Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Jacaré com Cobra D’água

Militante histórico do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, o ex-deputado Fernando Ferro, que defende a candidatura de Marília Arraes (PT), criticou a tentativa de aliança de PT e PSB no estado. “É uma aliança injustificável. Essa aliança jacaré com cobra d’água não dá”, afirmou em entrevista à Rádio Jornal.

Ferro não acredita que os dois partidos, antigos aliados no estado, mas adversários localmente desde 2013, vão se juntar para o pleito de outubro: “Tendência é que não se concretize. Na maior parte do país, o PSB não vai ficar com o PT e por isso a chapa não será fechada aqui”, acredita. Para o ex-parlamentar, a conversa entre a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann e o governador Paulo Câmara (PSB) realizada na última quinta (12), é só parte de um diálogo normal.

Defensor da candidatura própria de Marília Arraes ao Governo do Estado, Fernando Ferro garante que, apesar do partido parecer dividido, tem espaço sim na chapa para o senador Humberto Costa (PT) tentar a reeleição. Humberto foi eleito em 2010 na chapa que de Eduardo Campos, mesma coligação que elegeu o também senador Armando Monteiro (PDT).

Fernando Ferro lembrou o apoio das gestões Paulo Câmara e Geraldo Júlio (PSB) ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT): “É contra esse tipo de gente, que não podemos nos aliar. A militância do PT está correta em não apoiar. O povo não é bobo, Jarbas Vasconcelos (MDB) chamava o PT de quadrilha e agora vamos nos aliar?”, enfatiza.

A declaração foi dada na mesma semana em que o Deputado Federal Felipe Carreras (PSB) afirmou que não votaria em Lula nem num candidato do PT. Carreras é do chamado núcleo pesado de Câmara, de quem foi Secretário, e reagiu à fala de que Câmara apoiaria Lula com ou sem a aliança do PT.

“Não sei a decisão que meu partido vai tomar. Respeito decisões partidárias. Tenho história no meu partido. Mas de uma coisa tenho certeza, não voto para presidente em Lula nem num candidato do PT”, disse Felipe Carreras em seu Twitter.

Essas posições mostram que nunca antes na história desse estado uma aliança envolveu tantos problemas na base de um e no comando de outro nos dois partidos. É como se a aliança já nascesse rachada, fragmentada, exaurida, sem sequer ter sido consolidada.

Em suma, se o casamento do jacaré com a cobra d’água sair, o bicho que vai nascer da união será indócil, arisco, estranho e muito duro para engolir. Para quem já engoliu sapo de um lado e de outro, pode até sair dizendo que vai dar pra digerir. Mas haja Floratil. Quem viver, verá…

Parte da culpa

O Prefeito Sebastião Dias deu uma bola dentro com a consulta para acabar o gancho inconstitucional que viúvas e filhos de políticos recebiam em Tabira, pagos desde a gestão Mano. Só faltou explicar porque, mesmo com tantas decisões anteriores contra o penduricalho, o manteve em todo seu primeiro governo e por 19 meses na segunda gestão.

Revisão de 57 mil

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB) terá que dedicar um período para cuidar de sua saúde, depois de mais de 40 anos de trabalho ininterrupto, sem um dia de férias. A dúvida é se os médicos o convencerão a uma licença agora ou o deixarão tocar a campanha. É o preço de quem colocou o motor pra funcionar ininterruptamente sem fazer uma revisão.

Esculhambou de novo

Na Rádio Cidade FM, voltaram a chegar reclamações contra o Hospital de Tabira. Falta de médicos, material, profissional atendendo na recepção, dentre outras mazelas que estão de volta. Só aí foi que se soube que o “interventor” Flávio Marques deixou o serviço. Havia esperanças de que a secretária Zeza e a Diretora Cleo Diniz haviam pego o novo ritmo de trabalho. Mas, como na famosa corrida, deixaram cair o bastão entregue por Flávio no chão.

Tirando casquinha

Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque tirou onda do Deputado Sebastião Oliveira, mesmo que com moderação. É que pela Lei Eleitoral, Sebá não pôde aparecer na mídia no oba oba da chegada do avião da Azul em Serra Talhada. Ao contrário, Duque apareceu em praticamente todas as emissoras de TV celebrando a conquista. Aproveitou para dizer que Dilma, Lula e até Roberto Magalhães, além dele, tinham parte na conquista.

Não é o primeiro

O voo 1051 da Azul, que pousou em Serra Talhada na última quinta, não foi o primeiro de uma companhia comercial a explorar a rota até Serra Talhada.

Segundo o escritor Paulo César Gomes, a Aeronorte  ofereceu voos na rota Recife-Serra Talhada na década de 50, com direito a anúncios no  Diário de Pernambuco.

Outra curiosidade, segundo Paulo: “enquanto as aeronaves aterrissaram em nossa cidade no início dos anos de 1940, as locomotivas puxando seus vagões só chegaram em 1957”. Ou seja, o avião chegou primeiro que o trem. O avião a pousar em Serra que se tem notícia levava  Agamenon Magalhães, em 2 de setembro de 1941.

Nas alturas

As postagens do blog sobre as operações da Azul em Serra Talhada mostraram o quanto o assunto gerou interesse na população. O vídeo com narrativa da chegada da aeronave em solo alcançou 12 mil visualizações no Instagram. Na Fanpage, todas as publicações alcançaram outras milhares de visualizações. No blog, também a notícia mais lida da semana.

Desconhemídio

Prova de que Emídio Vasconcelos, que pode até ser candidato a Federal para dar palanque à Marília ainda é muito desconhecido em Afogados: dando carona a um rurícola, quis saber em quem ele votou. “Em Patriota. O outro eu não sabia nem quem era”. Convidado para uma galinhada em um sítio, começou a falar de política, no que um senhor saltou do meio da turma e bradou: “você é sabido demais. Porque não se candidata a prefeito?”. Por isso, diz valorizar os 17% de votos que teve em Afogados. Para muitos, Emídio ainda é uma marca de cuscuz…

Frase da semana:

“Não voto para Presidente nem em Lula nem em um candidato do PT”.

De Felipe Carreras, o primeiro a se rebelar contra a posição de Paulo Câmara ao declarar apoio ao ex-presidente..

Outras Notícias

Piadas sobre falta de água reacendem rixa do Norte e Nordeste com o Sudeste

Do Uol Em uma daquelas peças que o destino prega, os moradores do Sudeste são vítimas hoje de provocações parecidas com as que muitos costumavam fazer com os nordestinos. Tudo por conta da falta de água que atinge a região e serve de combustível para uma nova onda de piadas, agora voltadas principalmente contra os […]

postagens-nas-redes-sociais-ironizam-a-falta-de-agua-no-sudeste-do-brasil-e-lembram-que-o-problema-nao-atinge-o-nordeste-do-pais-1423859662920_615x470

Do Uol

Em uma daquelas peças que o destino prega, os moradores do Sudeste são vítimas hoje de provocações parecidas com as que muitos costumavam fazer com os nordestinos. Tudo por conta da falta de água que atinge a região e serve de combustível para uma nova onda de piadas, agora voltadas principalmente contra os habitantes do Rio e de São Paulo.

Com humor, nordestinos e nortistas não perdoam a atual crise hídrica nos Estados do Sudeste e acirram o bairrismo entre as regiões. São muitas as postagens em redes sociais que fazem menção à situação.

Em um vídeo que viralizou na internet nesta semana, um garoto do Acre toma banho com o jato do cano ao retirar a torneira da pia. “Aqui é Acre, p… As meninas de São Paulo, sabem o que elas querem? Banho!”, diz o menino.

Em uma outra postagem, moradores de Maceió (AL) tomam banho com um caminhão-pipa durante as prévias carnavalescas e dizem que estão “ostentando” por terem água. “Enquanto vocês criticam nós, nordestinos, eu tomo banho de chuveiro. Claro que é com moderação”, diz, em outro vídeo, o promotor de eventos Galisteu Matias, que reside em Maceió.

“Vingança”

Para o doutor em história social pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Michel Zaidan Filho, a rixa entre moradores do Nordeste e do Sudeste é antiga e existe desde o início do século passado.

“Esse problema remonta desde que alguns Estados do Nordeste, da região sucroalcooleira, perderam importância no contexto econômico e social. Ainda na Primeira República (1889-1930), a região entrou em uma crise grande e se criou uma divisão do trabalho que até hoje persiste: o Nordeste comprador de mercadorias e insumos e fornecedor de mão-de-obra”, afirma o pesquisador.

Sobre as piadas que passaram a circular com provocações sobre a crise hídrica nos Estados do Sudeste, Zaidan Filho avalia que são uma consequência normal e uma espécie de vingança de quem sempre foi o alvo da gozação. Para ele, elas também fazem parte de uma herança cultural.

“Essa vingança faz parte deste contexto marcado por desigualdade e diferenciação cultural muito grande. Isso é um mecanismo psicológico muito comum, só que agora se inverteu, com a região mais forte e poderosa penalizada pelo racionamento de energia e água. Agora, fica muito conveniente ridicularizá-los”, afirma.

Tuparetama inaugura praça e estátua em homenagem ao poeta Valdir Teles

Em Tuparetama, a noite da última sexta-feira foi banhada de poesia e repente em homenagem ao cantador, poeta e compositor, Valdir Teles, imortalizado pela gestão do prefeito Sávio Torres, com uma praça e uma estátua em homenagem ao mestre do repente nordestino falecido em março de 2020. Antes da inauguração da praça, o prefeito Sávio […]

Em Tuparetama, a noite da última sexta-feira foi banhada de poesia e repente em homenagem ao cantador, poeta e compositor, Valdir Teles, imortalizado pela gestão do prefeito Sávio Torres, com uma praça e uma estátua em homenagem ao mestre do repente nordestino falecido em março de 2020.

Antes da inauguração da praça, o prefeito Sávio Torres entregou a revitalização do terminal rodoviário, homenageando o saudoso Francisco de Assis Brito, o popular Francisco da Rodoviária, que empresta seu nome ao local trabalhou por quase quarenta anos, vendendo passagens.

Além do prefeito e da equipe do governo municipal, as entregas foram acompanhada pelos familiares, amigos, companheiros de viola e fãs de um dos maiores expoentes da cultura popular. O poeta Antônio Marinho, conduziu o ato solene, fazendo vibrar em rimas a saudade que o Pajeú sente de Valdir.

Ao fazer uso da palavra, o gestor destacou sua amizade pessoal com o artista e sua contribuição para a cultura tuparetamense. “Nessa última eleição eu senti muita falta do poeta que deu voz às nossas campanhas ao som da sua viola. Mas hoje, fazemos esta justa homenagem ao grande poeta que Tuparetama tinha como um filho querido e a partir de agora, quem passar por esta rodovia vai saber que aqui está imortalizado um dos maiores repentistas do Brasil”, disse.

A dupla de cantadores Sebastião Dias e Nonato Neto traduziu em seus versos o legado e a obra deixados pelo companheiro de viola. Entre as muitas homenagens da noite, a maior delas partiu da advogada e poetisa Mariana Teles, herdeira do talento e da genialidade de Valdir.

“Voz heroica de timbre inconfundível/ dicção cristalina e verso forte/ trajetória impecável sem ter corte/ rapidez no improviso de outro nível/ seu talento é insubstituível/ sua história não tem repetição/ um cometa de rara aparição/ e uma estrela de luz que não termina/ Valdir vive na alma nordestina/ e na saudade do povo do Sertão.”

Ao final da solenidade, o prefeito acompanhado de dona Elza, dos filhos Mariana, Gauderize e Glaubênio, e das irmãs do poeta, fizeram o descerramento da placa e do pano que cobria a estátua, revelando a imagem do cantador que ficará eternizado na Princesinha do Pajeú.

Festival de Poesia – Após a solenidade, o público se dirigiu até o Espaço Cultural da Academia das Cidades, que ficou lotado para assistir as homenagens e apresentações das duplas de repentistas, declamadores e diversos artistas da região.

Entre decassílabos, sextilhas e galopes, o Festival de Poesia Valdir Teles Vive, apresentado por Felisardo Moura, se caracterizou como uma grande manifestação de reconhecimento ao Patrono do Repente e da Cantoria de Viola, título concedido a Valdir pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

No palco, se apresentaram nomes da nova geração do repente, a exemplo de Aryel Freire e Thulio Fontinele; dos irmãos, Jairo e Jefferson Silva; e a dupla da casa, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes.

Nomes consagrados do repente nordestino estiveram no evento, fazendo suas rimas chegar ao céu ao encontro de Valdir. Subiram ao palco as duplas: Zé Cardoso e Biu Dionísio, Diomedes Mariano e Afonso Pequeno, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, e finalizou com Nonato Neto e Sebastião Dias.

A noite foi encerrada com os shows de Nonato Neto, seguido de Luizinho de Serra. O Festival de Poesia Valdir Teles Vive foi promovido pelo Governo de Tuparetama, Secretaria Municipal de Cultura com o apoio dos filhos do homenageado.

Homenagens – Os familiares de Valdir Teles fizeram uma série de homenagens a figuras que acompanharam a trajetória do cantador. O troféu Valdir Vive foi entregue ao ex-prefeito e grande amigo, Pedro Torres Tunú, ao prefeito Sávio Torres e a primeira-dama, Raquel; ao ex-deputado, José Marcos de Lima; Zé de Cazuza, Zé Cardoso, Edmilson Pereira, Zé Luiz, Josias, Delmiro Barros, Elói, Eduardo Oliveira, Sebastião Dias e Val Patriota.

Banco do Nordeste publica edital de abertura de concurso público

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou o edital de abertura do novo concurso público para os cargos de Especialista Técnico 1 – Qualificador: Analista de Sistema e Analista Bancário 1. O Banco oferece quatro vagas para o cargo, além de 196 cadastros de reserva. A lotação do cargo é em Fortaleza (CE). Para […]

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou o edital de abertura do novo concurso público para os cargos de Especialista Técnico 1 – Qualificador: Analista de Sistema e Analista Bancário 1.

O Banco oferece quatro vagas para o cargo, além de 196 cadastros de reserva. A lotação do cargo é em Fortaleza (CE). Para concorrer, o candidato deve possuir diploma em nível superior em alguma das áreas informadas no edital de abertura da seleção ou diploma de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de pós-graduação na área de Informática e (ou) Segurança da Informação. A remuneração inicial atual é de R$ 4.941,17, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Para o cargo de nível médio, a seleção também oferece quatro vagas, além de formação de cadastro de reserva para 496 classificados. São diversas as cidades de lotação, distribuídas entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Para concorrer, o candidato deverá apresentar certificado de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração é de R$ 2.854,68, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas por meio do link www.cespe.unb.br/concursos/banco_do_nordeste_18 a partir de 24 de setembro, e o prazo vai até 15 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 67,00 para nível superior e R$ 59,00 para nível médio.

A seleção será realizada por meio de provas objetivas para ambos os cargos e prova discursiva somente para Especialista Técnico. As avaliações estão previstas para 25 de novembro. As 35 cidades onde ocorrerão as etapas do concurso público estão listadas no edital de abertura do certame.

Triunfo: emoção na despedida a seminarista

Muita emoção na despedida ao seminarista Willian Figueiredo em Triunfo. Esta manhã, a missa de corpo presente no Stella Marys em Triunfo foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Em muitos momentos, o Bispo não suportou a emoção e chorou. Os pais de William, Marcos Inácio (dono de uma panificadora) e de Rosa Figueiredo […]

Despedida: a frente, Dom Egídio e sacerdotes abrem cortejo fúnebre. Mais atrás, carro funerário com corpo de Willian acompanhado por uma multidão. foto: Tito Barbosa
Despedida: a frente, Dom Egídio e sacerdotes abrem cortejo fúnebre. Mais atrás, carro funerário com corpo de Willian acompanhado por uma multidão. foto: Tito Barbosa

Muita emoção na despedida ao seminarista Willian Figueiredo em Triunfo. Esta manhã, a missa de corpo presente no Stella Marys em Triunfo foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Em muitos momentos, o Bispo não suportou a emoção e chorou.

Os pais de William, Marcos Inácio (dono de uma panificadora) e de Rosa Figueiredo estavam inconsoláveis. Emoção também na leitura de uma nota assinada por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife lamentando a tragédia.

O sepultamento aconteceu no Cemitério da cidade, próximo à saída para Santa Cruz da Baixa Verde. Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. Em todo o trajeto, muita emoção. O Bispo Dom Egídio, sacerdotes e seminaristas que conviveram com ele acompanharam todo o trajeto. O comércio fechou suas portas em sinal de luto.

Paulo Câmara recebe Yane Marques

A sertaneja Yane Marques, ouro no Pentatlo, foi recebida, nesta segunda-feira (27), pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do bom desempenho dos pernambucanos na competição internacional, reforçando que Yane foi responsável pela popularização da sua modalidade Brasil. “A gente fica muito […]

IMG_6831RETRATISTA - ROBERTO PEREIRA

A sertaneja Yane Marques, ouro no Pentatlo, foi recebida, nesta segunda-feira (27), pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do bom desempenho dos pernambucanos na competição internacional, reforçando que Yane foi responsável pela popularização da sua modalidade Brasil.

“A gente fica muito feliz de ver uma sertaneja ganhar uma medalha de ouro. Yane tem uma trajetória muito bonita, que ela trilhou com muita dedicação e esforço. Ela fez o Brasil conhecer o Pentatlo; poucos conheciam essa modalidade antes dessa pernambucana de Afogados da Ingazeira. Tenho certeza que ela vai continuar dando muitas alegrias para todos nós”, enalteceu Paulo.

Yane Marques participou de três Pan-Americanos, onde conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata. Ela ainda foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. “Essa é a prova de que todo o esforço vale a pena”, comentou a atleta, que já está nos preparativos para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

IMG_6886RETRATISTA - ROBERTO PEREIRA

“Ano que vem temos as Olimpíadas do Rio de Janeiro; vamos apoiar e torcer para que ela continue essa trajetória bonita no esporte e garanta mais uma medalha de ouro para Pernambuco e para o Brasil”, reforçou Paulo Câmara.

Beneficiária do Bolsa Atleta, do Governo do Estado, Yane treinará pelo Exército Brasileiro até 2017. Sobre a sua rotina de preparação, a sertaneja disse que utiliza algumas instalações no Recife e ainda participa de encontros fora do País. “Eu treino quatro vezes por semana, com horário específico para cada modalidade”, pontuou.

Durante o encontro, Paulo Câmara, que já defendeu o Estado em provas de natação na adolescência, confidenciou que gosta de acompanhar as diversas competições esportivas. “Acredito que o esporte, em suas diversas modalidades, oferece muitas oportunidades para os jovens”, salientou.