Notícias

Datafolha: Bolsonaro 28%, Haddad 22% 

Por André Luis

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28) mostra que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, teve 22% das intenções de voto, um crescimento de seis pontos percentuais em uma semana, e se isolou no segundo lugar, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que segue estável como líder, com 28%. 

Haddad foi o único candidato a apresentar crescimento fora da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, foi feito de 26 a 28 de setembro e entrevistou nove mil eleitores em 343 cidades. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08687/2018. 

Os números do Datafolha mostram os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) empatados com 11% e 10%, respectivamente. No levantamento anterior, Ciro teve 13%, ou seja, oscilou dois pontos percentuais para baixo, dentro da margem de erro. E Alckmin teve 9% há uma semana, o que significa que o tucano oscilou um ponto percentual para cima. 

A candidata da Rede ao Planalto, Marina Silva, segue com tendência de queda, pontuando apenas 5% e empatando tecnicamente (dentro da margem de erro) com João Amoêdo (Novo), que teve 3%, Henrique Meirelles (MDB), com 2%, e Alvaro Dias (Podemos), também com 2%. 

Os postulantes Cabo Daciolo (Patriota), Vera (PSTU) e Guilherme Boulos (Psol) tiveram 1% das intenções de voto, cada. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC), marcaram 0%. 

Brancos e nulos somam 10% dos entrevistados, e 5% não souberam responder. 

Rejeição 

Os entrevistados também responderam ao Datafolha em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. Bolsonaro é o nome mais rejeitado, citado por 46% dos eleitores. Em seguida vem Haddad, com 32% de rejeição. Leia abaixo o resultado completo: 

Jair Bolsonaro (PSL): 46% 

Fernando Haddad (PT): 32% 

Marina Silva (Rede): 28% 

Geraldo Alckmin (PSDB): 24% 

Ciro Gomes (PDT): 21% 

Vera (PSTU): 18% 

Cabo Daciolo (Patriota): 17% 

Eymael (DC): 17% 

Guilherme Boulos (Psol): 17% 

Henrique Meirelles (MDB): 16% 

Alvaro Dias (Podemos): 15% 

João Amoêdo (Novo): 14% 

João Goulart Filho (PPL): 14% 

Rejeita todos: 4% 

Votaria em qualquer um: 2% 

Não sabe/não respondeu: 4% 

Simulações de segundo turno 

O Datafolha também pesquisou seis cenários de segundo turno, com confrontos entre os quatro candidatos mais bem pontuados na simulação de primeiro turno: Bolsonaro, Haddad, Ciro e Alckmin. 

Ciro sai vencedor em todas as simulações em que disputa. Venceria com 48% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro. Neste cenário, brancos e nulos são 12% dos entrevistados, e 2% não souberam responder. 

No embate com o candidato petista, Ciro pontuou com 41% x 35% de Haddad. Brancos e nulos somaram 19%, e 3% não souberam responder. 

Já contra Alckmin, o pedetista teve 42% x 36% do tucano. Nesta simulação, brancos e nulos são 19%, e 3% não souberam responder. 

Bolsonaro perderia em todos os cenários de segundo turno. O militar teve 39% na disputa com Haddad, que venceria com 45%. Brancos e nulos somaram 13%, e 2% não souberam responder. 

No enfrentamento com o tucano, Bolsonaro perderia com 38% das intenções de voto, contra 45% de Alckmin. Neste cenário, brancos e nulos somaram 16%, e 2% não souberam. 

Caso Haddad e Alckmin fossem para o segundo turno, o resultado seria um empate, segundo o Datafolha. Neste cenário, ambos marcaram 39%. Brancos e nulos somaram 19%, e 3% não souberam responder.

Outras Notícias

Vigilância em Saúde de Afogados da Ingazeira fiscaliza escolas da zona rural

Por André Luis A Vigilância em Saúde de Afogados da Ingazeira iniciou, neste mês de outubro, as inspeções das escolas municipais da zona rural. As inspeções têm como objetivo avaliar as condições sanitárias e ambientais das escolas, fazendo orientação acerca dos cuidados com os alimentos e da água. A equipe de inspeção é composta por […]

Por André Luis

A Vigilância em Saúde de Afogados da Ingazeira iniciou, neste mês de outubro, as inspeções das escolas municipais da zona rural. As inspeções têm como objetivo avaliar as condições sanitárias e ambientais das escolas, fazendo orientação acerca dos cuidados com os alimentos e da água.

A equipe de inspeção é composta por técnicos da Vigilância em Saúde. Eles visitam as escolas para verificar a estrutura física, a higiene dos ambientes, a qualidade da água e dos alimentos servidos aos alunos.

Em caso de irregularidades, a Vigilância em Saúde emite um relatório com as recomendações necessárias. As escolas têm prazo para se adequarem às normas sanitárias.

Além das inspeções, a Vigilância em Saúde também realiza ações de educação em saúde nas escolas da zona rural. Os técnicos da Vigilância em Saúde orientam os alunos e professores sobre a importância da higiene pessoal, da alimentação saudável e da prevenção de doenças.

Serra Talhada é 1º lugar do Idepe no 5º ano do Ensino Fundamental

O município de Serra Talhada foi premiado, nesta segunda-feira (17/11), durante evento realizado no Recife, pelo 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) na categoria “Desempenho Escolar” do 5º ano do Ensino Fundamental, entre os municípios de médio porte do Estado. O reconhecimento considera tanto o rendimento quanto a aprendizagem dos […]

O município de Serra Talhada foi premiado, nesta segunda-feira (17/11), durante evento realizado no Recife, pelo 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) na categoria “Desempenho Escolar” do 5º ano do Ensino Fundamental, entre os municípios de médio porte do Estado. O reconhecimento considera tanto o rendimento quanto a aprendizagem dos estudantes da rede pública.

A prefeita Márcia Conrado destacou o trabalho desenvolvido pela rede municipal e o compromisso das equipes escolares com a melhoria contínua dos indicadores. “Este resultado reflete o empenho de cada profissional da educação de Serra Talhada e o esforço diário das nossas escolas. A Educação de Serra Talhada vive uma verdadeira transformação, e quem afirma isso é a Secretaria Estadual de Educação. Seguiremos avançando com responsabilidade e foco na aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou. 

O secretário de Educação, Edmar Júnior, reforçou a relevância do reconhecimento para o fortalecimento das ações pedagógicas. “A premiação reforça que estamos no caminho certo, fortalecendo as práticas escolares e acompanhando de perto os processos de ensino. Esse resultado não é fruto de um trabalho de uma única mão, mas do envolvimento de diretores, professores e de toda a equipe da educação, que está empenhada em desenvolver suas atividades da melhor forma possível”, frisou.

Ao divulgar alguns dados do Índice, em outubro, Serra Talhada já havia alcançado a 1ª posição geral, no grupo de municípios de médio e grande porte. O Idepe combina os resultados de rendimento escolar (taxas de aprovação) e de aprendizagem, avaliadas por meio de exames externos, como o Saeb, para diagnosticar e acompanhar, anualmente, a evolução da educação no Estado.

Obra da nova sede da Secretaria de Saúde avança em Itapetim

As obras de construção da nova sede da Secretaria de Saúde de Itapetim estão avançadas, segundo a prefeitura em nota. Em breve o espaço estará sendo entregue à população. A secretaria vai funcionar na antiga casa do juiz, ao lado do banco do Brasil. Na mesma rua também estão localizadas as Secretarias de Educação e […]

As obras de construção da nova sede da Secretaria de Saúde de Itapetim estão avançadas, segundo a prefeitura em nota.

Em breve o espaço estará sendo entregue à população. A secretaria vai funcionar na antiga casa do juiz, ao lado do banco do Brasil.

Na mesma rua também estão localizadas as Secretarias de Educação e Assistência Social.

O Governo Municipal está investindo R$ 1 um milhão na construção da nova secretaria.

Ela contará com setor de regulação, setor administrativo, farmácia, auditório, garagem, recepção, cozinha e as coordenações de vacina, saúde bucal, atenção básica, vigilância sanitária, epidemiologia e endemias.

Mais políticos externam pesar por morte de Guilherme Uchôa

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, lamenta a morte do Deputado e Presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, ocorrida nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02). “Era um homem que fazia política de forma franca e direta, sem subterfúgios. Com sua lealdade e correção, foi peça fundamental no legislativo pernambucano, para ajudar Pernambuco […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, lamenta a morte do Deputado e Presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, ocorrida nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02).

“Era um homem que fazia política de forma franca e direta, sem subterfúgios. Com sua lealdade e correção, foi peça fundamental no legislativo pernambucano, para ajudar Pernambuco a conseguir posições de destaque no cenário nacional, desde os tempos do ex-governador Eduardo Campos, até os dias atuais, com o Governador Paulo Câmara. Resta agora lamentar a perda e prestar solidariedade  à família e aos amigos enlutados,” afirmou José Patriota.

É com grande pesar que registro o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa. Guilherme exerceu suas missões, como juiz e como parlamentar, sempre com elevado compromisso com os interesses de Pernambuco. Nosso estado perde um lutador, um homem público combativo e afirmativo. Nesse momento de dor, manifesto minha solidariedade à família e aos amigos.

Senador Armando Monteiro

“Uma das maiores expressões políticas do estado de Pernambuco, Guilherme Uchoa defendeu, de forma intransigente, as prerrogativas do Poder Legislativo. E esteve sempre ao lado das grandes causas de nossa gente. Estamos solidários aos familiares e amigos neste momento de extrema dor”.

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) 

“Nestes tempos de aviltamento e descrédito das instituições, avulta a personalidade de Guilherme Uchoa, que se dedicou à política por mais de 23 anos, deixando exemplos de honorabilidade, virtudes republicanas e total consagração aos interesses do povo do Estado de Pernambuco”.

Vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda, que decretou três dias de luto oficial.

É com grande pesar que o PSB de Pernambuco recebe a notícia sobre o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O Estado perde um importante líder político, que durante mais de duas décadas dedicou a vida à atividade pública. Aliado importante e amigo do PSB, Uchoa, como parlamentar e representante maior da Casa Joaquim Nabuco, sempre atuou em defesa de projetos prioritários para a população pernambucana, dando exemplos não só da sua lealdade, mas de responsabilidade com a gestão pública.

Juiz aposentado, exerceu ainda o cargo de governador em períodos distintos nos mandatos dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Aos familiares e amigos, desejamos o conforto necessário neste momento de luto e dor.

Sileno Guedes – Presidente Estadual do PSB-PE

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa. Guilherme deixa seu legado de contribuição a administração pública de Pernambuco. Perda irreparável e insubstituível para os seus familiares, amigos e admiradores. Neste momento de tristeza, expresso as minhas mais sinceras condolências e rogo a Deus pelo conforto de todos neste momento de sofrimento e dor.

Deputado Federal Gonzaga Patriota 

Como presidente do Poder Legislativo de Arcoverde venho neste momento enviar meus votos de solidariedade e sinceros sentimentos à toda família do deputado estadual Guilherme Uchoa, falecido na madrugada desta terça-feira, no Recife. Um político que marcou a história em Pernambuco, construindo um legado de vitórias e marcado pelo diálogo franco e direto em defesa dos interesses maiores de nosso Estado e de seu povo. Pernambuco hoje se despede de um dos filhos mais ilustres que à frente do Poder Legislativo estadual foi o responsável por grandes mudanças na vida de todos os pernambucanos. Nossos mais profundos sentimentos.

Vereadora Célia Almeida Galindo – Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde

Toda a diretoria do Sindilegis (Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco) expressa seu mais profundo pesar com o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Uchoa. Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, servidores da Casa e deputados estaduais.

O Sindicato ressalta que foi nas gestões de Guilherme Uchoa que os servidores do Legislativo obtiveram importantes avanços no cumprimento de suas funções na Casa. A ampliação do quadro com o concurso de 2014, as conversas permanentes com a Mesa de Negociação dos Servidores e os investimentos na estrutura interna do Poder Legislativo, com certeza, serão um legado deixado pelo presidente Guilherme Uchoa, por nós celebrados.

Que todas as pessoas mais próximas do deputado, seus eleitores e todos que de alguma forma admiravam seu trabalho, tenha o consolo espiritual para superar esse momento de tristeza.

A Direção do Sindilegis

O Estado de Pernambuco perde um homem público superlativamente valioso, um Parlamentar conciliador, sobretudo na condição de Presidente da Casa Legislativa do Estado.

Guilherme Uchoa ainda tinha muito que nos propiciar, pelo discernimento, pela capacidade de acreditar no futuro, um homem de coragem cívica invejável, a coragem do idealista que dedicou toda a sua vida a causas públicas de grande relevância.

Permanecerá uma doída saudade, mas, perpetuará, sobretudo, os seus melhores exemplos, para todos homens públicos e certamente para seus familiares que haverão de dar sequência ao seu laborioso talento para servir ao Estado de Pernambuco.

José Humberto Cavalcanti – Deputado estadual e Presidente do PTB-PE

Foi com muito pesar que a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira – PE recebeu a triste notícia do falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Guilherme Uchôa.

Neste momento de dor pedimos a Deus que conforte o coração dos seus familiares e registramos que Pernambuco perde um grande político, que certamente fará muita falta especialmente pela sua extrema capacidade de dialogar e construir alternativas em defesa do nosso Estado.

Igor Mariano – Presidente Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira

“Guilherme Uchoa era um político que se destacava na vida pública pelo  temperamento agregador, sempre preocupado em facilitar o diálogo entre os Poderes e as Instituições do Estado. Seu espírito conciliador deixará um vazio na política, principalmente neste momento de crise que enfrentamos. Particularmente, sempre tive por Guilherme uma imensa gratidão, por ter meu nome indicado pela Assembleia Legislativa para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de Pernambuco. Era antes de tudo, um grande amigo. À esposa, filhos, netos e parentes, todo meu pesar e a minha solidariedade”.

Conselheiro Marcos Loreto

Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco

 

Pernambuco é citado como referência no combate a microcefalia

Pernambuco foi citado como destaque pelo enfrentamento à microcefalia na reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores, no Palácio do Planalto. O Estado foi citado pela chefe do Executivo nacional e por demais governadores pelo pioneirismo das notificações nos casos de microcefalia em Pernambuco e na rapidez da instalação da rede de referência para assistência […]

unnamed (2)

Pernambuco foi citado como destaque pelo enfrentamento à microcefalia na reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores, no Palácio do Planalto. O Estado foi citado pela chefe do Executivo nacional e por demais governadores pelo pioneirismo das notificações nos casos de microcefalia em Pernambuco e na rapidez da instalação da rede de referência para assistência a crianças nascidas com essa má formação congênita.

Presente à reunião, o governador Paulo Câmara foi o primeiro gestor estadual a falar. Ele destacou a “transparência e a rapidez” com que tratou do problema e destacou, uma a uma, as ações que o Governo Estadual vem fazendo.

“Pernambuco virou modelo para outros Estados enfrentarem este grave problema de saúde pública. Estamos à disposição de todos vocês para reproduzir esta experiência, podermos trocar conhecimento e combater esse mal de forma mais efetiva”, afirmou Paulo Câmara.  Na ocasião, os governadores apresentaram, em suas falas, as demandas de cada Estado.

O governador pernambucano reforçou os pedidos feitos pessoalmente à presidente no último sábado, quando Dilma esteve no Comando Militar do Nordeste, em Pernambuco. Entre as demandas dos gestores estão: revogação da portaria do Ministério da Saúde de Agentes de Endemia 1.243 (define forma de repasse de recursos da União para o cumprimento do piso salarial de Agentes de Combate às Endemias); revisão da portaria do Ministério da Saúde 1.025 (que define  a quantidade de agentes contratados); pagamento integral do bloco de financiamento da média e alta complexidade, cuja previsão atual é de não ser pago em dezembro de 2015; modificação na legislação para facilitar o acesso a prédios fechados ou abandonados; financiamento para Centros de Reabilitação; e investimentos em novas tecnologias para combate ao mosquito.

O encontro foi aberto pela presidenta Dilma, que agradeceu a presença de todos e frisou o momento de gravidade pelo qual passa a saúde pública brasileira. Ela reforçou que não faltará recursos para os Estados afetados, mas não estabeleceu quantitativo e prazos. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o chefe da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, fizeram apresentações sobre o enfrentamento ao Aedes aegypti, que já foram mostrado no último sábado, no Comando do Exército do Nordeste.

Além do ministro da Saúde, Dilma estava acompanhada dos chefes das pastas da Integração Nacional, Gilberto Occhi; da Casa Civil, Jacques Wagner; e da Defesa, Aldo Rebêlo, De Pernambuco, participaram o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e o secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Cumaru, Eduardo Tabosa.