Notícias

Codecipe retoma abastecimento no Pajeú, com dificuldades

Por Nill Júnior

pipaA Codecipe está voltando aos poucos a abastecer as comunidades rurais de Afogados da Ingazeira e outras cidades do Pajeú. Aos poucos porque dos carros contratados, alguns haviam quebrado segundo a coordenação regional.

Outro problema que vai se agravando é o alta de reservatórios para captação de água. Ontem, na reunião de prefeitos com o Ministério Público, gestores apelaram para que as barragens de Rosário – em colapso – e Brotas – com queda constante de volume não sejam mais utilizadas para busca de água pelos pipas.

Sugeriram Serrinha, em Serra Talhada, que também não está em situação fácil, com 15% de volume. Na área, o Dnocs já considera a possibilidade de fechar as comportas que liberam água para agricultores às margens do reservatório.

Outras Notícias

Arcoverde: transporte escolar já atende Residencial Maria de Fátima Freire

O transporte escolar para os moradores do Residencial Maria de Fátima Freire está sendo cumprido, diz a prefeitura em nota. Atualmente, estão sendo transportadas mais de 400 crianças e adolescentes, de escolas públicas municipais e estaduais. Todo o processo está sendo cuidadosamente acompanhado pela Secretaria de Educação e Esportes. Neste sábado (30), a secretária Patrícia […]

O transporte escolar para os moradores do Residencial Maria de Fátima Freire está sendo cumprido, diz a prefeitura em nota.

Atualmente, estão sendo transportadas mais de 400 crianças e adolescentes, de escolas públicas municipais e estaduais. Todo o processo está sendo cuidadosamente acompanhado pela Secretaria de Educação e Esportes.

Neste sábado (30), a secretária Patrícia Cursino Padilha se reuniu com os residentes para tratar do pacto da prefeita Madalena em atender a demanda daquelas famílias e da parceria entre família e escola. “Nós discutimos a questão das rotas, dos horários dos transportes escolares, dos cuidados que os pais devem ter em relação aos seus filhos e orientações gerais sobre segurança. Tratamos ainda da proibição de caronas no transporte escolar”, explicou ela.

Diariamente, a inspetora Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Rita de Cássia Tenório de Siqueira, acompanha o embarque dos estudantes que são feitos em dois horários: às 6h20 e às 12h20. No primeiro horário são utilizados seis ônibus e no segundo, quatro.

Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (28) a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. A descoberta foi realizada pelo Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), que encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, que nasceu com a anomalia e morreu no Ceará. […]

1O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (28) a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. A descoberta foi realizada pelo Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), que encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, que nasceu com a anomalia e morreu no Ceará. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.

A partir disso, o Ministério da Saúde confirmou, em nota divulgada no final da tarde deste sábado, a relação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia.

Antes disso, a hipótese foi levantada pelo Estado de Pernambuco, que já havia notado o aumento de casos da má formação no Estado e especialistas de Pernambuco desconfiavam da relação. Em entrevista ao Jornal do Commercio no dia 24 de outubro, a neurologista infantil Adélia Henriques Souza citou a coincidência entre a epidemia de dengue, desde o início do ano, que coincide com o período de gestação das mulheres que recentemente deram à luz um bebê com microcefalia.

De acordo com a nota do Ministério, essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial e as investigações sobre o tema devem continuar até que se esclareça questões como a transmissão, a atuação no organismo humano, a infecção do feto e o período de maior vulnerabilidade para as gestantes. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

Ainda na nota, o Ministério da Saúde alertou para importância de uma mobilização conjunta, que envolva a União, os estados, os municípios e a toda a sociedade brasileira, para prevenir e eliminar os focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chicungunha.

Até a última terça-feira (28), o Estado de Pernambuco registrou 487 casos de bebês com microcefalia. Na semana anterior, eram 268 bebês com suspeita dessa malformação no Estado. No País, o número chegou aos 741 casos suspeitos, com nascimentos em 160 municípios, distribuídos em nove Estados do Brasil.

Óbitos

Até a sexta-feira (27), dois casos de morte por zika vírus foram confirmadas. A primeira de e um homem com histórico de lúpus, morador de São Luís, do Maranhão. Já o segundo caso foi de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que veio a óbito no final de outubro.

O Ministério da Saúde informou que está se aprofundando na análise dos casos e acompanhando outras análises que vem sendo conduzidas pelos seus órgãos de pesquisa e análise laboratorial. O protocolo inicial para o atendimento de possível agravamento da Zika será o mesmo utilizado para situações mais graves de dengue.

Atividades

O acompanhamento da situação foi intensificado de forma prioritária. O Ministério da saúde informou que divulgará orientações para rede pública e para a população, conforme os resultados das investigações.

A presidente Dilma Rousseff determinou a convocação do GEI (Grupo Executivo Interministerial), que envolve 17 ministérios, para a formulação de plano nacional do combate ao vetor transmissor, o mosquito Aedes Aegypti e informou Também estão sendo estimuladas pesquisas para o diagnóstico da doença e frentes de mobilização em regiões mais críticas. De acordo com a nota, não faltarão recursos financeiros para suporte às ações.

As medidas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde envolvem ainda ações de comunicação e suporte assistencial, como pré-natal, atenção psicossocial, fisioterapia, exames de suporte e estímulo precoce dos bebês.

Ainda nesta semana, a convite de governo federal, representantes do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos integrarão os esforços das autoridades e parceiros nacionais nestas análises. O Centro é referência para a Organização Mundial de Saúde (OMS) em doenças transmissíveis. A data de início dessas atividaes ainda não foi confirmada.

Secretário de Saúde registra queda dos casos de SRAG em Pernambuco

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, durante coletiva online, nesta quarta-feira (30), que após cinco semanas seguidas de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Pernambuco registra queda de 20% nas ocorrências da Semana Epidemiológica (SE) 52 em comparação com a 51. Quando analisados os números da semana 50, a diminuição […]

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, durante coletiva online, nesta quarta-feira (30), que após cinco semanas seguidas de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Pernambuco registra queda de 20% nas ocorrências da Semana Epidemiológica (SE) 52 em comparação com a 51. Quando analisados os números da semana 50, a diminuição foi de 8% nesses 15 dias. 

“Apesar da queda, precisamos continuar avaliando o indicador, porque, no feriado, há acúmulo de notificações. Assim, é possível que este número sofra correção nos próximos dias”, informou o secretário, destacando ainda que, na última Semana Epidemiológica, foram computados 801 pedidos por leitos de internação na Central de Regulação do Estado.

O número apresentado significa uma queda de 13% e 7% em comparação com as semanas 51 e 50, respectivamente. A diminuição foi puxada pelas solicitações por enfermaria, que tiveram uma queda de 29% em relação à semana 51 e de 19% na comparação com a 50. Em relação às UTIs, os pedidos permaneceram estáveis entre as semanas 52 e 51 e um aumento de 1,6% em relação à 50.

“Quando analisamos o número de pacientes internados em leitos de UTI na rede pública de saúde, ainda vemos uma situação que nos causa preocupação. Atualmente, são cerca de 760 pacientes internados. Há 15 dias, eram 750. Portanto, ainda vivemos um momento que requer atenção e o reforço na adoção de cuidados, porque nossas atitudes serão determinantes para os indicadores das próximas semanas”, ratificou Longo.

ANO NOVO – O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressaltou que, além da fiscalização realizada pelo Estado durante as festas de Ano Novo, os municípios também foram acionados para colaborar, atuando através das Guardas Civis e Municipais e da Vigilância Sanitária.  

“Aqueles que descumprirem as regras mínimas vão ser autuados, respondendo criminalmente. Não somente o responsável pela festa, mas também o proprietário da casa de eventos, hotel, todos serão responsabilizados. Inclusive, quero deixar bem claro, que também pode acontecer posteriormente. Nem sempre vamos conseguir chegar na primeira hora, mas vamos levantar o que vai sair nas redes sociais e autuar posteriormente. As multas vão de R$ 1 mil a 100 mil, independente da responsabilização criminal que vai acontecer através de inquéritos abertos pela Polícia Civil”, pontuou o secretário.

Arcoverde: acaba contrato da zona azul e prefeitura não anuncia solução

O município de Arcoverde está sem a atuação de um dos acertos administrativos dos últimos anos. Com o fim do contrato com a empresa Sinal Vida, de Recife, dia 30 de abril, parou o serviço de cobrança da zona azul, que ajuda muito a organizar o trânsito na cidade. Com isso, também pelo fim do […]

O município de Arcoverde está sem a atuação de um dos acertos administrativos dos últimos anos. Com o fim do contrato com a empresa Sinal Vida, de Recife, dia 30 de abril, parou o serviço de cobrança da zona azul, que ajuda muito a organizar o trânsito na cidade.

Com isso, também pelo fim do contrato com as profissionais que eram contratadas para o serviço, Arcoverde está sem atuação plena do processo de fiscalização do trânsito.

Pior é a demora no anúncio pelo prefeito Wellington da LW de que empresa irá substituir a empresa, ou se a prefeitura vai assumir o serviço. Há uma queixa de que o contrato deixava um valor irrisório para o município do valor arrecadado.

O presidente da Câmara, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB) cobrou o aproveitamento das profissionais agora desempregadas e que o município assuma integralmente o serviço, sem terceirizá-lo. “Arcoverde já tem um alto índice de desemprego e essas meninas não podem ficar desamparadas”.

Obra de R$ 20 milhões para ampliação do abastecimento de água avança em Arcoverde

Em Arcoverde, Sertão do Moxotó, a Compesa está realizando uma ampla obra para melhorar e ampliar o abastecimento de água no município. Com investimento de R$ 20,4 milhões, as ações incluem a substituição de tubulações antigas, implantação de novas redes e instalação de válvulas e registros modernos para aprimorar o controle operacional do sistema. Além […]

Em Arcoverde, Sertão do Moxotó, a Compesa está realizando uma ampla obra para melhorar e ampliar o abastecimento de água no município. Com investimento de R$ 20,4 milhões, as ações incluem a substituição de tubulações antigas, implantação de novas redes e instalação de válvulas e registros modernos para aprimorar o controle operacional do sistema. Além disso, está sendo construída a Estação Elevatória Riacho do Pau II, que contará com equipamentos tecnológicos avançados para aumentar a confiabilidade no bombeamento hídrico e automatizar o controle do sistema.

Até o momento, foram instalados 13,5 quilômetros de rede distribuidora, de um total de 42 quilômetros previstos no projeto. As obras, que já atingiram 32% de conclusão, beneficiarão 77 mil moradores e têm previsão de término para fevereiro de 2026.

“Nossos investimentos em Arcoverde dialogam diretamente com o desenvolvimento da cidade e a melhoria na qualidade de vida da população. Ampliar a oferta de água para todos os pernambucanos é um compromisso da governadora Raquel Lyra, que idealizou o Programa Águas de Pernambuco, destinando R$ 6,1 bilhões em obras de abastecimento e esgotamento sanitário”, enfatizou o presidente da Compesa, Alex Campos.

As intervenções, que geraram 50 empregos diretos desde o início em fevereiro de 2024, já contemplaram diversas vias da cidade, como a Avenida Dr. Agamenon Magalhães e as ruas Vereador José Costa Leitão, Quatorze e Cícero Edson Mandú. Além disso, o novo sistema de distribuição utilizará tecnologias modernas para monitorar a produção e a vazão da água, garantindo abastecimento diário para os moradores e eliminando o antigo rodízio.

Segundo Campos, as obras de Arcoverde estão integradas ao esforço da Compesa para atender ao novo marco regulatório do saneamento, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. Entre os empreendimentos que beneficiarão o Agreste e outras regiões do Estado, ele citou as adutoras do Agreste, Alto Capibaribe e Serro Azul.