Notícias

Comissão de Finanças da Alepe aprova as contas do governador

Por André Luis

Na reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (11), a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa deliberou sobre três projetos de lei, além da prestação de contas do governador do Estado de Pernambuco, referentes aos exercícios 2014, 2015 e 2016. Relator das matérias, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentou pareceres que foram aprovados por unanimidade pelo colegiado.

Os períodos compreendem o último ano dos governos Eduardo Campos e João Lyra, bem como o primeiro biênio do atual gestor, Paulo Câmara (PSB). Antes da apreciação na Assembleia Legislativa, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado apresentou relatório parcial de cada exercício, votado em plenário da Corte de Contas e aprovado também por unanimidade. Em 2014, o TCE-PE inaugurou o formato eletrônico de análise das prestações de contas.

Para o relator, o deputado Lucas Ramos (PSB), foram objetos de análise das contas do governo os Balanços Gerais do Estado, que retratam a movimentação contábil, orçamentária, financeira e patrimonial, e os relatórios sobre a execução do orçamento e a situação da administração financeira do estado, demonstrativos exigidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Serviram de fundamento técnico para apresentação do parecer aos Relatórios de Análise da Prestação de Contas do Governador e defesas prévias.

“Observados os limites de despesas com pessoal em todos os quadrimestres dos exercícios, como também os limites de endividamento, realização de operações de crédito, pagamento da dívida e concessões de garantias, não há que se falar em irregularidade das contas apresentadas, em virtude dos princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e da segurança jurídica, o parecer é pela aprovação”, disse o relator em seu voto.

Sobre os dados apresentados nos relatórios, o deputado estadual Tony Gel (MDB) ressaltou a responsabilidade do chefe do Executivo ao garantir equilíbrio financeiro do estado. “É de grande importância destacar o trabalho realizado pelo governador Paulo Câmara (PSB), que nos momentos de crise que o país passou, respeitou e cumpriu todas as obrigações fiscais, mantendo o Estado em condições plenas de funcionamento”, afirmou.

Após as leituras dos votos do relator, o presidente em exercício, deputado Antonio Coelho (DEM), colocou os pareceres em votação, que foram aprovados por todos os parlamentares presentes na reunião: o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), Henrique Queiroz Filho (PL), José Queiroz (PDT), João Paulo (PC do B), Sivaldo Albino (PSB) e Tony Gel (MDB).

O deputado José Queiroz (PDT) destacou a aprovação unânime do colegiado. “A validação dos relatórios, que foram aprovadas por todos os pares nesta reunião, é uma mostra da competência do nosso governador Paulo Câmara (PSB), que manteve Pernambuco bem gerenciado, com uma administração responsável e habilmente conduzida”, afirmou o parlamentar.

Outras Notícias

Divulgada programação da 30ª edição da Semana Estudantil de Sertânia

Dentre as atrações, Paulo Matricó faz show no sábado (01.02). Nascida na década de 70, a Semana Estudantil de Sertânia é um dos maiores eventos culturais do interior de Pernambuco. Criada para ser um momento de interação, lazer, diversão e cultura, a iniciativa chega a sua 30ª edição com uma programação que reúne música, esporte, […]

Dentre as atrações, Paulo Matricó faz show no sábado (01.02).

Nascida na década de 70, a Semana Estudantil de Sertânia é um dos maiores eventos culturais do interior de Pernambuco. Criada para ser um momento de interação, lazer, diversão e cultura, a iniciativa chega a sua 30ª edição com uma programação que reúne música, esporte, jogos e empreendedorismo.

Em 2020, o evento acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro. As atividades serão realizadas na Praça de Eventos Olavo Siqueira e no Ginásio Epaminondas Morais. A Semana Estudantil vai oferecer ao público dança, literatura, música, cinema, teatro, exposições de artesanatos, artes plásticas, cursos, palestras e competições esportivas.

A grade de shows conta com a atração nacional Paulo Matricó, assim como Gêge Bismark e a banda paraibana Gente Boa, entre outros artistas. A organização manteve, ainda, um dos instantes mais aclamados pelo público, a cantoria de viola. Este ano o momento contará mais uma vez com Valdir Teles, que estará acompanhado de Zé Viola.

Os sertanienses poderão participar também de oficinas oferecidas pelo SEBRAE, como a de fotografia para as redes sociais. Uma das novidades da Semana Estudantil 2020 é o projeto Domingo na Praça, que vai reunir dança, vôlei e futebol de rua. O momento será organizado pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC.

A 30º Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo de Sertânia é uma oportunidade para o desenvolvimento e a valorização da memória cultural e artística. Um meio de divulgar os valores e as tradições da região.  Além de proporcionar renda para o município, com a geração de 250 empregos diretos e 400 indiretos.

O evento é organizado pela Associação dos Artesões e Artistas Populares de Sertânia e pela Prefeitura, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Estado de Pernambuco.

Confira a programação completa:

Domingo dia 26, às 16h

Projeto Domingo na Praça – Vôlei, dança e futebol de rua. Organização: Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Segunda-feira dia 27, às 19h

Torneio de dominó

Mostra de cinema – O Auto da Compadecida e Cine Holliúdy 2

Terça-feira dia 28, às 19h

Torneios de gamão, tênis de mesa e vôlei de areia

Palestra SEBRAE – (Whatassap Business)

Dança – Zumba e Jump  (Caverna Fitness)

Mostra de judô (Secretaria de Juventude Esporte Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social)

Quarta-feira dia 29, às 19h

Torneio de vôlei de areia

Oficina SEBRAE – (Fotografia para as redes sociais)

Apresentação de dança com o grupo Coração Nordestino

Show com Caique Lima

Show com Kalú Vital

Quinta-feira dia 30, às 19h

Torneio de vôlei de areia

Torneios de dama e xadrez

Encontro de sanfoneiros (Escola de Música Demétrio Dias Araújo)

Cantoria de viola Valdir Teles e Zé Viola

Banda dos professores da Secretaria de Juventude Esporte Cultura e Turismo

Sexta-feira dia 31, às 19h

Torneio de basquete (Ginásio Epaminondas Morais)

Palestra SEBRAE (Empreendedor Cultural)

Show com Feijão de Corda´s,

Show com a Banda Super Rif´s

Show com Gêge Bismark

Sábado dia 1º de fevereiro, às 20h

Teatro – O casamento de Maria Feia (Cia Teatral Primeiro Traço – Direção Flávio Magalhães)

Atração cultural – Poetisa Mariana Teles: Recital poético e lançamento do livro “Outro Mares”

Show com Paulo Matricó

Show com Gente Boa

SESC repudia episódio de racismo em Mostra de Quadrilhas

A respeito do vídeo que circula nas redes sociais, no qual uma pessoa se refere de forma racista aos integrantes de uma quadrilha, utilizando o termo “macacos”, durante a realização da Mostra Sesc de Quadrilhas, em Serra Talhada, na noite de 05/06, manifestamos nosso mais veemente repúdio a esse tipo de comentário. Reafirmamos que nossa […]

A respeito do vídeo que circula nas redes sociais, no qual uma pessoa se refere de forma racista aos integrantes de uma quadrilha, utilizando o termo “macacos”, durante a realização da Mostra Sesc de Quadrilhas, em Serra Talhada, na noite de 05/06, manifestamos nosso mais veemente repúdio a esse tipo de comentário.

Reafirmamos que nossa instituição não compactua com qualquer forma de preconceito ou discriminação. Defendemos o respeito à diversidade, à cultura popular e à dignidade de todas as pessoas. Atitudes como essa ferem os princípios que norteiam nosso trabalho e não serão toleradas.

Nossa política de Compliance reflete esse compromisso, ao adotar uma visão que promove a diversidade sociocultural, valoriza práticas sociais, combate todas as formas de discriminação e viabiliza o amplo acesso e a permanência dos diversos públicos em ambientes, programações, serviços e experiências inclusivas.

Seguimos comprometidos com a promoção de um ambiente acolhedor, onde manifestações culturais sejam celebradas com respeito e valorização.

Em nota, a diretoria da Quadrilha Lambadão, tradicional grupo junino de Serra Talhada, manifestou seu total repúdio a qualquer ato de preconceito, seja ele racial, social, de gênero ou orientação sexual. O grupo destaca que, embora a autora do vídeo seja uma ex-integrante, reconhece a gravidade da situação e se compromete a tomar as medidas cabíveis.

“Pedimos desculpas pelo ocorrido e nos comprometemos a reforçar a importância do respeito e da convivência harmoniosa entre todos os grupos de dança”, diz trecho da nota.

A Quadrilha também reafirma seu compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. “A Quadrilha Lambadão é composta por pessoas de diversas origens e histórias, e é justamente essa diversidade que nos fortalece como grupo cultural”, conclui.

O episódio marcou a segunda noite da Mostra de Quadrilhas Juninas do Sesc Serra Talhada, realizada nesta quarta-feira (4), no Armazém Social do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante uma das apresentações, uma jovem foi flagrada em vídeo se referindo de forma racista a outro grupo de dançarinos, dizendo: “Deixe de palhaçada… meu depoimento é que aparece um monte de macaco entrando na selva”.

Veja o episódio que motivou a manifestação do SESC:

Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por Covid-19 no Brasil em março

Foto: Michael Dantas/AFP Apesar do cenário caótico, um lockdown nacional está descartado, segundo reportagem do Valor Econômico Em avaliação do Ministério da Saúde, o Brasil pode nas próximas duas semanas, ainda em março, registrar diariamente a marca de até 3 mil mortes por Covid-19 por dia. A informação é de reportagem publicada pelo Valor Econômico, […]

Foto: Michael Dantas/AFP

Apesar do cenário caótico, um lockdown nacional está descartado, segundo reportagem do Valor Econômico

Em avaliação do Ministério da Saúde, o Brasil pode nas próximas duas semanas, ainda em março, registrar diariamente a marca de até 3 mil mortes por Covid-19 por dia. A informação é de reportagem publicada pelo Valor Econômico, nesta sexta-feira (05.03).

A previsão de explosão de óbitos em decorrência do coronavírus se dá a partir da soma de fatores como o alastramento do vírus em todo o País; a dificuldade da população em manter-se em isolamento social; a iminência do colapso na rede de saúde; a falta de vacinas disponíveis para imunizar a população em massa; e a circulação das novas variantes, mais contagiosas.

Para a equipe do ministro Eduardo Pazuello, não há muito o que se fazer no momento, a não ser o estímulo à reabertura de hospitais de campanha nos estados.

A reportagem ainda cita que o Governo Federal cogita novas instalações provisórias para os próximos dias. Apesar do cenário caótico, um lockdown nacional está descartado.

De acordo com o Valor, a cúpula de Pazuello olha com cautela para o Sul do País, onde as redes hospitalares estão muito próximas do colapso.

São Paulo, na avaliação de Pazuello, tem conseguido evitar o pior, até o momento, porque tem a maior rede hospitalar do Brasil.

Caso haja um colapso na saúde paulista, a situação nacional pode ficar ainda pior, segundo o ministério.

Em relação à campanha de vacinação, a equipe do ministro espera acelerar o ritmo a partir deste mês, quando aumentam as produções do Butantan e da Fiocruz.

Patrimônio de candidatos ainda não divulgado em Serra Talhada

Os três candidatos à prefeitura de Serra Talhada ainda não tiveram  elencados seus bens à Justiça Eleitoral, de acordo com os dados encaminhados ao Divulgacand, site de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral, criado pelo setor de Tecnologia da informação do TSE. A expectativa de divulgação do patrimônio de Luciano Duque, Victor Oliveira e Otoni […]

C1F81917-E512-42EE-914A-1083F4ACEA7F7420A614-FABB-41F2-AFA9-B22C3BF95738

Os três candidatos à prefeitura de Serra Talhada ainda não tiveram  elencados seus bens à Justiça Eleitoral, de acordo com os dados encaminhados ao Divulgacand, site de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral, criado pelo setor de Tecnologia da informação do TSE.

A expectativa de divulgação do patrimônio de Luciano Duque, Victor Oliveira e Otoni Cantarelli deve gerar especulações na imprensa e opinião pública sobre quem mentiu ou falou a verdade ao divulgar seu patrimônio.

Pior, como o blog já informou, mesmo que não haja repasse fiel dos dados, não há previsão de punição prevista na legislação para quem omite ou não divulga seu patrimônio à Justiça Eleitoral, aps caso no Supremo que criou jurisprudência.

Luciano Duque nasceu em 22/02/1960, tendo 56 anos. É casado, com curso superior completo. Natural de Serra Talhada, ainda não oficializou site de campanha, prerrogativa que pode ser explorada pelos candidatos.

Otoni Cantarelli nasceu em 31 de maio de 1983, tendo 33 anos. Tem ensino superior completo e também não criou página de campanha. Victor Oliveira é o mais jovem dos candidatos, nascido em 03 de junho de 1991, com 25 anos. Também tem ensino superior completo e como os demais ainda não cadastrou site de campanha.

Mais cedo, o blog havia informado que os candidatos não haviam divulgado, o que não procede. O TSE é que ainda não processou as informações repassadas.

Jogos Escolares de Iguaracy têm abertura marcada para hoje

A abertura da fase municipal dos 48º Jogos Escolares de Iguaracy será realizada nesta terça-feira (8), às 15h, na Quadra Poliesportiva Danilo Rodrigues. A cerimônia contará com a participação de estudantes, professores e representantes da gestão municipal. O evento é promovido pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com coordenação […]

A abertura da fase municipal dos 48º Jogos Escolares de Iguaracy será realizada nesta terça-feira (8), às 15h, na Quadra Poliesportiva Danilo Rodrigues. A cerimônia contará com a participação de estudantes, professores e representantes da gestão municipal.

O evento é promovido pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com coordenação da secretária Rita de Cássia e do diretor de Esportes, Matheus Veras.

A programação tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas e promover a integração entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância da iniciativa: “Os Jogos Escolares são fundamentais para formar cidadãos mais saudáveis e engajados. Vamos juntos celebrar o talento e a dedicação dos nossos atletas.”

“A população está convidada a acompanhar a cerimônia de abertura e apoiar os jovens atletas durante as competições”, destacou a assessoria de comunicação.