Notícias

Com bancos deixando a região, saída está no cooperativismo financeiro

Por Nill Júnior

Só esta semana, mais duas agências do Bradesco foram notícia por deixar ou estar a deixar a região.

Em Santa Cruz da Baixa Verde,  o prefeito Ismael Quintino até tentou na justiça,  mas perdeu a guerra para o todo poderoso Bradesco,  que ganhou a ação no mérito e, como quem diz, “a força e o capital são meus e eu vou pra onde eu quero”, abandonou a cidade, agora sem nenhuma agência bancária.

Aliás,  o sistema financeiro convencional não distingue por tamanho ou posição geopolítica.  Dia 22 de agosto, a população de São José do Egito se despede da agência do Bradesco.  E não duvide se, como fez o Santander em maio,  ela também deixar Afogados da Ingazeira em breve.

No caso do Bradesco,  um problema grave se gera, já que, mesmo em tempos de portabilidade,  o banco abriga os servidores estaduais em Pernambuco,  que ficam reféns de uma decisão para a qual foram pegos de surpresa, não foram ouvidos e agora são jogados ao limbo, sem canais confiáveis ou acessíveis de relacionamento.

Mesmo os bancos oficiais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão saindo das nossas cidades. Antes,  sob argumento da violência.  Onde criminosos explodiram agências como em Itapetim e Carnaíba,  por exemplo,  os bancos não voltaram. Agora, a desculpa é outra e atende por nomes como “readequação”, “modernização”, “para atender a tendência de mercado”, dentre outras falácias.  A questão reside na verdade no enxugamento,  no encolhimento e estrangulamento dos serviços presenciais para aderirem cada vez mais ao mundo virtual,  para ter competitividade contra os bancos 100% digitais, como o Nubank. Relacionamento,  presença,  olho no olho,  vão dando lugar a telas.  E muitos brasileiros ficam a mercê dessa mudança brusca,  prejudicando também a atividade econômica em nossas cidades.

Na contramão dessa história estão as cooperativas de crédito.  Em Pernambuco,  a maior delas é o Sicoob Pernambuco,  presente em todas as regiões do Estado,  na contramão dos privados e estatais,  planejando a expansão de agências. Nascido da visão de Evaldo Campos e alguns idealizadores há 25 anos, hoje movimenta ativos que se aproximam da casa de R$ 1 bilhão,  com mais de 52 mil associados,  com 40 pontos de atendimento.

Uma das vantagens do cooperativismo financeiro é a economia solidária,  com todos os associados participando de suas decisões e dos resultados.  Além disso,  oferece taxas mais competitivas que o sistema convencional em grande parte dos seus serviços.

No Pajeú,  onde nasceu,  está em várias cidades, abrindo pontos de atendimento em vez de fechar.  Em parte deles, é a única agência da cidade.  Nas outras, conhecida pelo melhor relacionamento,  mais humano e próximo,  dado o treinamento para seus colaboradores,  voltado à cultura de que ali está mais que um negócio,  mas a construção de uma relação humanizada e justa, princípio do cooperativismo financeiro.

Ao contrário dos bancos,  tem tido também uma ação solidária na região,  com várias ações de apoio a organizações sociais, entidades,  municípios,  e com sua marca nos principais eventos culturais e das diversas áreas de desenvolvimento.

O desafio é fazer com que cada vez mais empresários e gestores enxerguem o óbvio,  favorecendo a ampliação da rede, com presença,  apoio institucional e na hora de acessar produtos, serviços e confiar na sua credibilidade e resultados que fazem do Sicoob Pernambuco uma das mais sólidas do sistema cooperativo nacional.  Esse é o caminho para suprir as lacunas deixadas pela fuga dos bancos convencionais, ampliar seu protagonismo regional e evitar um apagão bancário na região.

Outras Notícias

Multidão desrespeita normas sanitárias e promove Carnaval nas ruas de Olinda 

Festa só encerrou com a chegada da Polícia Militar JC online Apesar do crescente número de casos de Covid-19 em Pernambuco nas últimas semanas, a população ainda insiste em aglomerar. No final da tarde e início da noite deste domingo (30), um vídeo ‘viralizou’ nas redes sociais, onde mais de 300 pessoas aparecem promovendo um […]

Festa só encerrou com a chegada da Polícia Militar

JC online

Apesar do crescente número de casos de Covid-19 em Pernambuco nas últimas semanas, a população ainda insiste em aglomerar. No final da tarde e início da noite deste domingo (30), um vídeo ‘viralizou’ nas redes sociais, onde mais de 300 pessoas aparecem promovendo um verdadeiro Carnaval fora de época, desrespeitando todas as normas sanitárias no combate à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com apuração da reportagem do JC, as imagens realmente são de hoje, por volta das 19h, e foram filmadas na esquina da Rua do Amparo com a Rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda – próximo a ladeira da Misericórdia.

Ainda segundo informação obtida pelo JC, uma patrulha da Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local e dispersar as pessoas que insistiam em aglomerar. Até a publicação da matéria, não obtivemos resposta se alguém foi detido.

Carnaval cancelado

Um dos principais polos carnavalescos de Pernambuco, Olinda teve o seu Carnaval cancelado. O prefeito da cidade, professor Lupércio (SD), decidiu não realizar a festa em 2022 por conta do avanço da covid-19. Assim como no ano passado, a prefeitura promete o pagamento de um auxílio em função da não realização da festa pública. O sábado de Zé Pereira, este ano, cai no dia 26 de fevereiro.

Com o cancelamento do Carnaval, a prefeitura de Olinda promete pagar um auxílio a ambulantes, entidades, grupos e artistas que representam a cultura popular. A gestão também anunciou a destinação de investimentos para incentivar a realização de eventos culturais na cidade, indo desde festivais a editais para projetos culturais na cidade. O aporte inicialmente deve girar em torno dos R$ 3 milhões.

A decisão da prefeitura não abrange as festas privadas, que, segundo o prefeito, estarão sob a decisão do governo do Estado.

Marconi cumpre agenda em Sítio dos Nunes e anuncia melhorias em escola

O prefeito do município de Flores, Marconi Santana, esteve na manhã desta quarta-feira(10), junto com integrantes de seu governo, no distrito de Sítio dos Nunes. A presença do prefeito foi um sinal de boas e agradáveis notícias para o homem e a mulher do campo florense e, também para a área de educação da localidade. […]

O prefeito do município de Flores, Marconi Santana, esteve na manhã desta quarta-feira(10), junto com integrantes de seu governo, no distrito de Sítio dos Nunes. A presença do prefeito foi um sinal de boas e agradáveis notícias para o homem e a mulher do campo florense e, também para a área de educação da localidade.

O gestor acompanhou a entrega dos boletos do Garantia – Safra 2018, e aproveitou a ocasião para anunciar melhorias na Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra. A escola deverá receber a instalação de ares-condicionados e, reforma e ampliação dos banheiros e da cozinha.

Para Marconi, “é importante iniciarmos o ano letivo com um ambiente novo para receber nossos alunos e professores”, ressaltou.

Santana ainda declarou que foi preciso realizar uma intervenção de urgência assim que assumiu a prefeitura, pois segundo ele, a escola foi entregue em péssimas condições pela gestão anterior.

Bloco das Acabrochadas vai às ruas de Serra Talhada no sábado, dia 16 de fevereiro

A data já está marcada: 16 de fevereiro. Esse foi o dia escolhido pelo grupo de amigas que, pelo segundo ano consecutivo, realizam o carnaval de rua de Serra Talhada com o Bloco das Acabrochadas. O evento, que é privado, apenas para amigos, que traz  em seu nome uma brincadeira com o nome “cabrocha” que […]

A data já está marcada: 16 de fevereiro. Esse foi o dia escolhido pelo grupo de amigas que, pelo segundo ano consecutivo, realizam o carnaval de rua de Serra Talhada com o Bloco das Acabrochadas. O evento, que é privado, apenas para amigos, que traz  em seu nome uma brincadeira com o nome “cabrocha” que significa mulata carnavalesca, e a cabra, animal tipicamente sertanejo. Por isto, seu mascote é uma cabra carnavalesca.

Em sua programação, o bloco traz Paredão de Som, Banho de Bica, Troça de Frevo, Axé e muita Swingueira.

Lembrando que vai acontecer no dia 16 de fevereiro, com concentração na Lanchonete Come-Come às 13h e festa no Espaço Dona Aristânia.

“Esse é um carnaval de amigos e familiar. Para este ano, a novidade é para a criançada, que terá um espaço exclusivo, com recreadores e pula-pula. Assim, os pais se divertem mais tranquilos sabendo que as crianças estão seguras e brincando também”, conta Carla Cavalcanti, uma das realizadoras do evento.

“Além disto, investimos na contratação de bandas maiores, banda na concentração e mantivemos a mesma atração do ano anterior que foi sucesso.” Disse Katarina Rodrigues, também organizadora.

Os Foliões vão fazer a festa, até as 23h com o samba de Walter Jr, Banda Vizzu com muito frevo, maracatu e axé e Dudu Gonçalves com muita swingueira.

“A ideia é aproveitarmos o melhor do carnaval: Família, Dança, Música boa e muita alegria!!”. Falaram as irmãs Cinthia e Cibele, também organizadoras.

Michelle Meneses, que completa o grupo de cinco amigas organizadoras do evento, ressaltou que: “Os patrocinadores e parceiros foram essenciais para a realização do bloco”, homenageando e agradecendo aos mesmos pelo apoio!

Nill Júnior Podcast: a desenvoltura de Miguel

Os primeiros sinais da pré campanha de Miguel Duque indicam que vai ser muito interessante acompanhar o debate eleitoral em Serra Talhada. Ontem, o jovem nome do Podemos mostrou desenvoltura em uma live com a pré-candidata a vereadora e influencer Cinthia Adriely. Escondido dentre os anônimos que acompanhavam a conversa, observei o diálogo de cerca […]

Os primeiros sinais da pré campanha de Miguel Duque indicam que vai ser muito interessante acompanhar o debate eleitoral em Serra Talhada.

Ontem, o jovem nome do Podemos mostrou desenvoltura em uma live com a pré-candidata a vereadora e influencer Cinthia Adriely. Escondido dentre os anônimos que acompanhavam a conversa, observei o diálogo de cerca de 50 minutos.

Deu com clareza o mote que deve explorar, de que na sua visão Serra deve retomar o rumo do desenvolvimento e do crescimento acima da média na região,  voltando a citar o legado do pai, Luciano Duque.

Sou crítico do modelo político que busca manter ou renovar quadros pelo fator genético,  pelo DNA. Mas pareço ter o discurso e utopia vencidos pela história. Dos Arraes aos Oliveira, dos Lyra aos Duque, etecétera,  parece impossível fugir dessa cultura de que só se é bom, ungido e apoiado a partir do sobrenome.

Mas, dito isso, Miguel tem como argumentos o legado do pai, o discurso do novo e se comunica bem. Quem sabe,  tem eleição em Serra Talhada…

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio:

Grupo da marca Ibis anuncia hotel em Arcoverde

Arcoverde entrou na lista das cidades do interior pernambucano a contar com um projeto de um hotel de bandeira internacional. Depois do anúncio de unidades em Garanhuns e Serra Talhada, um grupo de investidores do estado anunciaram mais uma parceria com o grupo Accor, dono da marca Ibis. O investimento em Arcoverde, encabeçado pelas empresas […]

Arcoverde entrou na lista das cidades do interior pernambucano a contar com um projeto de um hotel de bandeira internacional.

Depois do anúncio de unidades em Garanhuns e Serra Talhada, um grupo de investidores do estado anunciaram mais uma parceria com o grupo Accor, dono da marca Ibis.

O investimento em Arcoverde, encabeçado pelas empresas Madeira de Lei Desenvolvimento Imobiliário e Pedra do Reino Empreendimento, será de R$ 20 milhões e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos durante a construção. Destes, 60, em média, serão diretos.

O novo empreendimento terá 90 acomodações, com as obras previstas para começarem ainda neste ano e com término programado para 2024. Quando pronto, ele deve chegar a 30 empregos diretos. O hotel ficará próximo à rodovia BR-232 e terá características arquitetônicas que consideram as características do clima regional.

Ao todo, os empreendimentos de Arcoverde, Garanhuns e Serra Talhada terão R$ 70 milhões em investimento. Do montante, R$ 30 milhões são destinados à unidade de Garanhuns, com inauguração programada para meados do próximo ano, e R$ 20 milhões para Serra Talhada, que conta ainda com a participação do Grupo João Duque. Os três somarão 300 novas acomodações.