Comitê de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 segue sem funcionar em Tabira
Por André Luis
O Brasil vive uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus, variantes estão infectando as pessoas e fazendo com que a situação se agrave ainda mais no país que já chegou a registrar mais de 2.800 mortes em 24h.
Em meio a esse caos que se agrava com o ritmo lento da vacinação promovida pelo Governo Federal, o Ministério Público em Tabira, na pessoa do promotor Romero Borja, tem feito fortes cobranças à gestão municipal para agir de forma mais enérgica nas fiscalizações e outras providências.
Uma declaração que chamou atenção na coletiva de imprensa convocada pela prefeitura de Tabira, foi a do secretário de Administração, César Pessoa, que disse que o comitê de combate ao coronavírus ainda não foi instalado de fato no município. O motivo: falta de uma reunião.
“Por orientação do Ministério Público do Estado de Pernambuco, teríamos que dar início à instituição do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do novo coronavírus. Está baixado por decreto, mas só que o comitê, de fato, ainda não foi implementado. Está faltando, realmente, se dá andamento na questão da reunião com a sociedade civil para tratarmos dessas questões”, disse o secretário César. As informações são de Anchieta Santos.
A comunidade Sítio São Paulo, no município de Santa Cruz da Baixa Verde, abre o ciclo de reuniões para implementação das ações previstas no Projeto Dom Helder, realizado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste. O objetivo é mobilizar, selecionar e agendar o […]
A comunidade Sítio São Paulo, no município de Santa Cruz da Baixa Verde, abre o ciclo de reuniões para implementação das ações previstas no Projeto Dom Helder, realizado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste.
O objetivo é mobilizar, selecionar e agendar o cadastramento e a realização de um diagnóstico, que permita programar atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Além disso, também visar apoiar às atividades produtivas, visando promover a produção de alimentos, melhoria dos indicadores sociais e gerar renda para 49 famílias de pequenos agricultores. Aliado as atividades de ATER, essas famílias selecionadas serão priorizadas no tocante ao acesso as políticas públicas para o setor rural a exemplo do Garantia Safra, PAA, Programa de Distribuição de Sementes Selecionadas emissão de DAP, (Declaração de Aptidão ao PRANAF) e a participação em capacitações. A seleção é realizada por diversos critérios, entre eles possuir renda per capta menor que R$ 85,00.
As ações vêm sendo desenvolvida pela equipe técnica do IPA , formada pelos extensionistas , Alexandre Cesario e Gerlúcio Moura, que também coordena a atividade nos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada.
Dom Helder Câmara : a nova fase do Projeto Dom Helder Câmara, iniciada em outubro de 2017, passou a envolver a parceria dos governos estaduais e suas empresas de Ater. É um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido. O projeto está embasado no conceito de convivência e articulado de acordo com as dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.
Seu objetivo é contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades no semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas por meio da integração de politicas públicas federais, estaduais e municipais. A área de abrangência do Dom Helder inclui 913 municípios de 11 Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A Prefeitura Municipal de Carnaíba, através da Diretoria de Cultura e Turismo, presta homenagem ao ilustre músico Cleonardo Santos de Brito, por sua contribuição ao preservar, divulgar e referenciar Carnaíba, através da música. Nesta terça (9) será entregue uma placa ao músico, no Conservatório de Música Petronilo Malaquias, a partir das 19h. Cleonardo Santos de […]
A Prefeitura Municipal de Carnaíba, através da Diretoria de Cultura e Turismo, presta homenagem ao ilustre músico Cleonardo Santos de Brito, por sua contribuição ao preservar, divulgar e referenciar Carnaíba, através da música.
Nesta terça (9) será entregue uma placa ao músico, no Conservatório de Música Petronilo Malaquias, a partir das 19h.
Cleonardo Santos de Brito nasceu no dia 3 de julho de 1978, natural do Rio de Janeiro, vindo ainda criança para Carnaíba, Sertão Pernambucano, terra do seu pai, onde deu os seus primeiros passos para ingressar na arte da música.
Aos 13 anos, ingressou como percussionista na Banda Filarmônica Santo Antônio, aos 22 foi estudar música em São Paulo, onde concluiu licenciatura e outras especializações. Na capital paulista trabalhou com diversas bandas e participou de programas televisivos.
Atualmente, além de atuar nos diversos segmentos na área da música, participa do grupo instrumental Baião de 9 no qual foi um dos idealizadores, com o propósito de apresentar um trabalho autoral com arranjos próprios e também canções de diversos nomes da música brasileira (Tom Jobim, Vinícius de Morais, Milton Nascimento e Djavan).
O Tribunal de Justiça de Pernambuco instala no próximo dia 2 de fevereiro, no Fórum de Petrolina, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Será a segunda unidade judicial especializada no direito da mulher a funcionar no interior de Pernambuco, somando-se à de Caruaru, inaugurada no dia 14 de janeiro. A chegada […]
O Tribunal de Justiça de Pernambuco instala no próximo dia 2 de fevereiro, no Fórum de Petrolina, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Será a segunda unidade judicial especializada no direito da mulher a funcionar no interior de Pernambuco, somando-se à de Caruaru, inaugurada no dia 14 de janeiro. A chegada da Vara atende a um pedido do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentado ao presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.
“Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, trabalhamos pela defesa do projeto de lei enviado pelo Tribunal e conseguimos a aprovação por unanimidade na Casa”, comemora o parlamentar. “Petrolina receberá um importante instrumento no combate à violência contra a mulher, que vai acelerar processos e julgamentos”, acrescenta Lucas.
De acordo com números do Tribunal de Justiça, a instalação das varas é necessária para dar maior celeridade nos trâmites judiciais. “O número de casos que atentam contra a integridade da mulher representa 30% de todo o acervo processual das Varas Criminais”, destacou Neves. “É muito importante que o nosso projeto tenha o respaldo de um jovem deputado da região, preocupado com a questão, procurando unir o Legislativo e o Judiciário para trabalharem juntos, em prol dos pernambucanos”, complementou o presidente.
A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher funcionará no Fórum de Petrolina, localizado na Praça Santos Dumont, s/n, Centro. Na ocasião, também será inaugurado o 2º Juizado Cível e das Relações de Consumo.
Por André Luis Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), juntamente com a secretária de Educação e Esportes, Rita de Cassia, e a secretária de Finanças, Ligia Torres, participou da Cerimônia de Premiação IDEPE da GRE-Sertão do Alto Pajeú, realizada na cidade de Afogados da Ingazeira. Zeinha compartilhou sua satisfação […]
Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), juntamente com a secretária de Educação e Esportes, Rita de Cassia, e a secretária de Finanças, Ligia Torres, participou da Cerimônia de Premiação IDEPE da GRE-Sertão do Alto Pajeú, realizada na cidade de Afogados da Ingazeira.
Zeinha compartilhou sua satisfação nas redes sociais, anunciando a conquista de seis prêmios no IDEPE Regional. Os prêmios incluem:
Primeiro Lugar Regional – Ensino Fundamental – Anos Finais;
Segundo Lugar Regional – Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
Crescimento Regional – Ensino Fundamental – Anos Finais;
Crescimento Regional – Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
Proficiência Padrão de Desempenho Desejável em Matemática;
Proficiência Padrão de Desempenho Desejável em Língua Portuguesa.
O prefeito expressou seu reconhecimento a toda a equipe envolvida, com um agradecimento especial à Secretaria de Educação e Esportes. Ele destacou que esses prêmios são o resultado do árduo trabalho de todos os envolvidos na área da educação de Iguaracy.
Zeinha Torres também parabenizou as escolas estaduais do município, o EREM Rosete e a Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas, que também foram agraciadas com prêmios na cerimônia do IDEPE Regional.
A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, recebe hoje as 20 mil raquetes de palma, fruto de parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB. A distribuição faz parte da implantação do Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente a Cochonilha-do-Carmim no município. Além […]
A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, recebe hoje as 20 mil raquetes de palma, fruto de parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB. A distribuição faz parte da implantação do Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente a Cochonilha-do-Carmim no município.
Além da distribuição da palma, ainda serão realizadas hoje palestras para discutir o surgimento da cochonilha, os múltiplos usos da palma, o histórico do cultivo em Pernambuco e as ações do governo voltadas para essa cadeia produtiva. As palestras acontecem na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres, e são conduzidas pelo Prof. Dr. Maurício Leite – UFRPE/UAST, Djalma Cordeiro dos Santos, Mestre em Melhoramento Vegetal – IPA Arcoverde, além de um palestrante do SEBRAE.
“Com a distribuição dessas raquetes e também através de outras parcerias que firmamos com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, IPA e Sebrae, o Governo Municipal pretende recuperar a cultura da palma em nosso município, uma vez que cada agricultor tem a missão de multiplicar as raquetes e depois repassar para os demais que não receberam”, explica Gilmar Aguiar, Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetama.
Você precisa fazer login para comentar.