Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Coluna do Domingão

Publicado em Notícias por em 27 de outubro de 2024

Só vai ter emoção em Olinda

Nesse segundo turno das eleições em Pernambuco,  tem disputa em duas,  mas emoção só em uma.

Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, o 3º e o 6º maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, são as duas únicas cidades de Pernambuco a terem 2º turno nas Eleições 2024. Ao todo, 535 mil eleitores estão aptos a votar nas duas cidades nas mais de 1,5 mil seções eleitorais. Mais de 1,7 mil urnas eletrônicas serão utilizadas no pleito e 6 mil mesárias e mesários estarão mobilizados.

Em Paulista,  fatura liquidada. Todas as pesquisas mostram o candidato Severino Ramos (PSDB) liderando a corrida.

A última,  do Instituto Exatta, em parceria com o Diário de Pernambuco, traz o tucano com 69,19% das intenções de votos válidos, contra 30,81% do ex-prefeito e deputado estadual Júnior Matuto (PSB). Pudesse,  possível fosse, era evitar os custos e, pelo princípio da previsibilidade,  entregar o diploma para o candidato do PSDB.

E Olinda? Na cidade,  a emoção deve marcar a apuração até o final. A grande maioria dos últimos levantamentos mostram ligeira vantagem do candidato petista Vinicius Castello, mas a rigorosa obrigação de tratar o cenário como de empate técnico com a governista Mirella Almeida, do PSD.

Senão,  vejamos: Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda mostra a eleição empatada. Vinicius tem 51%, e Mirella, 49%. O Instituto Opinião para o Blog do Magno mostrou na estimulada, Vinicius com 42% e Mirella, com 40%. Na espontânea, Mirella aparece com 35,7% e Vinicius 35,2%. Resumindo,  vai ser voto a voto.

Curioso é ver a movimentação sobre a estadualização das disputas. Aliados da governadora dizem que,  como ela já sai vitoriosa em Paulista, ganhar em Olinda vai ser a cereja do bolo. Já os aliados de João Campos dizem que a conta não é essa, com a vitória acachapante de em Recife e a possibilidade de vitória do aliado em Olinda.

Resumindo,  até a raspa do tacho desse pleito levanta especulações sobre 2026. Lá é que a onça vai beber água.

LW Cast 

O vice-prefeito eleito Siqueirinha e o irmão, majoritário das últimas eleições para vereador,  Wellington Siqueira,  são os convidados do LW Cast da próxima quinta-feira,  7 da noite, na TV LW On Line. Será a primeira entrevista após o resultado do pleito em Arcoverde.

Bem que se quis

A prefeita de Tabira,  Nicinha Melo,  foi convidada para, com status de prefeita aliada, acompanhar o lançamento do programa PE na Estrada,  do governo Raquel Lyra.  Disse que a agenda não permitia sua presença.  Já Flávio Marques (PT), foi com Carlos Veras, acompanhou a agenda e pra completar capitalizou com o anúncio da PE 304, a Estrada entre Tabira e Água Branca.

Primeira análise

O Mais Pajeú,  de Romero Morais, quis exercitar quem fará parte da gestão Sandrinho 2.0. Pela análise dele, ficam Arthur Amorim (Saúde), Lúcia Gomes (Finanças), Madalena Leite (Assistência Social), Carlos Alberto (Procurador) e Rodrigo Lima (Imprensa). Para ele, Wiviane Fonseca não fica na Educação.

Quase lá 

Estão quase confirmados Augusto Martins (Cultura e Esportes), Bombinha (Infraestrutura), Flaviana Rosa (Transportes), Valberto Amaral (Agricultura), Igor Mariano (Assessoria Especial), Ney Quidute (Administração) e Odilio Lopes (Governo).

Cartas na manga

São coringas ou correm por fora Rubinho do São João,  Edygar Santos, Veratânia Lacerda, Alexandre Moraes,  Risomar Lemos, Rubinho Pires, Carlinhos Neves, Heleno Mariano, Rivelton Santos e Miguel Góis, o Miguel da Gráfica.

São José 

O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito,  tem dito a aliados que um dos seus projetos mais ousados é o de construção de uma estátua de Santo Antônio,  perto de onde é celebrada a Missa do Monte.  A ideia é fazer do local um polo de peregrinação religiosa.

Mas também não tem certeza que sim…

A prefeita Márcia Conrado,  eventualmente criticada por ter aliados de “a” a “z” em seu palanque teve um gesto de fidelidade ao PT. Foi pedir votos para Vinicius Castello em Olinda.  Não são poucos os que colocam a prefeita como um nome para a disputa da vice em 2026 na chapa de João Campos.  Problema é entregar a prefeitura a Faeca Melo,  ainda o mais rejeitado entre os vices eleitos no Pajeú.

Sempre ela, a …

Aliados de Raquel Lyra como Mário Viana Filho estão comemorando o lançamento do programa PE na Estrada e a perspectiva de mais investimentos no Estado. A frase é um mantra: “quem pensa que a fatura já estará liquidada pró João Campos em 2026 está muito enganado”. Dizem que a questão tem relação com a capacidade de investimentos do Estado até lá.  No interior,  chamam isso de “poiva”…

Próximas

Em um outro momento,  além da PE-320, uma demanda antiga da população que será recapeada no trecho entre São José do Egito e Serra Talhada, deve sair do papel a restauração da PE 426, entre Flores e Triunfo.  O prefeito Luciano Bonfim, aliado da governadora,  já estaria ciente.

Dez é pouco,  quinze é ideal

O quase vereador André Paulo,  do PDT de Arcoverde,  que teve 1.353 votos, mas não chegou, disse ao blog que acionou a justiça para questionar a existência de apenas dez vereadores em Arcoverde.  Pela base de cálculo,  a cidade deveria ter 15 parlamentares.  Tem apenas dez, perdendo para cidades menores. Em suma, diz que a estratégia fere a Lei Orgânica é favorece vereadores com muitos mandatos, além de dividir um bom maior para menos parlamentares.

Frase da semana :

“Pode contar com o nosso trabalho!”

Do Senador Humberto Costa a Pollyana Abreu, em encontro  que gerou dor de cotovelo do diretório do PT de Sertânia.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: