Coluna do Domingão
A Igreja e as eleições
A Diocese de Afogados da Ingazeira está iniciando uma campanha que vai ser levada ao ar na Rádio Pajeú e nos espaços que ocupa nas celebrações e redes sociais para destacar o papel da Igreja e dos cristãos católicos nesse processo eleitoral.
O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol levará essas orientações em spots que serão levados ao ar na emissora diocesana. E haverá o fomento ao debate saudável nas paróquias e espaços com presença da Igreja.
A campanha tem ao menos três pilares: um, o de um processo eleitoral de paz, fugindo do voraz acirramento com casos de violência.
Outro, da busca por propostas alinhadas com políticas públicas determinantes para a melhoria da qualidade de vida da população, com bandeiras que defendam a vida, a casa comum e alinhadas com a doutrina social da Igreja.
Por fim, que os cristãos católicos evitem e combatam as Fake News, que prometem emporcalhar mais uma vez o processo eleitoral. Dentre as orientações, a de que os cristãos participem do debate não permitindo que as instituições garantidoras do processo democrático sejam maculadas arbitrariamente. Ainda que práticas autoritárias, intolerantes e fascistas não encontrem espaço na sociedade e na política.
Estar atentos ao perigo da utilização indevida da política pela religião ou o contrário da religião para a política. No entanto, é preciso resgatar a saudável relação entre fé e política, afastando a ideia de “bancada católica” ou de “bancada de cristãos” com participação a serviço do “bem comum” e do “bem viver”.
A produção e a divulgação de Fake News, notícias falsas, podem colocar em risco o processo democrático. Notícias falsas é uma maneira de manipular a consciência das pessoas. Uma informação falsa pode se espalhar em segundos, e influenciar nas decisões das pessoas, por isso é necessário checar a veracidade delas antes de serem compartilhada. E só compartilhar o que for realmente verdade.
Conhecer em profundidade os projetos e propostas de governos, apresentadas pelos partidos ou candidatos que estejam comprometidos com os valores da democracia, da defesa da vida, da casa comum e com a doutrina social da Igreja.
Diante de um processo eleitoral, que se configura pela polarização com discursos acirrados e em alguns casos de extremismo, convém o cuidado para não fomentar mais ainda este acirramento entre os fiéis.
“Em nossas reuniões, homilias ou outras modalidades do uso da fala, não utilizar e nem aceitar, expressões de baixo calão que destrate ou desmereça qualquer candidato ou partido político. Tratando a todos com respeito e sem quebra de decoro, como convém a postura de um verdadeiro cristão”, concluiu o documento com orientações.
Dialoga, mas não se mete
Falando à Rádio Pajeú o padre Josenildo Nunes, Pároco da Penha, disse que a Paróquia não interfere na montagem da grade da Festa de Setembro pela prefeitura. “Sugerimos as atrações religiosas. Mas temos um bom diálogo “.
Distintos
O padre não quis polemizar sobre as contratações de Gusttavo Lima e cia. Disse que o aquecimento do comércio já é sentido e que a tradição da festa religiosa criou um grande evento paralelo festivo. Concordou que há católicos tradicionais que não vão à festa e gente que vai à festa que não sabe o caminho da Matriz da Penha.
Meme nasceu pronto
Antes que vire meme, o prefeito Sandrinho Palmeira, flagrado mandando alguém abrir o olho quando Patriota cumprimentava Totonho Valadares, disse que apenas alertava a equipe de fotografia a acompanhar o seu candidato. Sandrinho coordena a campanha de Patriota. Então tá…
Projeto “descarta Gleybson”
Em Carnaíba, o acordo de voto de alguns vereadores a Marília Arraes inclui o compromisso de apoio à Mateus Francisco, filho de Didi, para prefeito em 2024. Gleybson Martins, que teve uma votação surpreendente em 2018 e é tido como o melhor nome, pode estar sendo traído.
Quem vai?
Caso Marília Arraes vença as eleições este ano, muitos se perguntam quem ela deve apoiar em Afogados daqui a dois anos: Evângela Vieira, que está segurando sua campanha por aqui, ou a comadre Aline Mariano, que ganhará protagonismo caso ela ganhe a chave do Palácio das Princesas.
Interrogações
Em Serra as perguntas que não querem calar: quem será o majoritário? Waldemar Oliveira ou Fernando Monteiro? Quantos votos terão Dr Waldir Tenório e Marcos Oliveira? E a dupla Charles e Tiringa vai ser mesmo puxadora de votos como quer o PRTB ou vai voltar à resenha das redes?
Respeite a tartaruga!
Vídeo: Evandro Lira
É impressionante ver mais uma semana sem celeridade nos reparos da PE 320 , Coluna vertebral da região em trechos como o Afogados da Ingazeira-Tabira. Esse ritmo, já informado a Fernandha Batista e Paulo Câmara, não pode nem ser chamado de “tartaruga”. Os animais merecem respeito…
Debate
A Rádio Pajeú forma rede com a Liberdade FM de Caruaru no primeiro debate com os candidatos ao governo de Pernambuco, sexta-feira, dia 26,a partir das 9 horas da manhã. Todos confirmaram presença. Será no Auditório do Shopping Difusora.
Vai entender
Só a política tabirense para explicar o fato de que o ex-prefeito Dinca Brandino estará apto a disputar a prefeitura se quiser em 2024 e Flávio Marques, estará inelegível, se não reverter no TSE a derrota no TRE por 4×3 esta semana.
Animado
O socialista Danilo Cabral está muito confiante de que, com o empenho dos prefeitos, o alinhamento com Lula e o maior tempo de guia, consegue o gás necessário para chegar ao segundo turno, passando Raquel, Anderson e Miguel. Se der um Marília x Danilo, sai de baixo.
Assume, Marta!
A Secretária de Educação da gestão Márcia Conrado, Marta Cristina, natural de Brejinho, não se assumiu Danilo ou Marília publicamente. Mas é a articuladora do apoio de Chico Dudu, Ronaldo Delfino, Inácio Teixeira e Ligekson Lira a Luciano Duque e Marília. Eles foram expulsos do PSB. Então de fato nem precisa mais assumir nada…
Frase da semana:
“Quero ver se você é corajoso pra falar comigo, Tchuchuca do Centrão”.
Do influenciador Wilker Leão, provocando o presidente Jair Bolsonaro.