Notícias

Com receio de problemas no Enem, MEC quer identificação de ocupantes de IFs

Por Nill Júnior

img-20161020-wa0000-1Um ofício circular do Ministério da Educação, a que o blog teve acesso, datado de 19 de outubro, enviado pela  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, a pernambucana Eline Neves Braga Nascimento, alerta sobre a possibilidade de ocupação de Campis que integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal.

O documento não diz mais detalhes sobre a origem e quem estaria organizando as ocupações.  Mas invoca o decreto 7690, de março de 2012, que faz referências a regularidade das atividades, o direito de estudantes aos espaços e a iminência do Enem, dias 5 e 6 de novembro.

O  documento solicita que haja manifestação formal de sinais de ocupação e/ou manifestações. Também , que haja a identificação dos ocupantes em até 5 dias. Ao final, diz que o “quadro de ocupações deve ser devidamente tratado no sentido de não repercutir negativamente nos objetivos institucionais do MEC e da Secretaria.

Outras Notícias

Betânia: Mário Flor é multado em R$ 28 mil pelo TCE-PE

Tribunal julgou irregular o processo de gestão fiscal de 2018, alegando que o gestor ultrapassou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesa de pessoal. A multa deverá ser recolhida no prazo de 15  dias. Por Juliana Lima Os conselheiros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), à unanimidade, julgaram irregular […]

Tribunal julgou irregular o processo de gestão fiscal de 2018, alegando que o gestor ultrapassou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesa de pessoal. A multa deverá ser recolhida no prazo de 15  dias.

Por Juliana Lima

Os conselheiros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), à unanimidade, julgaram irregular o processo de gestão fiscal referente ao exercício de 2018 do prefeito de Betânia, Mário Flor (Republicanos).

No Acordão Nº 1798 / 2021, o tribunal considerou que o Poder Executivo Municipal ultrapassou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) em gastos com pessoal, fechando o último quadrimestre de 2018 em 64,84%, segundo dados pesquisados no SICONFI, ou 62,96% pelos extraídos do RA; que, embora comprovada a edição de dois decretos municipais em 2018 com medidas visando à redução da DTP, não houve qualquer resultado prático nas ações, pois os gastos com pessoal encerraram o último quadrimestre daquele ano cerca de 9,00% maior que no primeiro quadrimestre; e que os Processos de RGFs cuidam de uma só ocorrência, diferente das prestações de contas, em que são analisados diversos aspectos da gestão.

Foi aplicada multa no valor de R$ 28.800,00 (vinte e oito mil e oitocentos reais) ao prefeito Mário Gomes Flor, prevista no artigo 74 da Lei Orgânica do TCE-PE, e artigo 1º inciso II e 14 da Resolução TC nº 20/2015, bem como na Lei Federal de Crimes Fiscais. A multa deverá ser recolhida no prazo de 15 (quinze) dias do trânsito em julgado da deliberação ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE-PE.

O julgamento foi realizado na 40ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara, no dia 04 de novembro. A relatoria foi do conselheiro substituto Carlos Pimentel. O voto do relator foi acompanhado pelos conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere.

Bombeiros emitem nota sobre incêndio residencial em Afogados

Por volta das 07h40 da manhã de hoje (09/09), o Corpo de Bombeiros da 2º SB de Afogados da Ingazeira, foi acionado para debelar chamas em uma residência, na Rua Diomedes Gomes Lopes, no Centro de Afogados da Ingazeira, próximo ao Colégio Rui Barbosa. Segundo nota, as chamas ficaram restritas a um cômodo da residência. […]

Por volta das 07h40 da manhã de hoje (09/09), o Corpo de Bombeiros da 2º SB de Afogados da Ingazeira, foi acionado para debelar chamas em uma residência, na Rua Diomedes Gomes Lopes, no Centro de Afogados da Ingazeira, próximo ao Colégio Rui Barbosa.

Segundo nota, as chamas ficaram restritas a um cômodo da residência.

“A rápida atuação dos Bombeiros impediu que elas se propagassem para os imóveis adjacentes”, dizem os Bombeiros em nota.

No momento do incêndio, o blog foi acionado com a queixa de que havia demora no atendimento à ocorrência.  Alguns falaram que a chegada da equipe ao local durou entre 40 minutos e uma hora. Os Bombeiros dizem que a atuação foi rápida.

PSB conquista o maior número de prefeituras do Pajeú

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) segue com o maior número de prefeituras no sertão do Pajeú. Das 17 cidades, o partido do Governador Paulo Câmara venceu em Afogados da Ingazeira com Sandrinho Palmeira, apoiado pelo prefeito José Patriota que encerra o 2º mandato em 31 de dezembro.  Venceu em Ingazeira com o Luciano Torres que […]

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) segue com o maior número de prefeituras no sertão do Pajeú. Das 17 cidades, o partido do Governador Paulo Câmara venceu em Afogados da Ingazeira com Sandrinho Palmeira, apoiado pelo prefeito José Patriota que encerra o 2º mandato em 31 de dezembro. 

Venceu em Ingazeira com o Luciano Torres que volta a prefeitura e teve reeleitos os prefeitos de Carnaíba, Anchieta Patriota; São José do Egito, Evandro Valadares; Iguaracy, Zeinha Torres; Flores, Marcone Santana; Solidão, Djalma Alves e Itapetim, Adelmo Moura. 

O PSB perdeu em Brejinho para o candidato do Republicanos, Gilson Bento. O Avante, venceu em Triunfo com o médico Luciano Bonfim – em Quixaba com Zé Pretinho, e em Calumbi com Joelson e perdeu em Santa Terezinha onde o prefeito Vaninho de Danda foi derrotado por Delson Lustosa do Podemos. 

O PTB manteve o prefeito de Tuparetama Sávio Torres eleito sub-judice e perdeu em Santa Cruz da Baixa Verde para o candidato do PP Irlando das Parabólicas. O PT manteve a prefeitura de Serra Talhada com Márcia Conrado apoiada pelo prefeito Luciano Duque e perdeu a prefeitura de Calumbi com a derrota da prefeita Sandra da Farmácia. 

O MDB fez Nicinha de Dinca prefeita de Tabira, derrotando o candidato petista Flávio Marques apoiado pelo prefeito Sebastião Dias do PTB. 

No levantamento da produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, o PSB aparece com 8 prefeitos; PT 01; PTB 01; AVANTE 3; REPUBLICANOS 1; MDB 1; PP 1 e PODEMOS 1. O levantamento é de Anchieta Santos.

Em casa, candidatos da terra mostraram força, mas votação fora definiu quem entrou e quem perdeu

Os principais chamados candidatos da terra se saíram bem em seus redutos eleitorais neste domingo, mas o resultado fora das bases acabou determinando o resultado entre quem entrou e quem não alcançou seu objetivo. Como não acontecia a um bom tempo, o Pajeú fez dois Deputados Estaduais, Luciano Duque (SD) e  José Patriota. Para conquistar […]

Os principais chamados candidatos da terra se saíram bem em seus redutos eleitorais neste domingo, mas o resultado fora das bases acabou determinando o resultado entre quem entrou e quem não alcançou seu objetivo.

Como não acontecia a um bom tempo, o Pajeú fez dois Deputados Estaduais, Luciano Duque (SD) e  José Patriota. Para conquistar os mandatos que disputaram, eles saíram bem de casa.

Luciano Duque obteve 21.389 votos. Só não teve mais votos na disputa pelos cargos que Lula e Teresa Leitão. Teve praticamente um terço dos votos que garantiram sua eleição na Capital do Xaxado, buscando os 40.022 votos em outras bases, principalmente no Sertão.

José Patriota também bateu um recorde como maior majoritário da história de Afogados da Ingazeira com 11.994 votos, ou 59,58% dos votos validos na sua principal base. No total, teve 43.856 votos. Pesou a seu favor os apoios em cidades como Itapetim, Carnaíba, Tabira, Ingazeira, Triunfo, Recife e Solidão.

O egipciense Paulo Jucá teve em sua terra 9.914 votos. Ainda foi bem votado em todo o Alto Pajeú. Mas, apesar de buscar apoios em outras bases, como Araripina, Recife e outras cidades, chegou a 27.214 votos.

Para Federal, Carlos Veras teve na sua Tabira 7.041 votos. Com o voto orgânico do PT, teve 127.482 votos, garantindo seu mandato. Uma das exceções foi Waldemar Oliveira, que, diante do voto de Márcia Conrado e Luciano Duque em Fernando Monteiro, não foi majoritário. Teve 8.112 votos contra 10.510 votos do candidato do PP. No computo geral, entretanto teve mais votos 141.386 contra 99.751 votos.

Rádio Pajeú completa 65 anos

Nesta sexta (04), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 65 anos. Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados. Para se ter uma ideia, no […]

Nesta sexta (04), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 65 anos.

Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados.

Para se ter uma ideia, no fim dos anos 50, a região sequer contava com energia elétrica. O funcionamento se deu graças a motores a óleo.

Ao longo do tempo, a rádio, décima do estado, foi se moldando como importante instrumento de formação e entretenimento no Sertão de Pernambuco.

Hoje, após a migração para FM, é líder na região com uma programação que tem como carro chefe a participação popular, a informação e a música regional.

Ano passado, a programação foi marcada pela entrega do novo parque de transmissão, na Serra da Gangorra, localizado a 847 metros do nível do mar. Do local, é possível ver além de Afogados da Ingazeira, as cidades de Tabira, Iguaracy, Custódia, São José do Egito, dentre outras da região. Isso explica a força do novo sinal da rádio, sintonizado por ouvintes de várias cidades do estado e da Paraíba.

Em virtude do calendário eleitoral, a programação festiva foi adiada.

A Rádio Pajeú é uma emissora da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, um braço da Diocese de Afogados da Ingazeira, que tem como Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antonio. Seu Presidente é o Padre Josenildo Nunes de Oliveira. A entidade ainda gere o Museu do Rádio e o Cine São José.