Notícias

Detento liderava grupo desarticulado na operação ‘Hades’ no Sertão de PE

Por Nill Júnior
Parte do material apreendido durante a Operação Hades no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Parte do material apreendido durante a Operação Hades no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um presidiário de 40 anos, identificado como Valdeir Brito,  era o líder do suposto grupo criminoso desarticulado na “Operação Hades” no Sertão de Pernambuco. No total, 23 pessoas foram presas – sendo três mulheres – e duas estão foragidas. A informação foi divulgada pela Polícia Civil em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), no Recife. A coordenação da operação foi do Delegado Ubiratan Rocha, de São José do Egito.

De acordo com a polícia, as investigações tiveram início em dezembro de 2015 com o homicídio de José da Paz, suspeito de envolvimento com o tráfico. e a ação ocorreu nas cidades de São José do Egito, Itapetim, Salgueiro, Verdejante e Arcoverde.

Ainda segundo a Polícia Civil, o líder da organização está recluso no Presídio de Salgueiro e comandava o grupo de dentro da unidade prisional. “As investigações começaram após um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas ter sido assassinado”, conforme informou a polícia.

O presidiário mandava jovens entre 18 e 25 anos venderem drogas no Sertão do estado, de acordo com a polícia. O suposto líder foi autuado por tráfico, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.

Durante as investigações a polícia apreendeu 104 gramas de crack, 2,1 kg de maconha, R$ 1.142 em dinheiro, uma moto e 16 celulares.

Detentos integravam o grupo: Sete detentos faziam parte do grupo desarticulado pela Polícia Civil na quinta-feira (21). “São pessoas que estão em unidades prisionais de São José do Egito, Verdejante, Arcoverde e Salgueiro. Eles participavam do grupo por meio de celulares”, informou  o delegado Ubiratan Rocha.

O delegado explicou que – com estes novos mandados – as penas dos detentos podem aumentar. “Também será impedido que eles saiam das unidades prisionais. Todos os presidiários já foram identificados”, detalhou.

Outras Notícias

Marconi Santana comemora anúncio de maternidade em Serra Talhada e destaca luta pelo serviço

O ex-prefeito de Flores e atual secretário de Governo, Marconi Santana, parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo anúncio da construção da maternidade de Serra Talhada. Em suas redes sociais, ele relembrou um discurso feito em outubro de 2022, quando cobrava melhorias no serviço de partos na região do Pajeú para evitar que crianças nascessem fora […]

O ex-prefeito de Flores e atual secretário de Governo, Marconi Santana, parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo anúncio da construção da maternidade de Serra Talhada. Em suas redes sociais, ele relembrou um discurso feito em outubro de 2022, quando cobrava melhorias no serviço de partos na região do Pajeú para evitar que crianças nascessem fora do território.

Marconi, que é pré-candidato a deputado estadual e deve definir sua nova legenda em breve, publicou um vídeo neste sábado (15) em que associa sua cobrança anterior ao anúncio da licitação da obra, feito pela governadora no último dia 13 de março. Na postagem, ele destacou a importância do equipamento para a saúde materno-infantil da região.

Essa maternidade, que será construída em Serra Talhada, vai transformar a saúde materno-infantil no Pajeú, oferecendo um atendimento mais seguro, humanizado e de qualidade para as famílias da nossa região”, escreveu Marconi na legenda.

“A construção da maternidade em Serra Talhada é o reflexo de nossa luta constante para melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde para nossa população. Cobramos, dialogamos e trabalhamos lado a lado com a governadora Raquel Lyra e o Governo do Estado para viabilizar essa grande conquista”, afirmou.

Marconi também agradeceu ao governo estadual pela iniciativa e ressaltou que seguirá atuando em defesa da melhoria dos serviços públicos no Pajeú.

“Bolsonaro Palhaço” gera polêmica em desfile no Rio

A Acadêmicos de Vigário Geral abriu a primeira noite de desfiles da Série A levando uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro para a Avenida Sapucaí. A escola de samba entrou no Sambódromo, às 22h45 de sexta-feira, com o enredo “O conto do vigário. Ao fim do desfile, integrantes da agremiação empurravam um palhaço gigante com […]

A Acadêmicos de Vigário Geral abriu a primeira noite de desfiles da Série A levando uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro para a Avenida Sapucaí.

A escola de samba entrou no Sambódromo, às 22h45 de sexta-feira, com o enredo “O conto do vigário. Ao fim do desfile, integrantes da agremiação empurravam um palhaço gigante com uma faixa presidencial e fazendo sinal de arma com uma mão. O público se dividiu entre aqueles que aplaudiram a alegoria e outros que vaiaram.

A ala “Bloco Sujo” fez referência aos blocos de rua que se manifestam contra o descaso do poder público. Os componentes, que vestiam fantasias comuns no carnaval de rua, como palhaço, diabo, marinheiro e melindrosa, carregavam estandartes com as palavras “Educação”, “Cultura”, “Saúde” e “Democracia”.

A presidente da Vigário Geral criticou também o prefeito Marcelo Crivella. De acordo com Elizabeth Cunha, a escola precisou pedir ajuda a co-irmãs para colocar o carnaval na Avenida em 2020. Segundo ela, “os últimos anos têm sido muito difíceis, principalmente para a Séri A”.

Projeto de lei limita aumento do preço do gás

Diante da volatilidade no preço do gás de cozinha, que afeta o setor produtivo e, sobretudo, o cidadão, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou um projeto de lei que estabelece novas regras para o reajuste de preço do produto. As correções, pela proposta, seriam realizadas somente uma vez ao ano, com divulgação em dezembro, […]

Foto: Chico Ferreira

Diante da volatilidade no preço do gás de cozinha, que afeta o setor produtivo e, sobretudo, o cidadão, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou um projeto de lei que estabelece novas regras para o reajuste de preço do produto. As correções, pela proposta, seriam realizadas somente uma vez ao ano, com divulgação em dezembro, e o índice definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), submetido à consulta pública com no mínimo de trinta dias de antecedência à sua publicação no Diário Oficial da União.

Danilo Cabral defende que o reajuste do gás para uso residencial siga o modelo adotado por outras tarifas públicas, como a do transporte público e da energia elétrica, que têm anualidade e transparência. “Além de várias tarifas públicas que têm reajustes anuais, o salário mínimo é reajustado uma vez por ano. Não podemos ter dois pesos e duas medidas. Quando é para corrigir salário do trabalhador, é uma só vez ao ano, mas quando é para aumentar o preço do gás é todo mês”, criticou.

O deputado destaca que os reajustes anuais das tarifas públicas e do salário mínimo permitem que a população e o setor produtivo se planejem e tenham segurança para atravessar o ano. “Em um país onde 50% dos trabalhadores recebem por mês, em média, 15% menos que o salário mínimo, segundo o IBGE, e existem 15 milhões de desempregados, não é razoável uma elevação de mais de 65% do gás em menos de um ano”, acrescentou.

Além disso, Danilo Cabral afirmou que o cidadão tem o direito de saber, de forma transparente, como são feitos os cálculos que levam ao índice de reajuste. “Não pode ser apenas apresentado o aumento sem abrir a caixa preta dos números”, diz. Por isso, no texto do projeto de lei, está prevista a submissão do índice à consulta popular, através de audiências públicas.

Os reajustes no preço do gás, na avaliação do parlamentar, também se tornaram uma questão de saúde pública. O Hospital da Restauração, referência em queimados em Pernambuco, tem 60% dos pacientes vítimas do uso de gás clandestino ou de álcool de posto de gasolina para cozinhar. “Isso é fruto da política que foi implantada pelo governo Temer, através da pasta do ministro Fernando Filho (Minas e Energia), que tem a lógica de atender apenas o mercado.

A nova política de preços da Petrobras em julho deste ano estabeleceu novas regras para os reajustes baseados na cotação de mercados internacionais, passando a ser influenciada pela conjuntura externa e pela variação do câmbio. Com isso, houve aumentos expressivos sobre os valores do botijão de gás para uso residencial comercializados em todo país. Há cidades que o valor supera R$ 80.

O projeto de lei de Danilo Cabral trata apenas sobre o gás de cozinha, mas o acúmulo de aumentos nos preços dos combustíveis, de julho a dezembro, segundo ele, revela a necessidade de rediscutir política energética do Brasil. “É um assunto que que está na ordem do dia e nós precisamos trazer a sociedade para esse debate, porque quem está sofrendo com as decisões tomadas pelo Governo Temer são os setores mais vulneráveis da população brasileira”, destacou. A gasolina e o diesel, por exemplo, sofreram reajustes de 16% e 15% respectivamente.

“O governo anunciou que pode rever a metodologia adotada atualmente. Esperamos que isso seja feito não apenas para atender o mercado, mas também o cidadão. Afinal, o trabalhador brasileiro paga uma altíssima taxa tributária e, como retorno, deve ter a prestação de serviços públicos de qualidade na educação, na saúde, na segurança pública, na assistência social. Mas o que estamos assistindo é a continuada retirada de direitos”, finalizou.

Aliados de Anchieta Patriota assumem comando do MDB de Carnaíba 

O MDB de Carnaíba passa a ter uma nova liderança. Lourdes Leite, atual secretária de Governo do prefeito Anchieta Patriota, assumiu a presidência do partido na cidade. O diretório emedebista é composto integralmente por figuras políticas ligadas ao gestor do PSB. A nomeação de Lourdes Leite para o cargo no MDB resulta de uma articulação […]

O MDB de Carnaíba passa a ter uma nova liderança. Lourdes Leite, atual secretária de Governo do prefeito Anchieta Patriota, assumiu a presidência do partido na cidade. O diretório emedebista é composto integralmente por figuras políticas ligadas ao gestor do PSB.

A nomeação de Lourdes Leite para o cargo no MDB resulta de uma articulação entre o prefeito Anchieta Patriota e a liderança do partido, representada pelo senador Fernando Dueire.

O MDB, sob a direção de Lourdes Leite, seguirá uma orientação clara para as eleições de 2024, alinhando-se ao candidato do PSB na sucessão de Anchieta. O prefeito tem liderado os esforços na formação das chapas de vereadores e da chapa majoritária na cidade.

Bolsonaro envia força-tarefa ao Recife neste domingo

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou o envio de uma força-tarefa ao Recife para dar apoio às famílias afetadas pelas chuvas na região metropolitana. O grupo será formado por Carlos Brito, ministro do turismo, e Ronaldo Bento, ministro da cidadania. Eles devem chegar à capital pernambucana neste domingo, de acordo com informação divulgada […]

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou o envio de uma força-tarefa ao Recife para dar apoio às famílias afetadas pelas chuvas na região metropolitana.

O grupo será formado por Carlos Brito, ministro do turismo, e Ronaldo Bento, ministro da cidadania. Eles devem chegar à capital pernambucana neste domingo, de acordo com informação divulgada por Gilson Machado Neto, ex-ministro do turismo.

Vinte municípios de Pernambuco já registraram um acumulado de mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. As cidades mais afetadas fazem parte da região metropolitana do Recife, Zona da Mata e no Agreste.

Segundo o governo do estado, ao menos 516 pessoas estão desalojadas e 249 pessoas estão desabrigadas em Pernambuco por causa das chuvas. As informações são do portal UOL.