Notícias

Daniel Valadares abre sabatinas com vices nesta quarta. Edson Henrique é o convidado de quinta

Por Nill Júnior

O sorteio com a ordem de participação dos candidatos a vice-prefeito de Afogados da Ingazeira na Rádio Pajeú foi realizado nesta terça, no programa Manhã Total.

Ele foi acompanhado pelos representantes das coligações Ney Quidute,  da Frente Popular,  e André Luiz, da União Pelo Povo.

 O candidato da Frente Popular,  Daniel Valadares, será o primeiro convidado,  nesta quarta-feira,  às 10 horas. Na quinta,  Edson Henrique participa fechando a série.

No primeiro bloco, serão feitas perguntas do comunicador Nill Júnior, com previsão das 10h00 às 10h20.

No bloco 2, perguntas dos ouvintes, até as 10h40. Só serão permitidas perguntas por escrito no WhatsApp da Rádio Pajeú, para garantir evitar perguntas com ataques à honra ou que extrapolem o nível exigido. Questionamentos aos dois candidatos serão permitidos, mas sem ataques que ultrapassem a linha ética. O comunicador Nill Júnior se responsabilizará pela condução das dúvidas, de modo a garantir equilíbrio.

No bloco 3,das 10h50 às 11h15, perguntas dos jornalistas e blogueiros. Como no debate com candidatos a prefeito, a emissora terá seis perguntas gravadas a cada candidato, com sorteio de três para um dia e as três restantes no dia seguinte, garantindo participação de todos os profissionais.

São convidados Micael Lima (PanoramaPE), Marcelo Patriota, Romero Moraes (Mais Pajeú), Júnior Finfa (Blog do Finfa), Pedro Araújo (PE Notícias) e Michelli Martins (Blog Michelli Martins).

Aos profissionais, foi solicitado adotar o mesmo tom editorial nas duas perguntas, garantindo o que se pode chamar de “paridade de armas”, sem indução ou tratamento diferenciado, mesmo que com perguntas distintas.

Por fim, no bloco 4, candidato pergunta a candidato. A pergunta deve ser enviada à emissora e comunicador Nill Júnior pelos telefones (87) 9-9956-1213- e (87) 9-9606-3543 até cinco minutos antes da realização do bloco, ou seja, a partir de 11h10.

A emissora se reservará ao direito de só revelar a pergunta ao vivo.

Em todo o debate, não serão permitidas perguntas que atinjam a honra dos candidatos. O mediador garantirá a condução responsável, sem agressões pessoais. Questionamentos no âmbito político e do debate administrativo serão possíveis, serem respeitando o limite do bom ambiente democrático.

Caso o roteiro seja esgotado sem que se alcance o tempo total até 11h30, a emissora poderá acrescentar novas perguntas dos ouvintes e do comunicador Nill Júnior, até chegar o tempo pactuado.

Outras Notícias

Pesquisa PoderData: Lula, 52%, Bolsonaro, 48% no segundo turno

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira, 6, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos para o segundo turno da eleição presidencial, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%. A distância entre ambos, de apenas 4 pontos, é a menor já registrada por esse instituto de pesquisa em um […]

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira, 6, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos para o segundo turno da eleição presidencial, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%. A distância entre ambos, de apenas 4 pontos, é a menor já registrada por esse instituto de pesquisa em um embate direto entre eles.

Quanto aos votos totais, considerando brancos e nulos, o candidato do PT tem 48% da preferência; Bolsonaro, 44%. O presidente tem ampla vantagem entre os evangélicos (69% a 31%). A maior vantagem do petista está entre eleitores do Nordeste (67% a 33%).

O levantamento consultou 3.500 eleitores por telefone entre os dias 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 1,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-08253/2022.

Tuparetama: Secretários participaram de Congresso da AMUPE

Por Fábio Rocha – ASCOM Os secretários de Tuparetama, Edione Feitosa da Educação, e Fernando Marques de Cultura, Esportes e Turismo, estiveram representando a cidade no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, da AMUPE. Edione participou da oficina sobre Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica. Fernando participou da oficina sobre A Política de […]

Fernando Marques

Por Fábio Rocha – ASCOM

Os secretários de Tuparetama, Edione Feitosa da Educação, e Fernando Marques de Cultura, Esportes e Turismo, estiveram representando a cidade no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, da AMUPE.

Edione participou da oficina sobre Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica. Fernando participou da oficina sobre A Política de Cultura: Um desafio para os Municípios. Este congresso aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2017.

A oficina que Edione participou teve três palestras, com a consultora em Educação da Confederação Nacional dos Municípios, Mariza Abreu – falando sobre transporte e merenda escolar,  Drª Márcia Ângela da Silva Aguiar, membro do Fórum Nacional de Educação, que abordou o direito, o financiamento, o acesso e qualidade à educação e a valorização profissional e com Frederico Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco, sobre rateio de custos.

Para Edione, a palestra de Frederico foi muito importante para o momento, pois abordou o fato do governo federal investir hoje muito mais em programas do que em políticas de educação. “O ideal deveria ser o contrário. Pois os programas podem acabar ou mudarem ao fim de cada governo e as políticas de educação não permitiriam esta mudança”, disse Edione. A secretária ressaltou ainda a palestra da Drª Márcia Ângela que apresentou o fato do Governo Federal gastar mais na educação superior do que na educação básica.

A oficina que Fernando Marques participou teve a coordenação do poeta repentista e prefeito da cidade de Tabira, Sebastião Dias. O tema A Política de Cultura: Um desafio para os Municípios foi debatido por Marcelino Granja, Secretário de Cultura de Pernambuco, Paula de Renor, membro do Conselho Estadual de Cultura e Débora Albuquerque, secretária Executiva de Cidadania e Diversidade Cultural do MINC.

Segundo Fernando, Sebastião abordou duas questões importantes para Tuparetama e os demais município. A primeira questão foi sobre a dificuldade que os municípios têm de conseguir financiamento do governo do estado para a cultura. A segunda questão trata do fato das festas populares estarem esquecendo a participação do cantor local e estarem contratando cantores de fora da região.

“A palestra de Marcelino foi significativa também para nós realizadores da cultura local. Pois apresentou ações de desenvolvimento e fortalecimento das artes no Estado que podem melhorar esta relação de financiamento da cultura dos municípios”, disse Fernando.

Arcoverde: MDB adere em massa ao grupo de Zeca Cavalcanti

Nesta sexta-feira (19), os pré-candidatos a vereadores do MDB decidiram marchar com o pré-candidato a prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos). Luciano Pacheco, Junior Moraes, Joel Filho, Bruno Amaral, Carlão, Roberto Britto, Eliane da Saúde, Walmir Lira e Basgar, aderiram em massa à pré-candidatura do ex-prefeito e ex-deputado federal Zeca Cavalcanti. “A chegada em massa […]

Nesta sexta-feira (19), os pré-candidatos a vereadores do MDB decidiram marchar com o pré-candidato a prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos).

Luciano Pacheco, Junior Moraes, Joel Filho, Bruno Amaral, Carlão, Roberto Britto, Eliane da Saúde, Walmir Lira e Basgar, aderiram em massa à pré-candidatura do ex-prefeito e ex-deputado federal Zeca Cavalcanti.

“A chegada em massa de pré-candidatos do MDB vem garantir força redobrada ao nosso grupo nesta corrida pré-eleitoral de 2024. A força de nomes como Luciano Pacheco, vereador mais votado (2.257 votos) de Arcoverde nas últimas eleições, além de vários outros nomes fortes de pré-candidatos do MDB, é inquestionável. Por isso, ficamos honrados e felizes com esta adesão coletiva que consolidamos hoje”, comemorou Zeca Cavalcanti.

Serra: Câmara adia votação das contas de gestão de Carlos Evandro referentes a 2008

Ascom Câmara A Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada realizou mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (08), com a presença de todos os vereadores, no Plenário Manoel Andrelino Nogueira. Na oportunidade foram apresentados vários requerimentos solicitando do Executivo a pavimentação asfáltica de diversas ruas na Cohab II e AABB; construção de passagens […]

Ascom Câmara

A Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada realizou mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (08), com a presença de todos os vereadores, no Plenário Manoel Andrelino Nogueira.

Na oportunidade foram apresentados vários requerimentos solicitando do Executivo a pavimentação asfáltica de diversas ruas na Cohab II e AABB; construção de passagens molhadas em Caiçarinha da Penha; lombadas na Rua Augusto José Duarte, no bairro Nossa Senhora da Conceição e no Vila Bela; e reforma da Praça Francisco Leonel de Souza, no São Cristóvão.

A principal pauta da noite seria a votação das contas do ex-prefeito Carlos Evandro, referentes ao exercício de 2008, uma vez que o Tribunal de Contas do Estado mudou seu parecer e devolveu as contas para nova avaliação da Câmara de Vereadores. A votação, no entanto, foi adiada por solicitação do vereador Gilson Pereira. “Pedi o adiamento porque o processo tem quase cinco mil páginas, é preciso analisar pra que não haja prejuízo pra ninguém”, disse Gilson.

O presidente da Câmara, Nailson Gomes, falou sobre o adiamento da votação. “Em 2014 o Tribunal de Contas recomendou a rejeição das contas de governo e de gestão do ex-prefeito Carlos Evandro, que entrou com pedido de rescisória. O Tribunal acatou o pedido, mas manteve o parecer prévio pela rejeição, só ressaltando que as contas de gestão deveriam ser reavaliadas pelos vereadores, por isso as contas iriam novamente para votação hoje, mas o vereador Gilson Pereira apresentou pedido de vistas e adiamos o prazo para que todos os vereadores tenham tranquilidade para fazer sua avaliação”, explicou Nailson.

Na sessão foi votado e aprovado também o Projeto de Lei 019/17, de autoria do vereador Nailson Gomes, que denomina de Zuleide Feitoza Carvalho, a escola municipal que será construída na Rua Antônio Inácio de Medeiros, no IPSEP. A ordem de serviço foi assinada pelo governo municipal na última quinta-feira (15). Foi apresentada ainda uma moção de pesar pelo falecimento da ex-vereadora Melânia Nunes de Souza (dona Mocinha), ocorrido no último dia 02 de maio.

Outras discussões importantes foram a solicitação do recapeamento da PE-365, que liga Serra Talhada a Triunfo, apresentada pelo vereador Zé Raimundo, em virtude do alto índice de acidentes automobilísticos que está ocorrendo no local devido às péssimas condições da estrada; e a solicitação de contratação de médicos pediatras para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM, feita pelo vereador André Maio.

MP vai acionar campanha de Dêva por desrespeito e aglomeração

O promotor Aurinilton Leão Sobrinho chamou de “absurda” a manifestação de eleitores de Dêva Pessoa ontem. Eles promoveram aglomeração e afronta a todos os protocolos de combate à Covid-19 ao comemorar a impugnação pelo TSE da candidatura de Sávio Torres. “Alto risco de disseminação da Covid-19. O MPE ajuizará ARPI, Ação de Representação por Propaganda Irregular. […]

O promotor Aurinilton Leão Sobrinho chamou de “absurda” a manifestação de eleitores de Dêva Pessoa ontem.

Eles promoveram aglomeração e afronta a todos os protocolos de combate à Covid-19 ao comemorar a impugnação pelo TSE da candidatura de Sávio Torres.

“Alto risco de disseminação da Covid-19. O MPE ajuizará ARPI, Ação de Representação por Propaganda Irregular. Estamos na luta pela vida”,  disse.

Diante do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus e preocupado em preservar vidas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a proibição, em Pernambuco, de todos os atos presenciais de campanha eleitoral causadores de aglomeração.

Estão suspensos, portanto, em todos os 184 municípios do Estado, eventos como comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, além de confraternizações, inclusive para arrecadação de recursos de campanha.

A proibição se estende a eventos no modelo drive-thru e drive-in.