Ciclo Bolsonaro tem dois milhões a mais na extrema pobreza, diz levantamento
Por Nill Júnior
Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras caíram na extrema pobreza entre janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro tomou posse, e junho deste ano.
Os dados são do Cadastro Único do governo federal, o chamado CadÚnico, que aponta para um aumento mês a mês de pessoas na miséria desde novembro de 2020.
Reportagem do UOL publicada neste domingo (26) aponta que em dezembro de 2018, durante o governo Michel Temer (MDB), havia 12,7 milhões de pessoas na pobreza extrema. Dois anos e meio depois e com Jair Bolsonaro na Presidência, esse número chegou a 14,7 milhões em junho de 2021.
O número de junho é o maior de famílias na miséria desde o início dos registros disponíveis do Ministério da Cidadania —a partir de agosto de 2012— e representa 41,1 milhões de pessoas. Há ainda 2,8 milhões de pessoas na pobreza, ou com renda per capita de R$ 90 a R$ 178 mensais.
Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo Dilma Rousseff pretende dividir a já célebre carta sobre o impeachment em duas partes. A primeira será enviada ao Senado nos próximos dias. A outra deve ser divulgada no dia de seu afastamento definitivo, se ele ocorrer. A segunda será, de acordo com aliados, um documento “para a história”, uma espécie […]
Dilma Rousseff pretende dividir a já célebre carta sobre o impeachment em duas partes. A primeira será enviada ao Senado nos próximos dias. A outra deve ser divulgada no dia de seu afastamento definitivo, se ele ocorrer.
A segunda será, de acordo com aliados, um documento “para a história”, uma espécie de carta-testamento, como foi a que Getúlio Vargas deixou ao se suicidar, em 1954. Dilma deve falar da memória do país e das lutas da esquerda brasileira em contraponto às forças contrárias, introduzindo-se, e também a Lula, nesse contexto.
A carta ao Senado, por sinal, deverá ter, sim, a palavra “golpe”.
“A presidenta me disse que vai usar essa expressão, que define com precisão o momento que vivemos”, diz o senador Lindberg Farias (PT-RJ). Ele se reuniu com ela na noite de quinta (11).
O uso da palavra “golpe” na carta virou uma novela. Ela saiu do rascunho do documento pela primeira vez por sugestão do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que passou os últimos meses dizendo estar indeciso sobre o impeachment mas votou a favor da saída da presidente.
O Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira esteve reunido nesta terça-feira (02.03), com o gerente de atendimento da unidade do Sebrae de Serra Talhada, Henrique Malaquias. O encontro aconteceu na Escola Isaura Xavier dos Santos, onde foram discutidas possíveis parcerias para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendedores de Sertânia. A reunião contou com a participação do […]
O Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira esteve reunido nesta terça-feira (02.03), com o gerente de atendimento da unidade do Sebrae de Serra Talhada, Henrique Malaquias.
O encontro aconteceu na Escola Isaura Xavier dos Santos, onde foram discutidas possíveis parcerias para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendedores de Sertânia.
A reunião contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira e do Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Tácio Henrique.
O órgão demonstrou interesse em realizar parcerias por meio de programas, projetos e atividades. Um dos programas apresentados foi a Sala do Empreendedor, que são locais de atendimento que buscam facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e reúne diversos serviços em único local para facilitar o dia a dia do cidadão empreendedor. Cabe a Prefeitura disponibilizar o local equipado e o funcionário que realizará os atendimentos. O Sebrae fornece a capacitação técnica desse trabalhador.
Outros projetos foram apresentados, como uma parceria com o SENAI para a oferta de cursos profissionalizantes no município. São ações com a proposta de apoiar e fortalecer o turismo, a cultura, a caprinovinocultura, a educação empreendedora e o comércio local. Atividades ligadas ao desenvolvimento econômico que será alcançado através da geração de renda e do empreendedorismo.
Henrique Malaquias informou que irá entregar o plano por escrito ao prefeito Ângelo Ferreira, que se mostrou muito interessado e aberto a essa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Sertânia tem um grande potencial empreendedor e a formalização dos pequenos negócios traz benefícios. Vamos analisar de forma detalhada o plano de ações que o Sebrae irá nos entregar, mas estamos dispostos a contribuir no que for necessário para o desenvolvimento econômico e social da Princesa do Moxotó. Essa parceria com o SEBRAE vai gerar desenvolvimento para diversos segmentos”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.
Com pouco mais de dois meses do lançamento do seu nome como pré-candidato à Prefeitura pela Frente Popular de São José do Egito, o odontólogo Dr. George Borja tem conquistado apoios. Nessa terça (2), o neto de Zé Dudú recebeu a adesão ao seu grupo político de Ana Juciara, que foi candidata a Vereadora nas […]
Com pouco mais de dois meses do lançamento do seu nome como pré-candidato à Prefeitura pela Frente Popular de São José do Egito, o odontólogo Dr. George Borja tem conquistado apoios.
Nessa terça (2), o neto de Zé Dudú recebeu a adesão ao seu grupo político de Ana Juciara, que foi candidata a Vereadora nas Eleições de 2020 pela oposição.
Jucinha, como é popularmente conhecida no município, não foi eleita, porém obteve 143 votos e ficou na suplência, à colocando como uma liderança política.
“Agradecer a nossa amiga Jucinha que adere ao nosso projeto. Ela se junta ao nosso grupo que a tanto tempo luta pela nossa amada São José do Egito, vamos juntos pegar no serviço,” disse Dr. George.
Segundo a sua assessoria: o odontólogo segue com uma agenda intensa de escutas, visitando os bairros e as comunidades rurais, ouvindo as demandas e mostrando o que realmente pode ser feito, isso tem atraído muitos apoios, e consequentemente contribuído para o crescimento da sua pré-campanha.
A adesão foi oficializada em reunião com representantes do programa e anunciada pela Secretaria de Meio Ambiente local, o projeto regional voltado à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. O pacto insere São José do Egito em uma rede de cooperação dos municípios do Pajeú que compartilham desafios comuns relacionados à conservação ambiental, gestão hídrica, […]
A adesão foi oficializada em reunião com representantes do programa e anunciada pela Secretaria de Meio Ambiente local, o projeto regional voltado à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
O pacto insere São José do Egito em uma rede de cooperação dos municípios do Pajeú que compartilham desafios comuns relacionados à conservação ambiental, gestão hídrica, energias limpas e fortalecimento das cadeias produtivas locais.
Com a entrada de São José do Egito, a expectativa é de que a população seja beneficiada com projetos de capacitação, acesso a políticas públicas mais eficientes e ações de impacto direto na qualidade de vida, especialmente nas áreas rurais.
A participação no pacto também fortalece o protagonismo do município nas discussões sobre sustentabilidade no Sertão.
O Pacto Pajeú Sustentável é uma articulação intermunicipal que une diferentes setores da sociedade — poder público, associações comunitárias, instituições de ensino e organizações da sociedade civil — em torno de metas ambientais e sociais comuns.
Entre os pilares do programa estão o estímulo à agricultura agroecológica, políticas de convivência com o semiárido e investimentos em educação ambiental.
Em Serra Talhada, a notícia que circula é de que a prefeita Márcia Conrado (PT) mandou o vereador Vandinho da Saúde, em bom português, procurar rumo e deixar seu grupo, depois de mais críticas em redes sociais feitas por ele a seu candidato, Danilo Cabral. A informação foi publicada em redes sociais e também no […]
Em Serra Talhada, a notícia que circula é de que a prefeita Márcia Conrado (PT) mandou o vereador Vandinho da Saúde, em bom português, procurar rumo e deixar seu grupo, depois de mais críticas em redes sociais feitas por ele a seu candidato, Danilo Cabral.
A informação foi publicada em redes sociais e também no rádio em primeira mão pelo radialista Francys Maya. O blog checou com fontes governistas e confirmou a informação: Márcia não quer mais Vandinho em sua base. Pesou ainda um questionamento na tribuna à Secretária de Saúde, Lisbeth Rosa.
Na verdade, essa foi a gota d’água. Márcia Conrado, no campo político, sempre teve como grande desafio manter unida a vasta coalisão política que a elegeu. Mas era certo dizer que em seu bloco, um vereador era o exemplo do que há de mais extremo em se tratando de incoerência política: Evandro de Souza Lima, o Vandinho da Saúde, de 39 anos.
Vandinho é ligado ao Pastor Eurico e ao Patriotas. É o mais bolsonarista de todos os que frequentam a Casa. Ultra conservador, se elegeu em cima dessas pautas. Costuma se alimentar de polêmicas como o projeto que proíbe banheiros transgêneros. Criou essa e outras polêmicas para não perder apoio da dua base ideológica como fazem tantos outros conservadores. Até aí, uma estratégia diante de um direito, o de defender essas pautas.
Mas em todas as suas intervenções, o PT “é uma associação criminosa”, Lula e cia “um antro de bandidos da pior espécie”, Danilo Cabral, “o candidato do grupo que ajudou a quebrar Pernambuco”. E no plano local, onde Vandinho estava? Atolado com todas as benesses de aliado no governo do PT e PSB.
Se existem muitos políticos do Centrão que gritam “Mito” em Brasília e aqui escondem suas posições, Vandinho da Saúde ia muito além na incoerência. O PT não vale nada pra ele, que tem o direito de pensar assim, mas na prática estava com espaços importantes no governo de um dos nomes mais estratégicos para o partido no estado: a prefeita Márcia Conrado.
Lembra movimento parecido de lideranças de Afogados que demonizam Paulo Câmara, o socialismo, Danilo, no que tem todo direito, mas que na cidade, pra não perder a boquinha, apoiam Sandrinho Palmeira, do PSB. Paciência!
Políticos ultramoralistas como Vandinho tem que ter posição de cima a baixo. Não apenas até onde a conveniência política. Sempre estranhei como soava estranho posições tão antagonicas. Aliás, deveria ser ele honrando suas posições e não a prefeita a já ter tomado essa posição. Coube a Márcia Conrado, que já tinha administrado a polêmica com o ex-secretário bolsonarista Carlito Godoy, chamá-lo à baila. Se fosse coerente, teria se poupado de passar essa vergonha…
Registre-se, essa não é uma defesa de Márcia Conrado, do PT ou do PSB, também passíveis de questionamentos aqui mesmo no blog. Mas sim, a afirmação de um valor tão importante na política, cada vez mais ausente: a coerência. Resumindo, Vandinho tem todo direito de ser bolsonarista com suas pautas, mas obrigação de ter suas posições de cima a baixo
Você precisa fazer login para comentar.