CTTU disponibiliza estacionamento para ônibus vindos do interior para o velório de Eduardo Campos
Por Nill Júnior
Em nota ao blog, Companhia de Transito e Transportes Urbanos (CTTU) informa que estará disponibilizando estacionamento, na Rua da Aurora, para os ônibus que vierem do interior do Estado para o velório do ex-governador Eduardo Campos, que ocorrerá, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, até às 16h deste domingo (17).
Após deixar oficialmente a Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira, o hoje integrante da Adagro Luciano Gomes falou pela primeira vez dos motivos que o fizeram sair da Secretaria. Foi ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Em suma, Luciano garantiu que não houve falta de autonomia na pasta, o que para alguns teria […]
Após deixar oficialmente a Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira, o hoje integrante da Adagro Luciano Gomes falou pela primeira vez dos motivos que o fizeram sair da Secretaria. Foi ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Em suma, Luciano garantiu que não houve falta de autonomia na pasta, o que para alguns teria motivado sua saída. “Não houve falta de autonomia. O gestor me deixou a vontade para fazer um trabalho. Havia liberdade”.
Luciano, que esteve no olho do furacão na queixa de algumas comunidades como Serrinha reclamando falta de água, afirma que a questão nada tem a ver com sua saída. Houve questionamentos de que ele não teria condições sequer de socorrer essas comunidades com carros pipa. “Em setembro já havia externado a ele a posição de voltar para Adagro. Sobre a alta de água, não havia como socorrer todas ao mesmo tempo”, garante, informando que a Codecipe é que tem essa atribuição.
Luciano fez uma avaliação positiva do tralho a frente da pasta. Como prestação de contas, destacou a coordenação de evento como a Expoagro, além do programa de infraestrutura hídrica na zona rural.
Disse que também continua militando na Frente Popular. “Sou militante de esquerda desde 78. Sempre mantive essa postura”, afirmou.
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realiza neste momento Audiência Pública sobre o drama da distribuição de água na cidade de Afogados da Ingazeira e o que a Compesa tem dito sobre as queixas. Em linhas gerais, a população está revoltada com a dificuldade em fazer a água chegar em alguns pontos, mesmo […]
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realiza neste momento Audiência Pública sobre o drama da distribuição de água na cidade de Afogados da Ingazeira e o que a Compesa tem dito sobre as queixas. Em linhas gerais, a população está revoltada com a dificuldade em fazer a água chegar em alguns pontos, mesmo com três fontes de distribuição: Adutora do Pajeú, Adutora Zé Dantas e Barragem de Brotas.
O Gerente Regional Gileno Gomes e o Chefe de Distribuição Washington Jordão falam sobre problemas na Estação de tratamento de Afogados da Ingazeira (ETA) e Adutoras do Pajeú e Zé Dantas. Se tiver dificuldade de ver o vídeo, clique o link: https://www.facebook.com/radiopajeu/videos/589997711533855/
Caro Nill Júnior, No último dia 04 de setembro foi publicada uma matéria em seu blog sob o título “Exonerações afetam serviços essenciais em Carnaíba. Prefeitura diz que determinação foi do TCE”, onde a Secretária de Saúde do município de Carnaíba atribui ao Tribunal de Contas de Pernambuco a responsabilidade pela exoneração de servidores da administração […]
No último dia 04 de setembro foi publicada uma matéria em seu blog sob o título “Exonerações afetam serviços essenciais em Carnaíba. Prefeitura diz que determinação foi do TCE”, onde a Secretária de Saúde do município de Carnaíba atribui ao Tribunal de Contas de Pernambuco a responsabilidade pela exoneração de servidores da administração pública naquele município. De acordo com declarações da gestora, teria partido do TCE a determinação para dispensar funcionários contratados de diversas áreas, com o intuito de “evitar extrapolar o limite da LRF”.
Cumpre-nos informar e esclarecer alguns pontos em relação à atuação do Tribunal de Contas neste caso.
Ao TCE-PE, no exercício de suas competências legais, em especial o disposto no artigo 59, § 1º, II, da Lei de Responsabilidade Fiscal, compete alertar os municípios quanto aos percentuais de cumprimento da despesa total com pessoal em relação à receita corrente liquida, para que as medidas de controle sejam adotadas.
No caso de Carnaíba, durante a apreciação do Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre de 2014 encaminhado pela prefeitura ao tribunal, os técnicos do TCE observaram que as despesas com a folha de pagamento de Carnaíba alcançavam um percentual de 60,17%, portanto, bem acima do limite estabelecido pela LRF, que é de 54%. Em consequência disso, o Tribunal de Contas enviou à prefeitura um alerta, para que fossem observados os índices previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu art. 22 e pela Constituição Federal, art. 169, §§ 3º e 4º.
Dentre as medidas sugeridas pelo TCE no ofício citado, constavam a redução de despesas com cargos comissionados e funções de confiança, a exoneração de servidores não estáveis e, por fim, caso essas medidas não fossem sido suficientes para o retorno aos limites do gasto de pessoal, a exoneração de servidor estável, conforme previsto em lei.
Esclarecemos, portanto, que, ao contrário do que foi afirmado na reportagem publicada no blog, não cabe ao Tribunal de Contas definir que medidas o gestor deve adotar nessa situação. A decisão é sim do próprio gestor, devendo ele se basear em avaliação do impacto de tais mudanças nos serviços públicos prestados à população.
Por André Luis Estudantes de Tabira estão denunciando que o proprietário da empresa que fazia o transporte deles para Serra Talhada onde cursam faculdade, estaria ameaçando, além deles o novo responsável pelo transporte. A denúncia chegou ao blog através de aplicativo de mensagem. Nela o relato é de que os estudantes cansados com as constantes […]
Estudantes de Tabira estão denunciando que o proprietário da empresa que fazia o transporte deles para Serra Talhada onde cursam faculdade, estaria ameaçando, além deles o novo responsável pelo transporte.
A denúncia chegou ao blog através de aplicativo de mensagem. Nela o relato é de que os estudantes cansados com as constantes quebras do ônibus do senhor Judivam, esperaram o encerramento do contrato mensal com ele para trocar de empresa.
Situação absolutamente normal, visto que eles têm o direito de cobrar um serviço de qualidade já que dividem as despesas com o município. Segundo o relato o valor do contrato gira em torno de R$8 mil, sendo que a Prefeitura de Tabira entra com um aporte de R$ 3 mil e o restante é rateado entre os estudantes.
Ainda segundo o relato, só na semana passada, o ônibus de Judivam quebrou por quatro vezes, fazendo com que os estudantes ao invés de chegarem à zero hora, por volta das 02h da madrugada.
No relato, ainda consta que nesta terça-feira (19), a polícia teve que ser acionada, pois Judivam revoltado com a dispensa de seus serviços pelos estudantes, além de seguir o novo ônibus, que pertence a um senhor chamado de Luciano, chegou a fechar a pista com o seu veículo impedindo que os alunos pudessem seguir viagem. Os estudantes tiveram que ser escoltados pela Polícia Militar, durante o resto da viagem. Veja no vídeo abaixo gravado por estudantes o momento que Judivam persegue o novo ônibus.
Em outro vídeo enviado para nossa redação, pode ser visto o momento em que Judivam fica na porta do ônibus de Luciano, parecendo discutir com o motorista e com os alunos (veja abaixo). Informações são de que Judivam ameaçou alguns alunos e o novo motorista, dizendo que não ficaria no prejuízo.
A situação levou os estudantes a acionarem na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público, para tentar resolver o conflito. Eles não foram a Serra Talhada e procuraram a Delegacia agora a tarde.
Os pré-candidatos a governador e presidente da República, Danilo Cabral e Lula, encerraram o segundo dia de visita do petista a Pernambuco com ato realizado no Classic Hall, no Recife, na noite desta quinta-feira (21). “Eu virei aqui várias vezes, mas eu quero que vocês saibam que no estado de Pernambuco meu candidato a governador […]
Os pré-candidatos a governador e presidente da República, Danilo Cabral e Lula, encerraram o segundo dia de visita do petista a Pernambuco com ato realizado no Classic Hall, no Recife, na noite desta quinta-feira (21).
“Eu virei aqui várias vezes, mas eu quero que vocês saibam que no estado de Pernambuco meu candidato a governador tem nome; é o companheiro Danilo. Eu sou da época em que a gente fazia acordo com o fio do bigode. E nós vamos ganhar a eleição aqui para a gente começar a revolução mais pacífica deste país”, cravou Lula, ao lado de Danilo e das pré-candidatas Luciana Santos (vice) e Teresa Leitão (Senado). Também participaram do ato o governador Paulo Câmara, o prefeito João Campos e lideranças nacionais da coligação de Lula.
“Dom Helder dizia que, quanto maior o desafio, mais apaixonante ele é. Eu estou apaixonado por esse desafio, presidente. Eu saio depois de tudo que a gente vivenciou aqui me lembrando do que o senhor disse lá em Garanhuns. Eu saio com um tesão danado para ganhar esta eleição! Eu estou animado! Eu gosto disso; é de desafio. Não tenho dúvida que, a partir de janeiro de 2023 – escreva aí -, Danilo Cabral vai ser governador de Pernambuco. A gente está com uma saudade danada do senhor. O tempo bom vai voltar. Ariano dizia que sonhava com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo. E eu sonho que a gente vai espelhar mais esperança. Viva Pernambuco!”, afirmou Danilo. O desafio a que se referiu Danilo tem relação com vaias de parte da militância petista que defendeu o nome de Marília Arraes no ato.
Luciana exaltou a parceria histórica da Frente Popular com Lula. “Sempre estivemos com Lula, na alegria e na tristeza. E meu partido sempre esteve na Frente Popular, desde os tempos de Pelópidas, passando por Miguel Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara. E continuamos do mesmo lado, do lado do povo. Temos que tirar lições da história, entender a importância da unidade”, pontuou.
Já Teresa Leitão salientou que vamos viver a eleição de nossas vidas. “Eu quero estar no Senado, presidente, para lhe ajudar no revogaço. E senador que votou na reforma da previdência, na reforma administrativa, no teto dos gastos, nas privatizações, não merece o respeito do povo de Pernambuco”, disse a petista.
Você precisa fazer login para comentar.