choveu bem em cidades como Salgueiro, Serra Talhada, São José do Egito, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, Ingazeira e Água Branca, na Paraíba. Em outras cidades a chuva caiu em menor intensidade como Carnaíba, com 4 milímetros e […]

Chuva muda a paisagem sertaneja, como em Serra Talhada, no Pajeú

A segunda-feira foi de chuva nas cidades do Pajeú e região vizinha. Ontem durante o dia e noite choveu bem em cidades como Salgueiro, Serra Talhada, São José do Egito, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, Ingazeira e Água Branca, na Paraíba.

Em outras cidades a chuva caiu em menor intensidade como Carnaíba, com 4 milímetros e Afogados, com 3 mm. O retorno das precipitações gerou belas imagens.

Na zona rural choveu muito bem. Exemplo foi a comunidade Curral Velho dos Pedros, em Afogados da Ingazeira,  onde foram registrados 70mm, enchendo barreiros, açudes e o Riacho.

Na comunidade de Dois Riachos foram 18 mm e em Encruzilhada, 14 mm. Choveu também em Carnaubinha, Caiçara, Inveja, Serrinha, Jiquiri, Serrote verde, Carnaúba dos Vaqueiros, Coqueiro Alto de Quixaba, Cacimbinha e Vitória de Ingazeira.

Ainda em Rosário de Iguaraci, Ibitiranga, com 70 mm e Serra Branca de Carnaíba. Hoje muitos agricultores já começam a preparar suas terras para plantar. A meteorologia indica mais  chuva na região do Pajeú para esta 3ª feira.

Em  São José do Egito, as chuvas causaram alguns transtornos. Terra nas principais vias do centro, árvores caídas, pavimentação danificada. Foi o resultado da chuva de grandes proporções que atingiu a Capital da Poesia. Desde a manhã desta terça (21), Secretarias do governo municipal estão trabalhando para resolver esses e outros problemas.

Maciel Melo viverá violeiro medieval na novela Velho Chico da Globo

Por Anchieta Santos Algumas das cenas da novela Velho Chico da Rede Globo que vai substituir A Regra do Jogo, serão ilustradas pela participação de dois violeiros medievais, representados pelos artistas populares Maciel Melo e Xangai. A informação foi passada pelo próprio Maciel Melo falando ao comunicador Anchieta Santos ontem na Rádio Cidade FM. Maciel […]

maciel-melo-helder-tavaresPor Anchieta Santos

Algumas das cenas da novela Velho Chico da Rede Globo que vai substituir A Regra do Jogo, serão ilustradas pela participação de dois violeiros medievais, representados pelos artistas populares Maciel Melo e Xangai. A informação foi passada pelo próprio Maciel Melo falando ao comunicador Anchieta Santos ontem na Rádio Cidade FM.

Maciel disse que inicialmente a direção da novela lhe deu o nome de Zé Tiú e de João Piralapo a Xangai que não gostou e sugeriu homenagear os avós dos artistas, ou seja, Maciel seria Gídio e Xangai, Avelino. No Figurino Maciel Melo disse que vai representar a figura de Lampião, de Luiz Gonzaga e do vaqueiro. Já Xangai vestirá o estilo gaúcho, tropeiro.

Maciel declarou que até a 4ª feira esteve gravando na região Ribeirinha do S. Francisco. Ontem seguiu para Salvador para novas cenas e de lá vai ao Rio de Janeiro para tomadas no Projac. Maciel disse está muito feliz com a oportunidade de mostrar a sua música, e viver a experiência como ator.

Nem Sávio nem Dêva: empresário defende Danilo Augusto em Tuparetama

Em conversa com o blog do Tácio, o empresário Carlos Branquinho, conhecido como Carlinhos da Informax,  ex-diretor de Esportes do prefeito Sávio Torres, anunciou formalmente seu afastamento do grupo de aliados do gestor e declarou seu apoio a uma possível candidatura do vereador Danilo Augusto (PDT) para prefeito em 2020. Embora seu cargo de diretor […]

Em conversa com o blog do Tácio, o empresário Carlos Branquinho, conhecido como Carlinhos da Informax,  ex-diretor de Esportes do prefeito Sávio Torres, anunciou formalmente seu afastamento do grupo de aliados do gestor e declarou seu apoio a uma possível candidatura do vereador Danilo Augusto (PDT) para prefeito em 2020.

Embora seu cargo de diretor de Esportes tenha sido entregue desde o final do ano passado e tenha preferido manter-se afastado do grupo político de apoio a Sávio, somente agora anunciou seu rompimento definitivo com a situação. “Em Sávio eu não voto mais, assim como também não voto mais em Dêva” declarou.

Carlinhos foi candidato a vereador em 2016 na coligação de apoio a Sávio Torres e Tanta, vencedores das eleições. Teve uma participação efetiva na campanha de oposição a Dêva Pessoa e apesar de  não ter conquistado o mandato de vereador, obteve uma votação expressiva sobretudo entre os jovens e desportistas. Em 2012 havia apoiado e trabalhado para a campanha de Dêva, mas assim como agora, acabou rompendo com o prefeito do PSD.

“Eu vejo com bons olhos uma possível candidatura de Danilo para prefeito em 2020. Ele é jovem e determinado, tem se posicionado com abertura para o diálogo e está ouvindo com humildade as opiniões e sugestões de todas as pessoas. Muita gente como eu quer mudança e quer uma alternativa para votar que não seja nem Sávio nem Dêva.” Falou Carlinhos.

Mesmo com o cenário na oposição a Sávio Torres indefinido e dividido, sobretudo depois que Danilo deixou claro seu interesse em disputar a indicação da majoritária, ainda assim não se descarta no momento a possibilidade de uma chapa encabeçada por Dêva com Danilo como vice. Indagado sobre essa possibilidade, Carlinhos deixou claro que não sobe com sua família e seu grupo em palanques cujos cabeças sejam Sávio ou Dêva Pessoa.

“Acredito num trabalho de fortalecimento de uma terceira via e vemos em Danilo essa possibilidade, mas desde que ele seja o cabeça de chapa”. Sobre a possibilidade de se lançar novamente como candidato a vereador em 2020, Carlinhos diz não ter interesse e que pretende trabalhar para uma provável candidatura de seu primo, Marquinhos, ex-conselheiro Tutelar.

Diretora da Amupe representará o Brasil na COP25 Madrid

Prefeita Débora Almeida viaja neste sábado, dia 07 de dezembro, para participar do evento A diretora da mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, foi convidada pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) para integrar a comitiva brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre as […]

Prefeita Débora Almeida viaja neste sábado, dia 07 de dezembro, para participar do evento

A diretora da mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, foi convidada pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) para integrar a comitiva brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em Madri, na Espanha, entre os dias 02 e 13 de dezembro. Um dos principais objetivos do encontro é buscar formas de acelerar o combate ao aquecimento global.

A prefeita de São Bento do Una é uma líder RAPS. Débora Almeida viaja neste sábado, dia 07 de dezembro, para participar do evento e vai integrar a mesa “Reunião Fechada Entre Líderes Municipais, Estaduais e do Congresso Brasileiro por Alianças pela Pauta Climática” no dia 09 de dezembro, às 9h, com as presenças do Prefeito de Recife, Geraldo Júlio, do Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio e do deputado federal por São Paulo, Rodrigo Agostinho.

Ela estará presente também nos painéis “Crise climática: olhares da política brasileira”, ainda no dia 09, às 18 horas, com a participação da diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré e do senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues. Já no dia 11 de dezembro, a prefeita participará do “Diálogo Internacional de Alto Nível dos Governos Locais e Regionais para a Mudança Climática: Acelerar desde o local: Um compromisso comum com a mudança climática”, às 13h.

COP-25

“O debate abordará os principais desafios, riscos, oportunidades e compromissos para o fortalecimento da agenda do clima nas diferentes esferas da federação”, informa o convite da RAPS. A COP25, como é conhecida, recebe representantes de 200 países para discutir as mudanças climáticas até o próximo dia 13 deste mês.

*Com informações ASCOM São Bento do Una

Taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para covid-19 em Pernambuco fica abaixo dos 60%

A taxa de ocupação dos leitos públicos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponibilizados para casos suspeitos e confirmados de covid-19 em Pernambuco segue em queda.  A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 58% das 1.538 vagas desse tipo estavam ocupadas nesta segunda-feira (19). O número é o mais baixo desde 17 de abril […]

A taxa de ocupação dos leitos públicos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponibilizados para casos suspeitos e confirmados de covid-19 em Pernambuco segue em queda. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 58% das 1.538 vagas desse tipo estavam ocupadas nesta segunda-feira (19).

O número é o mais baixo desde 17 de abril de 2020, quando a SES-PE começou a incluir as taxas de ocupação nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente.

Nas vagas da enfermaria da rede pública, a taxa de ocupação está em 49%, com 1.142 leitos. 

Nos hospitais particulares, nesta segunda (19), 57% de 245 leitos de UTI estão ocupados. Também há 142 vagas para enfermaria, com ocupação de 29%.