Notícias

Delegado informa sobre operação que prendeu suspeito de homicídio em Afogados da ingazeira

Por André Luis

O delegado Israel Rubis divulgou através de um vídeo à imprensa nesta quinta-feira (2) que uma operação conjunta entre policiais civis e militares do 23º BPM foi realizada com sucesso. 

A ação tinha como alvo o cumprimento de três mandados de busca e um mandado de prisão preventiva relacionados ao homicídio de Tiago Ferreira da Silva, conhecido como Birita, ocorrido no dia 3 de abril de 2024, no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira.

De acordo com o delegado, um dos suspeitos já estava detido desde o último dia 16 de abril, e nesta operação, outro indivíduo foi preso. A rápida resposta da polícia, menos de um mês após o crime, demonstra o empenho das autoridades em elucidar o caso.

“Essa é uma resposta que a gente dá à sociedade numa celeridade… menos de um mês após o ocorrido. Estamos aguardando algumas perícias para que possamos concluir esse inquérito e enviar para o Ministério Público, através do qual vai propor as ações penais no judiciário buscando atribuir as penas e as responsabilidades penais aos envolvidos”, afirmou o delegado.

Relembre o caso – O homicídio de Tiago Ferreira da Silva aconteceu na noite de quarta-feira, 3 de abril. Segundo relatos, dois indivíduos, ambos utilizando capacetes e encapuzados, chegaram em uma motocicleta na residência da vítima, localizada na Rua Antônio Teotônio de Menezes, bairro Padre Pedro Pereira. Ao ser chamado, Tiago abriu a porta e foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. Ferido, foi socorrido por populares até o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Após o crime, os autores fugiram e tomaram destino ignorado. A prisão dos suspeitos representa um avanço nas investigações e traz esperança por justiça à família e à comunidade de Afogados da Ingazeira.

Outras Notícias

Ao lado de Gilson Bento, Paulo Câmara cumpre agenda em Brejinho

Pajeú On Line O Governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito Gilson Bento (Republicanos), o Deputado Estadual Gustavo Gouveia (Podemos) e o Deputado Federal Sílvio Costa (Republicanos), inauguraram na tarde desta quinta-feira, o recapeamento da PE 275 no trecho que vai do Povoado Ambó, no município de Brejinho à divisa com a Paraíba. Após a inauguração […]

Pajeú On Line

O Governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito Gilson Bento (Republicanos), o Deputado Estadual Gustavo Gouveia (Podemos) e o Deputado Federal Sílvio Costa (Republicanos), inauguraram na tarde desta quinta-feira, o recapeamento da PE 275 no trecho que vai do Povoado Ambó, no município de Brejinho à divisa com a Paraíba.

Após a inauguração do trecho da rodovia o Governador seguiu em comitiva para vistoriar a Estação Elevatória do ramal provisório e trechos da obra da Adultora Pajeú que vai abastecer Brejinho e cidades da Paraíba.

Câmara autorizou a obra para o ramal definitivo. Em seguida o Governador seguiu para a vistoria na Nova Erem José Severino de Araújo.

Além de Gilson, acompanharam o Governador Paulo Câmara os vereadores Francisco de Vera, Felipe de Naldo de Valdin, Rossinei Cordeiro e Tony de Zerivan.

Com 43%, Armando Monteiro lidera 1ª pesquisa Ibope em Pernambuco

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.  Confira […]

armando-câmara

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.  Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Armando Monteiro (PTB): 43%
Paulo Câmara (PSB): 11%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Brancos e nulos: 19%
Indecisos: 22%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

cats

Rejeição
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:

Pantaleão: 26%
Zé Gomes: 24%
Jair Pedro: 21%
Paulo Câmara: 20%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 14%

Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 15%; Não souberam ou não responderam: 35%

Semana Santa: prefeituras distribuíram peixes

Na manhã dessa quinta-feira, 29, a secretaria de Desenvolvimento Social de Tabira, realizou a tradicional entrega de peixes, que há seis anos vem sendo feita, na Semana Santa santa. A novidade deste ano é que pães também foram distribuídos, totalizando 1,5 tonelada de peixe e 5 mil pães. A secretaria contou com o auxílio dos […]

Na manhã dessa quinta-feira, 29, a secretaria de Desenvolvimento Social de Tabira, realizou a tradicional entrega de peixes, que há seis anos vem sendo feita, na Semana Santa santa.

A novidade deste ano é que pães também foram distribuídos, totalizando 1,5 tonelada de peixe e 5 mil pães.

A secretaria contou com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde, que ficaram responsáveis por detectar as pessoas mais carentes para serem beneficiadas. As pessoas receberam senhas para facilitar a organização da entrega, que foi feita na Escola Dona Toinha.

Já a Prefeitura de Afogados da Ingazeira distribuiu nesta quinta (29) dois mil quilos de tilápia a servidores públicos municipais de baixa renda e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A distribuição teve início logo cedo, às 06hs, nas dependências do Ginásio Desportivo Municipal.

“É com grande alegria que fazemos todos os anos a entrega dos peixes a beneficiários de programas como Bolsa Família e demais programas sociais, assistidos pela gestão municipal. E também aos funcionários que recebem até um salário mínimo”, declarou a Secretária de Assistência Social, Joana Darc Santos.

Limites territoriais e repasses do ICMS receberam atenção da Comissão de Assuntos Municipais

Temas como limites territoriais dos municípios e a partilha dos recursos arrecadados por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entraram na pauta da Comissão de Assuntos Municipais no ano de 2023. O colegiado encerrou o ano com intensa atividade legislativa, discutindo e aprovando ainda projetos que impactam no desenvolvimento […]

Temas como limites territoriais dos municípios e a partilha dos recursos arrecadados por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entraram na pauta da Comissão de Assuntos Municipais no ano de 2023.

O colegiado encerrou o ano com intensa atividade legislativa, discutindo e aprovando ainda projetos que impactam no desenvolvimento econômico e na infraestrutura de diversas regiões do Estado.

O primeiro semestre foi marcado pelas rodadas de negociação para corrigir o traçado de cidades pernambucanas. Os ajustes dizem respeito a imprecisões técnicas nas coordenadas cartográficas, constatadas pelo Censo. Em duas audiências públicas, o colegiado costurou mais de 20 acordos entre prefeitos. As negociações foram acompanhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem). Alguns impasses voltaram a ser discutidos no segundo semestre.

Também na segunda metade do ano, a Comissão de Assuntos Municipais liderou discussões sobre a proposta de redistribuição do ICMS entre os municípios pernambucanos encaminhada pelo Poder Executivo. Após os debates, a proposição foi aprovada em dezembro pelo Plenário da Alepe, com modificações do próprio Poder Executivo e da Comissão de Justiça da Alepe.

Ao longo do ano, a Comissão de Assuntos Municipais realizou 12 reuniões ordinárias e uma extraordinária, além de seis audiências públicas. O colegiado acompanhou de perto programas governamentais para a melhoria dos serviços, equipamentos e infraestrutura dos municípios e fiscalizou as prestações de contas sobre a qualidade das ações realizadas em parceria com o Estado. 

Presidente do grupo parlamentar, deputado José Patriota (PSB) destaca o “trabalho incessante” da Comissão de Assuntos Municipais. “Ao longo do ano, procuramos cumprir a missão regimental, abordando simultaneamente várias questões que afetam o desenvolvimento e a organização dos municípios e da sociedade do Estado de Pernambuco”, diz.

Leis aprovadas

Dos 155 projetos distribuídos, 32 foram aprovados e um arquivado (após parecer contrário da Comissão de Justiça). Entre as proposições avalizadas pela Comissão de Assuntos Municipais, está a do Poder Executivo que implementa o programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos. 

A Comissão também deu aval a projetos de parlamentares, como os que criam a Rota dos Vinhos e as políticas estaduais de Saúde Integral da População Negra, de Combate à Fome e de Apoio às Sementes Crioulas.  

Entre os temas debatidos em audiência pública no segundo semestre, estão a organização do último Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e a proposta do Poder Judiciário para extinguir cartórios deficitários localizados em distritos municipais.

Relatora da CPMI do 8 de janeiro pede indiciamento de Bolsonaro e de mais 60 pessoas

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório da CPMI do 8 de Janeiro com 1.333 páginas após quase cinco meses de trabalho. O presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), deu prazo até 9h desta quarta-feira (18) para o pedido de vista coletiva e marcou a votação do parecer para o […]

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório da CPMI do 8 de Janeiro com 1.333 páginas após quase cinco meses de trabalho. O presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), deu prazo até 9h desta quarta-feira (18) para o pedido de vista coletiva e marcou a votação do parecer para o mesmo dia.

O documento, segundo Eliziane, é baseado nas oitivas e nas centenas de documentos que chegaram à comissão de inquérito. A relatora pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro por associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.

Para a relatora, “os golpes modernos à esquerda e à direita, não usam tanques, cabos ou soldados. O golpe deve fazer uso controlado da violência. É preciso, sobretudo, que o golpe não pareça golpe”.

“Começam por uma guerra psicológica, a base de mentiras, de campanhas difamatórias, da disseminação do medo, da fabricação do ódio. É tanta repetição, repetição, repetição, potencializada pelas redes sociais, pelo ecossistema digital, que muitos perdem o parâmetro da realidade. O golpe avança pela apropriação dos símbolos nacionais. O golpe continua pelas tentativas de captura ideológica das forças de segurança. Por isso é importante atacar as instituições, descredibilizar o processo eleitoral”, afirma a senadora.

Eliziane também pede o indiciamento de integrantes militares do governo Bolsonaro: general Braga Netto, ex-ministro da Defesa; general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Também estão na lista de indiciamento nomes próximos a Bolsonaro e que atuaram em órgãos de segurança no governo anterior, como o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Eliziane também sugere o indiciamento da deputada federal Carla Zambelli.

O relatório recomenda ainda a criação do Memorial em Homenagem à Democracia, a ser instalado na parte externa do Senado Federal, reforçando que o Brasil é um Estado democrático de Direito e que, no dia 8 de janeiro de 2023, a democracia foi atacada.

Deputados e senadores da oposição ainda vão apresentar os votos em separado (relatórios paralelos), com foco em suposta omissão do governo federal no dia do ataque, nas prisões de manifestantes e na recusa da acusação de golpe pelo ex-presidente Bolsonaro. 

Veja o relatório completo da senadora Eliziane Gama aqui. As informações são da Agência Senado.