Notícias

CPI ouve ex-ministros Ernesto Araújo e Eduardo Pazuello na próxima semana

Por André Luis

Na terceira semana de depoimentos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ouve dois ex-ministros do governo Jair Bolsonaro: Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Eduardo Pazuello (Saúde). Os dois são considerados peças-chave para esclarecer a condução do governo federal no enfrentamento da crise sanitária da covid-19. 

Agendada para quarta-feira (19), às 9h, a audiência de Pazuello é a mais esperada. Dos quatro ministros que comandaram o Ministério da Saúde durante a pandemia, Pazuello foi o que ficou mais tempo no cargo. O general do Exército e especialista em logística assumiu interinamente o ministério em 16 de maio de 2020, após a saída de Nelson Teich. 

Ele foi efetivado no cargo em 16 de setembro e exonerado no dia 23 de março de 2021. Estava no comando da pasta quando a Pfizer fez uma oferta de 70 milhões de doses de imunizantes ao Brasil, segundo o presidente regional da empresa na América latina, Carlos Murillo. Em 11 de fevereiro deste ano, durante sessão no Plenário do Senado, Pazuello afirmou que eram somente 6 milhões ofertadas pela Pfizer.

Em depoimento à CPI na quinta-feira (13), o representante da Pfizer detalhou três ofertas feitas em agosto de 2020 ao governo brasileiro. Todas, segundo ele, ficaram sem resposta. Somente em 19 de março de 2021 foi assinado contrato com a empresa.

No requerimento de convocação de Pazuello, feito pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), este afirma que os depoimentos dos ex-ministros da Saúde são imprescindíveis para elucidar as providências tomadas pela pasta para enfrentar a pandemia. Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Viera (Cidadania-SE) também apontam que Pazuello precisa explicar a insistência do governo no chamado “tratamento precoce” e a crise de oxigênio em Manaus (AM).

Mas ainda há incerteza se Pazuello falará aos senadores. Convocado para prestar depoimento na condição de testemunha, é obrigado a dizer a verdade sob o risco de ter sua prisão decretada. 

Mas, na quinta-feira (13), a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal que o ex-ministro da Saúde possa permanecer calado, sem correr o risco de ser preso. Até a publicação desta matéria, o ministro Ricardo Lewandowski, que ficou responsável por analisar o pedido, ainda não havia proferido uma decisão. 

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), escreveu em sua conta em uma rede social que o depoimento de Pazuello é importante para o aprofundamento da investigação. 

“Esperamos que o Supremo deixe que a CPI continue seus trabalhos e cumpra sua função. Até agora não há prejulgamento de ninguém. Todos os depoentes estão sendo chamados como testemunhas. Até agora, repito, ninguém é investigado”, apontou. 

Em ofício enviado nesta sexta-feira (14) ao ministro Lewandowski, Renan Calheiros afirmou que a eventual concessão de habeas corpus para Pazuello prejudicará os trabalhos de investigação da comissão.

“Negar-se a responder à CPI é esconder do povo brasileiro informações cruciais para compreender o momento histórico, responsabilizar quem tenha cometido irregularidades e evitar que se repitam os erros que levaram à morte de quase meio milhão de brasileiros”, aponta o relator no ofício. 

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues aponta que Pazuello já vinha demonstrando pouca disposição de comparecer à comissão, lembrando a alegação de que o ex-ministro havia tido contato com pessoas com covid-19 para evitar o depoimento na semana passada.

Ernesto Araújo 

Marcado para terça-feira (18) às 9h, o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo atende a pedidos de senadores que querem que ele explique a condução da diplomacia brasileira durante a pandemia. A relação do Brasil com a China deve ser um dos pontos mais questionados pelos parlamentares da CPI da Pandemia. Segundo o senador Marcos do Val (Podemos-ES), a política externa sob a gestão do ex-chanceler pode ter atrasado a compra de vacinas. 

“É fato público e notório que o senhor Ernesto Henrique Fraga Araújo, durante o período em que foi ministro de Relações Exteriores, executou na política externa o negacionismo de Bolsonaro na pandemia, o que teria feito o Brasil perder um tempo precioso nas negociações por vacinas e insumos para o combate à covid-19”, aponta o senador.

Outro requerimento para ouvir Araújo, exonerado do ministério no fim de março, é assinado por Alessandro Vieira.

Mayra Pinheiro

Está marcado para quinta-feira (20) o depoimento de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Ela deverá explicar aos senadores a defesa de medicamentos antivirais durante a crise de oxigênio em Manaus (AM) no início do ano. 

A convocação atende a pedidos feitos pelos senadores Alessandro Vieira, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Humberto Costa (PT-PE).

Depoimentos anteriores

Os depoimentos tiveram início no dia 4 de maio, com Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. No dia seguinte, Nelson Teich, sucessor de Mandetta no cargo, compareceu à CPI. Em seguida (dia 6), foi a vez do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A segunda semana foi aberta com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres (11). Na quarta-feira (12), a CPI ouviu o ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da Repúlica, Fabio Wajngarten; e na quinta-feira (13), o representante da Pfizer, Carlos Murillo.

Fonte: Agência Senado

Outras Notícias

Sertânia: Posto de Saúde de Algodões é reformado e ampliado

A comunidade de Algodões agora tem motivos para comemorar, a Prefeitura de Sertânia promoveu melhorias na área de saúde do distrito. O Posto de Saúde foi reformado e ampliado, um investimento de mais de R$ 186 mil.  Foram ampliados alguns espaços já existentes, como as salas da recepção, da vacina, farmácia e copa. A unidade […]

A comunidade de Algodões agora tem motivos para comemorar, a Prefeitura de Sertânia promoveu melhorias na área de saúde do distrito. O Posto de Saúde foi reformado e ampliado, um investimento de mais de R$ 186 mil. 

Foram ampliados alguns espaços já existentes, como as salas da recepção, da vacina, farmácia e copa. A unidade já conta com consultório médico e outro de enfermagem, uma sala de procedimento e banheiros para colaboradores. Além disso, também há consultório de acolhimento, sala de inalação, sala de curativo, consultório odontológico, sala de esterilização, expurgo e sala de administração e gerência. 

Mas a população também foi contemplada com uma ambulância que já está beneficiando os moradores. O veículo ficará em uma garagem ao lado do Posto de Saúde, onde a Prefeitura está providenciando uma cobertura. Enquanto isso, a ambulância está guardada em uma garagem que fica próxima ao PSF. 

Hoje, mais de 40 localidades são atendidas no Posto de Saúde de Algodões, como Pedra Preta, Cachoeirinha, Coxi dos Calados, Sitio Santo Antonio, Quixabeira, Salão, Cacimba de Cima, Serrinha, Piutá, Santana, Cacimba Velha, Riacho da Onça, Coxi dos Cadetes, entre outros. São realizados em média 890 atendimentos por mês.

Pajeú anuncia campanha de apoio à causa autista

Comunicar só vale a pena se fizer a diferença na sociedade. A Rádio Pajeú vai lançar ainda esse mês a Campanha “Pajeú amiga dos Autistas”, em parceria com o Rotary Clube de Afogados da Ingazeira. A campanha vale pra toda a sociedade: para quem tem filhos autistas, para a sociedade saber lidar com o autismo […]

Comunicar só vale a pena se fizer a diferença na sociedade. A Rádio Pajeú vai lançar ainda esse mês a Campanha “Pajeú amiga dos Autistas”, em parceria com o Rotary Clube de Afogados da Ingazeira.

A campanha vale pra toda a sociedade: para quem tem filhos autistas, para a sociedade saber lidar com o autismo no acolhimento e amor, evitando bulling e preconceito, e para que saia do papel o sonho de uma mudança de classificação no CER III, que já faz um belo trabalho, para que possa acolher e apoiar famílias e crianças com espectro autista. Uma certeza: os casos tem aumentado muito.

Parabéns ao Rotary, nas pessoas de Fernanda Xavier, Anita Silva, professora Sônia Patriota, Izilda Sampaio, Socorro Martins e tantos outros.

Além de Anita, que tem um filho autista, a mãe Neide Martins também nos emocionou com um relato de seu Júlio, em uma redação externando o que passou com o bulling. Vale agradecer também às profissionais Erenildes Menezes e Mônica Oliveira, que nos ajudaram a entender melhor o espectro autista e seus níveis. Sigamos!

Humberto: Brasileiros andavam mais de avião nos governos de Lula e Dilma

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, na semana passada, que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas teve sua primeira queda nos últimos 10 anos. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, lamentou os dados. “É impossível comparar o governo desse golpista com os governos do PT. Só depois da gestão […]

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, na semana passada, que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas teve sua primeira queda nos últimos 10 anos. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, lamentou os dados.

“É impossível comparar o governo desse golpista com os governos do PT. Só depois da gestão do ex-presidente Lula é que os mais pobres tiveram oportunidade de viajar de avião”, lembrou.

Segundo informações da Anac, houve uma diminuição de 7,8% no número de pessoas que utilizaram o serviço aéreo na comparação entre o ano passado e 2015. Em 2016 as companhias aéreas registraram 88,7 milhões de passageiros, frente aos 96,2 milhões em igual período do ano anterior.

“Infelizmente, não temos perspectivas de melhoras com esse governo que aí está. As coisas tendem a piorar com o arrocho que Temer está propondo em todos os setores. Vamos ter muitos problemas daqui para a frente. O povo pobre não vai ter nem como comprar comida, quanto mais andar de avião”, avaliou o senador petista.

“Nós fizemos a inversão de prioridades, trabalhamos com foco no povo que mais necessitava de ajuda. Investimos muito nas políticas sociais e demos dignidade para aqueles que viviam à margem da sociedade. Temer hoje atua para beneficiar os amigos dele, os mais ricos”, concluiu Humberto.

Jota Quest encanta e sai encantado com show em Triunfo

Importante Polo do Carnaval pernambucano, Triunfo está fervendo desde a sexta-feira. Ontem a famosa Banda Jota Quest incendiou a multidão. O vocalista Rogério Flausino comandou uma multidão por uma hora e vinte minutos. Nas redes sociais, Flausino comentou a surpresa que teve com a cidade sertaneja.  “Chegamos um pouco atrasados e uma multidão já nos […]

Importante Polo do Carnaval pernambucano, Triunfo está fervendo desde a sexta-feira. Ontem a famosa Banda Jota Quest incendiou a multidão. O vocalista Rogério Flausino comandou uma multidão por uma hora e vinte minutos.

Nas redes sociais, Flausino comentou a surpresa que teve com a cidade sertaneja.  “Chegamos um pouco atrasados e uma multidão já nos esperava na praça. Aos primeiros acordes de Na Moral, que abre o show, fomos surpreendidos por uma energia surreal!”

“Há alguns meses, a cidade nos convidou tão carinhosamente, que decidimos aceitar o desafio de trazer nossa folia-pop pra se misturar com os ritos, ritmos e tradições de seu clássico Carnaval dos Caretas”. Viva Pernambuco!! Viva o Brasil!” – comemorou. O artista foi muito disponível e fechou o show homenageando a cidade, com uma camisa do Carnaval dos Caretas. Antes, usou o tradicional chapéu do brincante mascarado da cidade.

A festa segue hoje em Triunfo com os shows de Márcia Fellipe às 18h. Às  20h, tem  Banda Reviver e às 22h  Forró da Galera. Nesta terça-feira, encerrando o carnaval triunfense, as atrações serão Nação Elétrica, Orquestra Maestro Madureira, Nanara Bello  e Padu Frajolaz. Os shows começam às 15h.

Afogados sedia fórum comunitário do Unicef

Com o tema “Eu e o meu município, crescendo juntos”, a Prefeitura de Afogados e o UNICEF promoveram um fórum comunitário para socializar as atividades direcionadas à primeira infância no município. Organizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o fórum foi realizado na manhã desta terça (14), no auditório do Centro Tecnológico. […]

IMG_9427 - Cópia

Com o tema “Eu e o meu município, crescendo juntos”, a Prefeitura de Afogados e o UNICEF promoveram um fórum comunitário para socializar as atividades direcionadas à primeira infância no município. Organizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o fórum foi realizado na manhã desta terça (14), no auditório do Centro Tecnológico.

A mediadora da Unicef, Emília Lopes, pode conferir durante a feira ações das três secretarias e do Conselho Tutelar. “O fórum é a prestação de contas das atividades, das políticas públicas implantadas para favorecer as crianças do município, entre 2013 e 2016, nas áreas de educação, saúde e proteção social. As ações expostas nos stands são mais uma prova de que o incremento dessas políticas públicas aconteceram de verdade aqui em Afogados”.

Durante a manhã, os alunos da rede municipal participaram de atividades de incentivo à leitura e prestigiaram a disputa das Bandas Marciais das Escolas Dom Mota e Francisca Lira. Também foi divulgado o resultado do concurso da melhor redação, promovido pelas Secretarias de Educação e Assistência Social, com o tema “Combate ao abuso sexual de Criança e adolescente”. Os três alunos melhores colocados foram Larissa Cordeiro – Escola do São João (3º), Vitória Rafaela Amaral – Escola Dom Mota (2º) e Maria Rita Barbosa – Escola Francisca Lira (1º).

IMG_9256 - Cópia - CópiaAlém dos secretários municipais, também participaram do Fórum, representantes dos conselhos de direitos, conselho tutelar, professores, agentes de saúde, dentre outros.

Para o prefeito, José Patriota, o selo é só mais uma forma de animação para continuar o trabalho que vem sendo realizado em Afogados da Ingazeira. “Esse selo dá mais credibilidade às ações, incentivando todas as áreas da gestão a atuar na defesa dos direitos das crianças. Uma forma de reconhecer os avanços que estão acontecendo em Afogados, isso dá mais ânimo e força para continuar o trabalho.”

Dentre as atividades que credenciam Afogados para o recebimento do selo, está a promoção da Semana do Bebê e a redução de indicadores como mortalidade materno-infantil.